• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

A Sociedade na porta de Moria. Livro x Filme

Eferos Masopias

Senhor dos Pastéis
Olá pessoal. Estou relendo os livros, e sempre me assusto com o quanto o filme me influenciou. Antes de mais nada, quero dizer que considero canônico só a literatura, então pra mim aconteceu como Tolkien escreveu. Mas gosto muitos dos filmes, dos seis.

Várias vezes na leitura percebo quantas diferenças existem entre as duas obras. Por exemplo, nas portas de Moria, foi Boromir que jogou pedras na água, e não os hobbits. No filme eles parecem mais infantis de modo geral, do que no livro, e PJ deve ter achado mais legal mostrar eles fazendo criancices, como jogar pedra na água. É mais raro ver adultos fazer isso (claro que eles também fazem). No livro, Boromir lançou a pedra como gesto de desgosto pelo local: "Como eu odeio esse lago nojento", disse ele, antes de lançar a pedra.

Não foi Frodo quem adivinhou a palavra secreta, fora o próprio Gandalf. E por que ele demorou, se parece um enigma tão simples? No filme não dá pra saber, mas o livro deixa claro que a porta foi feita em dias de mais amizade e menos desconfiança. Bastaria que quem viesse de Eregion falasse a palavra "Mellon" para entrar.

Nos dias da Sociedade, todos queriam se proteger, e uma porta que pudesse abrir com essa facilidade era impensável para Gandalf. Por isso ele ficou buscando senhas elaboradas.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.494,79
Termina em:
Back
Topo