• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Americanos aprovaram o uso da bomba atômica

Balbo Bolseiro disse:
A única proteção que eles tinham na hora dos testes era uma proteção pros olhos, pra ser usada no momento da explosão. Todos os filhos que eles tiveram apresentaram sérios problemas físicos e/ou mentais. Agora imagina em que quantidade isso não deve ter acontecido no Japão.

Algumas fotos dos japoneses são até famosas.

Curiosidade, enquanto fugiam desesperadamente da explosão (eles lançaram a bomba com o avião inclinado inclinados pra já poderem sair saindo antes da explosão), com o avião trepidando como se estivesse sendo metralhado, as obturações do piloto ficaram vibrando muito, pela reação com a radiação.

Tem noção do nível de fundo de quintal que essa operação foi? :eek:
 
Se eles sabiam de tudo para que tantos testes muitas vezes no próprio povo depois de já virem o que tinham de ver? :roll:

Não, eles não sabiam. Se eles sabiam e mesmo assim resolveram fazer os testes, então nós vivemos falando paradoxos, pois afirmando que os americanos são burros. Ao mesmo tempo em que afirmamos que eram inteligentes (ou seja, saber e compreender).

Tudo isso que Logan falou pode ser visto na peça COPENHAGEN. Heisenberg, Bohr, Einstein... nenhum deles percebeu que a massa necessária não era tão grande assim, Eisenberg imaginava que eram necessários quilos (o que em termos do elemento enriquecido parecia ser impossível). Muito menos sabia-se algo sobre efeitos cumulativos, efeitos genéticos, etc.

O problema é que hoje em dia todo mundo sabe o que eles não sabiam há 60 anos. Parece nos impossível eles não saberem algo tão "óbvio" para nós hoje. Qualquer coisa aprendida agimos assim. Andar um caminho onde entendidos já trilharam é fácil.

O momento histórico então não era de tanta discussão democrática. Isso era considerado material confidencial. E os cientistas não podiam discutir abertamente sobre tais assuntos com seus iguais. (novamente vejam os diálogos de Bohr e Heisenberg)

Por isso hoje parece ridículo ao ler a estória de Heisenberg dele enfurnado em sua usina de energia nuclear, achando que ia funcionar, quando a gente sabe que nunca ia funcionar com aquela configuração. No entanto, porque alguém tentou aquela coisa ridícula é que hoje sabemos que é ridículo. Senão bem capaz de no futuro alguém ter de fazer isso só para constatar que não funciona.

O que resultava em pesquisadores fazendo a mesma experiência a respeito de efeitos de radiação no corpo humano, na biosfera, etc., em países diferentes. A informação NÃO ERA COMPARTILHADA entre os pesquisadores, ou melhor, era proibido para os pesquisadores compartilhar dados. Ora, vamos! ainda me lembro de pesquisadores sendo processados pelos seus governos por publicar seus achados em revistas de divulgação científica.

Por exemplo, no Brasil, há alguns pesquisadores que tem um buraco negro enorme em seus currículos. Porque ao trabalhar em serviços de inteligência (exército, marinha, etc) seus achados não podem ser divulgados. Só hoje em dia sabemos que Lattes desenvolveu um radar que era 10 vezes melhor que os utilizados pela Marinha Americana.
 
Última edição:
Pra mim , o q ocorreu foi o q ocorre até hoje. "Vamos fazer o q tem de ser feito, e depois dizer q não tivemos culpa dos estragos!" .. Do mesmo jeito q aconteceu com a residência do Sr. Slobodan Milosevic (por sua vez, por parte da Otan), entre muitas outras coisas ... que dizer q nunca se sabe quais serão as consequências? Os danos são sempre imprevisíveis? Erros de cálculo? Medida?

Parece q as autoridades yankess (bem como seus cientistas, militares, ou quaisquer representates) nunca tiveram, segundo eles, culpa alguma pela morte de civis, por exemplo, ao longo da história da humanidade.
 
Última edição:
Primula disse:
Se eles sabiam de tudo para que tantos testes muitas vezes no próprio povo depois de já virem o que tinham de ver? :roll:

Eles queriam ver como seria a explosão.

Então por que não protegeram os militares? Porque provavelmente não teria como e a informação não pode ser divulgada. Melhor se todos que fizerem o teste não saibam de nada, e melhor ainda se morrerem. Quem se importa com uma ou com mil vidas se é pra proteger os segredos e a soberania dos Estados Unidos da América?

Enquanto todos esses segredos não forem revelados, eu vou continuar acreditando que eles tinham consciência de todas as consequências.
 
Logan Mcloud disse:
por fim Kamus os cientistas nao eram quem faziam os cronogramas.. e alem disso eles nao sabiam direito a potencia REAL de uma bomba real em solo inimigo. portanto foram sim agendadas 18 bombas.. depois das duas primeiras os americanos ficaram tao assustados com oq fizeram q resolveram nao continuar.
Isso é até pior.....Pessoas com mais enfoque político q qlq otra coisa fazendo esses cronogramas.....


Mas nem me referi mto ao fator da radiação......Apesar de axar q eles tb naum eram completamente cegos assim.....Poderia naum se saber quantitativamente dos efeitos da radiação, mas qualitativamente já devia-se ter uma boa idéia.....
Me referia mermo ao q disse no otro post......Naum axo q eles pensavam estar jogando uma bananinha de dinamite em cima dos japoneses.....Mesmo pq teve akeles testes com pilotos pra escolher kem tinha a maior capacidade de fugir depois de lançada a bomba......Naum se faria isso com qlq bombinha.....Um erro de tal ordem q se calculou 10X mais bombas do q foi necessário é MTO grande.....
 
A princípio, os EUA tinham pressa em desenvolver a bomba para finalizá-la antes dos alemães.

Posteriormente, uma razão para os EUA terem pressa em encerrar a guerra contra o Japão chamava-se URSS (é um tema recorrente nessas histórias...).

Desde o início da 2a Guerra, a URSS não tinha combatido o Japão, ambos tinham outros problemas com que se preocupar. Por isso, como disse o Logan, o Japão tinha a esperança que a URSS intermediasse um acordo de paz com os aliados, enquanto esta ficava protelando uma resposta.
Mas após a conferência de Potsdam sobre o destino da Alemanha, a URSS decidiu atacar o Japão, retomando a ilha Sakhalina e o arquipélago das Kurilas. Aliás, ainda hoje o Japão reivindica a posse de algumas ilhas do sul deste arquipélago.

Para os EUA não era interessante que URSS expandisse sua influência ao Japão. A China estava em guerra civil, com os comunistas recebendo apoio soviético, então os EUA não pretendiam deixar que a URSS colocasse os pés no Japão (fora as ilhas supracitadas, que já tinham sido dela).
E, como foi dito, havia o interesse em fazer uma demonstração de poder, em mostrar a nova arma.


Entretanto, não se deve relevar os bombardeios de cidades com armas convencionais, que eram algo contínuo. Londres foi bombardeada com o que os alemães tinham de melhor. Posteriormente, os aliados bombardearam a Alemanha à vontade, destruindo quase completamente cidades como Leipzig e Dresden e arrasando pesadamente outras. Pode-se dizer que lá também houve devastação desnecessária, pois a derrota alemã seria iminente.
Com a aproximação das tropas dos EUA, o Japão vinha sendo bombardeado pelos B-29, já para tentar forçar a rendição.


Houve várias atitudes condenáveis de muita gente, não se pode reduzir a 2a Guerra apenas a uma questão. Muito sangue foi derramado, por qualquer dos lados.
 
Última edição:
vamos responder as coisas um a um ....

primeiro Omikron... eh eu errei em uma coisa a segunda bomba o Fatboy era realmente de Plutonio 239 no entanto ate a forma de detonaçao eu acertei... ehhh minha memoria nao eh tao ruin assim.... afinal faz mais de 6 anos q estudei isso, eu tinha descartado a hipotese de ser de plutonio pq as bombas sujas sao feitas de plutonio.... mas como perdi alguns arquivos aki no pc nao deu para q eu descobrisse onde q eu estou me enrolando .... acho q as duas sao de plutonio... mas a suja eh um pouco diferente .... ahh sim vc tem q melhorar seu ingles Omykron... rs.. vc foi pesquisar e nao entendeu tudo q leu e acabou se enrolando... rs .. mas tudo ok....


aki esta uma url interessante... so aconselho q leiam com cuidado( mais q o omykron pelo menos) ahh sim e eu vi um erro no site... mas q eu tenha percebido na denigre totalmente oq ele diz "Fusion of plutonium isotope P-239" isso eu acho q esta errado... nunca li ou ouvi falar a respeito de fusao de de plutonio... e sim fissao e alem disso a figura esta mostrando uma reaçao de isotopos de Hidrogenio para a fusao.. o tidio e o deuterio... (a forma como nosso sol costuma a brilhar) mas fora isso parece bem realista...


se vcs repararem as distancias batem com as q eu falei entre 3 e 10 km ou 4 milhas para a primeira bomba e 3milhas paraa segunda.

outra informaçao interessante com no site eh a informaçao q o presidente Trumam tinha agendado uma bomba a cada tes dia ate o ultimato... crio q os americanos nao pensaram q seri tao rapido tente em vista q nao acreditavam q suas bombas fossem tao eficientes . ahh sim a url q eu estou esquecendo : http://killeenroos.com/5/Presidential.html


"Eles sabiam o essencial: radiação matava e podia causar várias coisas sérias que eles supostamente não sabiam exatamente o quê (pra mim eles sabiam de tudo). Eu vi um documentário onde vários militares americanos falavam sobre isso. A única proteção que eles tinham na hora dos testes era uma proteção pros olhos, pra ser usada no momento da explosão. Todos os filhos que eles tiveram apresentaram sérios problemas físicos e/ou mentais. Agora imagina em que quantidade isso não deve ter acontecido no Japão."


poucas vezes vi um avatar se ajustar tao bem a alguem...

vamos la meu caro Balbo... vc acha uq q os cientistas eram sadicos e acharam muito legal isso tudo? vem q 60 anos depois das detonaçoes vc sabe qual eh a distancia segura para se ficar de uma zona contaminada??? nao mas vc tem 60 anos de evoluçao e nao sabe???? hora ate hoje se estudam as consequencias do foi feito... sabia q na guerra do golfo se usaram balas perfurantes com pontas deuranio depletado e hoje em dia ainda se estudam os efeitos disso? sabia q nunca foi provado q o agente laranja da guerra do Vietnã era canserigena? se vc ficar por ai olhando tudo q as familhas dos pobres coitados vos soldados americanos acreditam tu tah muito enrolado... afinal eles ainda acham q ganharam a segunda guerra.

agora vamos voltar para a parte seria... existem inumeras variaveis q podem fazer com q a radiaçao se perca... dentre elas tamanho da exposiçao, proximidade e anteparos... hoje em dia q se acertam alvos com erro menor q dois metros ainda se faz muita coisa bizarra como o fogo amigo ( q os eua sao mestres em fazer) entao parem ok... os caras eram centistas.. estavam lidando com uma coisa nova... nao sabiam como iria funcionar.. e nao eram os donos da veradde... alem do mais como a Pri explicou muito bem seus estudos nao era divulgados...

por sinal... q o mayoros e a Ithildwin (malva) nao fiquem chateados... mas Pri eu te amo!! brilhante post o seu THX.

eng seu post tb foi genial... so tenho uma coisa a adcionar a ele

fim da fase boba (eh q eu li seus posts depois e ja tava ficando muito chateado q nego prefere nao entender as coisas q eu falo do q refletir sobre elas...)

na metada da guerra os alemans usavam bombas v2, uma pre bomba intercontinetal muito boa... os progetos da v8 ja tinham sido quase completos quando uma das bases de pesquisa foi completamente destruida pelas forças aliadas (graças a resistencia francesa e a morte de um de seus melhores homens) e a criaçao das v8 foram atrazadas so se concretizando no finalzinho da guerra as v8 eram bombas arraza quarterao com uma presisao muiticimo acurad para a epoca e praticamente acabaram com oq londres ainda tinha de pe. se essa base na tivesse sido destruida hoje nos estariamos falando alemao...



abraços Dwarf
 
primeiro Omikron... eh eu errei em uma coisa a segunda bomba o Fatboy era realmente de Plutonio 239 no entanto ate a forma de detonaçao eu acertei...
Gadget e FatBoy.
A unica de uranio fora a Little-Boy.
Você mencionou o sistema de detonação, mas fez confusão com o material (já que plutonio enriquecido era obtido de forma mais rapida e economica).
hh sim vc tem q melhorar seu ingles Omykron... rs.. vc foi pesquisar e nao entendeu tudo q leu e acabou se enrolando... rs .. mas tudo ok....
até agora (dados e forma de detonação) não errei (você apenas errou o material usado nas duas bombas, conforme segue) e em miudos, meu ingles continua afiado.

Little-Boy - Projétil (snme, uranio enriquecido) disparado por um barometro seco trimado para disparar a 2000/1500ft (500-560m) AGL (above ground level)
Fat-Boy - compressão do nucleo de plutonio por uma pequena camada de plutonio ativada por barometro seco trimado para disparar entre 2000/1500ft (500-560m) AGL (Above Ground level)
Gadget - mesmo sistema que fora utilizado na fatboy, porem disparado com timer.

4 milhas (nauticas) são ~7,4km
4 milhas (terrestre) são ~6,6km

5.5nm seria correspondente ao que você falou.

porem os bombardeios serviram para abalar a moral dos japoneses e forçar a rendição, igual ao que fora executado pelas forças aliadas na europa em cidades italianas e germanicas.

abaixo o pitch se não entra em estol chato! :cerva:
 
Logan Mcloud disse:
vamos la meu caro Balbo... vc acha uq q os cientistas eram sadicos e acharam muito legal isso tudo?

Não sei. Mas afinal de contas eles "só" construiram a bomba, não mandavam em nada. E você acha que o governo americano não gostou de tudo isso? Você acha que o governo americano se importa com vidas?

os caras eram centistas.. estavam lidando com uma coisa nova... nao sabiam como iria funcionar.. e nao eram os donos da veradde... alem do mais como a Pri explicou muito bem seus estudos nao era divulgados...

Isso não quer dizer que eles eram totalmente ignorantes acerca das consequências da bomba. Aliás, se os estudos não foram divulgados (imagino que até hoje não tenham sido), como você pode saber o que eles sabiam e o que não sabiam?
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo