• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Água nas Montanhas dos Anões

não sei se isto faria alguma diferença, mas em Moria existiam o Kheled-zarâm e o riacho (de qual não me recordo o nome) por onde a comitiva passou para entrar nos portões oeste!! será que com estas duas imensas fontes de água, eram necessárias fontes dentro das mina??

Cafe disse algo interessante. Pensei, e achei plausível essa idéia de que não haveria tanta necessidade de se preocuparem com fontes dentro das montanhas se o Kheled-zâram estava lá fora. Mas será que riachos da montanha não se ligavam ao Kheled?

edit: li algo interessante no Thain's Book:

"A stream called the Dimrill flowed into the northern end of Mirrormere from the slopes of Caradhras."

É, esse riacho saía de Caradhras para o Kheled-zâram. Bem, os Anões poderiam não se importar com todas as nascentes que encontrassem em Moria, mas com Dimrill pode ser que sim. :think:
 
Última edição:
Uhasuhasuhas
Ta explicado
o_O
Mais um motivo pra vc me ajudar ARABAEL pq eu n acredito como eu expressei la atrás que os anões cavariam a ponto de "minar" (literalmente) seus próprios recursos, nem acredito que isso fosse feito em escala "indústrial" como é feito hj, acredito sim que ao longo dos séculos eles "cavassem" mto, mas jamais de maneira desregrada...
Se alguém puder ajudar a esclarecer esse ponto ;)
Eu agradeço
 
A tal da química e por fim elementos para serem utilizados, acho que Saruman criou os primeiros, como a pólvora, etc.
Acho muito improvável que os Anões tivessem criado ou conseguido algum elemento químico para usar na retirada do minério em suas minas, tenho certeza de que os Anões retiravam suas preciosidades apenas minerando e cavando.

No caso se eles utilizassem mercúrio para retirada do ouro (não sendo só utilizado para retirar ouro e sim outros minérios como diamantes, etc.), tenho certeza de que 100% de todas as nascentes da Montanha estariam por fim.

Agora fugindo um pouco do assunto, o fato de que Aüle fez os Anões resistentes, não é que poderiam tomar esta água contaminada para sempre, duvido muito, eles morreriam muito antes e teriam descendentes com defeitos em seus organismos.
Isto não se encaixa com o que Tolkien nos relatou em suas obras, tenho quase certeza de que Tolkien não pensou do grau de degradação causada pelos anões por fim em sua mineração.
 
Bom, se como eu acredito os anões mineravam apenas com equipamentos rústicos, como mostrado no Senhor dos Anéis (martelo e cinzel) não há que se falar em degradação ambiental decorrente disso. Isso (promover a destruição do meio ambiente) é coisa pro Saruman, que personificou essa repugna de Tolkien a cerca da chamada "modernidade" que para Tolkien não divergia de "destruição"
 
creio que por terem criado um "mundo" dentro das montanhas, os anões tinham total domínio de suas ações e reações dentro deste ambiente.
óbvio que onde há a presença de gente, há uma parcela de consumo do meio ambiente.
acredito mais que tanta escavação profunda não servia somente para retirar, mas sim para excretar os dejetos de sua produção mineral.
dejetos lançados abaixo dos lençóis freáticos não trazem problemas. além da utlização de matérias químicas pesadas, como mercúrio ou chumbo, que contaminam. certamente seu trabalho de lapidação era mais artesanal, e não se utilizavam dessas porcarias.
resumindo: eles eram um povo inteligente e preocupado com o ambiente em que viviam e com o ambiente que lhes fornecia a sustentabilidade. saberiam, certamente, como bons mineradores, como extravazar o ruim e captar o benéfico.
 
creio que por terem criado um "mundo" dentro das montanhas, os anões tinham total domínio de suas ações e reações dentro deste ambiente.
óbvio que onde há a presença de gente, há uma parcela de consumo do meio ambiente.
acredito mais que tanta escavação profunda não servia somente para retirar, mas sim para excretar os dejetos de sua produção mineral.
dejetos lançados abaixo dos lençóis freáticos não trazem problemas. além da utlização de matérias químicas pesadas, como mercúrio ou chumbo, que contaminam. certamente seu trabalho de lapidação era mais artesanal, e não se utilizavam dessas porcarias.
resumindo: eles eram um povo inteligente e preocupado com o ambiente em que viviam e com o ambiente que lhes fornecia a sustentabilidade. saberiam, certamente, como bons mineradores, como extravazar o ruim e captar o benéfico.


Acho que o que nossa amiga Sindar disse é correto!!! Pois os anões eram inigualaveis até mesmo pelos elfos em algumas de suas artes; então, assim como os elfos eram quase perfeitos em seus cuidados com a natureza por exemplo, creio eu que os anões também os fossem com suas minerações!!
 
*Post idiota* - Talvez eles comprassem vinho de outros reinos.

ou talvez ela não leu até o final, o que é bem provavél... ¬¬

e outra: nenhuma pergunta aki é idiota... ninguém sabe mais que ninguém...

e melhor ainda: se não tem uma opinião construtiva e agregadora sobre o assunto, não opine.

OU

ela quis dizer que o post dela é idiota...
 
Última edição:
ou talvez ela não leu até o final, o que é bem provavél... ¬¬

e outra: nenhuma pergunta aki é idiota... ninguém sabe mais que ninguém...

e melhor ainda: se não tem uma opinião construtiva e agregadora sobre o assunto, não opine.

OU

ela quis dizer que o post dela é idiota...
Eu também não gostei do post dela, nada haver com o assunto.
Tadinha dela sindar :mrgreen:

creio que por terem criado um "mundo" dentro das montanhas, os anões tinham total domínio de suas ações e reações dentro deste ambiente.
óbvio que onde há a presença de gente, há uma parcela de consumo do meio ambiente.
acredito mais que tanta escavação profunda não servia somente para retirar, mas sim para excretar os dejetos de sua produção mineral.
dejetos lançados abaixo dos lençóis freáticos não trazem problemas. além da utlização de matérias químicas pesadas, como mercúrio ou chumbo, que contaminam. certamente seu trabalho de lapidação era mais artesanal, e não se utilizavam dessas porcarias.
resumindo: eles eram um povo inteligente e preocupado com o ambiente em que viviam e com o ambiente que lhes fornecia a sustentabilidade. saberiam, certamente, como bons mineradores, como extravazar o ruim e captar o benéfico.
Só não esqueca que o contato com a água nos resíduos deixados pela mineração ocasiona em mais contaminação no solo, danificando todo o sistema do solo e da região entre o meio biótico e abiótico. Tornando o solo e a água mais ácidas ainda.
Se eles deixassem os resíduos a baixo do lençól freático, teria que ter uma camada de calcário, ou outro mineral para conter a água, fazendo com que ela não chegue de forma alguma em contato com os resíduos, pois se chegar ai mesmo que o grau de contaminação vai ser maior.
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo