• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Afinal existe classificação etária para ler Tolkien????

E depende da obra, claro. Roveramdom e Mestre Gil são maravilhosos, e eu os leio como uma criança mesmo e eu os leria para meus filhos a partir dos 4 ou 5 anos.
 
Última edição:
É a hipocrisia, é isso que faz com que a maioria dos pais atuais considere certos livros "ruins" para seus filhos, mas os permitem assistir os péssimos desenhos animados nas manhãs, que nada ou quase nada de útil têm, ou os permitem assistir filmes com cenas de violência terrível, obscenidades e novelas, mas ler é muito ruim... resumindo, é o conceito que a maioria do povo brasileiro que prefere TV à livros.

Claro que há literaturas e literaturas, mas eu creio que os livros de Tolkien em sua maioria, não tratem de temas que não possam ser vistos pelas crianças, ao contrário, hoje em dia falta imaginação, criatividade na grande maioria das pessoas, que querem tudo pronto e de preferência entregue pelos outros e não exercem seus cérebros.
 
A classificação etária, tanto para filmes como para livros, existe com o propósito não somente de advertir-se com o que será lido ou visto, mas também com a maturidade de seus leitores ou espectadores.
Conheço crianças que adoram SDA, mas pela própria descoberta, não para uma leitura em sala de aula.
O conteúdo é difícil para o nível cognitivo delas, e isso tem que ser levado em consideração dentro de uma sala de aula, onde o tempo é limitado (afinal, quanto tempo você leva para narrar algo sobre SDA e fazê-los contar, logo após, o que entenderam? Será que depois de alguns dias de leitura eles já não estejam dispersos em função do longo tempo que se gera para terminar uma leitura desse porte?). As crianças querem descobertas rápidas e algo que as faça buscar cada vez mais. A educação é a arte de fascinar os pequenos.A leitura na infância deve ser vista como amadurecimento, enfrentamento e descobertas. Elas, por si só, acabam por buscar aquilo que lhes agradam.
Não há uma adaptação infantil para nenhum dos livros de Tolkien e creio que o mais importante para as crianças seja justamente os Contos de Fadas (na faixa até os 5 anos de idade). Após isso deve-se iniciar os pequenos com livros relacionados a aventuras, e aos poucos eles, por si só, vão em busca do tipo de leitura que gostam.
Eu, pessoalmente, quero muito que meus filhos gostem de Tolkien, assim como eu e meu namorado amamos, mas jamais embutiria isso à eles aos 4 aninhos, por exemplo. Certamente eles crescerão num ambiente favorável ao gostar de Tolkien e por si só vão pegar nossos livros, no momento deles, e se maravilharem!
E é isso que se deve fazer na pré escola também: aguçe, mas jamais imponha.
 
Última edição:
Acho que SdA seria um pouco 'grosso' e grande para crianças de 6 anos.Penso que elas podem começar a misturar realidade e fantasia,por não ter uma ''cabeça'' já totalmente formada.Posso estar errado...existem excessões é claro,se o menino for super-inteligente...esses que são muito inteligentes,mas por outro lado são meio ''tântân'' da cabeça:roll:
 
Bom, não acho que tenha problema algum. Mesmo com batalhas, mortes e outras coisas mais "pesadas". Mas desde que o mundo é mundo existe violência em todo o lugar, até nos desenhos animados que essas crianças estão cansadas de assistir. Jogamos "Mortal Kombat" por exemplo quando eramos crianças e não viramos assassinos, proteger demais cria adultos instáveis emocionalmente. Claro que é uma leitura longa e pesada, no sentido de que ela se arrasta precisando de simplificações.
 
Última edição:
Acho que SDA dá pra ler a partir dos 12 anos. Mesmo com cabeças rolando, crianças dessa idade já estão acostumadas a filmes e jogos com esse tipo de violência.
Mas quanto ao Hobbit, dá pra ler bem mais cedo, é tão levinho...
 
Eu acho que livros como SdA podem se tornar um pouco cansativo ao longo do tempo e é uma obra muito complexa também. O pior problema nem são as cenas de batalha (aposto que elas já viram coisas muito mais impróprias, como na TV), mas sim isso. Livros como o Hobbit são muito mais agradáveis, por mais que podem não aprová-lo, preferem livros menores, com escrita simples, também, e com muitas figuras. Até os 10 anos, geralmente, passam a adquirir o hábito de ler mais, por mais que isso depende de cada um. Há os que começam a gostar de ler muito mais cedo do que outros. Quem sabe um resumo de um livro de Tolkien as agradará mais (de preferencia O Hobbit, é mais infantil...). Quem sabe isso ajudará elas a gostarem mais de livros, mesmo que os livros de Tolkien sejam sem restrições, todo mundo pode ler, mas o problema maior é o gosto, após lerem irão gostar? Isso poderá não incentivar a leitura e sim, afastá-los do rumo desejado. Tudo tem que ser feito aos poucos e isso também, comece com livros do gosto deles, menores, com figuras e tudo o mais.
 
Existem pais que preferem que seus filhos assistam as porcarias da televisão do que ler alguma coisa.

Eu lí OSDA aos 10 anos, e passei a amar o livro a partir disso.

Eu não acho que deixe de ser lido por causa da violência (cabeças rolando e etc), muitos jovens hoje em dia estão acostumados com violência muito maior nos jogos.

Acredito que o que intefere é a complexidade do livro, ou até mesmo o "tamanho", alguns só de olhar pro livro desistem (isso por que não viram aquela edição 3 em 1 que pesa mais de 1 kilograma).:lol:

Bilbo Bolseiro e O Hobbit foram criados quando Tolkien modificava trechos de Beowulf como histórias para seus filhos.
 
eu naum vejo problema algum tbm.. axo que sda eh um livro um tanto complexo.. mas apenas isso.. naum vejo nada demais na obra que as crianças naum saibam.. ou naum vejam na tv.. Ja o hobbit sera otimoo mesmo!! pq eh um livro mais tranquilo naum taum complexo quanto sda!
 
Humm
Isso depende muito;
Não existe meio de classificar o quanto uma criança pode ser adulta
e o quando um adulto pode ser criança.

Levando em consideração, que se o indíviduo que for ler (rsrsrrs) não querer realmente, não gostar e ja possuir uma mania de leitura, um histórico de leitura, é quase certo que não entenderá as histórias de Tolkien, que são muito bem detalhadas, com detalhes de espaço,personalidade e etc... O que torna uma leitura mais complicada, não que para primeiro livro não sirva, serve e muito, é ótimo, mas uma certa insistêcnai é preciso então, p/ se enteder, tantos palavras difíceis, quanto outros quesitos bem cpomplexos da história.
 
O Hobbit sem dúvida é ótimo para dar nesta idade.
A linguagem é mais simples que de LOTR (pelo menos eu acho) a história é ótima e para todas as idades. E a história eu acho que é melhor para ser dada também.
 
Bem, o primeiro contato q tive com SDA foi aos 8 anos de idiade, minha mão lia pra mim antes de dormir. Não sei se pelo fato de estar associado a algo tão forte e terno como este carinho da minha mãe, ou se pela carga de fantasia q me foi impressa pela obra, eu nunca tive problema com as partes mais pesadas. pelo contrario, fui criado a base de todo uma gama de universos densos como RPG D&D(comecei a jogar com meu pai na mesmo epoca), por revistas HQs tipo Heavy Metal(um pouco mais tade é verdade), desenhos da disney(quem se lembra do chicken little original, sabe do que estou falando), e coisas do tipo. Ler propiamente dito, eu só fui ler mais tarde, com uns 10 anos, a primeira das 9 vezes que li SDA. E claro, muita coisa eu so foi compreender e absorver conforme fui ficando mais velho, mas nenhuma das 9 vezes que li apagou aquela carga de fantasia que obtive do meu primeiro contato, o que pra mim é o mais importante numa obra de um universo fanatstico. Mais importante até, embora isto seja grandioso e incrivel em tolkien, do que toda a perte séria e complexa do universo. Antes de mapas, conceitos linguisticos, questões de guerra, filosfias e discursos sobre tecnocracia sobre os costumes tradicionais(sarumam, e tambem sua realção com a vila dos hobbits), antes de coisas do tipo, pra mim é um universo fantastico de seres incriveis, de herois, vilões, da luta do bem contra o mal, de redenção, amizade, magia. e isto eu não tive problema nenhum em em absorver com 8 anos de idade.

inclusive, pra citar um parte bem pesada, pra mim foi perfeitamente aceitavel que criaturas más como os orcks, cortassem a cabeça de seus inimigos e as jogassem por cima do muro, até porque é uma parte perfeitamente corente com a guerra de terror aplicada naquele capitulo pelo inimigo, numa crescente de de tensão muito bem cosntruida, pela escuridão, pela atitude do inimigo, pelos rasante dos Nazguls, pelo desespero, pela derrota, pela falta de rohan, até, que do nada, uma raio de sol consegue furar uma parte das nuvens negra, um galo canta nalgum canto anunciando um novo amanhecer, e em todos os cantos, se ouvem as trompas soando, e os soldados clamando "os cavalerios de Rohan vem ai, os cavaleiros de Rohan vem ai"

Olha, eu fico até arrepiado e emocionado só de escrever sobre esta parte(minha preferida)!

E claro, mesmo lendo tantas vezes, não cheguei ao cumulo de decorar a passagem fideldignamente, é mais o que me brota já daquela minha primeira leitura!

Muito mais do que me chocar ou me influenciar pela crueladade dos orcks, eu vibrei com meus grandes herois entrando em cena e mudando o destino da guerra do anel!!! \o/
 
Última edição:
Pensei a mesma coisa... Mas para não ser repetitivo, depende muito de como você encara e mergulha no livro, em sua estória. Indiferente de sua idade, se você não conseguir se identificar com algum personagem, melhor nem tentar ler, esse ou qualquer livro.
 
Claro que não, tem um pouco de violência, mas tirando isso, não há nada demais.

Se formos comparar com os dias que vivemos hoje...

Tolkien é historia de criança...

classificação Livre!

Preferia deixar meu filho lendo Tolkien e imaginando as batalhas épicas do que acompanhar a rotina diaria da TV (aberta) que convenhamos só passa tragédia.
 
eu acho que Tolkien é tipo Harry Potter: para crianças e adultos. Não acho que tenha uma idade para começar a ler Tolkien, até mesmo por retratar a fantasia.
 
Não acho que tenha classificação etária, mas não acho que crianças se interessem facilmente pelos livros. São grandes e bem datalhados e, tirando O Hobbit, não tem uma escrita infantil. Não pela história, essa encanta qualquer idade, mas pela escrita.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo