1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

58,4% dos brasileiros não sabem cantar o hino nacional, diz pesquisa

Tópico em 'Atualidades e Generalidades' iniciado por Morfindel Werwulf Rúnarmo, 3 Set 2010.

  1. Morfindel Werwulf Rúnarmo

    Morfindel Werwulf Rúnarmo Geofísico entende de terremoto

    Uma pesquisa inédita que integra o Projeto Brasilidade revela que o Hino Nacional não está, definitivamente, no gosto musical popular. Um dos principais símbolos do Brasil ainda é uma incógnita para 58,4% dos brasileiros - percentual que afirma não saber a letra na íntegra ou conhecer apenas trechos. A pesquisa foi conduzida pela empresa República - Opinião dos Brasileiros, no primeiro semestre de 2010, com módulos qualitativos e de quantificação, com quatro grupos focais e 1.272 entrevistas.

    Entre os pesquisados, apenas 21,7% afirmaram conhecer toda a letra; cerca de 19,9% informaram que sabem quase toda; 47,3% disseram lembrar de alguns trechos; e 11,1% desconhecem a letra. Segundo Rodrigo Mendes Ribeiro, sociólogo coordenador da pesquisa e diretor-geral da República, entre os brasileiros com curso superior completo, o índice dos que sabem cantar o hino nacional é de 45,1% contra 26,5% e 27,4%, respectivamente, que sabem a letra praticamente inteira e alguns trechos.

    "Nesse nível de escolaridade, nenhum entrevistado afirmou não saber o hino nacional.O índice mais alto dos que não sabem nenhum trecho do hino (39, 2%) está entre os analfabetos, com primário incompleto e os que cursaram até a terceira série fundamental", detalha Mendes, acrescentando que quanto maior a escolaridade, menor o índice de pessoas que afirmam não saber a letra do hino na íntegra.

    Com relação a faixa etária, os mais jovens são os que mais têm conhecimento da letra do Hino Nacional - entre os 18 anos e 24 anos, 29,7% sabem a letra na íntegra contra 11,3% dos com idade entre 65 anos e 70 anos. A porcentagem mais baixa entre os que não sabem nenhum trecho está também entre os mais jovens; 3,6% (25 a 29 anos). Em contrapartida, o índice mais alto entre os que não sabem o Hino (20,3%) na faixa etária 60 anos e 64 anos.

    O Projeto Brasilidade, primeiro da série Estudos da República, baseia-se na pesquisa da autopercepção do brasileiro. Concluído em 2010, integrou uma equipe composta por antropólogos, psicólogos, cientistas políticos e sociólogos, entre outros.

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
     
  2. [F*U*S*A*|KåMµ§]

    [F*U*S*A*|KåMµ§] Who will define me?

    Pra assistir o jogo da seleção e as olimpiadas você só precisa saber alguns trechos mesmo.
     
  3. Fúria da cidade

    Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

    Percentual até baixo na minha opinião. Se for feito uma pesquisa séria e bem profunda mesmo acredito que tenhamos no mínimo uns 80%. Ainda mais pela pobreza de vocubulário dos jovens de hoje que sabem mais girias do cancerígeno e escroto idioma inglês mas não sabem porra nenhuma do nosso idioma. Se perguntar o que é resplancescente, plácida, etc tirarão nota zero na certa. Aí ficam reclamando que a letra do hino que é rica em vocabulário é complexa demais.

    Eu sou da época que na escola pública era obrigatório uma vez por semana a excecução, canta-lo na íntegra e na aula de português ainda saber o significado de cada palavra, pois era matéria de prova da 5a série.
     
  4. Tilion

    Tilion Administrador

    Acredito que o problema de não saberem o hino tem mais a ver com as inversões sintáticas dos versos do que com o vocabulário, que nem é composto em sua maioria de palavras obscuras. A que provavelmente deve passar mais batida é "lábaro", que é simplesmente um sinônimo de "bandeira".

    E, por causa dessas inversões, acho que mesmo os que sabem a letra sabem-na apenas de cor, não o seu significado. Muita gente precisa "reorganizar" os versos pra saber do que realmente se trata.
     
  5. Neoghoster Akira

    Neoghoster Akira Brandebuque

    A letra do hino nacional é bonita apesar de eu prefirir a melodia do hino da bandeira.

    Com a proximidade da data da independência, uma minoria hoje no Brasil sabe o que realmente significa ser independente, no sentido amplo da palavra, com todos os direitos e deveres. Na política nacional, principalmente, os políticos pouco se esforçam em agir com independência.
     
  6. Guga

    Guga Who care?

    Tudo contribui para que o hino seja "difícil"; o vocabulário e as inversões sintáticas, como o Tilion disse. Afinal, o hino nacional tem 101 anos!
     
  7. Snaga

    Snaga Usuário não-confiável!!!

    Eu estudei o hino por conta própria, após um quadro de um programa da Olga Bongiovane, há uns 10 anos atrás, que ficou famoso porque dava dinheiro pra quem cantasse o hino inteiro sem errar.

    Não fiz pelo prêmio (até porque morava no interior de Minas e, enfim...), mas porque vi que era uma vergonha não conhecer o hino do próprio país.

    Aproveitei a leva e aprendi o Hino à Bandeira e o Hino à Independência!
     
  8. Morfindel Werwulf Rúnarmo

    Morfindel Werwulf Rúnarmo Geofísico entende de terremoto

    Ah, lábaro significa bandeira?
     
  9. Elrond

    Elrond "OFF" it will last two months

    Nem eu sei, e nem faço questão e não tenho vergonha em dizer. O hino é muito grande, e de tão bonito acaba sendo chato.
     
  10. Snaga

    Snaga Usuário não-confiável!!!

    O hino naõ é chato. Pelo contrário, é emocionante. Uma das poucas músicas que conseguem me arrepiar.
     
    • Ótimo Ótimo x 1
  11. Fúria da cidade

    Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

    É por isso que faço questão de escrever: bons tempos quando se tinha aula exclusiva sobre o hino nacional com profundidade no ensino fundamental.

    Eu me lembro que tive uma semana inteira de aula e a minha professora de português destrinchou ele todinho. Aí sim se consegue entender toda a riqueza e a beleza poética que ele tem do inicio ao fim.
     
  12. Allënheisch

    Allënheisch Slavsia!

    Sim, eu sei bem o que é isso, concordo com o Fúria.
    Nos meus tempos de fundamental, cantavamos o hino sempre ás segundas e outras datas comemorativas. Além do Hino Nacional (um dos mais bonitos do mundo) entoavamos também o Hino da Bandeira, e vez ou outra o Hino da Independência, e sempre gostei muito de faze-lo.
    Mais do quê simplesmente cantar ou repetir o hino, o intuito, como disse uma vez meu professor, é fomentar o sentimento ufanista, fazer com que os jovens (nós, na época) reconheçam a importância da pátria.
    Muitos dos alunos não gostavam, e ainda há aqueles não gostam, mas, percebo que meu professor tinha razão, por que a maioria de nós brasileiros, infelizmente, não cultivamos o sentimento de patriotismo.
    A maioria da população não dá o devido valor nem respeita o símbolos pátrios, não sabem dos significados da nossa bandeira, não cantam o hino, etc.
    Pior, que tem gente que dá mais valor á camisa da seleção do quê á nossa bandeira e só são "patriotas" em época de copa.
     
  13. Morfindel Werwulf Rúnarmo

    Morfindel Werwulf Rúnarmo Geofísico entende de terremoto

    Não acho chato não.

    Concordo.

    Também acho que é um dos mais bonitos, acho que ele foi eleito assim, não me lembro mas vi alguma vez que ele tena sido eleito, senão o mais, um dos mais bonitos. E tem razão, sempre há os patriotas de copa.
     
  14. Bel

    Bel Moderador Usuário Premium

    Chatos são os hinos dos outros países (quando vc começa a destrinchá-los) perto do brasileiro.
     
  15. Fúria da cidade

    Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

    Eu acho a letra do hino italiano a mais chata.

    É que muitos hinos de países falam mais de batalhas históricas, pegar em armas e morrrer pela pátria do que falar do próprio país em si. O de Portugal é um exemplo.

    Já do ponto de vista da melodia sem a letra cantada acho o da França por exemplo lindíssimo. Pena que a letra da "Marselhesa" deixa muito a desejar perto do hino brasileiro.
     
    Última edição: 10 Set 2010
  16. Carnildo

    Carnildo O Esquecido

    Não sei o hino tb oO
     
  17. Clown or Minstrel

    Clown or Minstrel desenvolvedor

    Sei cantar o hino inteiro, de início a fim, e tenho muito orgulho disto!
    Graças aos 15 minutos de pausas que eu tinha no Ensino Fundamental, todos os dias!
     
  18. ExtraTerrestre

    ExtraTerrestre Usuário

    O hino do Brasil é, realmente, muito acima da média.

    Afora o nosso, acho os hinos nacionais do Japão, da França e da Rússia (cuja melodia atual é a mesma do antigo hino soviético) muito bons.
     

Compartilhar