• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

a Bíblia, o Cristianismo e Tolkien

Existe um autor chamado Gilbert Keith Chesterton, inglês, católico (convertido quase no final da vida), um pouco mais antigo que Tolkien. Ele criou um personagem chamado "Padre Brown" que é tipo um Sherlock Holmes, só que mais legal, porque ele segue uma linha de raciocínio muito lógica. Não existem fatos inusitados que no final se explicam. Além disso é um autor muito conceituado.

Bem, o que interessa (só quis comentar quem era o autor), é que ele tem um livro chamado Ortodoxia, onde em um dos capítulos (na tradução se chama "Mundo dos Elfos") ele comenta da importância que as histórias de fantasias, os temas morais entre o bem e o mal, foram importantes para a formação de caráter e personalidade na infância dele, e que se o ser humano não consegue ao menos idealizar um reino de fantasia, como pode crer que exista um Deus maior.

Ele comenta de outros autores da sua época, já que Tolkien é bem mais novo que ele, que também eram autores de histórias de "fantasia" e admirava como de uma maneira simples e ao mesmo tempo fantástica, trouxe a ele valores que ao longo da vida, não se modificaram, e sim criaram uma maturidade maior pelos conhecimentos que foi adquirindo.

Essa relação eu acho muito bacana com as histórias de Tolkien.

Mas não é bem assim: note no Senhor dos Anéis como é mostrado que todos os orientais e negros são inimigos, o que não é fato em nosso mundo. Como disse Ka Bral, a obra tem conotação racista sim, mas nada garante se ou autor era ou não.

Com relação a figuração de racismo, seria o mesmo que no antigo testamento, existiam os filisteus, os egípcios e etc. Povos que estavam contra os judeus, que são o povo escolhido por Deus. Não acho que seja necessariamente racismo, apesar de a relação entre judeus x arabes hoje ter este carater, mas apenas a figuração de lados da história. No caso dos orientais e negros, eles eram mais facilmente corrompidos.

Acho que chega, né ;) [ ]'s
 
Citação:

No caso dos orientais e negros, eles eram mais facilmente corrompidos.



Afirmação infeliz. Edita isso por favor

Ringil... eu acho que ele quiz dizer que por estarem mais perto de Sauron e pelos acontecimentos em Eras passadas os Orientais e os Negos, serviam a Sauron, mas foi só acaso da historia.
Eu acho que eles eram orientais mas só em alusão a terra onde viviam :? :? :? :?
 
Afirmação infeliz. Edita isso por favor

Me perdoem as pessoas com ascendência oriental, orientais e afro-americanos. Utilizei a descrição dos personagens no livro. Não tenho e nunca tive qualquer tipo de discriminação contra qualquer pessoal, tão pouco acredito que características de origem e etnia sejam formadoras de caráter, capacidade ou inteligência.
 
e perdoem as pessoas com ascendência oriental, orientais e afro-americanos. Utilizei a descrição dos personagens no livro. Não tenho e nunca tive qualquer tipo de discriminação contra qualquer pessoal, tão pouco acredito que características de origem e etnia sejam formadoras de caráter, capacidade ou inteligência.


:D :D :D :D :D Mnadou bem...
 
É um problema ficar comparando Tolkien com apenas uma mitologia.

Por exemplo, a tal da "Batalha Final" Dagor Dagorath. O "Apocalipse" tolkieniano? Nem tanto, já que o próprio Tolkien disse que ela deve mais ao Ragnarok dos nórdicos do que a qualquer outra coisa, mesmo que não se pareça muito com o Ragnarok.
 
Fearuin, eu sei que aquela narrativa da segunda profecia de Mandos com Túrin como valArgh foi abandonada, mas a idéia da Dagor Dagorath também foi? Melkor vai voltar?
 
Hmm, o Silmarillion para mim tem tanto valor quanto a biblia, mais na verdade, pq ele é um pouco menos viajado que o velho testamento, tudo é uma quetsão de ponto de viosta, de crenças
um católico pode odiar tolkien pelo q ele fez, outra pessoa, pode no futuro achar um exemplar perdido do silamrillion e "vende-lo" como a nova biblia, as semelahnças são muitas, mas na biblia, as pessoas tem FÉ, esse é o ponto fundamental

é um problema
 
Vou repetir o q eu disse a pouco tempo atras em outro forum sobre a biblia.

Alias
nao preciso
o Cain disse por mim ^^

A verdade eh essa , se uma pessoa q leu silmarillion tiver a mesma fé nele q qualquer pessoa religiosa tem na biblia e na sua narrativa , os fatos do silma passam a ser a verdade , toda a criaçao do mundo esta ali descrita... assim como a biblia

Eu comecei a ler silmarillion a pouco tempo , estou no começo ainda , mas umas das primeiras coias q pude notar eh a semelhança com a biblia , principalmente o começo com o livro de genesis.
 
Ringil disse:
Fearuin, eu sei que aquela narrativa da segunda profecia de Mandos com Túrin como valArgh foi abandonada, mas a idéia da Dagor Dagorath também foi? Melkor vai voltar?

Não, a Dagor Dagorath vai acontecer, pelo menos em relação à Obra Publicada. O próprio Silmarillion a menciona. :wink:


O importante lembrar que Tolkien quis, sim que se parecesse em alguns pontos com muitas mitologias. Por isso: "A Mitologia das Mitologias".

Mas a mitologia em que sua obra mais deve é à mitologia finlandesa. Quem disse isso foi o próprio Big. T.
 
Venin disse:
A verdade eh essa , se uma pessoa q leu silmarillion tiver a mesma fé nele q qualquer pessoa religiosa tem na biblia e na sua narrativa , os fatos do silma passam a ser a verdade , toda a criaçao do mundo esta ali descrita... assim como a biblia
quote]

:wink: Eu acho (desculpem-me os ortodoxos) que tudo é mitologia. Todas (grega, egípcia, babilônica, judaica, chinesa, nórdica, celta, entre outras), se parecem demais: todas contam o início do universo de maneira semelhante, em todas elas ocorre uma grande inundação/cataclisma em todas elas há seres com conotação de semi-deuses (santos, profetas, heróis, anjos, gigantes etc...), criaturas fantásticas (como demônios, balrogs, dragões etc) Acho que faz parte do espírito humano inventar/imaginar fatos e histórias dos quais ele não faz a mínima idéia de como se originaram; até porque, o lance do big bang (surgimento do universo segundo a ciência/física) é tão viajado quanto as mitologias.
 
Eu penso que se faz parte do espirito humano, existe uma realidade além da física, que está imbutida em nós. Varios povos e em várias épocas traçaram histórias buscando remontar a origem do mundo, os valores entre bem e mal.

Eu acredito que é isto que nos envolve e nos fascina, e nos permite gostar e admirar a história de Tolkien. Sem a possibilidade do fantástico, somente de razão, a vida fica muito sem graça...
 
Tolkien e a Bíblia

OI, sou novo aqui no fórum e gostaria de saber uma coisa...
eu vi um livro que eu acho que se chama '' Encontrando Deus no SdA'' ou '' SdA e a bíblia'', gostaria de saber se algum de vcs ja leu ou ouviu falar desses livros e tbm se vcs acham realmente QUE SdA tem uma base supostamente bíblica como eu até li em uma materia no site...

Valeu e que o SdE( Senhor dos Exércitos) abençoe vcs!
Gabriel de Andrade ( UNEVIL WARRIOR )
YAHWEH SHAMAH
 
Devo confessar que não conheço tal livro, mas não ha duvida das influências cristãs na obra de Tolkien. No livro "Tolkien: o homem e o Mito" diz-se que Tolkien dizia que todos os mitos descorriam do verdadeiro e real mito que é aquele descrito na Biblia, por isso não ha duvidas da influência Biblica na obra de Tolkien. Para ale disso essa influência tornasse obvia na cirção do mundo descrita em Silmarrilion, embora seja muito perceptivel a influência Católica em toda a obra de Tolkien. "Quem tem ouvidos ouça"
 
é, é o q eu queria saber, sabe, muitas pessoas ainda pensam arcaicamente e dizem sem saber q rpg é coisa do diabo, essa é a prova clara d q rpg é simplesmente um jogo, uma diversao, sobre esses livros, eu gostaria de saber sobre o q mais eles abordam,,,
 
ai eu acho q tolkien tem uma influencia da biblia sim.....

e qto a parada do rpg, ou tem uns bixo q pega o rpg pra jugar e sacaneia, e acaba kemando o filme de todos os rpgistas do mundo......nada a v....rpg e uma fantasia loka d+!
 
Tem sim... Tolkien era católico e a influência da mitologia nórdica era uma constante na sua obra. E ele conciliou as duas coisas colocando deuses a maneira da mitologia nórdica, ligados aos elementos, e um Deus que estivesse acima de todos eles. De tal modo, na figura de Ilúvatar foi preservada a idéia do criador, único e onipotente, e por meio dos valar e das valiër, foi preservada a idéia de Deuses humanizados, com sentimentos, que atuavam diretamente no mundo e conviviam com os filhos de Ilúvatar, que brigavam entre si, que tinham lá suas limitações e gênero (lê-se designação de sexo). Além disso, é importante considerar que toda a história tem uma série de enunciados morais implícitos ou não, carregados de preceitos que condiziam com o caráter de Tolkien e com a história bíblica: o amor único e monogâmico, a idéia de povo escolhido, o êxodo, a Terra Prometida, etc...

Se querem saber mais, falem com Deus.... por MP, evidentemente, que floodar é feio... :mrgreen:
 
Sim ele menciona as religiões politeístas como se os deuses deles fossem os valar (esse treco de sentimento, forma "humana", etc...) e tmbm com um certo preconceito, pois o Monoteísmo (no caso Eru) era o único e verdadeiro, e os Politeístas (Valar) tinahm importância, mas não eram deuses!!
E ele cita isso dizendo que os homens (ignorantes, sem muito conhecimento) consideravam os Valar deuses.
E os Elfos (mais esclarecidos) consideravam Eru o Único Deus, e os valar criações do pensamento do Uno!!

Se a minha msgm ficar um pouco confusa é que eu tô com pressa. E se tiver, me avisem, que eu a melhorarei!!
 
Não há dúvidas das influências judaícas-cristãs sobre a obra de Tolkien, aliás, q obras, sejam literárias ou não, q não possuem tal influência na civilização ocidental? A mitologia Nórdica é outra grande influência, na minha opinião esta é maior ainda, e mais clara e direta, enquanto q no primeiro caso, tirando a parte da criação do mundo em o Silmarillion, não é tão evidente, por exemplo temos a figura de Galadriel "baseada" na de Nossa Senhora, ou talvez na Grande Deusa. Vou parar por aqui antes q confunda mais as coisas...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo