1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Ajudinha dos Valar na guerra do anel

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Guilbor, 15 Ago 2002.

  1. Guilbor

    Guilbor Old Man

    Pode ser loucura mas relendo o SdA notei q qdo Aragorn estava navegando com os navios para a batalha de Gondor não havia vento nenhum então....... como q para dar uma ajudinha vem um vento forte e os faz navegarem a toda velocidade.........

    Pra mim tem o dedinho do Manwe nessa estoria.........
    Ele deu uma ajunha por baixo dos panos :?: :!: [/quote]
     
  2. OtAgAmO

    OtAgAmO Noob

    É verdade, mas não dá pra ter nenhuma certeza, pequenas coisas deste tipo acontecem o tempo todo durante os livros.

    Nota também para o ventinho que vem do Oeste e varrem Sauron e Saruman depois da "morte" deles. Sempre pensei nos Valar nessa parte.
     
  3. -=|Nemesis|=-

    -=|Nemesis|=- Usuário

    Eu duvido muito, pois os Valar renunciaram seu poder sobre a Terra-Média após a queda de Númenor.Era impossível deles ajudarem os povos livres da terra média.
     
  4. Washu_Hakubi

    Washu_Hakubi Usuário

    pra mim os Valar nao ajudaram nuncas porcaria nenhuma, sinceramente, eles sao uns mortos, eu tenho esses motivos:
    - pra começar, deixaram o Melkor fazer o que quiser na TM enquanto ficaram na boa na Valinor, dizendo, "ah, qdo os Filhos chegarem a gente dá um jeito";resultado, elfos torturados e transformados em orcs;elfos passando maus bocados por ficarem no "meio" da primeira batalha contra o Melkor;podiam ter feito isso antes!
    - depois, nem limpar a sujeira limparam, apesar de Iluvitar ter dito bem claro que fez a TM p/ os elfos e homens, nao, "ah, eles sao tao lindinhos, vamos levar eles pra nossa casa e mimá-los até nao poder mais" e largaram da TM, deixando "coisas" como a Ungoliant soltas por aí;
    - soltam o encosto do Melkor e deixam ele armar a maior rede de intriga entre os Noldor durante um tempao, e qdo resolvem investigar quase ferram só o Feanor isso pq ele gritava tudo em praça publica, senao nem isso;resultado, Melkor foge e dá um olé neles;
    - dia de festa esquecem de tudo, tanto que Melkor conseguiu detonar as Arvores nesse dia (pow, nem um guardinha...),resultado, ESCURIDAO.
    - tempos depois, Fingolfin luta contra Morgoth nakela batalha memorável, e a águia aparece triunfante pra recolehr o cadáver...custava ter chegado antes e dar uma ajuda?Se pode vir pra fazer serviço de funeraria, pode ajudar.Quem sabe nao teria dado certo?
    Pow, eu nem terminei de ler o Silma, mas dá pra ver como eles foram relaxados! :evil:
    Grande ajuda esse "ventinho do oeste", depois que todo mundo já se acabou na luta...
    vai ser dificil minha opiniao sobre os Valar mudar, com exceção de Ulmo e Tulkas...eles sabiam das coisas...Manwe q é o pior de todos, sinceramente... :evil:
     
  5. Maglor

    Maglor Lacho calad! Drego morn!

    Nossa, moça! Né bem assim não... Os Valar NUNCA deixaram de ser soberanos sobre a Terra-Média. Acontece que eles não eram babás dos elfos nem de ninguém. Eles tinham convidado pra irem até Amam e viverem em paz. Só que não podiam proibir de irem em bora, se quisessem... E pior que isso. A partir do momento que eles cometem um fratricídio em Valinor!, principalmente depois disso, eles foram inclusive amaldiçoados! Os Valar realmente erraram, inclusive reconheceram isso.
    E se eles realmente tivessem "abdicado" da TM, o que os Istari foram fazer lá? :wink:

    Esse ventinho no Pelennor sempre teve cara de ajuda pra mim...
     
  6. Skywalker

    Skywalker Great Old One

    Era tipo "deixa o Melkor no escuro, sozinho... a gente tá bem aqui...."

    Só q eles subestimaram o poder do cara... isso eu concordo...
     
  7. Erú Ilúvatar

    Erú Ilúvatar Usuário

    Bem, no meu ponto de vista, creio que sempre há certa ajuda dos Valar. Mesmo após o Akallabêth, não creio que eles tenham deixado a Terra Média totalmente para trás, mesmo porque muitos dos Vala eram muito ligados a ela. Vê-se Gandalf, por exemplo, ele é da Linhagem dos Valar, e foi mandado por eles.
     
  8. Skywalker

    Skywalker Great Old One

    Talvez até pela influência cristã do Tolkien, dando aquele sentido "ninguém percebeu, mas tinha a mão de alguém lá de cima no meio"...
     
  9. Glaurung

    Glaurung Usuário

    Hehehe...em vários momentos vemos o dedinho dos Valar as vezes dando um empurrãozinho.

    Vejam bem, os Valar não podiam mais vir a terra-média para guerrear. Vocês não lembram o que aconteceu em todas as batalhas que eles participavam? O mundo era deformado, continentes afundavam...era o caos. LEMBREM-SE DA GUERRA DA IRA E DE BELERIAND! :wink:

    Como vocês bem sabem os Istari são enviados dos Valar para ajudar os povos livres da terra-média na luta contra Sauron.

    Além do mais, não sei se vocês se lembram, mas quem aparece nas obras de Tolkien pra ajudar todas as vezes que as coisas se complicam?
    AS ÁGUIAS DE MANWE. :wink:

    Isso é bem claro tanto no O Hobbit, como no SDA e no Silmarillion.
     
  10. -=|Nemesis|=-

    -=|Nemesis|=- Usuário

    As águias de Manwë permaneceram na terra média, e nunca voltaram pra Aman, mesmo depois da Guerra da Ira.
    Quanto aos Istari, dos cinco apenas um deles ajudou de verdade, e esse foi de extrema importância.Já os outros quatro, um virou traidor, os outros não estavam nem aí pra nada.Um se apaixonou pela Terra-média e se isolou, os outros dois sumiram.
    Quanto ao vento...acredito que foi apenas um golpe de sorte, mas Tolkien quis deixar a impressão de que foram os Valar.
     
  11. Elrond Meio-Elfo

    Elrond Meio-Elfo Usuário

    O "golpe de sorte" que eu acho mais absurdo e ao mesmo tempo mais legal e que pra mim foi total influência dos Valar foi a presença de um pequeno hobbit em um certo lugar esquecido, improvável, escuro, e ter encontrado aquela coisinha que carregava todo o mal do mundo. Por que se aquele hobbit não tivesse encontrado aquela coisinha naquele momento exato e único, tudo estaria perdido com certeza.
     
  12. Guilbor

    Guilbor Old Man

    As águias de Manwë permaneceram na terra média, e nunca voltaram pra Aman, mesmo depois da Guerra da Ira.
    Quanto aos Istari, dos cinco apenas um deles ajudou de verdade, e esse foi de extrema importância.Já os outros quatro, um virou traidor, os outros não estavam nem aí pra nada.Um se apaixonou pela Terra-média e se isolou, os outros dois sumiram.
    Quanto ao vento...acredito que foi apenas um golpe de sorte, mas Tolkien quis deixar a impressão de que foram os Valar.[/quote]

    Sim so veja bem não havia vento "algum" qdo eles embarcaram e por causa disso eles nunca chegariam a Gondor a tempo de impedir sua queda.... o que representaria o fim das esperaças na guerra ja q os homens eram o grande exercito q se opunha as forças de Sauron.
    Então como q se dissesse: "Se num tiverem um empurrãozinho vai tudo por agua abaixo", vem um forte vento q os carrega e eles vencem a guerra....
    Alem da ajuda direta pelas aguias e os Istari, eles deram um empurrão por debaixo dos panos.... :wink:
     
  13. LordofFire

    LordofFire Usuário

    hehe, Valar abandonaram a TM??? E quando foi que Ulmo foi morar com os outros Valar? De quem os Numerianos gostavam muito mesmo?? quem protegia seus barcos na hora de navegar??. Uma coisa é desconhecimento (dai vem a idéia de Tolkien de sorte), outra é falar que estão todos abandonados......
    Se eu bem me lembro, as águias eram "os olhos" de Manwë. O "posto avancado" de Faramir tinha água pra tudo quanto era lado, e vida.... Radagast nem é mencionado direito, más é conhecido (por conhecimentos provavelmente transmitido), e isso não quer dizer que ele fez algo de sua forma ? É só procurar que você acha... até Frodo quando falou o nome de Varda sentiu sua forcinha....... :wink:
     
  14. -=|Nemesis|=-

    -=|Nemesis|=- Usuário

    Eles não abandonaram.Eles renunciaram o seu poder sobre ela.Por isso que Ulmo, Oromë e tal nunca mais visitarama terra-média em pessoa.E mesmo que Sauron vencesse a guerra, eles não fariam outro exército como o da Guerra da Íra para atacar Sauron.Mas eles ainda mexiam os pauzinhos por lá de vez em quando.Mas quanto a questão do vento, tenho certeza que foi apenas sorte.
     
  15. Guilbor

    Guilbor Old Man

    bom Nemesis veja so eles não tinham vento nenhum ai tchan-tchan- tchan o vento os impulsiona pra chegarem a tempo e podemo stbm dizer q e o mesmo vento q empurra a escuridão q pairava sobre Gondor e estava incutindo medo nos corações dos guerreiros....então ele aparece e começa a afastar a sombra fazendo com q seus corações se recuperassem do medo.......

    Vão te sorte pra caramba heim........
     
  16. Maglor

    Maglor Lacho calad! Drego morn!

    É, eu já falei que esse ventinho aí parece ser mais que sorte, né?

    Mas os Valar nunca renunciaram à Terra-Média! Eles só mudaram de estratégia. Ao invés de virem aqui e destruírem metade de u continente a cada vez que lutam, eles mandaram os Istari. E já foi discutido em algum lugar, o que aconteceria se Sauron vencesse. Sinceramente, acho que eles dariam algum jeito de tirar o cara daqui...
     
  17. -=|Nemesis|=-

    -=|Nemesis|=- Usuário

    Que tal se dessem permissão ao Gandalf de ir até Barad-Dûr ter uma "conversinha" com Sauron? Porque os Istari não estavam autorizados a fazer isso, e eu não acredito que os Valar fossem enviar um exército de novo...
     
  18. Barlach

    Barlach Verde. E arqueiro

    não acho que foi sorte ou coincidência. o vento veio na hora certe, numa combinação de fatores que levaram os povos livres a vitória em pellenor. primeiro, os ventos carregaram os barcos com aragorn e os outros; motivou os exércitos de rohan que chegaram na batalha no exato momento que o galo cantava para o sol, tanto que a luz do sol brilhou no escudo de théoden, ajudou frodo quando ele pediu um pouco de luz.

    os valar quiseram ajudar, mas naum de modo tão óbvio. acho que eles ainda estavam p.utos com o que os númenorianos fizeram, mas ao mesmo tempo naum queriam abandonar os homens que estavam na terra-média.
     
  19. Pearl

    Pearl Usuário

    Podem falar o que quizerem sobre os Valar, mas da mesma forma eu acho que eles foram negligentes.. nunca terminaram algo que começaram...

    Mas sobre ajudinha que mais me chamou atenção na Guerra do Anel, foi essa:

     

Compartilhar