• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Ai Ai!!! Grond, como ele chegou até os portões de Gondor?

... Tolkien pode ter achado não viável colocar seu destino pois, ele indiretamente já estava traçado com a vinda de Aragorn com os homens de Lebennin quando atracaram no Harlond e a consequencia seria a destuição de Grond por Gondor e assim como as Torres de Sítio.Muito legal este tópico!!!


Sim, esta poderia ser uma hipótese para o destino de Grond, uma vez que, quando as forças de Rohan e Gondor chegaram, supõe-se que com o desenrolar da batalha, Grond seria destruido ou até mesmo guardado como uma relíquia da Guerra do Anel que somente Tolkien saberia dizer onde está Grond, THE DETONATOR OF GATES.
 
A questão é sem dúvida muito interessante. Contudo, algo que eu acho que ninguém ainda falou é que o fato de Tolkien não ter explicado qual foi o fim do Grond traz mais respostas do que perguntas. Se ele tivesse explicado como o aríete foi parar em Minas Tirith, teria que ter explicado qual foi o seu fim: se ele foi jogado no fundo do Anduin, se foi largado num canto ou se foi derretido para fazer colheres.

Se Tolkien não explica nem o fim nem o começo, entendo eu que o Grond era mais uma daquelas coisas que ficam sem explicação em O Senhor dos Anéis. E quando eu digo que fica sem explicação, quero dizer que não tem explicação racional, como essa que nós queremos achar. Seria algo mais poético do que racional, como aquela velha discussão sobre as asas do balrog.
 
"Ela veio de Mordor (Ou MInas Morgul), e chegou pela ponte, ou em uma balsa maior, e preparada para o transporte. Duvido que as Bestas Aladas a transportassem. Se suportassem o peso dela, poderia carregar rochas e jogar direto na Cidadela né?"
Neithan

Concordo... duvido muito que, mesmo os nove, podessem trasporta.lo... a hipotesse de montagem no campo é das com que menos concordo... pensem bem... eu sei que ja disse isto mas... se o peso de Grond provem da enorme estrutura de metal, que vem toda junta, entao separar o enorme bloco de aço do resto da estrutura não faria grande diferença. Como ja disse outro utilizador, poderia ter sido levada pelo norte, por cair andros. tirem.me uma duvida... não poderia ele ter vindo do norte de Mordor, pelos portoes negors?
 
"Ela veio de Mordor (Ou MInas Morgul), e chegou pela ponte, ou em uma balsa maior, e preparada para o transporte. Duvido que as Bestas Aladas a transportassem. Se suportassem o peso dela, poderia carregar rochas e jogar direto na Cidadela né?"
Neithan

Concordo... duvido muito que, mesmo os nove, podessem trasporta.lo... a hipotesse de montagem no campo é das com que menos concordo... pensem bem... eu sei que ja disse isto mas... se o peso de Grond provem da enorme estrutura de metal, que vem toda junta, entao separar o enorme bloco de aço do resto da estrutura não faria grande diferença. Como ja disse outro utilizador, poderia ter sido levada pelo norte, por cair andros. tirem.me uma duvida... não poderia ele ter vindo do norte de Mordor, pelos portoes negors?

Ele foi forjado em mordor,então deve ter vindo de lá,além do que,as peças devem ter sido trasnportados em balsas,pois as pontes estavam destruidas.
 
Ah ok... e já agora ninguem respondeu a minha pergunta... não poderiam ele ter vindo do norte, pelos portoes negros?
 
Ah ok... e já agora ninguem respondeu a minha pergunta... não poderiam ele ter vindo do norte, pelos portoes negros?

Poderia,mas eu acho que teria de cruzar Osgiliath do mesmo jeito,pois ir pelo norte seria mt ruim,a distância seria maior,alpém do que era melhor ir fazer escala por minas Ithil e depois ir pra Osgiliath,bom,ele foi forjado nas forjas escuras de Mordor e poderiam ter saido de lá.
 
Última edição:
Poderia,mas eu acho que teria de cruzar Osgiliath do mesmo jeito,pois ir pelo norte seria mt ruim,a distância seria maior,alpém do que era melhor ir fazer escala por minas Ithil e depois ir pra Osgiliath,bom,ele foi forjado nas forjas escuras de Mordor e poderiam ter saido de lá.

Sim, foi forjado em Mordor e veio pelo norte atraves do portão negro, não havia como ele vim pelo Morgai e depois descer as Ephel Dúath, pois o caminho é uma pequena trilha pela montanha.
 
Acho que a possibilidade de ter vindo em partes é plausível... But, nós também deveríamos considerar algum tipo de magia atuante, ou alguma coisa que o fisesse ser transportado com praticidade pelas tropas de Mordor.

Vou procurar algo no SauronSearch pra ver se descubro algo...
 
Acho que a possibilidade de ter vindo em partes é plausível... But, nós também deveríamos considerar algum tipo de magia atuante, ou alguma coisa que o fisesse ser transportado com praticidade pelas tropas de Mordor.

Vou procurar algo no SauronSearch pra ver se descubro algo...

Ao contrário do que pensa o Witch King of Morgul, eu não acho que magia teria sido usada para o transporte do Grond. Não tenho razões muito fortes para pensar assim, mas simplesmente acho que a magia em OSDA não costuma ser usada para finalidades muito utilitárias, como o transporte. Geralmente ela é fruto de emoções muito fortes, como o ódio ou o amor.
 
Geralmente ela é fruto de emoções muito fortes, como o ódio ou o amor.

Concordo totalmente, Avastgard.
E também creio que foi transportada em partes. Pelo que eu me lembro, a batalha de Pelennor durou alguns dias, o que daria aos orcs tempo suficiente para montar os pedaços de Grond.
Com relação ao modo que foi transportado, Tolkien sugere que haviam muitas bestas a favor do Senhor do Escuro. Por que nao usar estas bestas como burros de carga? :lol:... Falando serio. Pq nao acho que o martelão tenha sido levado como uma peça única, maciço, até os portões de Minas Tirith.
 
Verdade,a não existe magia an terra-média,não o que considero magia,bruxos,vasoura voadora,os magos quase não usam magias,pois Tolkien não usou a palavra Mago como sendo mágico.
 
Estive pensando que Olifantes poderiam tê-lo trazido. E também estive pensando que ele poderia ter vindo por Cair Andros. Isso porque Gandalf disse:

É provavel que vejamos outros chegando primeiro. Os fugitivos de Cair Andros já nos alcançaram. A Ilha caiu. Um outro exército saiu pelo Portão Negro, atravessando pelo nordeste

Mas aí isso vira mais uma dentre as muitas hipóteses levantadas aqui.

Agora sobre a questão de Grond ter sido montado, não faz sentido, já que era uma peça única. Ele era UM aríete. Veja:

attachment.php


E é dito em O Senhor dos Anéis - O Retorno do Rei, O Cerco de Gondor, pág. 93:

Os tambores retumbaram mais alto. As labaredas subiram com mais força. Grandes máquinas se arrastavam através do campo, e no meio havia um enorme aríete, grande como uma árvore da floresta, de trinta metros de comprimento, oscilando preso a fortes correntes. Estivera sendo forjado por muito tempo nas escuras ferrarias de Mordor, e sua cabeça hedionda, moldada em aço negro, tinha o formato de um lobo voraz; possuía feitiços de destruição. Chamavam-no Grond, em memória do Martelo do Mundo Subterrâneo de outrora. Grandes animais o puxavam, orcs se amontoavam em volta dele, e atrás vinham os trolls das montanhas para manejá-lo.

Mais à frente:

Num impulso enorme, Grond foi arrastado à frente. Atingiu o Portão. Balançou no ar. Um enorme estrondo retumbou através da Cidade, como um trovão rolando nas nuvens. Mas as portas de ferro e os pilares de aço resistiram ao golpe.

[...]Três vezes o grande aríete retumbou. E de repente, no último golpe, o Portão de Gondor partiu-se. Como se sob efeito de algum feitiço explosivo, ele caiu aos pedaços: houve um clarão de luz cortante, e as portas se espatifaram no chão

Pode-se dizer que feitiços eram usados em Grond, e que poderiam ter sido usados para transportá-lo, seja por onde fosse, como o exemplo que dei acima, por Cair Andros. Mas ainda prefiro pensar que uma ponte sob algum efeito de feitiçaria tenha sido construído com a intenção de transportar o peso do mal que era Grond, em Osgiliath. Do jeito que o que está escrito no livro, parece-me que ele saiu de Mordor da mesma forma com que apareceu nos Campos do Pelennor.

Edit: estive observando no Wikipédia que é dito isso sobre Grond:

During the The Siege of Gondor in the Third Age, a great battering ram was named after the mace. A hundred feet long with a head shaped like a snarling wolf, it was used in the siege of Minas Tirith, pulled by "great beasts" (probably Oliphaunts, called that just a few sentences earlier) and operated by mountain-trolls. Aided by spells laid on it by the Witch-king of Angmar, lord of the Ringwraiths, and the spells cast upon it during its forging in Mordor, Grond destroyed the formidable gate of Minas Tirith in just three blows. After it had been used, it was pulled back so the forces of Mordor could enter the city.

No fim das contas, há de se dizer que Tolkien era detalhista. Deve ter lido e relido o que escreveu, e duvido muito que não teria pensado no futuro de Grond. Assim, se nada disse, nada importante haveria de se dizer.
 

Anexos

  • ariete.jpg
    ariete.jpg
    14 KB · Visualizações: 296
Última edição:
Ok Arrum, me convenceu.
Hahahaha. Mas a explicação continua sendo fácil para o modo que foi transportado.
Eu estava pensando, e mesmo que a peça não fosse montável [como de fato não o era, como explicitou nosso amigo Arrum], o exército de Sauron nesta batalha era imenso, e contava com inúmeros orcs capazes de carregar o aríete.
Enfim...acho que é isso hehehe
 
Além do que se ele fosse montado, grandes braços fortes teriam que fazê-lo. Não sei se Sauron preferiria arriscar que ele fosse montado por trolls ou seja que força fosse, pois algum erro na montagem do quebra-cabeças poderia fazer com que, na primeira pancada contra Portão de Minas Tirith, Grond se desmontasse, colocando tudo a perder.

E se ele fosse montável, teria que ser mais maleável, e não rígido como um "toco" de aríete deve ser. Pareceria mais um carro alegórico que uma arma de guerra. :lol:
 
Ao contrário do que pensa o Witch King of Morgul, eu não acho que magia teria sido usada para o transporte do Grond. Não tenho razões muito fortes para pensar assim, mas simplesmente acho que a magia em OSDA não costuma ser usada para finalidades muito utilitárias, como o transporte. Geralmente ela é fruto de emoções muito fortes, como o ódio ou o amor.

Não concordo.

Se isso fosse assim o wich king estalaria os dedos e não precisava de trolls a empurrarem as torres... a magia não e uma coisa assim tão evidente nas obras de tolkien...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.464,79
Termina em:
Back
Topo