• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Ai Ai!!! Grond, como ele chegou até os portões de Gondor?

Provavelmente montaram ele no campo de batalha, e levaram ele para lá em partes.
E me parece que Grond só derrubou o portão de Minas Tirith porque o Rei-Bruxo lançou um feitiço com o grito dele lá na hora. Ele teve que gritar três vezes pra derrubar o portão.
 
Eu já acho que Grond foi trazido pelo ar, por meio das bestas aladas dos Nazgul...


Exatamente o que eu estava pensando :yep: afinal aqueles Nazgul alados podem ser bem mais fortes do que aparentam. E isso explicaria como uma coisa tão grande foi chegar lá no campo de batalha, já que foi pelo ar né? Mas se bem que não seria nada discreto voar por aí com um aríete gigante carregado por bestas aladas :yep:
 
Realmente e uma boa pergunta... a hipotese de se ter montado nos campos de pelenor, na minha opinião, não é assim tão provável... para levantar um peso daqueles seriam precisos utensilios... como gruas. Não são simples trolls que irirão levantar o peso de um enorme aríete de aço forjado em Mordor. Grond, martelo das profundesas, é um utensilio demasiado grande e pesado para ser montado num campo de batalha, em frente da cidade enimiga. E já agora: é bom não esqueer que o peso de Grond provem da estrutura de aço que provavelmente pesará largas toneladas: ora mesmo desmontado seria um peso GIGANTESCO para qualquer troll ou carroça. Os orcs e trolls poderiam tambem ter transportado o aríete pelo Norte de Osgiliath mas provavelmente seriam avistados e uma pequena guarniação (que era o que seria preciso para o transportar) não resistiria a um ataque de outra pequena guarniação de gondor. Acho que e um inigma que só o proprio John Tolkien poderia revelar...
 
Realmente e uma boa pergunta... a hipotese de se ter montado nos campos de pelenor, na minha opinião, não é assim tão provável... para levantar um peso daqueles seriam precisos utensilios... como gruas. Não são simples trolls que irirão levantar o peso de um enorme aríete de aço forjado em Mordor. Grond, martelo das profundesas, é um utensilio demasiado grande e pesado para ser montado num campo de batalha, em frente da cidade enimiga. E já agora: é bom não esqueer que o peso de Grond provem da estrutura de aço que provavelmente pesará largas toneladas: ora mesmo desmontado seria um peso GIGANTESCO para qualquer troll ou carroça. Os orcs e trolls poderiam tambem ter transportado o aríete pelo Norte de Osgiliath mas provavelmente seriam avistados e uma pequena guarniação (que era o que seria preciso para o transportar) não resistiria a um ataque de outra pequena guarniação de gondor. Acho que e um inigma que só o proprio John Tolkien poderia revelar...

Sim grande enígma, um verdadeiro enclave na meio da literatura de Tolkien.
 
Elas seriam tão fortes assim? Acho que precisaria de todos os Nove com suas bestas pra carregar Grond, e nem todos estavam lá, não é?
 
Ela veio de Mordor (Ou MInas Morgul), e chegou pela ponte, ou em uma balsa maior, e preparada para o transporte. Duvido que as Bestas Aladas a transportassem. Se suportassem o peso dela, poderia carregar rochas e jogar direto na Cidadela né?
 
Talvez não quisessem se arriscar a chegar tão perto da Cidade. Afinal, Legolas derrubou uma com uma única flecha na travessia do Anduin.
 
Mesmo achando que não é a verdade, a hipótese mais plausível é a de que Grond foi montado em frente as muralhas de Minas Tirith. É verdade que catapultas eram montadas assim, porém como foi dito, úm aríete é uma estrutura mais compléxa. Seu sorpo tem que ser uma coisa só, se não toda a força que seria exercida sobre o alvo se desperçaria e, a máquina poderia até se quebrar. Então mesmo que o aríete tivesse vindo desmontado, seu sorpo não poderia fazer o mesmo.

A teoria do "Impronunciável" ( osso te chamar de Alberto no fórum também ? ) também faz sentido, porém um navio grande o bastante para transportar Grond, não entraria nas ruínas de Osgoliath. ou seja, o aríete teria que ser deixado mais ao norte ( se proveniente de Cair Andros, o que seria o mais lógico ), e continuaria longe de mais da cidade para ser transportado inteiro. O que nos leva novamente a questão de seu desmonte. ( Mas essa também é uma boa suposição )

Um outro caminho é uma hipótese incojitável, pois o Anduin separa Gondor de Mordor desde o extremo norte da TM até o a baía de Belfalas. O caminho mais rápido seria atravessar o rio.

Mas a teoria de os Nazgûl levarem Grond inteiro pelo ar, como disseo Alberto é até cômica. Seria um meio muito lento, que provavelmente descastaria as montarias dos espectros. Se é que elas teria força para erguê-lo.

Infelizmente a teoria que faz mais sentido, é a de O Professor errou aí. ( nossa como me dói dizer isso :lol: )
 
Ela veio de Mordor (Ou MInas Morgul), e chegou pela ponte, ou em uma balsa maior, e preparada para o transporte. Duvido que as Bestas Aladas a transportassem. Se suportassem o peso dela, poderia carregar rochas e jogar direto na Cidadela né?

Talvez não quisessem se arriscar a chegar tão perto da Cidade. Afinal, Legolas derrubou uma com uma única flecha na travessia do Anduin.

Mesmo achando que não é a verdade, a hipótese mais plausível é a de que Grond foi montado em frente as muralhas de Minas Tirith. É verdade que catapultas eram montadas assim, porém como foi dito, úm aríete é uma estrutura mais compléxa. Seu sorpo tem que ser uma coisa só, se não toda a força que seria exercida sobre o alvo se desperçaria e, a máquina poderia até se quebrar. Então mesmo que o aríete tivesse vindo desmontado, seu sorpo não poderia fazer o mesmo.

A teoria do "Impronunciável" ( osso te chamar de Alberto no fórum também ? ) também faz sentido, porém um navio grande o bastante para transportar Grond, não entraria nas ruínas de Osgoliath. ou seja, o aríete teria que ser deixado mais ao norte ( se proveniente de Cair Andros, o que seria o mais lógico ), e continuaria longe de mais da cidade para ser transportado inteiro. O que nos leva novamente a questão de seu desmonte. ( Mas essa também é uma boa suposição )

Um outro caminho é uma hipótese incojitável, pois o Anduin separa Gondor de Mordor desde o extremo norte da TM até o a baía de Belfalas. O caminho mais rápido seria atravessar o rio.

Mas a teoria de os Nazgûl levarem Grond inteiro pelo ar, como disseo Alberto é até cômica. Seria um meio muito lento, que provavelmente descastaria as montarias dos espectros. Se é que elas teria força para erguê-lo.

Infelizmente a teoria que faz mais sentido, é a de O Professor errou aí. ( nossa como me dói dizer isso :lol: )

O que vale ou o que é mais importante é a forma como todos vocês abordam o assunto, porque o mistério está aí e é muito legal a gente discutir as hipóteses, e é como eu disse antes, fica sempre aquela dúvida no ar...:ahn?:
 
Uma questão interessante, mas definitivamente enigmática. O que se pode fazer é somente supor.

Eu, por exemplo, acho que não houve montagem alguma, até porque como já foi dito aqui, subentende-se (ou já entende-se de cara, sei lá) que Grond era uma peça única, portanto, não passível de divisão. O que pode ter acontecido é ele ter sido erguido naquela estrutura que o arrastou pelos Campos do Pelennor.

Só que aí fica outra complicação: como conceber que seria mais fácil ele ser erguido desde Mordor por Trolls, por exemplo, e ser posto na estrutura que o levou até os Portões de Minas Tirith, somente lá nos Campos do Pelennor? Pergunto isso porque ele empurrado desde Mordor pela estrutura com rodas é que seria mais fácil.

Assim, prefiro imaginar que já haviam construído partes reforçadas do que seria uma ponte quando Osgiliath fosse tomada, como um quebra-cabeça, e que essa ponte teria sido montada para que Grond pudesse passar, mais ou menos da forma com que aconteceu no filme. Para isso, quem sabe não rolou uma bruxaria para que a ponte resistisse àquelas toneladas?!

De qualquer forma, só mais uma opinião a minha. =]
 
Diante de todo esse enígma, ainda surge outro, hehehehe:

O que aconteceu com Grond não é relatado. Já que ele era algo gigante e mostruoso, Grond só é falado no momento de seu ataque ao portão, mas também não há nada relatado ao seu destino.
Grond era uma ferramenta referencial na Batalha de Pelennor não é gente?

Então, o que aconteceu com ele meu Deus do Céu? 8-O8-O8-O
 
Diante de todo esse enígma, ainda surge outro, hehehehe:

O que aconteceu com Grond não é relatado. Já que ele era algo gigante e mostruoso, Grond só é falado no momento de seu ataque ao portão, mas também não há nada relatado ao seu destino.
Grond era uma ferramenta referencial na Batalha de Pelennor não é gente?

Então, o que aconteceu com ele meu Deus do Céu? 8-O8-O8-O

Isso já é outra incógnita difícil de se ter uma idéia clara.

A grosso modo, ele teria sido destruído, mas não há informações concretas acerca de sua destuição.

Bom, não sei ao certo o destino de Grond.
 
A idéia do Arrum é muito boa. Pois além da engenhosidade dos orcs, as forças da Sombra contavam com a feitiçaria. :mrgreen:

E Lord Khamûl ( finalmente um nick "escrevível" :joy: ) porque aquele smile como se eu tivesse contestado todo mundo sem o menor critério ? Tudo o que eu fiz foi expor minha opinião sobre as opiniôes já apresentadas e argumentar sobre elas. Afinal, como você disse, o legal é discurtismo ! :mrgreen:
 
Isso já é outra incógnita difícil de se ter uma idéia clara.

A grosso modo, ele teria sido destruído, mas não há informações concretas acerca de sua destuição.

Bom, não sei ao certo o destino de Grond.


Sim, tudo bem que não tenha ao certo o destino de Grond, mas acho que faltou essa informação por parte de Tolkien. Porque é como você disse, ele era algo realmente muito grande e deveria ter um destino certo...:roll:
 
Como não se sabe e não tem como saber o que aconteceu a Grond, pode ser que Tolkien tenha deixado essa "brecha" porque não havia necessidade de focá-la. Acredito que a intenção era somente mostrar que Aragorn chegou depois, no navio dos Corsários, ajudando para que o Inimigo fosse de um vez por todas afastado da cidade.
 
Como não se sabe e não tem como saber o que aconteceu a Grond, pode ser que Tolkien tenha deixado essa "brecha" porque não havia necessidade de focá-la. Acredito que a intenção era somente mostrar que Aragorn chegou depois, no navio dos Corsários, ajudando para que o Inimigo fosse de um vez por todas afastado da cidade.
Gostei da discussão de vocês e concordo com o Arrum. Tolkien era um perfeccionista e tudo mais, mas nós somos milhares de leitores procurando explicações para cada detalhe da história. É fundamental que nós façamos isso e muito legal quando enriquecemos uma discussão bacana como essa!
Tolkien deve ter lido e relido a história inúmeras vezes, corrigido pontos conflitantes, mas em sua visão de autor não percebeu coisas que nós percebemos, que nós nos perguntamos. Por isso, a gente pode chegar à essa conclusão do Arrum, de que era desnecessário para a obra a explicação que nós buscamos. Havia algo maior acontecendo no mesmo momento e isso foi mais importante.
:yep:
 
Ai ai! Ó dúvida cruel rsrs!

A sua dúvida Alana eu acho que faz parte de todos nós leitores, mas a princípio pelo que vi de alguns posts, existem hipóteses e todas eles são válidas para analisar esse assunto, mas ao mesmo tempo é um misterio. Ou até mesmo foi alguma falta de atenção do Tolkien em colocar um destino no grande aríete, mas ao mesmo tempo Tolkien pode ter achado não viável colocar seu destino pois, ele indiretamente já estava traçado com a vinda de Aragorn com os homens de Lebennin quando atracaram no Harlond e a consequencia seria a destuição de Grond por Gondor e assim como as Torres de Sítio.

Muito legal este tópico!!!
 
Ai ai! Ó dúvida cruel rsrs!

A sua dúvida Alana eu acho que faz parte de todos nós leitores, mas a princípio pelo que vi de alguns posts, existem hipóteses e todas eles são válidas para analisar esse assunto, mas ao mesmo tempo é um misterio. Ou até mesmo foi alguma falta de atenção do Tolkien em colocar um destino no grande aríete, mas ao mesmo tempo Tolkien pode ter achado não viável colocar seu destino pois, ele indiretamente já estava traçado com a vinda de Aragorn com os homens de Lebennin quando atracaram no Harlond e a consequencia seria a destuição de Grond por Gondor e assim como as Torres de Sítio.

Muito legal este tópico!!!


Talçvez não falta de atenção,mas proposital,hehehehe,se fosse assim,se Tolkien tivesse respondido tudo,por que estariamos aqui debatend ocomo o Grande martelo do mundo inferior veio a minas Tirith.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo