1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

A Segunda música dos Ainur, o que ela prevê?

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Lord Meneltar, 12 Jul 2003.

  1. Lord Meneltar

    Lord Meneltar Argerich

    N'O Silmarillion, é dito que ao final dos tempos, os Ainur criariam uma música mais bela do que a primeira.
    E aí, o que essa música prevê?ou ela pós-vê?
     
  2. Riff

    Riff Usuário

    Ela vai curar a desfiguração de Arda q Melkor fez e vão tdos ser felizes e tranquilos numa Arda perfeita, sem distinçaõ entre bons e maus( q creio eu virarão fumacinha)
     
  3. Tilion

    Tilion Administrador

    A cura de Arda Desfigurada será realizada pelo próprio Eru.

    Nessa nova música, Ainur e todos os Filhos de Ilúvatar terão seu papel na "construção" de uma nova Arda, mas a cura em si não será realizada por eles. :wink:
     
  4. Lord Meneltar

    Lord Meneltar Argerich

    vcs axam?
    eu acho q naum.........
    eu acho q eles vao destruir e reconstruir arda, mas dessa vez ela vai seguir os desígnios de ilúvatar :lily:
     
  5. Elendil- O Alto

    Elendil- O Alto Usuário

    Pow... Hum, eh uma boa pergunta... eu realmente naum sei... quem souber de verdade, me manda uma msg... :D
     
  6. Goba

    Goba luszt

    Não tem muito como ter achismos aqui. Está escrito que seria a construção de Arda "Curada". E a primeira Arda também foi construída aos desígnios de Eru, Ilúvatar então ficou contraditório o que você disse. :? :obiggraz:
     
  7. Lord Meneltar

    Lord Meneltar Argerich

    mas os desígnios de ilúvatar foram ofuscados pelo traição de melkor.

    [/quote bruno disse]
    ficou contraditório o que você disse.
    [/quote]
    seria uma arda plena!
    :wink:
     
  8. Tilion

    Tilion Administrador

    Os desígnios de Ilúvatar não foram ofuscados pela "traição" de Melkor porque esta também estaria prevista dentro do seu "plano maior", e faria-se necessária para a realização do mesmo.
     
  9. Lord Meneltar

    Lord Meneltar Argerich

    vc acha :o?:
    eu tenho lá minhas dúvidas...... :think:
     
  10. Tilion

    Tilion Administrador

    Leia com calma o Ainulindalë que tu perceberá isso.

    Não aguento mais colar aqui as partes relevantes, uma vez que isso já foi feito inúmeras vezes, e mesmo assim as pessoas continuam a discordar do que o próprio Tolkien escreveu. :osigh:

    Se é pra ficar no "achismo", enquanto existe material que elucida as questões, a discussão se torna vã. :tsc:
     
  11. manwe-sulimo

    manwe-sulimo Usuário

    Salve, Tilion!

    Bom, vc está falando do fato de que TUDO provém de Eru, seja pela fonte mais remota, não é mesmo? Embora isso, o livre-arbítrio dado aos seus "filhos" faz com que Eru não sabia, precisamente, o que um ou outro irão fazer, é isso? Pois veja bem, se Eru soubesse de tudo, a Terra-Média seria mais um Matrix e o próprio Eru seria falso e mentiroso, contrariando o que Tolkien disse sobre Eru, que ele era puramente BOM...

    Só comentei isso pra galera não fazer confusão hehehe... :mrgreen:
     
  12. Ivan

    Ivan Vai passar do joelho

    Eru sabia de tudo que fariam pois Eru é onisciente. E apesar de haver o livre-arbítrio, nada pode escapar ao desígnio de Ilúvatar.
     
  13. manwe-sulimo

    manwe-sulimo Usuário

    Escapar do desígnio de Ilúvatar não tem nada a ver com o fato de Eru não saber o que cada um iria fazer.. Veja bem, Eru sabia precisamente pois conhecia bem seus filhos. Mas não é DELE que vem as opções no livre-arbítrio. Eru não predestinava cada um à seguir um caminho... Ele dava a portunidade de escolha... Embora o destino final das raças já esteja traçado...
     
  14. Ivan

    Ivan Vai passar do joelho

    Sendo que foi Eru quem criou cada filho, é dele que vem as escolhas.
     
  15. Riff

    Riff Usuário

    Não, Eru não comandava os filhos, ele deixava-os escolher, só q Eru sabia o q kda um ia fazer, mas não comandava isso.
     
  16. Goba

    Goba luszt

    Eu não me lembro onde li, porém vi que o livre-arbitro que Eru deu aos seres de Arda funcionava de acordo com que queria Eru. Todos os seres podiam fazer o que quisessem, porém no final o resultado seria o já predestinado por Eru.

    Como um exemplo que eu penso muito cabível vou usar um exemplo d'O Senhor dos Anéis. Vejam que não importa se Gollum escolhesse trair Frodo e Sam antes, ele acabaria levando ambos para a Montanha da Perdição. É imútavel que ele tinha um destino certo e já pré-definido, porém a personalidade dele levou-o a tomar tais decisões mais cedo ou mais tarde. Mas o destino final seria o mesmo, a destruição do Anel pelas suas próprias mãos.
     
  17. Ivan

    Ivan Vai passar do joelho

    As escolhas de cada um definiriam o seu destino, mas essas escolhas não poderiam ultrapassar o desígnio de Ilúvatar porque não existe nada além dele. Tudo que existe provém de Eru, assim nada pode deixar seguir sua vontade. Foi isso que Eru disse a Melkor, e vale para todos.
     
  18. Tilion

    Tilion Administrador

    O livre-arbítrio é, com certeza, o assunto mais "cabuloso" em Tolkien. Simplesmente não há consenso entre os leitores. :tsc:

    Num ensaio que estou preparando (cujo o tema não é o livre-arbítrio propriamente dito, mas que está totalmente relacionado a este), vou tentar discutir o assunto o mais brevemente possível, mostrando o que seria a visão mais provável desse conceito de "livre escolha" nos mitos baseado, obviamente, em trechos da própria obra e na opinião de Tolkien a respeito.

    Espero que não fique "viajante" demais... :roll:
     
  19. Minduim

    Minduim Suburban Kid w/ Biblical Name

    Eru deu o livre arbírtrio, mas tudo já foi previsto por ele... Seria algo como "eu te criei, eu te dou a capacidade de escolha, mas eu já sei o que você vai escolher, porque eu criei sua personalidade e sei de tudo o que se passa na sua cabeça, seja essa esolha boa ou ruim, mas ela é necessária pros meus planos darem certo"
     
  20. Lord Meneltar

    Lord Meneltar Argerich

    Concordo Charlie!
     

Compartilhar