1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Amizade entre C.S.Lewis e Tolkien em documentário

Tópico em 'Comunicados, Tutoriais e Demais Valinorices' iniciado por Pandatur, 1 Out 2005.

  1. Pandatur

    Pandatur Usuário

    Há 20 anos era lançado o filme "Shadowlands", um documentário sobre a vida do escritor inglês C. S. Lewis.
    Dirigido por Norman Stone, "Shadowlands" chegou a receber prêmios como o BAFTA e o Emmy.

    Agora Stone aproveita para lançar mais um documentário sobre o escritor de "As Crônicas de Narnia". Enquanto "Shadowlands" era voltado para o relacionamento entre Lewis e sua esposa, o novo filme, intitulado "C.S.Lewis, Beyond Narnia", mostrará outros aspectos da vida do escritor, em particular a amizade conturbada com John Ronald Reuel Tolkien, que fora posta à prova por diversos motivos, desde diferenças literárias e religiosas, e até com relação à escolha de esposas.

    Algumas "rixas" entre os dois amigos são bem conhecidas por alguns fãs. Tolkien, por exemplo desgostou de "O Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupa", primeiro volume publicado da série "As Crônicas de Narnia", em 1950, dizendo a Lewis que a obra ia longe demais com sua "mensagem cristã". Tolkien aparentemente odiou a luta alegórica entre o Bem e o Mal criada pelo amigo, com Jesus sendo representado pelo grande leão Aslan.
    Outra discussão conhecida pelos fãs é com relação à religiosidade de Lewis, que inicialmente era ateu, mas foi convencido por Tolkien a seguir o cristianismo. Contudo, Lewis se tornou protestante, o que desagradou o amigo, católico devoto.
    Tolkien "implicou" até mesmo com Joy Gresham, mulher com quem Lewis veio a se casar, dizendo que ela estava retirando Lewis de seu círculo de amigos mais próximos.
    Esses e outros "problemas" da amizade dos dois autores estarão presentes no novo filme de Norman Stone.

    "C.S.Lewis, Beyond Narnia", será lançado na TV a cabo estrangeira em dezembro, mesmo mês em que chega aos cinemas a adaptação de "O Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupa".

    Fontes:
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
     
    Última edição: 1 Out 2005
  2. lince

    lince Usuário

    Nossa, que legal esses documentários...daqui que cheguem no Brasil...alguém pode me dizer como fazer para assistir Shadowlands?
     
  3. Pandatur

    Pandatur Usuário

    Não sei qual o nome que o filme recebeu no Brasil, mas acho que locadoras que tenham filmes mais antigos devem possui-lo.
     
  4. Smaug

    Smaug Cacho

    Panda, vc tem mais informação desse "Shadowlands", como a distribuidora, estúdio, se teria para vender? Eu sei que é antigo, mas não custa tentar...
     
  5. Himo Nuemar

    Himo Nuemar Usuário

    Poxa muito interessante esse documentário!! Será que algum dia chega a ser vendido aqui? Gosto muito do C. S. Lewis e já li alguns livros dele além das Crônicas de Nárnia, todos eles religiosos, mas muito bons para quem é cristão! Aliás, se alguém se interessa por literatura religiosa vale a pena conhecer.

    Também já tinha ouvido falar nessa discordância entre Tolkien e Lewis quanto à forma de expressarem sua crença religiosa. O fato é que quando Lewis se converteu virou um cristão muuito devoto e queria que muitas pessoas pudessem passar pela mesma experiência que teve. Tolkien por sua vez evitava um pouco os simbolismos e metáforas e preferia seguir pelo caminho valorativo, ou axiológico, como o próprio conceito de chivalry.
     
  6. Pandatur

    Pandatur Usuário

    Olhando rapidamente no IMDb, consegui dois links. Um sobre o Shadowlands de 1985, dirigido pelo Norman Stone, e um do filme de mesmo nome, uma versão "Hollywood" de 1993, dirigido por Richard Attenborough e estrelado pelo Anthony Hopkins.

    -
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

    -
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
     
  7. Elenér

    Elenér Usuário

    talvez a locadora 2001, que fica na Av. Paulista, em São Paulo tenha esse filme. o único problema em alugar fitas lá é que a devolução deve ser feita no dia seguinte.
     
  8. Snaga

    Snaga Usuário não-confiável!!!

    Esse "C.S.Lewis, Beyond Narnia" é específico sobre amizade? Ou conta coisas além disso ou que nada tenhama ver com isso???
     

Compartilhar