• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

A vida dos Hobbits na prática

Mûrazor

Jogando CS com um
Gostaria de abrir uma discurção á respeito da vida dos hobbits do Condado e em Hobbiton.Em que se baseava a economia do Condado?...nos livros parece que todos só dormem,fazem seu ''desesjum'',ficam na porta fumando cachimbo,comem...:roll:
Bilbo e Frodo sobreviviam do tesouro da aventura de Smaug ???:think:
Qual era a profissão mais comum na Vila dos Hobbits ?:think:
 
Não há registros, que eu me lembre, de qualquer moeda hobbit ser citada, apesar disso, os hobbits sem dúvida possuíam "empregos", afinal, podemos citar Sam, que era jardineiro, e a produção de Erva-de-Fumo.
A economia hobbit era de base agrícola, as "fazendas" possuiam em sua maioria variedade de produtos cultivados. Leia o Cap. Atalho para os Cogumelos (SdA - SdA) para informações e referências.
 
Olha eu realmente estou sem tempo de voltar as páginas do Hobbit e principalmente do SdA para encontrar trechos a citar aqui que comprovem a ideia de vida hobbit que ficou na minha cabeça do tempo (e faz tempo) em que li os livros pela última vez.
Mas enfim, penso que a vida no Condado, a economia deste, era como a vida em qualquer pequena vila como imaginamos. Haviam os comerciantes, aqueles que tinham suas pequenas produções agrícolas, os donos de bares, os jardineiros como Sam, coisas normais que uma pequena vila "autosuficiente" precisa, suas demandas e tal.
Quanto ao dinheiro de Bilbo e Frodo eles viviam de tesouros do Bilbo, que eram um grande mistério na vila, não se sabe exatamente de onde vieram, mas algo relacionado as suas viagens, ou não, nem se sabe quanto ele tinha. Mas se não me engano ele era dono de uma grande parte do Condado, poderia ter alguma outra fonte de renda, mas não trabalhavam.
No mais, o que me lembro é isso, que alguém me corrija, cite trechos que comprovem o que eu digo ou me contradiga totalmente! =D


P.s. é bom estar aqui e de volta outra vez! =P
 
Mûrazor, tentarei explicar [pelo que entendi do que li nas obras de Tolkien] alguns dos seus quesionamentos.

Sim, a vida no Condado é realmente muito simples.. dormir, comer, cuidar da casa, comer, fumar, comer, e depois comer outra vez...
A Economia imagino que funcione como a vida deles, bem devagar.. nada de grandes e ricos empresários.
nada maior do que uma estalagem, eu diria. um moinho ou uma plantação.. e nisso rodava a economia.
Exceto para Frodo e Sam, que viveram, sim, do Tesouro de Smaug. Nenhum dos dois trabalha, e o tesouro durou até que eles dois foram embora pelo mar (Sam ficou com o "pouco" que sobrou do ouro).
e acho que as profissões comuns eram as mais simples, como Moleiro ou Jardineiro.

espero ter ajudado.
 
Mûrazor, tentarei explicar [pelo que entendi do que li nas obras de Tolkien] alguns dos seus quesionamentos.

Sim, a vida no Condado é realmente muito simples.. dormir, comer, cuidar da casa, comer, fumar, comer, e depois comer outra vez...
A Economia imagino que funcione como a vida deles, bem devagar.. nada de grandes e ricos empresários.
nada maior do que uma estalagem, eu diria. um moinho ou uma plantação.. e nisso rodava a economia.
Exceto para Frodo e Sam, que viveram, sim, do Tesouro de Smaug. Nenhum dos dois trabalha, e o tesouro durou até que eles dois foram embora pelo mar (Sam ficou com o "pouco" que sobrou do ouro).
e acho que as profissões comuns eram as mais simples, como Moleiro ou Jardineiro.

espero ter ajudado.

Muito bom, Parthadan.

Mas ainda não sabemos se havia uma moeda corrente no Condado, eu nunca li sobre nada do tipo e nem parei para pensar. Ou será que a forma de adquirir novos artigos era na troca, á forma antiga? Muito provavel...
As plantações, imagino, ocupava o topo das maiores profissões.
 
A vida e economia dos hobbits é uma típica vida de um povo inglês do interior, ou podemos nos remeter a vida do interior do povo brasileiro, como uma pacata cidade do interior do Estado de Minas Gerais.

Como disseram acima, haviam atividades de praxe como comer muito e em várias partes do dia (sagrado), a família, a prosa, o fumar o caximbo, o olhar de soslaio para algun visitante inusitado e consequetemente os cométários aparecerem.

Hobbits plantavam, colhiam, moíam os produtos, criavam animais e em muitas vilas do Condado, haviam comércio, mas não como uma moeda única e oficial. Quando leio o hobbit, mas principalmente a Sociedade do Anel, dá a entender de que haviam duas maneiras das trocas: O Fumo, principalmente da Quarta Sul abastecia praticamente todas as regiões de Eriador, era uma "fama" o tal fjumo, sucesso em Bri, e muitos homens do sul usavam o mesmo, a exemplo do sulista vesgo que administrava os negócios de Saruman no Norte. Possivelmente os hobbits ganhavam alguma moeda de prata ou de ouro em troca do fumo. Mas não era uma moeda oficial de algum lugar fixo, simplismente o valor em si do ouro ou prata.

Uma prática bem interessante era o escambo entre os hobbits. Quando se lê, dá a entender tal prática (assim eu vejo), ou seja, as trocas de mercadoria. Se um precisava de milho e o outro de batatas, havia a devida troca.
 
A vida e economia dos hobbits é uma típica vida de um povo inglês do interior, ou podemos nos remeter a vida do interior do povo brasileiro, como uma pacata cidade do interior do Estado de Minas Gerais.

Uma prática bem interessante era o escambo entre os hobbits. Quando se lê, dá a entender tal prática (assim eu vejo), ou seja, as trocas de mercadoria. Se um precisava de milho e o outro de batatas, havia a devida troca.

Sim, se havia o Escambo é porque possivelmente não possuiam uma moeda. Penso na "economia" Hobbit como algo agrário, visando a auto-subsistência, os excedentes produzidos eram trocados por algo de igual valor. Eram um povo pacato, e portanto não deveriam haver grandes empresários e mercadores. Estes são famosos pela sua Erva-de-Fumo, que possivelmente era o único produto que exportavam.

Talvez isso se de pelo fato de não se importarem com o que acontece mundo afora, logo, pois, preverem viver isolados em sua terra.
 
A pratica de agricultura de subsistencia deveria ser muito comum, uma vez que todos os hobbits(ou a maioria) tinham boas terras onde podiam cultivar e criar alguns animais. A troca de mercadorias tambem poderia ser muito utilizada, pois nao acho que eles eram egoistas a ponto de nao ceder algo que produziam para alguem que precisava ou queria.
Eles comiam e fumavam durante boa parte do dia, festeiros... nao tinha outro povo da TM que chegasse perto do nivel de animaçao e alegria dos hobbits.
 
Muito bom, Parthadan.

Mas ainda não sabemos se havia uma moeda corrente no Condado, eu nunca li sobre nada do tipo e nem parei para pensar. Ou será que a forma de adquirir novos artigos era na troca, á forma antiga? Muito provavel...
As plantações, imagino, ocupava o topo das maiores profissões.

sim Gra, imagino que seriam trocas simples, como o Llagduf mesmo disse

Lagduf disse:
um precisava de milho e o outro de batatas, havia a devida troca.

troca de mercadorias mesmo.. e talvez até por isso o ourio de Bilbo durou tanto tempo, o valor do ouro, provavelmente raríssimo naquela região [não consigo imaginar hobbits mineradores], deveria ser bem alto.
 
Então provavelmente todos os hobbits tinham contas nos bares (não se diz bares, como se diz?). Pois eles não iriam cada vez com as mercadorias para a troca por uma cerveja :think:
 
Então provavelmente todos os hobbits tinham contas nos bares (não se diz bares, como se diz?). Pois eles não iriam cada vez com as mercadorias para a troca por uma cerveja :think:

Sim, acho que os moradores locais, pelo menos, teriam "contas" nas estalagens (se diz estalagens :lol:), eles não andariam por aih com um saco de batatas, ou um pacote de trigo moído para pagar suas cervejas.

:cerva::cerva:

E os viajantes provavelmente pagavam com ouro.
 
Um modo de vida provinciano, baseado na troca de mercadorias.
Os hobbits e seu modo de vida, já tão discutidos por aqui, não faziam muita questão de contato com os "homens grandes" e outros povos da TM.
Eles se auto-bastavam, digamos assim: as profissões vinham de família (se seu pai era ferreiro, vc provavelmente o seria, para substituí-lo), assim como a riqueza e os imóveis e terras.
Bilbo vinha de uma família abastada antes mesmo da aventura com os anões e com Gandalf, e do montante que ganhou com a derrota de Smaug.
Sam era de família mais humilde, mas nem por isso eram miseráveis.
Existiam esses clãs e sub-divisões de classe, mas todos conviviam e viviam bem, sempre com comida, artefatos e vestimentas produzidos alí mesmo, no Condado.
Acho que o pouco comércio que faziam era com Bree, no que diz respeito à cerveja e ao fumo, já que em Bree também viviam alguns hobbits.
Uma comunidade alternativa, talvez.
Mas feliz.
Meu sonho é viver como um hobbit um dia.
 
Concordo com vocês,tinham uma vida pacata e alegre.Sempre esperando visitas,com muitos ''comes e bebes'' para servir.Um povo feliz,que dá valor as pequenas coisas.Concordo com a Sindar...deve ser extremamente prazeroso viver como um hobbit :obiggraz:
 
É, tb acho que as atividades eram ligadas às plantações.
Tudo bem que eles trabalhavam, mas que eram bem festeiros, isso eram!
Tb tive a impressão, pelo livro, de que eles tinham uma vida boa...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo