1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

A genética orc nas eras posteriores

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Eye, 3 Set 2010.

  1. Eye

    Eye Futuro naugrin

    Gostaria de saber se os semi-orcs são seres que podem ser "salvos" pela misericórdia de Eru? :think:

    Se existiam semi-orcs espalhados por algumas regiões da Terra media, podemos supor que vários deles no decorrer do tempo cruzaram com outras pessoas, sejam elas orcs, semi-orcs e humanos.

    Será que os descendentes dos semi-orcs que habitavam as regiões da Terra Parda e adijacências carregavam que essência? A humana? A élfica? Ou somente dos Orcs?

    Isso me faz lembrar o caso do semi-orc que estava a serviço de Mordor lá na Villa Bree, o sulista vesgo. Ele parecia um informante bem preciso com muita esperteza e maldade. Esse cara poderia ser redimido?

    E com relação aos seus descendentes? Seriam eles portadores dos gens orcs?

    Obrigado galera!!! :joy:
     
  2. Meneldur

    Meneldur We are infinite.

    O problema maior a ser resolvido é se os orcs tem fëa (alma) ou não. Caso eles não tenham, o semi-orc ou:

    1. Não terá fëa (o que elimina a possibilidade e a necessidade de "redenção")
    2. Ou terá fëa do outro progenitor (o que torna mais fácil a capacidade de arrependimento, já que a tendência ao mal seria muito menor.
    Se os orcs têm fëan, imagino que o fëa do semi-orc possa ser uma mistura das características dos fëar dos progenitores, o que novamente diminui a tendência ao mal e aumenta a possibilidade de arrependimento.

    Mas mesmo os próprios orcs tem o livre-arbítrio então sempre há a possibilidade de arrependimento e redenção (se eles tiverem fëar).
     
  3. Elrond

    Elrond "OFF" it will last two months

    Bom questionamento :joinha:

    Vou dar uma pesquisada e depois eu posto minha opinião, ok.
     
  4. Gui.

    Gui. Usuário

    Célio, não sei nada sobre os HoME, mas provavelmente os orcs tinham fëar, caso contrário eles não teriam vontade, não é?

    Olha, ser salvos eles poderiam até ser, eu acho, mas não iriam querer. Muita gente acha que os piores servos de Sauron eram os balrogs, ou os nazgul, mas na minha opinião eram os orcs. Um orc é a essência da maldade pura. Os orcs foram o principal trabalho de Morgoth, onde ele injetou toda sua maldade. Eles não iriam se redimir, porquê o dano estava feito.
     
    Última edição: 5 Set 2010
  5. Meneldur

    Meneldur We are infinite.

    Mas aí é que está. Eles poderiam não ter vontades próprias, agindo única e exclusivamente pela vontade de Melkor. Vide o caso das Águias, que aparentemente eram movidas só por vontade própria, mas não necessariamente tinha fëar. Esse domínio sobre as vontades dos orcs poderia ter se dado, quando Melkor foi jogado para o Vazio, através do poder de Melkor disperso na Terra, o elemento-Morgoth. Se não me engano, Tolkien até cogitou a adotar essa possibilidade, mas aparentemente mudou de ideia, como podemos ver no Myths Transformed X:
    Enfim, essa, como várias das questões relativas aos orcs, são coisas em que Tolkien nunca pensou em uma solução permanente, e estava sempre sujeito às mudanças de ideia frequentes de Tolkien nessa área.
     
  6. Elrond

    Elrond "OFF" it will last two months

    Pois é! Mas a questão fundamental é acerca do semi-orcs, pois eles passaram caracteristicas genéticas aos descendentes. Pois se leva em consideração que os semi orcs são uma mistura de homem e orc, portanto, é considerável características que possamos considerar legais, boas e etc e possíveis de redenção. Esse é um ponto fundamental. :think:
     
  7. Meneldur

    Meneldur We are infinite.

    Elrond, mesmo os orcs eram passíveis de redenção (se tiverem o livre-arbítrio). Então, são passíveis de redenção (acho que Tolkien comenta isso no Myths... vou procurar). Os semi-orcs tinham uma fëa muito mais "livre". Suas vontades não estavam escravizadas por Melkor como os orcs.

    Os semi-orcs são, a meu ver, essencialmente homens. Então teriam um fëa de homem, e portanto livre-arbítirio (mesmo que tivessem uma tendência ao mal...). Isso é o que é "passado de pai pra filho" digamos assim (pus entre aspas porque a alma é criada por Eru, então Eru é quem dá a liberdade). As outras características boas provêm disso, dessa liberdade. Não são bem "passadas".
     
  8. Mairon

    Mairon Alquimista Andarilho

    Os orcs sempre tiveram uma existência misteriosa e para decidir se têm alma ou não teria de se discutir qual foi sua real origem.
    Se tomarmos por base a especulação que há no Silmarillion sobre eles serem elfos corrompidos, eles teriam uma alma mesmo que esta não fosse levada a valinor após sua morte.
    Se elas eram de fato levadas para Mandos fica a dúvida se alguma alma vil como a de um orc seria "abssolvida", afinal que outra escolha ele tinha em vida a não ser seguir seus mestres?

    Após tantos "Se"s fica dificil determinar se um orc ou algum de seus decendentes poderia ser chamado a Valinor (se tivessem fëar é claro). Tolkien nos deixou bem pouco informado em relação aos orcs e aos cruzamentos mistos na TM, só podemos especular...
     

Compartilhar