• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

quando chegou, minha mae me mandou foto do envelope, entao sei quem mandou

mas nao sei qual eh o livro!


nao vou perguntar, vou deixar pra descobrir o livro no chá de na revelação :pula:
 
Isso é para palavras formadas por prefixação, não para substantivos compostos.

20231130_082426 (1).jpg


O Nova ortografia da língua portuguesa: manual de consulta, do Domício Proença Filho, é claro nesse ponto aí. (Aliás, não comprem esse livro, porque é só um vocabulário vagabundo à semelhança do Volp, só que menor e mais barato; serve, quando muito, só pra quem trabalha com revisão kk).
 
Ver anexo 97873

Ackshually...

Amigossecreto.
O hífen permanece quando é o caso de palavras/substantivos compostas(os) e/ou de palavras que se juntam apenas em algumas ocasiões, o que é o caso de amigo-secreto, uma palavra composta que denomina o nome de um evento/festividade/whatever.

Edit.: O Lufe já respondeu. hahaha​
 
Isso é para palavras formadas por prefixação, não para substantivos compostos.

Ver anexo 97875


O Nova ortografia da língua portuguesa: manual de consulta, do Domício Proença Filho, é claro nesse ponto aí. (Aliás, não comprem esse livro, porque é só um vocabulário vagabundo à semelhança do Volp, só que menor e mais barato; serve, quando muito, só pra quem trabalha com revisão kk).

Grazadeus, pq quando eu digitei "amigossecreto" meio que me deu um arrepio de gastura, tipo quando risca giz velho e úmido no quadro
 
Não entendi bem a regra. Qualquer composição eventual de palavras exige o hífen? Isso também nos levaria a Campeonato-Brasileiro, por exemplo?

De qualquer forma, não seria um preciosismo desnecessário? Suponho que haja maior liberdade para nomes de eventos...

Também confesso que tá dando agonia real esse hífen. :lol:
 
Não, porque o Campeonato Brasileiro é só um campeonato, que por acaso é brasileiro. Neste caso, o "brasileiro" é só um adjetivo, com plena independência, como seria se fosse alemão, italiano, etc. O amigo-secreto é como o caso da mesa-redonda: não precisa ter uma mesa, nem ela precisa ser redonda, pra se fazer uma mesa-redonda hoje em dia (mesmo que saibamos que o termo se originou de eventos em que se usavam mesas redondas pra acontecer). Essa é a razão de usar hifens em substantivos compostos, pra dizer que o sentido daquela expressão está além da mera soma de seus elementos separados; que esses elementos não são mais independentes. Por isso tudo é que eu acho um abuso terem tirado os hifens de substantivos compostos em que há elemento de ligação (ex. da imagem: amigo da onça). Pra mim, é ilógico dizer que esse sintagma todo [amigo da onça] constitui um substantivo só, se não for ligado por hifens rs. Por isso eu continuo hifenizando essas nabas. Eu provavelmente não expliquei direito, mas enfim...

Voltando ao amigo-oculto ou amigo-secreto.
:hihihi:

PS: hífen tem acento no singular, e hifens não tem no plural. Isso te dá agonia real também? :dente:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo