1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

A Porta Secreta da Montanha Solitária

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Snaga, 15 Nov 2007.

  1. Snaga

    Snaga Usuário não-confiável!!!

    No mapa de Durin estava escrito com letras da Lua:
    Agora vejamos os fatos no desenrolar da história contada n'O Hobbit:

    A questão é a seguinte: o que abriu a porta?! A luz do Sol?! A batidas do Tordo? As duas coisas?! Nenhuma das duas coisas?!

    Eu já li e reli esse trecho do livro várias vezes e ainda não consigo encher algum nexo nisso. Alguém teria alguma explicação de como a Porta Secreta da Montanha Solitária foi aberta?!
     
  2. Nunca tive essa dúvida...:think:
    Sei lá Snaga, mas pra mim tudo acontece como o descrito e isso não me deixa encafifada...
    A porta se abriu quando aconteceram as coisas que precisavam acontecer, não uma ou outra, mas em conjunto todas. Ou seja, bateu o sol, o tordo bateu e isso abriu a porta...bem se eu entendi a pergunta, foi isso que eu sempre pensei...
     
  3. Aldamar

    Aldamar Creating a shining future...

    Olha, possivelmente seja o sol, já que foi ele que brilhou sobre a fechadura, no fim de contas.

    Abraços.
     
  4. Tuor

    Tuor Usuário

    Já parei pra pensar nisso, e creio que foi o Tordo mesmo, porque, tipo, se foi o sol, então por que o dito cujo sol só bateu ali naquela área àquela época? Ou seja, se fosse o sol, a fechadura já teria sido revelada, pois os anões ficaram tempos fora de Erebor, e o sol já teria aparecido naquela área. Não faz muito sentido ser o sol, mas talvez seja por algum motivo que desconheço.
     
  5. Snaga

    Snaga Usuário não-confiável!!!

    A questão é exatamente essa: porque naquele dia, exatamente naquele momento?
    Outra coisa intrigante é o que é dito de Bilbo algumas linhas antes, quando ele vê o Tordo bicando os caracóis que estavam na pedra:

    O que foi que Bilbo entendeu?! E o que foi que ele explicou aos anões?! E, mais uma vez, porque a porta se abriu NAQUELE EXATO MOMENTO?????
     
  6. Aldamar

    Aldamar Creating a shining future...

    O Sol pode passar um período de até um ano ou mais sem bater exatamente no mesmo local. Eu to sem o Hobbit aqui, Snaga. Se tu postar mais algumas passagens sobre a maneira que a porta se abriu eu talvez possa dar uma opinião.

    Abraços.
     
  7. Saphyra Horyon

    Saphyra Horyon кαιsεяιи dεs ωαssεяs

    Bem... nunca tinha pensado nisso antes... mais é provável, em um caso extremo, que aquela parte da montanha só recebesse raios do sol raramente, e a pedra poderia ter um encantamento que quando pegasse o raio do sol, uma das trancas da passagem abrisse, e quando o tordo batesse as asas, abriria completamente a passagem...
    Porém, isso é um assunto a se pensar...:yep:
     
  8. Tuor

    Tuor Usuário

    Eu acho que é só de um ano, Aldamar. Pelo que eu sei, ele faz uma rota durante o ano, e no ano seguinte, começa a mesma rota novamente. Seria somente calcular a época que os anões passaram fora de Erebor, quando foram expulsos, pois não entendo muito d'O Hobbit pra saber quanto tempo foi. Mas creio que tenha sido mais de um ano.

    Também não sei se seria justo usar a Terra atual como base pra rota do sol em Arda. Bem, se não for correto comparar, então talvez tenha sido o sol mesmo que tenha feito o trabalho de revelar a porta. Mas, por enquanto, creio que tenha sido o Tordo.
     
    Última edição: 15 Nov 2007
  9. Nica Tinúviel

    Nica Tinúviel Usuário

    É, eu tenho acho isso, mas nunca tive essa duvida...
     
  10. Bom, tratando-se d'O Hobbit acredito que a porta abriu naquele momento pois especialmente nele as coisas se deram como deveriam se dar (sol e tordo) de forma a possibilitar que a porta se abrisse. Agora pq especialmente naquele momento eu acho complicado explicar, até pq O Hobbit é praticamente um "conto de fadas" para crianças, bem já vi ele com essa classificação, sendo assim Tolkien não preocupou-se em ser tão detalhista, pelo menos quando eu li tive a impressão que é um texto bem mais leve e mais despreocupado do que o SdA, assim sendo, mesmo sem uma explicação científica tudo pode dar certo de forma agradável a continuação da história.
    Ps. Tá é uma explicação simples e conveniente, mas me parece bastante plausível!:cool:
     
  11. Menegroth

    Menegroth Bocó-de-Mola

    Snaga, você já leu sobre a pirâmide de Tutancamon?
    Que somente em determinado dia do ano a luz do sol passava por uma fresta na parede e iluminava o rosto da esfinge do faraó? Então...creio que o Sol ai tem o mesmo significado.
    E o Tordo é algo que eu levaria mais pro lado da mágica.
     
  12. TeLL

    TeLL Usuário

    Sei lá acho meio coisa de como o "abra te césamo", fantasia... magia... não tem uma explicação lógica...
     
  13. Aldamar

    Aldamar Creating a shining future...

    Dependendo da localização da Montanha, o sol poderia ter a mesma posição apenas uma vez por ano, mas mesmo assim é ilógico, pois muitos anos se passaram e a talha da fechadura nunca tinha caído. Deve ser algo relacionado com a presença de pessoas naquele determinado local no dia específico. Apenas a posição do Sol seria insifuciente, creio eu.
     
  14. Estranho

    Estranho Dancer

    Essa explicação me parece bem plausível.

    E acho que, como já foi dito, temos que lembrar que O Hobbit está muito mais próximo dos contos de fadas do que os outros livros do Professor sobrea Terra-Média. Não faz muito sentido ficar se perguntando os detalhes dessa passagem...
     
  15. Aldamar

    Aldamar Creating a shining future...

    Possivelmente haviam dois fatores:

    - Sol - Passava por aquele mesmo local todo o ano, uma vez por ano.
    - Tordo - Estava sempre ali, mas só soltaria aquele trinado repentino se houvessem pessoas perto da porta no momento em que o Sol passasse por aquela fechadura.

    O Sol seria a pólvora e o tordo o gatilho.

    Acho que deve ser isso.
     
  16. Tywin Lannister

    Tywin Lannister Já fui Nómin e Baldwin

    Não faço uma minima ideia, sinceramente. Vou dar uma investigadela nos livros e nuns sites e depois volto a postar.
     
  17. Gerbur Forja-Quente

    Gerbur Forja-Quente Defensor do Povo de Durin


    É isso aí!

    Acho que foi uma espécie de "mágica" dos artífices anões que construíram a passagem. Haha, mais uma vez, como os anões costumam fazer, de forma tão secreta e misteriosa que nem mesmo Thorin, neto do Senhor Thrór, sabia a resposta.
     
  18. LeOoOzin

    LeOoOzin Usuário

    Sim, como aconteceu também nas Portas de Moria, onde era necessário saber a palavra secreta. Porém essa senha era conhecida na época.
     

Compartilhar