1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

A marquesa d'O... e outras estórias, de Heinrich Von Kleist

Tópico em 'Literatura Estrangeira' iniciado por JLM, 21 Jan 2009.

  1. JLM

    JLM mata o branquelo detta walker

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    O alemão Heirich Von Kleist é um gênio da literatura. Em se tratando de tragédias, ele não perde para Sófocles ou Shakespeare. E alguns de seus escritos estão compilados no livro A marquesa d’O... e outras estórias (esgotado!), que traz 5 novelas, 6 estórias curtas e 2 ensaios, que só pela sinopse já revelam a sua genialidade. Michael Kohllhas, uma crítica ao Estado de Direito, conta a história do homem que precisou tornar-se um assassino para que a justiça fosse feita e que, certamente, influenciou Kafka na escrita de O Processo. A escritora
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    indica o conto A Marquesa d’O... como o exemplo ideal de como começar uma história (veja abaixo). O Noivado em São Domingos traz um negro caçador de brancos. Terremoto no Chile mostra como os homens podem ser mais destruidores que a natureza. O estilo de escrita do autor, de longos diálogos no mesmo parágrafo, provavelmente foi imitado por Saramago. Especialista em explorar ao extremo o lado ruim do ser humano, mesmo daqueles considerados “bons”, Von Kleist transformou até mesmo a sua vida numa tragédia grega: aos 34 anos, suicidou-se junto com a esposa, enquanto faziam um piquenique, em uma bela manhã de sol.

    ficha técnica
    obra: A marquesa d'O... e outras estórias (Die marquise von o... und andere geschichten) de Heinrich Von Kleist
    seleção, tradução e posfácio: Cláudia Cavalcanti
    edição: 1ª, Coleção Lazuli - Imago Editora (1992), 252 pgs
    compare os preços:
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    (usados)
     
  2. Anica

    Anica Usuário

    Não conhecia o Von Kleist, mas devo concordar com o que a Prose falou, o começo de "A marquesa d'O..." é realmente genial, porque prende a atenção do leitor já nas primeiras frases. Fiquei bem curiosa :think:
     
  3. JLM

    JLM mata o branquelo detta walker

    Tb não conhecia

    Eu tb não conhecia até ler a Francine elogiar ele bastante em seu livro sobre escrita. Ela dá mtas referências de que a literatura de Kafka tem mtas influências do Von Kleist. Eu, q fiquei curioso até comprar o bixim e ler ele todo, digo q o cara é bom mesmo, mata mais personagens q novela das 8. :susto:
     
  4. imported_Catatau

    imported_Catatau Usuário

    Aconteceu a mesma coisa comigo. Li o livro da Francine Prose e o início da "Marquesa de O", citado pelo JLM é realmente fantástico.

    Aliás, o livro "Para Ler como um Escritor" me despertou a curiosidade de ler a Flannery O'Connor e Alice Munro também.

    So many books, so little time..
     
  5. imported_Catatau

    imported_Catatau Usuário

    Hoje comprei "A Maquesa de O". Pesquisei no site Estante Virtual e achei uma versão em Inglês apenas com esta história por R$ 8,00 !!
    Como estava em São Paulo eu mesmo fui até o lugar para pegar o livrinho de Penguin !! Já comecei a ler e espero terminar em alguns dias (a história é curta, mas como pe em inglês demoro um pouco mais. Ainda mais com esta idéia de "close reading" que a Francine escreveu em seu livro e que estou me tornando adepto).
     
  6. imported_Nanda

    imported_Nanda Usuário

    Po a estante virtual tem me ajudado pacas. Eu to numa fase fã de Kafka então vou ser obrigada a comprar essa gracinha nem q seja em sebo (ou pegar emprestado na biblioteca do BB)
     
  7. imported_Catatau

    imported_Catatau Usuário

    Legal Nanda ! A Estante Virtual foi um grande achado !
    Quanto à Kafka só li "A Metamorfose". Achei muito bom. Pertubador..
    "O Processo" está na minha lista. Uma dica que me deram foi procurar as obras dele traduzidas pelo Modesto Carone. Carone é um grande estudioso de Kafka e traduziu as obras direto do Alemão.

    Abs
     
  8. imported_Nanda

    imported_Nanda Usuário

    Boa dica, Catatau! Valeu, vou fazer isso e ler de novo (pq ler Kafka uma vez só é impossível, não dá pra abraçar toda a escrita dele em uma só lida)

    Vou procurar mais info sobre o livro A marquesa d’O... e outras estórias pela net. Na Estante Virtual só tem em um sebo (desesperador!!!)
     
  9. JLM

    JLM mata o branquelo detta walker

    o meu exemplar comprei lá. veio praticamente novinho.
     
  10. imported_Catatau

    imported_Catatau Usuário

    Terminei de ler A Marquesa de O uns dias atrás e gostei muito da história.
    A curiosidade em torno da gravidez, as ações rápidas, algumas cenas surpreendentes e um final muito interessante que remete à uma cena inicial.
    A história é surreal ! Vale a pena. Vou em busca de outros contos/novelas do Kleist.
     
  11. imported_Ariane

    imported_Ariane Usuário

    Ler Kleist é musculação para o cérebro - Acredite! o_O E ele entendia de atores, viu.

    Escreveu muitas coisas que podem ser consideradas leitura obrigatória pra quem quer ser ator. :sim:
     

Compartilhar