• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Ai Ai!!! Grond, como ele chegou até os portões de Gondor?

Estive pensando que Olifantes poderiam tê-lo trazido. E também estive pensando que ele poderia ter vindo por Cair Andros. Isso porque Gandalf disse:



Mas aí isso vira mais uma dentre as muitas hipóteses levantadas aqui.

Agora sobre a questão de Grond ter sido montado, não faz sentido, já que era uma peça única. Ele era UM aríete. Veja:

attachment.php


E é dito em O Senhor dos Anéis - O Retorno do Rei, O Cerco de Gondor, pág. 93:



Mais à frente:



Pode-se dizer que feitiços eram usados em Grond, e que poderiam ter sido usados para transportá-lo, seja por onde fosse, como o exemplo que dei acima, por Cair Andros. Mas ainda prefiro pensar que uma ponte sob algum efeito de feitiçaria tenha sido construído com a intenção de transportar o peso do mal que era Grond, em Osgiliath. Do jeito que o que está escrito no livro, parece-me que ele saiu de Mordor da mesma forma com que apareceu nos Campos do Pelennor.

Edit: estive observando no Wikipédia que é dito isso sobre Grond:



No fim das contas, há de se dizer que Tolkien era detalhista. Deve ter lido e relido o que escreveu, e duvido muito que não teria pensado no futuro de Grond. Assim, se nada disse, nada importante haveria de se dizer.

Concordo arrum, e o que estou farto de dixer! meus amigos kual era o sentido? o seu peso provem da enorme estrutura de metal por isso desmontalo não valeria de nada!
 
Concordo arrum, e o que estou farto de dixer! meus amigos kual era o sentido? o seu peso provem da enorme estrutura de metal por isso desmontalo não valeria de nada!

Daria mais trabalho para montá-lo do que traze-lo pronto pra quebrar os portões de Minas Tirith.Afinal duvido se esse aríete poderia ser montado em pouco tempo.
 
Talvez ele tenha vindo de Cair Andros mesmo através de alguma balsa muito grande e bem resistente. Não acredito que Grond veio de Minas Mórgul porque o vale Mórgul era muito acidentado e de difícil acesso, ainda mais para um mostro como este aríete.
Provavelmente veio mesmo do Morannon e passou por Dagorlad e depois entrou em Cair Andros onde veio de barco até a margem oeste do Anduin em Osgiliath.
 
Talvez ele tenha vindo de Cair Andros mesmo através de alguma balsa muito grande e bem resistente. Não acredito que Grond veio de Minas Mórgul porque o vale Mórgul era muito acidentado e de difícil acesso, ainda mais para um mostro como este aríete.
Provavelmente veio mesmo do Morannon e passou por Dagorlad e depois entrou em Cair Andros onde veio de barco até a margem oeste do Anduin em Osgiliath.

É verdade,além do mais acho que Morgul não é lá um bom caminho,afinal o ariete é imenso e duvido se passaria por alí.

E pelo fato de que traze-lo pronto é muito mais fácilq ue desmontá-lo e remontá-lo.
 
Talvez ele tenha vindo de Cair Andros mesmo através de alguma balsa muito grande e bem resistente. Não acredito que Grond veio de Minas Mórgul porque o vale Mórgul era muito acidentado e de difícil acesso, ainda mais para um mostro como este aríete.
Provavelmente veio mesmo do Morannon e passou por Dagorlad e depois entrou em Cair Andros onde veio de barco até a margem oeste do Anduin em Osgiliath.

É verdade,além do mais acho que Morgul não é lá um bom caminho,afinal o ariete é imenso e duvido se passaria por alí.

E pelo fato de que traze-lo pronto é muito mais fácilq ue desmontá-lo e remontá-lo.

Sim, mas é muito difícil ter uma definição mais exata. Agora, a mais viável seria como eu disse anteriormente e vcs dois concordam: Grond veio pelo Morannon e passou por Dagorlad e chegou a Cair Andros de onde veio por um navio até Osgiliath.
 
Sim, mas é muito difícil ter uma definição mais exata. Agora, a mais viável seria como eu disse anteriormente e vcs dois concordam: Grond veio pelo Morannon e passou por Dagorlad e chegou a Cair Andros de onde veio por um navio até Osgiliath.
Trabalheira né?
Levaria dias isso e um batalhão de orcs. Gondor não perceberia?
 
Trabalheira né?
Levaria dias isso e um batalhão de orcs. Gondor não perceberia?

Realmente seria uma trabalheira Menegroth, concordo. Agora temos que levar em consideração alguns aspectos:

Por exemplo = Grond foi forjado em Mordor, possivelmente em Barad Dûr em em forjarias de Udum. Não teria como ele passar pelo Morgai e depois pegar o caminho de Cirith Ungol, era um local de defícil acesso.

Se Grond saiu de Minas Mórgul ele teria que ter vindo pelo norte passando por Dagorlad e depois entrar em Ithilien do Norte e depois pela Encruzilhada e subir o Vale Morgul e depois entar na antiga Minas Ithil. Isso também seria uma trabalheira do caramba e Gondor perceberia esses movimentos de orcs, trolls e etc sobre a passagem do aríete pelos seus domínios.

Sinceramente eu tenho minhas dúvidas quanto a vinda de Grond, mas, veja bem, mas, talvez, bem longe eu acho que ele tenha vindo por Cair Andros, onde havia um porto. Cair Andros quando da invasão do Pelennor já estava invadida por Mordor. Bom, acho que é isso.
 
Como o Eärendil, o Iluminado(o filme:lol:), eu também continuo com a minha teoria, para mim Grond vem desmontado, e depois montado no campo de batalha. Eu não conheço em nosso mundo real, que tal maquinaria viajava quilômetros e quilômetros montado para derrubar um portão. É impossivel, seu transporte ficaria mais impossível ainda montado. Se vocês acham que montar é um problema estão enganados, Sauron não tinha penas orcs (e não pense que esse, sejam burros o suficiente para não saber fazer uma) mas tinha muitos homens a seus serviços e não apenas homens mas homens-trolls também. Ah, Voces precisam saber o poder que um chicote tem. O transporte não era o problema caso você tenha força bruta para isso. Pode ter a certeza que o problema, era desse ariete aguentar o portão tão forte como de Gondor, tanto é que o aríete vinha com feitiços.
 
Última edição:
Fingolfin,
Concordo com você em parte. Seria mais lógico que a estrutura do aríete viesse em partes. Porém mesmo que esse fosse o caso, seu "corpo", não poderia fazer o mesmo. O uso eficaz da máquina não seria possível dessa forma.

E concordo que magia não foi usada no processo. Como foi dito, a magia na TM não era usada de forma utilitária ou cootidiana. ( E não é que ela não existisse, a questão é a maneira de sua manifestação, a qual acho que poderíamos chamar de "sutíl" ).

E por mais ao norte ou ao sul que Grond fosse levado, ele ainda teria que crusar o Anduin.

Não acho que o fato de haver um porto em Cair Andros seria muito relevante. Porque estamos de falando de uma ilha, e Grond teria que "entrar na água" para chegar até lá. De forma que voltaríamos a questão de seu transporte náutico.
 
Pelo que é dito no livro haviam mûmakil puxando Grond, né? E eu acho que mûmakil eram bem fortes, alguns deles poderiam puxar Grond, eu acho.
 
Não! Não eram os olifantes e sim outras criaturas que no próprio livro Tolkien cita. Ele não diz quais são, mas eram criaturas de um mundo antigo bem como eram emprrado por trolls e haviam orcs ao seu redor.

Se fossem os olifantes Tolkien tinha deixado isso claro. Agora, existe uma outra informação importante que eu estava lendo no capítulo sobre o Cerco a Gondor onde afirma que haviam vaus no rio Anduim, mas aí é que está o X da questão porque se houvessem vaus o Grond tinha passado pelo rio mesmo, mas ao mesmo tempo o barco de boromir assim como outros barcos tinham encalhado no leito do rio. Então neste caso reside outra incógnita.
 
Só nos resta pensar que OU o próprio Tolkien não tinha uma história definida para Grond OU ele não quis revelá-la. Prefiro a segunda opção:mrgreen:
Ah, e se haviam vaus no Anduin, não havia necessidade dos orcs fazerem pontes em Osgiliath para chegar ao Pelennor, né?
 
Às vezes eu começo a pensar que desmontado faria mais sentido. Mas não desmontado completamente. O máximo que imagino é o "corpo", ou "toco", que serveria para bater no Portão de Minas Tirith, é que somente poderia estar fora da outra estrutura. Explicarei.

Esse aríete deveria ter correntes que prendessem Grond em si. Seja lá como ele fosse transportado, balançaria, e isso atrapalharia, e poderia comprometer na navegabilidade de um barco, caso foi transportado em um através do Anduin. Pode ser que esse "corpo", ou "toco", Grond, fosse transportado sendo erguido por Trolls ou Mûmakilli ou Nazgûl, como Eärendil colocou, e que a outra estrutura com rodas, a parte mais leve (aparentemente), foi somente empurrada por alguma outra força de Mordor, como Trolls ou Mûmakilli (este é o plural para eles?).

Penso que poderia ocorrer desta forma porque não faz sentido o tal "corpo" ser montável. Primeiro que não creio que Sauron arriscaria que ele, na primeira investida contra os Portões, se desmontasse, caso não fosse montado corretamente. Segundo que, para que ele fosse montável, teria que ter estruturas que ligam uma peça à outra muitos resistentes, pois, se uma dessas ligações arrebentasse, Grond não estaria inteiro, e não funcionaria de forma eficaz.

Daí fico com duas hipóteses: ou de fato Grond saiu de Mordor da mesma forma que apareceu em Gondor, ou ele foi dividido em dois: a estrutura com rodas e o "corpo", e que nos Campos do Pelennor, foi elevado para ficar preso às correntes.
 
Não! Não eram os olifantes e sim outras criaturas que no próprio livro Tolkien cita. Ele não diz quais são, mas eram criaturas de um mundo antigo bem como eram emprrado por trolls e haviam orcs ao seu redor.

Se fossem os olifantes Tolkien tinha deixado isso claro. Agora, existe uma outra informação importante que eu estava lendo no capítulo sobre o Cerco a Gondor onde afirma que haviam vaus no rio Anduim, mas aí é que está o X da questão porque se houvessem vaus o Grond tinha passado pelo rio mesmo, mas ao mesmo tempo o barco de boromir assim como outros barcos tinham encalhado no leito do rio. Então neste caso reside outra incógnita.

Definivamente essa é uma informação muito relevante. :yep:
Acho que algo a se concidarar, é a localização desses vaus. Dependendo de sua posição, eles poderiam (ou não) ter influenciado no transporte de Grond, pois acho que se o vau mais próximo de Gondor fosse muito ao norte, Sauron não arriscaria perder tanto tempo e ficar tão exposto, reduzindo sua rota a um vau em campo aberto e em território inimigo.

Às vezes eu começo a pensar que desmontado faria mais sentido. Mas não desmontado completamente. O máximo que imagino é o "corpo", ou "toco", que serveria para bater no Portão de Minas Tirith, é que somente poderia estar fora da outra estrutura. Explicarei.

Esse aríete deveria ter correntes que prendessem Grond em si. Seja lá como ele fosse transportado, balançaria, e isso atrapalharia, e poderia comprometer na navegabilidade de um barco, caso foi transportado em um através do Anduin. Pode ser que esse "corpo", ou "toco", Grond, fosse transportado sendo erguido por Trolls ou Mûmakilli ou Nazgûl, como Eärendil colocou, e que a outra estrutura com rodas, a parte mais leve (aparentemente), foi somente empurrada por alguma outra força de Mordor, como Trolls ou Mûmakilli (este é o plural para eles?).

Penso que poderia ocorrer desta forma porque não faz sentido o tal "corpo" ser montável. Primeiro que não creio que Sauron arriscaria que ele, na primeira investida contra os Portões, se desmontasse, caso não fosse montado corretamente. Segundo que, para que ele fosse montável, teria que ter estruturas que ligam uma peça à outra muitos resistentes, pois, se uma dessas ligações arrebentasse, Grond não estaria inteiro, e não funcionaria de forma eficaz.

Daí fico com duas hipóteses: ou de fato Grond saiu de Mordor da mesma forma que apareceu em Gondor, ou ele foi dividido em dois: a estrutura com rodas e o "corpo", e que nos Campos do Pelennor, foi elevado para ficar preso às correntes.

É verdade Arrum, concordo com você. Até o momento essa parece ser a solução mais lógica. Apesar de o transporte do "corpo" também ser uma questão complicada. :think:

PS: O singular é Mûmak e o plural é Mûmakil. :mrgreen:
 
O cerco de Minas Tirith foi realmente gigantesco, acho como as catapultas o Grond deve ter sido montado no campo de batalha, o cerco foi feito por milhares, estrategicamente uma unica unidade devia estar encarregada do Grond.
 
Na verdade existe uma confusão e algo complexo uma vez que, eu citei qua haviam vaus no rio, pois está isto escrito lá. Agora ao mesmo tempo vejo como algo incoerente porque se no rio Anduin existiam vaus, qualquer barco iria encalhar no leito e Boromir nunca teria chegado a foz do rio na Baía de Belfalas.
 
Não! Não eram os olifantes e sim outras criaturas que no próprio livro Tolkien cita. Ele não diz quais são, mas eram criaturas de um mundo antigo bem como eram emprrado por trolls e haviam orcs ao seu redor.

Se fossem os olifantes Tolkien tinha deixado isso claro. Agora, existe uma outra informação importante que eu estava lendo no capítulo sobre o Cerco a Gondor onde afirma que haviam vaus no rio Anduim, mas aí é que está o X da questão porque se houvessem vaus o Grond tinha passado pelo rio mesmo, mas ao mesmo tempo o barco de boromir assim como outros barcos tinham encalhado no leito do rio. Então neste caso reside outra incógnita.

Na verdade existe uma confusão e algo complexo uma vez que, eu citei qua haviam vaus no rio, pois está isto escrito lá. Agora ao mesmo tempo vejo como algo incoerente porque se no rio Anduin existiam vaus, qualquer barco iria encalhar no leito e Boromir nunca teria chegado a foz do rio na Baía de Belfalas.

É realmente outro mistério e agora fiquei com mais dúvida ainda, mas interessante o que vc falou.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo