Ainda não li o SdA (o livro chega semana que vem ), mas já li o Silmarillion e o Hobbit, então sinto que posso dar minha opinião...
seguinte, pelo que foi me falado em um outro tópico onde perguntei alguma coisa dos Istari, e pelo que li no site, eles tb eram Maiar que foram enviados para ajudar, mas tiveram seus poderes limitados. Deste modo, eu levanto duas possibilidades:
1 - Como Maiar, eles tiveram contato com os Poderes e com Ilúvatar. Neste caso, Saruman sabia que Sauron apesar de poderoso, não ia dar nem p/ saída contra um Vala. E mesmo ele, se estivesse com seus poderes de Maia, talvez pudesse dar uma coça em Sauron. Portanto, ele só passaria para o lado de Sauron se fosse maluco (talvez seja).
2 - Devido aos seus estudos dos anéis, talvez ele achasse que se conseguisse tal poder, poderia governar a Terra-Média e talvez fazer frente aos Valar. Neste caso tb ele teria que ser muito maluco, pois mesmo que conseguisse fazer frente aos valar, o Ilúvatar não ia deixar barato e ia dar outra coça nele.
Portanto a conclusão que chego é que Saruman é completamente pirado!!! Ou então Sauron realmente conseguiu corrompê-lo, aí sim ele ficou pirado devido ao Sauron que é o mais pinel de todos...