1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

a Bíblia, o Cristianismo e Tolkien

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Mr. Sandman, 3 Jan 2003.

1. Mr. Sandman

Mr. Sandman Usuário

Tolkien era cristão, estou certo?
    Ele convenceu C.S. Lewis a se tornar cristão.
    O Silmarillion tem um tipo de narrativa semelhante a da Bíblia, concordam?
    Onde posso achar textos que tratem desse assunto? Textos que mostrem o cristianismo de Tolkien como uma das fontes de suas idéias ( se é que tais textos existem )?

Até... :o?: [/b]

2. Goba

Goba luszt

Eu vi um livro para vender na página do siciliano, que é
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    , que trata disso, o título se eu não me engano é A Bíblia e O Senhor dos Anéis... :obiggraz:

mas procura por tolkien que vocÊ acha! uhuuuu!!! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :D :D :D :lol: :lol: :lol: 8-) 8-) 8-)

Elen síla lúmenn' omentielvo! :beer:

3. Mr. Sandman

Mr. Sandman Usuário

Olha, a descrição desse livro no site da Siciliano é a seguinte:

O Senhor dos anéis nos oferece lições essenciais de vida, retratando virtudes como generosidade, misericórdia, hospitalidade e amor. Nessa obra épica de J.R.R. Tolkien, descobrimos pessoas extraordinárias, tais como Bilbo e Gandalf; aprendemos sobre as raízes da destruição pelo orgulho e traição; e encontramos ingredientes intrínsecos do sucesso, como o sacrifício e perspectiva.

Pelo que pude entender, acho que não é bem o que procuro, pois esse livro nos traz lições - de vida - através da obra "O Senhor dos Anéis." Mas mesmo assim agradeço, afinal, fiquei conhecendo um livro que não conhecia.

Abraços,
    Mr. Sandman

4. PHN_theOld

PHN_theOld Usuário

tolkien era cristão sim!
    católico roxo! heheheh era considerado papista!
    e os traços disso existem com certeza em suas obras!
    existem estudos que comprovam! ele usow mtos fundamentos católicos nas suas obras! soh que eu não sei d nenhum livro naum!! eheheh :roll:

5. Mr. Sandman

Mr. Sandman Usuário

Acho que esse é um assunto que poderia ser abordado em Valinor. Concordam? Lá tem muita gente competente para falar sobre o assunto. :wink:

Abraços,
    Mr. Sandman

6. Ivan

Ivan Vai passar do joelho

Discutir o quê se em alguns casos as referências são tão óbvias que qualquer explicação seria redundante. Melkor/Lúcifer, Eru/Deus, Ainulindale/Gênesis; é tudo tão óbvio. Sem contar que discutir religião é sempre difícil, sempre tem alguém que se sente ofendido.
    Mas há uns bons assuntos "teológicos" dentro do universo da obra onde cabem comparações com a bíblia.

7. PHN_theOld

PHN_theOld Usuário

pois é!! mais naum eh soh issu!
    ateh as frases que ele usa com os personagens!
    a luta do bem contra o mal! a tentação!
    muitas coisas estão presentes!! isso não tem nem q c discutir!! ehehhehe :lily: 8-)

8. Goba

Goba luszt

Opa! Se isso tem como se discutir tem sim oras! :tsc:

Claro, que é óbvio a relação já dita de Ringil sobre Tolkien - Religião, claro, óbvio, mas podemos discutir como isso influencia no decorrer da história por exemplo! :obiggraz:

Mas como Ringil disse, discutir religião é complicado quando não em uma roda de amigos (ou até mesmo entre amigos), pois pessoas podem ficar ofendidas. :osigh:

E não queremos isso! :wink:

Quem estiver disposto a discutir religião, ache um dos vários tópicos sobre o assunto e converse, mas não vá para arranjar brigas, se você acha que será ofendido! :osigh: Colabore com o fórum para que todos tenhamos bom proveito e gostemos do lugar onde discutimos diversos assuntos, e sem arranjar brigas, pois o respeito à opinião do outro é fundamental! 8-)

Elen síla lúmenn' omentielvo! :beer:

9. Mr. Sandman

Mr. Sandman Usuário

Sem dúvida há coisas que são óbvias, mas não me refiro a elas. Me refiro as coisas que precisam de uma análise mais detalhada. :wink:
    Acho que o tema não geraria discussões que pudessem ofender ninguém, afinal só estaríamos falando de mais uma fonte de inspiração usada por Tolkien.
    Não passaria de uma conversa entre amigos. :beer:

10. Legolas the elf

Legolas the elf Usuário

Que eu me lembre foi C S Lewis* escritor de Cronicas de Narnia e livros Teologicos) que levou Tolkien pra igreja...fora o que Ringil falou que é óbvio,
    Deve ser comentado alguns fatores com a palavra Iluvatar que significa o unico... essa forma de "Deus unico" foi usada pelos judeus pra falar de Deus sendo a primeira religião com somente um Deus, a forma que foi usada para Melkor de decaido tambem foi referida a Lucifer que significa anjo de luz ( por acaso a paixão do Melkor não era o fogo)

11. Swanhild

Swanhild Usuário

8O

O fato de Tolkien ter sido católico não tem nada a ver com CSLewis. O Velho foi criado por um padre católico. E que eu saiba, o Tolkien é que tentou converter o Lewis, mas aí já não tenho muita certeza.

12. Maglor

Maglor Lacho calad! Drego morn!

Sim sim, a mãe de Tolkien criou John e o irmão como católicos, e foram tutelados após sua morte pelo Padre Francis Morgan.

Tolkien que após uma longa conversa com Lewis o converteu ao cristianismo. Uma comparação interessantíssima feita pelo professor foi do Cristianismo com as Mitologias que ele tanto gostava; com a diferença que, para ele, Cristo havia sido um "mito real".

13. Loth

Loth Usuário

eu tenho certeza de q foi tolkien quem converteu C S lewis... alem do q jah foi dito de tolkien ter sido criado como catolico, gosto bastante desse cara Lewis tb, e li isso naquelas famosas cartas do tolkien, q foram publicadas em ingles.. alias, elas sao uma boa fonte pra quem quer saber das ligaçoes da Terra Media com o cristianismo..

14. Swanhild

Swanhild Usuário

Maglor, eu só conheço esse texto da Rede. Onde que isso saiu?

Outra coisa legal que ele falou foi sobre aparecerem pedaços da verdade espalhados por mitos diversos. Isso é uma idéia bacana quando a gente considera que o Silmarillion foi escrito como uma espécie de história verdadeira por trás dos mitos (Kullervo, Beowulf, Eärendil, essas coisas aí).

Coisa de católico, eu acho... :wink:

15. Maglor

Maglor Lacho calad! Drego morn!

Ai, você acredita que eu não sei onde li isso? :oops:
    Eu lembro que li em algum lugar, mas não onde. Pode ter sido na biografia, pela Rede mesmo, ou numa das revistas Universo Fantástico. Posso dar uma olhada pra dizer a fonte sim. :D

16. Mr. Sandman

Mr. Sandman Usuário

Ao ler os livros de C.S. Lewis, na contracapa sempre vem uma breve biografia do autor, onde pode-se ver que ele foi ateu durante a maior parte da vida.
    O livro Cartas do Diabo ao seu Aprendiz, marco da teologia, é dedicado à Tolkien, justamente por que ele ajudou a torná-lo cristão.

Fui...
    Mr. Sandman

17. PHN_theOld

PHN_theOld Usuário

eu sei! eheheh ese eh um livro usado pela igreja católica! muito usado! :roll:
    o pai de tolkien não era católico ele se tornow quando mudou para inglaterra! então! toda a família mudou para o catolicismo e tolkien foi o que + abrandiu a issu!

18. Legolas the elf

Legolas the elf Usuário

8O 8O 8O 8O
    OPS! FUI PRECIPITADO E FALEI DO QUE NÃO LEMBRAVA... EU SABIA ALGUMA COISA MAS TAVA EM DUVIDA! LANCEI UMA FRASE PRECIPITADAMENTE E FUI ATACADO PELA SORTE... USEI A FRASE "QUE EU ME LEMBRE...." PELO VISTO NÃO ME LEMBRAVA BEM... ISTO QUE DA CONFIAR NA CABEçA QUANDO SE TEM DÚVIDA! PELO MENOS APRENDI A LIçÃO...
    DESCULPEM PELA FRASE PRECIPITADA.....

19. fongaro

fongaro Usuário

Só para constar, eu vou achar um texto que me enviaram que tem comentários bem interessantes sobre a relação do universo de tolkien e esses assuntos.

Me foi passado por e-mail, quando eu achava que tinha condições de ajudar em alguma coisa. Mas como sou meio mané, levei o maior tempão.

Se puder ajudar, me passa o e-mail que depois eu envio o arquivo.

[ ]'s

20. Eru- o Ilúvatar

Eru- o Ilúvatar Usuário

Pra mim a Biblía É O Senhor dos Anéis...

Tô de sacanagem... AHAHA :lol:

Compartilhar