• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

a Bíblia, o Cristianismo e Tolkien

O próprio Tolkien admitiu influências bíblicas em seu trabalho, particularmente no SdA. Em uma de suas cartas, ele diz que seu trabalho no SdA é fundamentalmente cristão. Mas a coisa não chegava no ponto de ele colocar referências explícitas, que o desagradavam. Ele dizia por exemplo sobre o mito arturiano que uma falha fatal nele era estar envolvido explicitamente com o cristianismo. Ele achava que um bom mito devia conter elementos de moral em si, mas que isso não devia aparecer em primeiro plano.

Sobre detalhes do SdA que são de inspiração cristã, a questão da Galadriel é interessante. Eu li que ele a comparava com a Virgem Maria, mas não sei exatamente porquê. As Cartas são de pouco auxílio nesse assunto. Fiquei com a impressão de que a única semelhança é na descrição de Galadriel como uma criatura majestosa e boa além da compreensão normal, e mais nada...
 
Galadriel como Nossa Senhora? Meio inadequado, tá certo que a imagem dela no SdA até lembra, mas no silma e mesmo se fazendo uma leitura mais profunda do SdA Galadriel parece nada divina, cheia de defeitos.
 
A influência Católica em Tolkien não é só uma questão de parecença entre as narrativas Biblicas e algumas partes da obra de Tolkien, embora não haja duvida que certos promenores da obra do professor são retirados da Biblia, como por exemplo a idade da maturidade dos hobbits (33 a idade da crucificção de Cristo e da redenção do homem) e da destruição do anel (25 de Março dia da anuciação do Anjo Gabriel a Maria que e considerado o começo da Igreja). Temos tabem a narrativa da criação de Arda que tem muitos pontos semlhentes com a criação da Biblia, assim como a fuga dos Noldor com o pecado original e a primeira matança entre elfos com a historia de Caim e Abel. Mas aquilo em que se torna mais evidente a influência Cristã em Tolkien são as fraquezas das personagens. A maior influência Cristã em Tolkien e a propria maneira de ser dos herois, a sua piedade (Bilbo, Sam, Frodo), o resistir a tentação do poder (Gandalf, Galadriel), o arrependimento (Boromir) e o reconhecimento da intervençaõ de uma vontade maior que a de Sauron, quando Bilbo acha o anel e a aceitação do seu destino por Frodo que diz aquilo que lhe e pedido, sim ele vai a Mordor mesmo sem saber o caminho, (tal como o Sim de Nossa Senhora ao Anjo mesmo sem saber como poderia ficar gravida se era virgem). Não se pode negar a influencia cristã em Tolkien, mas não na questão da narrativa, pq ai tabem sofre influências de outra religiões e de alguns mitos, mas sobretudo na questão moral.
 
Quer saber uma grande influência da biblia nas obras???? que tal começar pelos nomes.... Moria, Galand (gil-galad)

Eu faço estudos a partir desse tema e vejo que muito da biblia tolkien herdou, até mesmo a hereditariedade.... por exemplo: Aragorn é "filho" de Isildur que é "filho" de Beren certo??? isso na biblia seria encontrado em Mateus ou Marcos se não me engano só que assim Jesus é "filho" de Salomão, filho de Davi, que é "filho" de Abraão a quem Deus jurou que seria uma linhagem de reis.....

tem outras coisas interessantes..... mas o tempo é curto
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo