• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

A Segunda música dos Ainur, o que ela prevê?

Seria algo como "eu te criei, eu te dou a capacidade de escolha, mas eu já sei o que você vai escolher, porque eu criei sua personalidade e sei de tudo o que se passa na sua cabeça, seja essa esolha boa ou ruim, mas ela é necessária pros meus planos darem certo"

Eu acredido que seja mais ou menos isso... Eru deu o direito de escolha, mas sabia o que cada um iria fazer, pois era sábio e conhecia seus filhos. mas eles não eram bonequinhos nas mãos de Eru, sendo que ele não controlava seus filhos, obviamente...

A discussão é bastante interessante, mas alguns levam Eru como sendo idêntico ao Deus Cristão... e não é bem assim... deve-se levar em conta a obra, não o que conhecemos como Deus :grinlove:
 
Eu acredido que seja mais ou menos isso... Eru deu o direito de escolha, mas sabia o que cada um iria fazer, pois era sábio e conhecia seus filhos. mas eles não eram bonequinhos nas mãos de Eru, sendo que ele não controlava seus filhos, obviamente...

Eu acho q isso fica claro na obra, no ainundale fica claro q Eru sabia o q Melkor iria fazer mas não eh logico q Eru tenha mandado ele fazer aquilo.
 
Eu acho q isso fica claro na obra, no ainundale fica claro q Eru sabia o q Melkor iria fazer mas não eh logico q Eru tenha mandado ele fazer aquilo.
No Ainulindalë fica claro que Eru sabia das intenções de Melkor, pois o conhecia... era o mais poderoso e isso o fez pensar que poderia subjulgar os outros... Uma pena... se não fosse pelo seu orgulho, não teria se rebaixado tanto em poder e sabedoria... :tsc:
 
Eu não concordo que Eru planeje as ações dos filhos e ainur, acho que é diferente. Acho que tudo se adeqüa a vontade de Eru porque nada está além dele. Assim Melkor ia contra a vontade de Eru, mas seus atos por fim se juntavam aos planejados por Eru. De outra forma, Melkor não seria diferente de Manwe.
 
Sim, Ringil. Mas eu comentei o post do Riff... Eru não controlava a vida dos filhos, como eu já havia dito várias vezes em comentários anteriores... Eru simplesmente "deduzia com sabedoria", creio eu... Pois era sábio e conhecia seus filhos...
 
Não, Senhor do Alento de Arda, vc não é demente(por que se for eu sou tb, ja que concordo com tudo q vc disse)
E acho também que Ringil e Riff estao certos 100%
:clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:
 
Nâo falei que eu era demente pelo que eu havia dito hehehe... eh que eu pensei que o nosso amigo Ringil comentava meu post.. mas não era hehehe... mais metido que eu não tem né? hehehehe...tb... adoro discussões :roll:
 
Eu não quis dizer que Eru controlava a vida de seus filhos, porque se fosse assim ele não daria o livre-arbítrio a eles. Eru sabia das escolhas sim, porque elas faziam parte de seus planos, mas isso não é controlar do meu ponto vista... controlar seria se Eru dissesse a seus filhos (ou mandasse mesmo) o que fazer, sem dar a eles opção de escolha. Mas eles sempre tiveram essa opção, e sempre terão. Agora, podem pensar asim "ah, mas então tanto faz se a escolha fosse boa ou má, seria o plano de Eru". Eu digo que sim, pois acredito que nos planos de Eru "há males que vem para o bem". Ou seja, sómente com a desfiguração de Arda por Melkor, é que poderia existir a Arda curada no fim.
 
Eu abri um tópico falando do Melkor e dos desígnios de Ilúvatar... o que eu acho é o seguinte: TUDO está dentro dos desígnios de Ilúvatar, todas as tuas ações, teus pensamentos. Mas isso em nada influencia no teu livre arbítrio, porque não foi Ilúvatar quem te fez fazer as coisas que tu faz.

Como Ele é o criador, ele te conhece tão bem que sabe cada passo que tu vai querer dar na vida. E isso ainda (num sentido mais viajante) pode estar ligado a uma predestinação (Frodo ser o Portador do Anel, Aragorn reinvidicar o trono de Gondor, Neo destruir a Matrix - opa, esse não! :lol: ), pois no momento que Ilúvatar te criou, ele te conheceu, e soube de todas as vicissitudes da tua vida, e, assim, tu entra, de uma forma ou de outra, seja para o bem ou para o mal, nos desígnios Dele.
 
Assim pode ser. Ele sabe o que as pessoas vão fazer, mas mesmo assim não intervem, para não tirar o livre arbitrio
 
Como Ele é o criador, ele te conhece tão bem que sabe cada passo que tu vai querer dar na vida.

Exatamente isso... Eru conhece a sua criação, por isso sabe o que ela vai fazer... Mas o destino FINAL será o mesmo, não pode ser mudado... E isso ele quer dizer que TUDO faz parte do seu desígno e que têm Ele mesmo como fonte mais remota...
 
tu entra, de uma forma ou de outra, seja para o bem ou para o mal, nos desígnios Dele.

Não tem como entrar nos designios de Iluvatar para o mal, tdo contribui para a gloria da obra dele 8-)
 
Sim, isso é posto claramente no Ainulindalë, quanto
Tolkien disse:
E Ilúvatar falou a Ulmo e disse:Não vês como aqui, neste pequeno reino, nas Profundezas do Tempo, Melkor atacou tua província?Ele ocupou o pensamento com um frio severo e implacável ,mas não destruiu a beleza de tuas fontes, nem de teus lagos cristalinos.Contempla a neve, e o belo trabalho da geada! Melkor criou calores e fogo sem limites, e não conseguiu secar teu desejo nem sufocar de todo a música dos mares. Admira então a altura e a glória das nuvens, e das névoas em permanente permutação; ouve a chuva cair sobre a Terra! E nessas nuvens, tu és levado mais para perto de Manwë,teu amigo, a quem amas.
Respondeu então Ulmo: - Na verdade a Água tornou-se agora mais bela do que meu coração imaginava. Meu pensamento secreto não havia concebido o floco de neve, nem em toda a minha música estava contida a chuva que cai. Procurarei Manwë para que ele e eu possamos criar melodias eternamente para teu prazer!(...)
E tem outra parte que eles falam que "nada pode ser feito que não estivesse contido nos desígnios de Ilúvatar"
prova que eu estava errado quando disse que "a traição de Melkor ofuscou os desígnios de Ilúvatar" :wink:
 
Riff disse:
tu entra, de uma forma ou de outra, seja para o bem ou para o mal, nos desígnios Dele.

Não tem como entrar nos designios de Iluvatar para o mal, tdo contribui para a gloria da obra dele 8-)

Desculpa, eu me expressei mal. Eu quis dizer "seja para fazer o bem ou para fazer o mal".
 
Pois é, até mesmo todo o mal que Morgoth fez só contribui para a Glória da obra de Eru
 
A partir de agora, por motivos pessoais(ou seja, td mundo jah sabe) vou evitar postar msgs como "Concordo"só qdo eu nao ccrdar é q eu posto, ok?
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo