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Adolescente é encontrado morto dentro de colégio estadual ocupado

Ok, Ana. Eu entendo o desagrado com a reforma da educação por medida provisória. A recusa completa ao escola sem partido já me parece suspeita, como se tudo na proposta fosse um absurdo - entendo que a proposta tem um tópico bastante controverso (a escola não pode ensinar nada que seja contra os valores da família do aluno), mas chamar de afronta ou dizer que é uma mordaça? Acho besteira e discurso pronto. A crítica sobre a PEC é vazia, não tem nada ali que se tenha conteúdo - só repete que é um absurdo, pq temos que ter tudo o que está escrito na Constituição, como se fosse maná do céu.
 
só repete que é um absurdo, pq temos que ter tudo o que está escrito na Constituição, como se fosse maná do céu.
Maisein? se não precisa seguir, se não precisamos ter tudo que está escrito na Constituição, então pra que ela existe, pra que foi feita?
Porque é bacana ter?

Maior concentração de texto decorado que já ouvi, putz.
Tá ligada que essa sua também é uma frase decorada e repetida até a náusea, né? Dá pra ler isso aos montes nas internete, geralmente acompanhada de "foi bem doutrinada pelo pt"; "comunistazinha"; "aposto que nem sabe o que é pec, tá seguindo modinha falando merda" e argumentos desse naipe.
.
A garota tem 16 anos, tava fazendo um discurso, estava sendo porta voz de um grupo, é óbvio que ia ler algo que escreveu e que pessoas a ajudaram escrever, e que tudo tinha que ser concentrado em tópicos, assim são feitos os discursos em plenários, de presidentes e de políticos.
E afinal, pra vocês, como seria um discurso numa Assembleia Legislativa (onde é obrigatório seguir protocolo, ter decoro e aquelas coisas todas) sem leitura e texto decorado/ensaiado?
 
Façamos o seguinte: retiro o que disse, inclusive sobre falar que o discurso da menina foi uma chatice. Faço isso pq não estou bem informado o suficiente para o debate.
 
Gente com 16 a maioria aqui tava tentando perder o cabaço. A mina foi ótima sim. A gente tinha dificuldade em apresentar trabalho com cartolina na sala de aula, e ela conseguiu falar na frente de todos aqueles deputados, com câmeras e centenas de pessoas assistindo. Não me pareceu uma esquerdopata drogada que só quer saber de baderna, nas palavras do @fcm
 
O post original era uma resposta a um comentário anterior do Grimnir, como ele retirou o que disse vou editá-lo só para deixar alguns comentários sobre o projeto de lei escola sem partido (para quem não leu: http://www.camara.gov.br/sileg/integras/1317168.pdf)


3º. São vedadas, em sala de aula, a prática de doutrinação política e ideológica bem como a veiculação de conteúdos ou a realização de atividades que possam estar em conflito com as convicções religiosas ou morais dos pais ou responsáveis pelos estudantes

percebe o problema aqui? a escola não pode ensinar o que vai entrar em conflito com as convicções religiosas ou orais dos pais ou responsáveis pelos estudantes. para não focar só na questão da discussão política, pense na bosta que será se um grupo de pais resolver que hum, não pode evolução?

aliás, "grupo de pais". imagina se UM PAI resolver? que pena para o resto da turma que não tem pai criacionista, né.

outro problema: quem define o que é doutrinação política? eu já devo ter contado isso aqui (porque me chocou bastante), mas enfim, esse ano durante aula na faculdade, professora falando de vygostky, cita que ele foi influenciado por karl marx. nesse momento, aluno levanta a mão e questiona a professora sobre doutrinação. um adulto, veja bem, nem jovem adulto, adulto mesmo (como é comum nas turmas da noite). a professora cita a porra da influência do marx e o cara a acusa de doutrinação porque KARL MARX.

quer dizer, foda-se se o vygostky é fundamental* para o ensino da psicologia da educação. foda-se se antes dele foi falado sobre skinner, piaget e outros tantos que não tiveram influência de marx. não pode falar de vygostky porque os estudos dele surgiram no contexto que surgiram.

agora pega isso e transporta para o ensino básico. não é nem só pelo absurdo de um professor de história de repente ter que passar batido pelo ensino sobre revolução russa (porque dane-se que é parte da história, meu deus SOCIALISMOOOOOO), é só que dada a histeria no momento (amplamente instigada por bolsonaros da vida, diga-se de passagem - um dos mini bolsoblearghs propôs um projeto de lei que criminaliza o comunismo - incluindo aí a foice e o martelo :rofl: meudeus, que gente retardada), isso vai simplesmente tornar inviável o ensino de certas disciplinas em sala de aula. se eu levar um poema de um cara que tenha uma inclinação à esquerda é doutrinação, então quer dizer que só posso levar de um cara que tenha inclinação à direita? isso também não é doutrinação? "nhaaa, escolhe algo neutro". isso non ecxiste. porque apesar da caralhada de poemas que sequer passa perto de discussões políticas, galera vai na biografia do cara para justificar que o sujeito é comunista, esquerdista ou algo que o valha. capaz de hoje em dia chamarem até o castro alves de esquerdista, sei lá. e não é só o compasso político, né. é tipo a galera louca lá para censurar dalton trevisan e caio fernando abreu por pornografia e monteiro lobato por racismo. porque o clima é esse, de histeria. não há discussão, só há a conversa em nível de meme. e aí, como fica o ensino? não fica? dane-se humanas, vamos só ter aula de exatas e biológicas?

1º. As escolas confessionais e as particulares cujas práticas educativas sejam orientadas por concepções, princípios e valores morais, religiosos ou ideológicos, deverão obter dos pais ou responsáveis pelos estudantes, no ato da matrícula, autorização expressa para a veiculação de conteúdos identificados com os referidos princípios, valores e concepções

você bota teu filho numa escola de freiras católicas e aí cabe a você autorizar a veiculação de conteúdos identificados com referidos princípios, valores e concepções? WUUUUUUUT?

aí sobre os deveres do professor:

VI - não permitirá que os direitos assegurados nos itens anteriores sejam violados pela ação de terceiros, dentro da sala de aula.

porque né, não basta ter que podar o conteúdo, ainda tem que ficar de olho se não tem coleguinha comunistinha doutrinando aluno. :lol:


enfim, a menina foi hiperbólica no discurso ao falar em mordaça? foi. mas sem exagero não dá para chamar a atenção para as merdas que dominam a ideia central desse projeto de lei e que muita gente está aceitando sem entender de fato os desdobramentos em sala de aula.

___________________
* e é. tanto que mesmo durante a guerra fria estudavam vygotsky nos estados unidos, mas numa edição "limpa" de qualquer ideia marxista - edição traduzida aqui no brasil, usada como base por muitos psicólogos da educação até chegarem traduções mais modernas. quer dizer, a base dos estudos de vygostky aqui no brasil não vão além do que minha professora fez em sala de aula e dizer isso, que ele foi influenciado por marx.










(até joguei no pesquisar algumas palavras desse meu post porque tenho certeza que já falei disso aqui? anyway, é o tipo de questionamento que eu acho que vale a pena repetir)
 
diga-se de passagem - um dos mini bolsoblearghs propôs um projeto de lei que criminaliza o comunismo - incluindo aí a foice e o martelo :rofl: meudeus, que gente retardada),
Po, thor e as aventuras de billy e mandy vão ser crime?
Sem contar os documentos sobre agricultura antiga, carpintaria, etc...

Enfim, piadas a parte, creio sim que o professor deve se abster de influenciar os slunos a acreditarem nesse ou naquele conceito, independente do tema.

Mas, ao invés de excluir o conteúdo do ensino, o que deve ser feita é uma analise para que sejam apresentados às crianças todas as visões dos temas sem "puxar sardinha" pra uma ou outra, mas deixando bem claro que essas são as visões do tema que se tem hoje na humanidade e que não há um consenso de qual a correta. A partir disso, no que a criança vai escolher acteditar ou adotar como visão tem que partir dela, com auxilio dos pais.
 
Enfim, piadas a parte, creio sim que o professor deve se abster de influenciar os slunos a acreditarem nesse ou naquele conceito, independente do tema.

Mas, ao invés de excluir o conteúdo do ensino, o que deve ser feita é uma analise para que sejam apresentados às crianças todas as visões dos temas sem "puxar sardinha" pra uma ou outra, mas deixando bem claro que essas são as visões do tema que se tem hoje na humanidade e que não há um consenso de qual a correta. A partir disso, no que a criança vai escolher acteditar ou adotar como visão tem que partir dela, com auxilio dos pais.

Enxergo exatamente dessa forma, e pra mim, também parece bastante simples. Ao menos deveria ser simples. Mas...
 
Olha, @Seiko-chan, não sei se chamaria de simples.

Talvez o conceito seja simples, mas sua execução sem dúvida não é.

Primeiro tem a questão de definir o conteúdo de forma a não pender pra nenhum lado. No caso de religião, por exemplo, que eu acho até que deveria ser renomeado pata crenças, teríamos que dividir o conteúdo passando um resumo de todas as crenças religiosas existentes no brasil e, dependendo da série, do mundo.
E os professores deveriam se treinar para não falr de nenhuma de forma mais ou menos entusiasmada, para que suas crenças não transpareçam.

E, o que eu considero o mais difícil, se negarem a dizer pata as crianças qual a sua própria crença, se questionados. Porque sabemos que muitos alunos buscam nos professores uma bússola moral. Porém, ao meu ver, é exatamente isso que o professor não pode ser.

Por outro lado, não creio que as escolinhas dentro de igrejas onde os pais deixam seus filhos quando vão a missa ou culto devsm ser abrangidas por essa limitação. Pois não se trata de uma escola regular, mas de uma igreja para crianças.
 
O post original era uma resposta a um comentário anterior do Grimnir, como ele retirou o que disse vou editá-lo só para deixar alguns comentários sobre o projeto de lei escola sem partido (para quem não leu: http://www.camara.gov.br/sileg/integras/1317168.pdf)




percebe o problema aqui? a escola não pode ensinar o que vai entrar em conflito com as convicções religiosas ou orais dos pais ou responsáveis pelos estudantes. para não focar só na questão da discussão política, pense na bosta que será se um grupo de pais resolver que hum, não pode evolução?

aliás, "grupo de pais". imagina se UM PAI resolver? que pena para o resto da turma que não tem pai criacionista, né.

outro problema: quem define o que é doutrinação política? eu já devo ter contado isso aqui (porque me chocou bastante), mas enfim, esse ano durante aula na faculdade, professora falando de vygostky, cita que ele foi influenciado por karl marx. nesse momento, aluno levanta a mão e questiona a professora sobre doutrinação. um adulto, veja bem, nem jovem adulto, adulto mesmo (como é comum nas turmas da noite). a professora cita a porra da influência do marx e o cara a acusa de doutrinação porque KARL MARX.

quer dizer, foda-se se o vygostky é fundamental* para o ensino da psicologia da educação. foda-se se antes dele foi falado sobre skinner, piaget e outros tantos que não tiveram influência de marx. não pode falar de vygostky porque os estudos dele surgiram no contexto que surgiram.

agora pega isso e transporta para o ensino básico. não é nem só pelo absurdo de um professor de história de repente ter que passar batido pelo ensino sobre revolução russa (porque dane-se que é parte da história, meu deus SOCIALISMOOOOOO), é só que dada a histeria no momento (amplamente instigada por bolsonaros da vida, diga-se de passagem - um dos mini bolsoblearghs propôs um projeto de lei que criminaliza o comunismo - incluindo aí a foice e o martelo :rofl: meudeus, que gente retardada), isso vai simplesmente tornar inviável o ensino de certas disciplinas em sala de aula. se eu levar um poema de um cara que tenha uma inclinação à esquerda é doutrinação, então quer dizer que só posso levar de um cara que tenha inclinação à direita? isso também não é doutrinação? "nhaaa, escolhe algo neutro". isso non ecxiste. porque apesar da caralhada de poemas que sequer passa perto de discussões políticas, galera vai na biografia do cara para justificar que o sujeito é comunista, esquerdista ou algo que o valha. capaz de hoje em dia chamarem até o castro alves de esquerdista, sei lá. e não é só o compasso político, né. é tipo a galera louca lá para censurar dalton trevisan e caio fernando abreu por pornografia e monteiro lobato por racismo. porque o clima é esse, de histeria. não há discussão, só há a conversa em nível de meme. e aí, como fica o ensino? não fica? dane-se humanas, vamos só ter aula de exatas e biológicas?



você bota teu filho numa escola de freiras católicas e aí cabe a você autorizar a veiculação de conteúdos identificados com referidos princípios, valores e concepções? WUUUUUUUT?

aí sobre os deveres do professor:



porque né, não basta ter que podar o conteúdo, ainda tem que ficar de olho se não tem coleguinha comunistinha doutrinando aluno. :lol:


enfim, a menina foi hiperbólica no discurso ao falar em mordaça? foi. mas sem exagero não dá para chamar a atenção para as merdas que dominam a ideia central desse projeto de lei e que muita gente está aceitando sem entender de fato os desdobramentos em sala de aula.

___________________
* e é. tanto que mesmo durante a guerra fria estudavam vygotsky nos estados unidos, mas numa edição "limpa" de qualquer ideia marxista - edição traduzida aqui no brasil, usada como base por muitos psicólogos da educação até chegarem traduções mais modernas. quer dizer, a base dos estudos de vygostky aqui no brasil não vão além do que minha professora fez em sala de aula e dizer isso, que ele foi influenciado por marx.










(até joguei no pesquisar algumas palavras desse meu post porque tenho certeza que já falei disso aqui? anyway, é o tipo de questionamento que eu acho que vale a pena repetir)

E olha que esses debates eram comuns entre os historiadores das Revoluções Francesas e Inglesas que buscavam suas causas; econômica, social, burguesa, religiosa e política, e sem nunca chegarem a um consenso. Isso, lá na Europa através das escolas francesas, alemãs e inglesas; e na americana deste lado do atlântico. Aqui no Brasil, o ensino de História, além de ser depreciado, foi pendendo para o campo ideológico partidário-pseudo-pedagógico e tendo como resultado uma visão muito limitada e torta: se leu Marx, automaticamente vai descartar qualquer tipo de autor de viés burgues antiproletariado; se leu Adam Smith vai querer queimar qualquer autor comunista, esquerdista que queira dividir os seus lucros entre os vermelhinhos.
 
Posso te contar uma história?
Aqui perto, na cidade de Restinga, onde morei por 10 anos - há 5 moro em Patrocínio Paulista, que fica a 30km de lá mas meus pais lá ficaram - tem um assentamento do MST chamado Boa Sorte. Sim, eu já estive lá.
Era uma fazenda improdutiva, então ganharam a ação judicial de posse e todo mundo conseguiu seu lote de terra. Mais da metade dos assentados vendeu a sua parte e voltou a militar. Cerca de 1/3 dos assentados, somente, mantiveram seus lotes e os tornaram produtivos: conversando com eles, dizem "o que eu queria era terra, e eu já tenho. Esse povo [que vendeu os lotes] quer só baderna". Ouvimos isso da boca dos próprios assentados.

Receberam insumos, sementes, máquinas. Mais da metade, quase tudo, se perdeu por falta de uso. Pelo menos metade das ocorrências de desordem documentadas pela PM dentro do município são provocadas pelos tais "baderneiros", que furtam casas, consomem álcool e drogas, causam tumulto, ameaçam os moradores. Isso numa cidade de pouco mais de 6 mil habitantes. A população de Restinga assiste, resignada. Quando tem Festa de Peão (aqui no interior são eventos importantes, já que nunca acontece nada), o pessoal já sabe que "o povo da Boa Sorte vai 'subir' pra arrumar confusão".
Na Boa Sorte tem muita gente boa, honesta e trabalhadora, sim. Quem recebeu terra e mora lá é gente boa, leva uma vida difícil e ainda assim precisa dividir espaço com boca de fumo e traficante, sustentados pelo ócio. E viramexe os "baderneiros" (a maioria militante), que andam armados, se matam entre si por causa de discussão política. E, pasme, recebem visita de figurões de Brasília, e são recebidos lá por nomes de peso. Têm todo o perfil de organização criminosa, que pouco difere da milícia ou do tráfico. E eu estou te falando isso porque eu vi, convivi com isso por 10 anos e pelo menos 5 anos de gestão como servidora pública contratada.

Então, meu querido: acontece sim. Não generalize. Porque, repito, todo movimento social de cunho político tem seu gado, seu quinhão de manipulados que não precisa pensar, só fazer número.

Assentados não são todos os coitadinhos que muita gente acha que são, porque está cheio de bandidos misturados entre as pessoas boas que realmente querem uma vida melhor. E infelizmente quando isso acontece - bandido se misturar no meio de gente honesta - todo mundo ganha a má fama, porque estando em bando, todos os gatos são pardos. Tem médico corrupto? "Médico é tudo mercenário". Tem PM corrupto? "PM não presta". Tem bandido na favela? "Favelado é tudo bandido", e por aí vai. Taí minha birra com generalização e coletivismo. E desculpe o desabafo.

Bem, você bem disse que não é a maioria, mas como nosso nobre colega fcm faz questão de salientar, todo mundo é desonesto, só ele que está com toda a razão. pois todos conhecemos quem diz que é contra o MST por saber que conhece alguém que conhece alguém que sabe de tal coisa, assim como tem quem acha que o Bolsa Família deveria acabar porque conheceu alguém que ganha sem merecer.

Maisein? se não precisa seguir, se não precisamos ter tudo que está escrito na Constituição, então pra que ela existe, pra que foi feita?
Porque é bacana ter?


Tá ligada que essa sua também é uma frase decorada e repetida até a náusea, né? Dá pra ler isso aos montes nas internete, geralmente acompanhada de "foi bem doutrinada pelo pt"; "comunistazinha"; "aposto que nem sabe o que é pec, tá seguindo modinha falando merda" e argumentos desse naipe.
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A garota tem 16 anos, tava fazendo um discurso, estava sendo porta voz de um grupo, é óbvio que ia ler algo que escreveu e que pessoas a ajudaram escrever, e que tudo tinha que ser concentrado em tópicos, assim são feitos os discursos em plenários, de presidentes e de políticos.
E afinal, pra vocês, como seria um discurso numa Assembleia Legislativa (onde é obrigatório seguir protocolo, ter decoro e aquelas coisas todas) sem leitura e texto decorado/ensaiado?

Nossa, Clara!

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pois é. O discurso da Ana Júlia foi melhor que muito adulto que já vi palestrando ou dando aula. Ela estava emocionada, com uma platéia hostil e ainda teve lá o babaca que se doeu e deu chilique. Ótimas palavras as dela.
 
Última edição:
Aqui no Brasil, o ensino de História, além de ser depreciado, foi pendendo para o campo ideológico partidário-pseudo-pedagógico e tendo como resultado uma visão muito limitada e torta: se leu Marx, automaticamente vai descartar qualquer tipo de autor de viés burgues antiproletariado; se leu Adam Smith vai querer queimar qualquer autor comunista, esquerdista que queira dividir os seus lucros entre os vermelhinhos.
Engraçado que as coisas estão mesmo assim e isso já faz um tempo.
Recentemente, numa página do fb voltada mais pro estudo de História, colocaram a foto de um cara lendo "Manisfesto do PC" numa mesa do McDonalds e a legenda: "Comunismo, você está fazendo isso errado".
Eu até escrevi uma resposta lá questionando o porquê de ser "errado" já que o moço podia ser estudante de filosofia, história, ciências políticas ou simplesmente estar fazendo uma leitura informativa, pra poder discutir com propriedade caso necessite ou apenas pra conhecer um clássico, sei lá.
Aí a maioria entrou naquelas de dizer que eu estava com mimimi, que era só uma piada e blablabla.
Mas é engraçado, tenho a impressão de que essas pessoas não querem conhecer as coisas, não querem saber como é o "outro lado", até se for pra lutar contra, você está melhor armado se conhecer todas as ideias e nuances do inimigo.

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E a notícia de hoje:

Juiz autoriza técnicas de tortura usadas pela CIA para acabar com ocupação em escola
blog_decisao_luiz.png

Isolamento físico e privação de sono estavam entre as técnicas de interrogatório permitidas pela agência de inteligência dos EUA (CIA) para combater o terrorismo depois dos ataques de 11 de setembro de 2011. Em junho de 2015, o Senado americano votou pelo banimento da prática contra investigados, identificada e denunciada pela Organização Não-Governamental Human Rights Watch .

A fórmula, agora, foi autorizada por um juiz do Distrito Federal para forçar um grupo de estudantes a desocupar uma escola. Para acabar com a invasão de estudantes no colégio em Taguatinga, o juiz Alex Costa de Oliveira, da Vara da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça do Distrito Federal determinou corte de água e energia, isolamento físico e utilização de instrumentos sonoros para impedir o sono.

As técnicas, diz o juiz, servirão "como forma de auxiliar no convencimento à desocupação", a cargo da Polícia Militar.

Notícia completa aqui

O mais assustador é (muita) gente achando isso certo e normal. :eh:
 
São marcas de guerra híbrida. Hoje é muito difícil haver governo ou movimento que não use conhecimentos desenvolvidos em campos militares e agências de inteligência. (KGB, CIA, FBI), treinamento de guerrilha, etc...

As ocupações estão cheias de pessoas que estão insatisfeitas mas que não necessariamente se alinhem com partido igual a época em que o movimento passe livre reclamou que o Brasil inteiro estava roubando a bandeira deles. Mas como não há liderança que estabeleça agenda suprapartidária a imagem fica na mão de apenas um grupo e quem não se alinha serve de escudo.

No século 20 o envolvimento das agências era direto. Na Filadélfia um grupo terrorista chamado MOVE que se dizia de defesa dos negros se envolveu em um tiroteio muito sério com a polícia (eles sempre recebiam a polícia na bala). Então o comissário encomendou duas bombas feitas com C4 e mandou despejar de um helicóptero. 65 casas foram incendiadas. A fonte do explosivo veio do FBI. As operações de polícia só tendem a ficar mais perigosas e o problema de inteligência que qualquer hora dessas vai mandar malandro e inocente para o beleléu tudo junto.

https://en.wikipedia.org/wiki/MOVE
 
Nada muito além do normal.
Imóvel público ocupado indevidamente, e pior, por menores de idade. Muito melhor cortar água, luz e gás e usar técnica de "privação de sono" do que mandar 100 PMs dar borrachada na molecada.

É fato que a escola tem que ser desocupada. Tá atrapalhando aluno, tá atrapalhando profissionais, tá atrapalhando muita gente e, obviamente, o movimento não vai atingir - nem minimamente - o objetivo, que aliás, sequer é definido pelo grupo. Muito mais útil e inteligente seria ocupar um órgão do Estado como uma secretaria de educação ou acampar na porta dos prefeitos e governadores (o que, aliás, os que passaram no concurso da Polícia Civil fizeram para conseguirem ser nomeados e funcionou perfeitamente bem sem atrapalhar ninguém).

A verdade é que a própria ideia de menores de idade ocupando escolas e formando esse tipo de movimento já é errada. Qualquer grupo ou individuo que esteja influenciando eles, nesse caso, deve encarar processo de aliciação de menores.

Além disso, alguém aqui já viu o estado que fica um colégio desse no pós-ocupação?
 
Aí a maioria entrou naquelas de dizer que eu estava com mimimi, que era só uma piada e blablabla.
Mas é engraçado, tenho a impressão de que essas pessoas não querem conhecer as coisas, não querem saber como é o "outro lado", até se for pra lutar contra, você está melhor armado se conhecer todas as ideias e nuances do inimigo.

Sempre tem esses. Legal é só assistir uma aula de economia que o professor cita o nome ou alguma ideia de Marx e ninguém chia, mas pra algumas pessoas só em citar você está fazendo doutrinação marxista. Esse povo é doente. Não sei que fetiche é esse que essas pessoas têm com Marx. Pode ser citado qualquer um, menos Marx.
 

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