• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

A extensão da maldade de Saruman

Skywalker

Great Old One
Eu tava pensando com os meus botões sobre o Saruman... ele era mesmo mal? Ou será que ele foi corrompido por Sauron quando se comunicou com ele através do Palantír? Ou será ainda que, por medo do que pudesse acontecer com ele, resolveu se unir a Sauron e fazer parte de seu trabalho sujo para sua própria segurança?

No! I ll never turn to the Dark Side!
I m a Jedi, like my father before me!
 
Eu acho que ele foi corrompido.
Sauron deve ter " feito a cabeça" de Saruman, levando-o a acreditar que não adiantaria lutar contra ele (Sauron), que a derrota era iminente, etc...
Claro que Sauron deve ter oferecido a Saruman alguma coisa em troca, como mais poder, por exemplo.

"You shall not pass!"
 
No começo, quando Saruman e os outros istari chegaram na terra-média Saruman não era mau. Só que de todos os istari, Saruman foi o que mais estudou o anel e seus poderes, e o desejo de possuir o anel começou a surgir na mente de Saruman. Diferente do que foi mostrado no filme, Saruman não queria ser um servo de Sauron, mas sim pegar o anel para si e se tornar o ser mais poderoso da terra-média (se tornando assim o novo senhor-do-escuro).

Glaurung, i laurëa urulókë
 
O que corrompeu Saruman foi o desejo de poder e não Sauron, não se podia dizer se ele era mal ou bom porque não estava de um lado nem de outro.
 
EH
na minha opiniao foi o desejo de possuir o anel
eu axo q sauron nao teve praticamente nenhuma influencia sobre ele...
nem o desejo do anel
soh o poder

Eae Preciosa, quer tc?


"Quem dá aos pobres tem que pagar o Motel"
 
o Saruman era como um Boromir do mal

Como diria o falecido Thorin: Nada como procurar quando se quer achar alguma coisa
<<== viram a cara do meu filho?
 
Ainda não li o SdA (o livro chega semana que vem ), mas já li o Silmarillion e o Hobbit, então sinto que posso dar minha opinião...

seguinte, pelo que foi me falado em um outro tópico onde perguntei alguma coisa dos Istari, e pelo que li no site, eles tb eram Maiar que foram enviados para ajudar, mas tiveram seus poderes limitados. Deste modo, eu levanto duas possibilidades:

1 - Como Maiar, eles tiveram contato com os Poderes e com Ilúvatar. Neste caso, Saruman sabia que Sauron apesar de poderoso, não ia dar nem p/ saída contra um Vala. E mesmo ele, se estivesse com seus poderes de Maia, talvez pudesse dar uma coça em Sauron. Portanto, ele só passaria para o lado de Sauron se fosse maluco (talvez seja).

2 - Devido aos seus estudos dos anéis, talvez ele achasse que se conseguisse tal poder, poderia governar a Terra-Média e talvez fazer frente aos Valar. Neste caso tb ele teria que ser muito maluco, pois mesmo que conseguisse fazer frente aos valar, o Ilúvatar não ia deixar barato e ia dar outra coça nele.

Portanto a conclusão que chego é que Saruman é completamente pirado!!! Ou então Sauron realmente conseguiu corrompê-lo, aí sim ele ficou pirado devido ao Sauron que é o mais pinel de todos... :-)
 
Eu não li o Silmarillion e não sei por** nenhuma de vala nem Eru, mas suas conclusões estão ótimas Saruman é maluco mesmo
 
Ah, sempre achei o Saruman um velhinho doidinho.
O fato é, ao q me parece, ele foi, digamos assim, enganado pelo Sauron. Através do Palantír, Sauron controlava o Saruman. Só q o problema é q o Saruman parece não perceber isso.
Ai, ñão consigo me explicar direito! Mas foi mais ou menos isso q eu "captei". O Saruman é um mero "empregado" do Sauron...
E é meio doido, sim...
 
A minha visão é um misto das tuas teses acima. Saruman inicialmente era bom, mas de tanto estudar o poder dos anéis, corrompeu-se e desejava obtê-lo para ser o Senhor de todos, controlaria (malignamente) a terra-média. Além disso resolveu dar uma espiada no palantír que tinha em sua casinha. E o que foi que você pensa que ele viu? Um Olho "lidless" sem pálpebra... daí ficou com ainda mais desejop pelo Anel. Mas mesmo VENDO o Olho, não ficou corrompido por Sauron não. Isso, SÓ EM FILME MESMO.....

"Then Tom put the Ring round the end of his little finger and held it up to the candlelight... There was no sign of Tom disappearing!"
 
Saruman não estava do lado de Sauron, tanto que ele queria o anel para ele, mas Saruman foi enganado pelo palantir assim com denethor
 
quote:


2 - Devido aos seus estudos dos anéis, talvez ele achasse que se conseguisse tal poder, poderia governar a Terra-Média e talvez fazer frente aos Valar. Neste caso tb ele teria que ser muito maluco, pois mesmo que conseguisse fazer frente aos valar, o Ilúvatar não ia deixar barato e ia dar outra coça nele.




Duvido q Eru intervisse....ele sequer interviu na Guerra da Fúria, q foi muito maior do que seria essa suposição....

No! I ll never turn to the Dark Side!
I m a Jedi, like my father before me!
 
O próprio Gandalf diz q nao poderia utilizar do palantír para desafiar Sauron, pois o poder de Sauron era muito grande e ele (Gandalf) poderia ser subjugado. Do mesmo modo ele se recusa a ser o portador do anel e nao resistir ao seu poder. Dessa forma, Sarumam ao desafiar Sauron pelo palantír pode ter sido corrompido e passou a ter desejo de posse pelo anel, tornando maligno, já q antes seu dever era destruir o poder de Sauron e do anel.
 
O próprio Gandalf diz q nao poderia utilizar do palantír para desafiar Sauron, pois o poder de Sauron era muito grande e ele (Gandalf) poderia ser subjugado. Do mesmo modo ele se recusa a ser o portador do anel e nao resistir ao seu poder. Dessa forma, Sarumam ao desafiar Sauron pelo palantír pode ter sido corrompido e passou a ter desejo de posse pelo anel, tornando maligno, já q antes seu dever era destruir o poder de Sauron e do anel.
 
O próprio Gandalf diz q nao poderia utilizar do palantír para desafiar Sauron, pois o poder de Sauron era muito grande e ele (Gandalf) poderia ser subjugado. Do mesmo modo ele se recusa a ser o portador do anel e nao resistir ao seu poder. Dessa forma, Sarumam ao desafiar Sauron pelo palantír pode ter sido corrompido e passou a ter desejo de posse pelo anel, tornando maligno, já q antes seu dever era destruir o poder de Sauron e do anel.
 
quote:
Saruman não estava do lado de Sauron, tanto que ele queria o anel para ele, mas Saruman foi enganado pelo palantir assim com denethor



E ele propôs uma "sociedade" c/ o Gandalf para dominar a Terra Média... Acho q o desejo pelo anel e pelo poder o tornou mal, mas o pantír deve ter ajudado a aperfeiçoar suas técnicas maléficas, como produzir orcs, por exemplo...

Veja o mundo com outros olhos: faça um transplante!
 
quote:
O poder de Sauron era demais para o Saruman e ele foi subjulgado.

A verdade é que no início, Saruman queria o bem de todos mas, depois de tantos estudos sobre os Anéis de Poder e o Um Anel ele acabou desejando o poder maligno e acho que , assim como Sauron depois da derrota de Melkor, ele queria deixar de servir e se tornar grande e poderoso...talvez após sua morte, seu espírito de Maia tenha voltado para as Terras Imortais e ele tenha sido perdoado pelos Poderes.
 
Vc naum leu o SdA inteiro, ne?
Saruman fica bonzinho e ajuda Frodo no final...



HAHAHAHAHAHAHAHA!

Espere e vera o final q se reserva para Saruman...

Tem um topico beeeeemmmm antigo em q discutimos acerca do destino final de Saruman. Se vc naum se importa com Spoilers, vale a pena dar uma olhada.

*******************
No Forum Awards 2001, Vote em Bastian Hawkins para Melhor Nick Original! Para um mundo melhor e com Nicks mais criativos!

Edited by - Bastian Hawkins on 08 January 2002 14:02:04
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo