1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

A verdadeira musica que representa Tolkien

Tópico em 'E os Bardos Cantam...' iniciado por Johnnie Walker_theOld, 9 Jun 2004.

  1. Vou contrariar meio mundo, mas presiso confessar.
    Na minha opnião a verdadeira musica para representar tolkien é a clássica. O rock, com guitarras distorcidas, baixos, bateria e etc... foge do tema!
    Eu toco bateira e violino, e confesso que sem duvidas o violino está para tolkien assim como a bateria está para o rock. Porque?
    O periodo do trovadorismo, onde a poesia e musica estavam juntos, era composto por instrumentos de cordas e sopro ( dão uma ouvida em Greensleaves e veja se vc não imagina o condado com esta musica) como tolkien é um periodo semi-medieval e cheio de poesias, a musica presisaria seguir o conceito trovador, assmi foi com o filme de Peter Jackson, um rock ficaria no minimo, distoado e disforme do tema...

    Está é minha visão.... :obiggraz:
     
  2. Thais Tûk

    Thais Tûk (avulsa)

    Concordo em grande parte, mas também não posso negar que adoro associar partes do Sillmarilion, por exemplo, a músicas bem mais pesadas.
     
  3. Beriadar

    Beriadar And I will see it all before

    Eu concordo com vcs qdo falam q clássiko, violino etc combina mais :P

    Entretanto tem alguns lances ... acho q o q "meio mundo" diz qdo falam q rock pesado combina com Tolkien ñ é exatamente isso. Guitarra, bateria, nada a ver, realmente ... O q combina são as frases, a harmonia d bandas como o Blind Guardian, Drakkar y até o Rhapsody executam, as quais caracterizam bem o estilo épico-medieval além das bandas q têm influência d música celta (essas então, sem comentários, combinam muito mais).

    Acho q é muito mais uma questão d estilo, [color="yellow]escalas[/color] e harmonia do q propriamente o timbre dos instrumentos y a essência q eles transmitem. :roll: :roll:
     
  4. Fëaruin Alcarintur ¥

    Fëaruin Alcarintur ¥ Alto-rei de Alcarost

    Isso é relativo; o violino é um instrumento que foi surgir lá pelo século XVIII; assim sendo, se a gente considerar instrumentos medievais, não teríamos mais que alguns clarins, tambores, flautas, alaúdes e harpas.

    Mas eu concordo que o clássico é bem mais ligado a Tolkien; mas existem músicas medievais mesmo que são bem propícias ao tema tolkieniano.

    Mas vale lembrar que esse tipo de música pode ser explorado, e muito bem, com uma guitarra elétrica, por exemplo. O mesmo tema que um violino ou uma flauta executa pode ser executado com uma guitarra elétrica com igual (ou muitas vezes até superior) beleza; tudo depende da perícia do músico. Já cansei de ouvir Bach, Mozart, Pachelbel e Villa-lobos tocados em guitarras elétricas sem perder nada de seu sublime primordial.
     
  5. Passolargo

    Passolargo Your face warped in pain...

    Eu penso que em determinadas partes dos contos, o clássico é mais adequado; tal como passagens tranquilas.
    Mas eu não consigo imaginar, por exemplo: Fëanor contra os Balrogs e/ou Fingolfin contra Morgoth com músicas desse estilo como fundo; não posso evitar de lembrar Nightfall nesses trechos.
     
  6. Beriadar

    Beriadar And I will see it all before

    Não .. as músicas do Blind combinam todas, principalmente as do Nightfall, pois dão um clima perfeito de suspense, y até pq eles misturam todas essas coisas (frases, flautas, distorções, arranjos afiados, corais ... ).

    Se tem alguma verdadeira músika q representa Tolkien, ñ consigo imaginar nenhuma melhor ...
     
  7. Mi6

    Mi6 HMS

    Nao entra na minha cabeça que musicas no estilo Blind Guardian, Rhapsody, etc combinem com Tolkien, mesmo eu sendo simpatizante do genero. Por mais que a tematica tenha relaçao com os livros, acho que ouvir o som de uma guitarra eletrica quebra o clima antigo dos temas tolkianos.
    Acho que que dificil definir uma musica que represente Tolkien. Eh uma coisa mais pessoal.
     
  8. Beriadar

    Beriadar And I will see it all before

    A guitarra pode kebrar o clima "antigo", mas acho q ao mesmo tempo ela dá o "teor" d suspense.

    Rhapsody eu tb acho q ñ tem nada a ver pq é muito "hollywoodiano"!! piegas ;;; mas Blind Guardian, ñ sei, parece q há gritos d guerras, canções bonitas, parece os exércitos da saga empunhando suas espadas y a voz do Hensi y as frases da harmonia transparecem a alma das personagens. :wink:
     
  9. Mi6

    Mi6 HMS

    Eh sobre isso que eu falava. Voce pode sentir isso, no entanto eu nao consigo. Acho que eh tudo muito pessoal.
     
  10. BLIND WIZARD

    BLIND WIZARD Ice Ice Baby

    As musicas do Blind Guardian combinam com Tolkien, assim como a classica. Você não olha se lá existia ou não o instrumento, mas o que a música passa. Não só a letra , mas todo conjunto, que concegue passar desde a fúria à melancolia, dos atos heroicos às batalhas, na medida certa. Assim é como eu vejo, mas é claro que varia de pessoa para pessoa.
     
  11. Phairanum

    Phairanum Nem tudo que é ouro fulgura...

    Tolkien [influencia] Rock (melódico)
    e não
    Rock (melódico) [influencia] Tolkien
    Por isso curto rock pois me faz lembrar de Tolkien, mas acho que o próprio gostaria mais de Clássico...
     
  12. Fenris

    Fenris Usuário

    Eu concordo com vc!
    Eu acho que as músicas que representam tolkien é a "Into the west" e a da Enya tema da Sociedade do Anél (eu não sei o nome)
     
  13. Beriadar

    Beriadar And I will see it all before

    Ñ me sinto ofendido d modo algum!! Só acho q estamos tentando falar d um estilo q represente bem Tolkien, y acho q Blind Guardian, por exemplo, reflete bem o estilo da época na qual a saga "imita", a era medieval ....
    Pode-se dizer q tirando um ou outro elemento mais pesado, as canções do Blind são "cópias" fiéis às da Idade Média. Isso ninguém pode negar.
     
  14. Anakruss

    Anakruss Usuário

    Na minha opinão é 100% Enya.
    posso não entender nada do que ela canta, mas quando eu a ouço, eu sei muito bem pra onde aquelas melodias me levam... 8-)
     
  15. Isso é porque a gente associa o tempo da obra de Tolkien com o trovadorismo,medieval,renascentista,barroco,clássico,etc.Eu adoro esse tipo de música e concordo com vc que dá certo com a obra do Mestre.
    Mas num eh por nada não, eu não dispenso um bom Nightfall in Middle Earth nem uma Bard's song do Blind Guardian... :P
     
  16. Rauko

    Rauko Usuário

    de fato, se os filmes do SDA tivessem uma trilha sonora metal isso compremeteria completamente o clima que o filme deseja passar. Mas isso não prova nem compromete a qualidade do "Metal Tolkieniano"... basta assistir o clip da música "The Lord of The Rings" do Blind Guardian, e feito por fans usando cenas do filme. Eles conseguem criar um clima perfeito e harmonia entre som e imagem usando uma música do Blind.
     
  17. Cacau

    Cacau Usuário

    Concordo com vc, além disso, músicas de metal não são necessariamente pesadas, inclusive muitas tem vários elementos da música clássica. Aí vai muito do momento, os mais calmos se encaixariam mais em new age, clássica, já nas guerras combinaria mais o metal melódico.
     
  18. #ElaNoR#

    #ElaNoR# Usuário

    Alguem ai se lembra das aulas de alguma aula de portugues?? bom..eu me lembro muito bem de quando estava aprendendo trovadorismo..(a unica materia que consegui entender e memorizar) por ter a associado com o senhor dos aneis..(mais especificamente o filme...) nao sei, mas, eu me lembrava das cantigas que o hobbits faziam, jah que gostavm tanto de festas. Entao eu imaginava flautas, harpas e tambores, que sao mais para o estilo classico do que para o rock...mas..imagine as batalhes ao som de harpas??? nao dah...por isso eles tem que saber que tipo de musica usar em cada parte...(tipo num filme de suspense em que ha momentos em que vc gruda na cadeira mais pela musica do que pela cena propriamente dita...)
     
  19. Burzum

    Burzum Usuário

    A música que combina com Tolkien é aquela que foi feita inspirada em sua maravilhosa obra. Se a música for inspirada na mitologia, não importa se vai ser tocada em um violino ou em uma guitarra. De qualquer forma ela ficará linda e terá tudo a ver com o grande escritor.
     
  20. Imrahil de Dol Amroth

    Imrahil de Dol Amroth Encantador de Vagalumes

    Grande comentário...


    Fëaurin, o violino existe desde o século 15, só que era chamado Gife, era muito comum na Europa Central.

    Eu acho que na hora de caracterizar um filme, o mais importante não é uma música que realmente tenha a ver, mas que combine com a passagem. Falo isso com o coração cortado pq eu amo BG, ams os filmes são feitos para ser vendidos, por isso a gente escuta Beyoncë na maioria dos filmes que são lançados.

    Existem compositores perfeitos, como John Willians, de Star Wars, que criam músicas perfeitas para filmes. Eu realmente não curti muito o tema de Senhor dos Anéis, achei que ficou muito sombrio e pouco "aventuresco". Deu mais ainda um tom triste no filme.

    Realmente, a música que caracteriza Tolkien é a clássica. Mas não a clássica arcaica, nem tambores e flautins, acho que a do período Renascentista, talvez. è claro que se a gente fizesse uma associação de Bardos Tolkienianos com violas, flautas e um cello ia ficar lindo, a gente talvez podia chegar perto da essência, pq na verdade, inspiração é tudo. :mrgreen:
     

Compartilhar