1 - Casa de Areia [85]
2 - O Aviador [76]
3 - Menina de Ouro [74]
4 - Reencarnação [73]
5 - Closer [70]
6 - Sideways [68]
7 - Herói [66]
8 - Kinsey - Vamos Falar de Sexo [65]
9 - A Corporação [65]
10 - Questão de Imagem [64]
11 - A Queda! As Últimas Horas de Hitler [62]
12 - Star Wars - Episódio III [60]
13 - Oldboy [60]
15 - O Fantasma da Ópera [59]
16 - Hora de Voltar [57]
17 - Clã das Adagas Voadoras [55]
18 - Em Busca da Terra do Nunca [54]
19 - Jogos Mortais [51]
20 - Vera Drake [50]
21 - Constantine [49]
22 - Cruzada [43]
23 - Undertow [35]
24 - O Chamado 2 [09]
Eu até estou sendo bonzinho com Vera Drake, já que lembrando assim ele me parece até agradável. Quando acabei de assistir fiquei com uma impressão bem pior (talvez o estresse provocado pelo assalto minutos antes de chegar ao cinema + cabeça na minha frente + casal do meu lado que não parava de falar tenham influenciado, mas enfim...)
Não gostei muito porque, apesar do realismo impressionante e as boas atuações, fracassou em evocar um sentimento forte que o calibre do drama pedia. Eu sentia mais apatia do que empatia pelos personagens.
(possíveis spoilers abaixo, mas nada demais)
Tem cenas memoráveis. Faz muito tempo que vi (ano passado, no Festival), mas eu lembro daquela parte em que o filho discute com a mãe o dilema moral do "crime" cometido por ela. Se eu me recordo direito, os diálogos são rápidos e diretos (p.e.
"Você matou criancinhas" /
"Eu não concordo"), sem muitos argumentos e tal, como se houvesse uma tímida consciência de que uma discussão aprofundada não levaria a nada, e falassem porque têm que falar. O que grita não são as palavras, mas o silêncio, os olhares. É uma luta intensa de sentimentos, um turbilhão de emoções em conflito.
Outra cena excelente é a que a polícia interrompe o almoço para dar a notícia de que Vera está presa. Além de evocar o mesmo contexto que descrevi acima, a cena nem parece literal; parece que estamos observando a situação com o cérebro e os olhos de Vera, a quem o mundo parece ter parado: a taciturnidade é tão exagerada que chega a ser irreal. O filme poupa palavras e junta sua força na reunião do poder dos sentimentos mais diversos.
Isso tudo soa interessante, teoricamente, só sei que quando assisti ao filme a coisa parecia ser bastante intensa e desesperadora para os personagens, não para mim, que parecia incapaz de compartilhar com eles a mágoa, o ódio, a intolerância, o desespero, a preocupação, etc. Relembrando das cenas a coisa me parece até agradável, mas não sei se é porque as imagens estão vindo na minha mente do jeito que eu quero ou do jeito que realmente são. Preciso rever. Só sei que, na hora, senti bastante apatia e tédio.
Ahn, tipo, na verdade eu realmente preciso rever, porque eu tô tentando lembrar de pontos negativos pra escrever esse post e o que vêm na minha cabeça são coisas bastante positivas.
Por exemplo, a cena em que Vera, na cadeia (ou no interrogatório, não lembro), conta ao marido sobre o crime que ela cometeu. A cena é demorada e eu sentia nada mais que impaciência. Mas, assim, lembrando dela... me parece realmente bem construída, quer dizer, de um lado temos um cara surpreso, chocado, confuso, mudo, incapaz de acreditar; do outro, uma mulher esmagada pela pressão, pela preocupação da reviravolta, pela possível revolta da família, pela descontrução da felicidade, pelo desamparo, etc. São tantos sentimentos juntos que dá pra pirar.
Aliás, sem contar a o delineamento feito da triste vaporização da estrutura familiar. Em um momento estão todos jantando e de repente uma notícia quebra os pilares daquilo que cada um considera como a idealização do ambiente perfeito e imaculado, da bondade e justiça. É o grande choque de estar cara-a-cara com aquilo que você sempre achou que nunca entraria na sua casa - nesse caso, foi pior: sempre esteve dentro dela.
Agora, enfim, o fato é que eu não gostei do filme quando eu vi. Mas relembrar dessas coisas me deixou com uma vontade tremenda de reve-lo, o que é patético, uh. Assim, preciso rever, eu devia estar realmente impaciente no dia, porque essa é mais ou menos exatamente a temática de que eu gosto. Pensando bem, eu tava impaciente e estressado
mesmo, porque eu lembro claramente das coisas que eu citei no primeiro parágrafo me incomodando na hora. Só pode ser isso. Ou não. Um dia revejo e digo.