Reflexão interessante do Quadrinhos na Sarjeta
Excelente vídeo,
@Ilmarinen . Obrigada por compartilhar, seria legal se a galera mais exaltada assistisse.
Isso me lembrou uma discussão uma vez entre membros do fórum no Facebook, sobre uma empresa de cadeiras que produziu um casting com modelos de biquíni numa praia. O ensaio nem tinha mamilos, pra ter sido tão polemizado. As fotos estavam bonitas até.
Geral feminista surtou nessa thread em todas as mídias sociais, então entrei na discussão justamente pra dizer isso: que a empresa não liga pra bandeira x ou y. Publicitário bom é publicitário que bota os outros pra divulgar o produto deles através de pseudopolêmicas. A pessoa fala no assunto, cita e engaja, não importa como - o importante é estar surfando na trend. Claro que teve gente que não entendeu na época, afinal falar de engajamento e lead em 2015/2016 era novidade.
Resultado? Quem tava lá, viu. Caíram de pau em mim. Teve até feministinho querendo me bater com a cartilha feminista (que piada, hahaha), e acho que foi a primeira e última vez que precisei engrossar o tom com uma pessoa na vida. Tudo porque as pessoas caem em clickbait publicitário que nem percebem, e é essa a função do marketing digital. Não estou pagando de woke não, apenas trabalho nisso há pelo menos 12 anos e
sei bem como funciona. Não me recordo qual o desfecho da campanha (a situação me gerou tanto desgaste que larguei de mão) mas que engajou surfando no hate, engajou paca. Foi genial, virou até estudo de caso.
Vivo falando o mesmo pra hater de político X e Y. Por exemplo, conheço gente que odeia Bolsonaro, mas vive falando nele nas redes. Isso engaja o cara. Upa ele na trend, dá visibilidade. Quando falamos "parem com isso", pronto, já vem o rótulo. É complicado e cansativo.
Aí eu vejo a mesma coisa,
exatamente a mesma tática em pleno 2022. As pessoas tornam o trabalho dos publicitários cada vez mais fácil, porque geram buzz cancelando do que tentando entender a questão.
Apenas um adendo ao vídeo, que por sinal é excelente: o objetivo da Disney foi faturar sim, mas justamente em cima do lacre. O lacre fez parte de algum elo do processo em algum momento. Assim como a Marvel e a DC estão faturando horrores com Pink e Black Money, agora vem a Disney surfar na trend também, por que não? O capitalismo é isso mesmo. Mas bora falar mal do capitalismo usando o que? Gadgets conectados em mídia de massa. E pagando pra engajar o que? Vendas. Produtos. Consumo.
E a Roda de Samsara gira.