• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Eleições 2006 Alckmin é o escolhido do PSDB

Quanto aos motivos para ela dançar, deveriam no mínimo ser explicitados. Não entro no mérito se foi pizza ou não, mas a população fica chocada vendo uma deputada dançando após a absolvição do deputado. Se ela estava feliz com alguma coisa que fosse diferente da sensação de mal-estar do povo com relação ao processo de cassação, no mínimo dizer "não tem nada a ver com o que aconteceu hoje" seria de bom tom. Se ela realmente acredita na inocência dele, também poderia manifestar sua alegria de outra forma, não dançando em um lugar que deveria, em tese, ser respeitado. Pensando bem, o Congresso sempre foi "casa de mãe-Joana", faz sentido... :lol:


Lordpas disse:
Na verdade os índices usados são o ENEM, não é entrar a moda miguelão, etc... E conforme a procura do Curso vc tem que praticamente fazer 80% do ENEM, o que, mesmo sendo uma prov fácil, não deixa de comprovar que o cara que fez a prova tem um preparo razoável para ingressar em determinado curso.
Em algumas instituições, devido à alta ociosidade de vagas (pode chegar a 50%), a seleção é meio "seja bem-vindo, puxe a cadeira e sinta-se à vontade". Temos tantas instituições privadas espalhadas pelo país que estão sobrando vagas ociosas, que não são preenchidas porque os alunos não conseguem pagar as mensalidades (e nem sempre obtêm um ensino de qualidade).

O meu exemplo de cima, em relação ao custo x benefício do deslocamento de determinadas regiões pega mais ou menos o "pró" que o Maglor, muito bem colocado coloca como saída a "interiorização das Federais", etc... Entretanto o custo para uma interiorização em larga escala é muito mais alto do que o Programa de Bolsas. Então, dentro da realidade o Prouni é sim a melhor saída para o combate a desigualdades regionais, inclusive porque "polos privados" de ensino geralmente atendem a demanda local de profissionais... Seria necessário, além da interiorização de polos públicos de ensino a abertura de novos laboratórios específicos, bem como os polos de pesquisa de tais cursos.

E é uma política emergencial, necessária ao contexto subdesenvolvido... A meta e o objetivo do Prouni é que até 2011 ele ajude a alcançar um número inédito: 30% dos jovens em uma Universidade. Lembrando que a realidade de 2 anos atrás era de 10% (poderia ser mais se o Paulo Renato não tivesse tenatdo reformar durante 8 anos o ensino fundamental sem sucesso).
Concordo que interiorizar tem um gasto alto, mas aumentar o número de vagas em instituições públicas e ter políticas de assistência estudantil para auxiliar o aluno a se manter na escola (restaurante universitário, alojamento estudantil, bolsa para suprir parte dos gastos, etc.) pode ser muito mais barato e reduzir o índice de desistência que existe também nas instituições públicas.

Como eu sempre digo, ter 30% contra 10% de alunos no ensino superior sem ter qualidade de ensino não é a melhor solução. É escapismo. Não basta ter quantidade, mas qual a qualidade do ensino ministrado? Dou aulas em instituições privadas também e sei como é o processo interno, não se pode exigir 1/10 do que seria exigido em uma IFES. Tenho sempre que balancear a cobrança com o "perfil" do aluno e nivelar por baixo, muitas vezes.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo