• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Teoria: Frodo & Gandalf

A utilidade de poder entrar nos sonhos pode ser de dar bons pensamentos e sonhos leves para aqueles que estão amendrontados e sendo perseguidos por imagens e situações ruins...Não creio que sendo "Senhor dos Sonhos" Gandalf use disso para saber apenas quando Frodo irá acordar! Ele é paciente e fica junto do amigo que passa por muitas dificuldades...
 
Ou Gandalf, ao invés de usar o seu "poder" para descobrir uma coisa inútil como: quando ele vai acordar? poderia usar esse poder para fazer a pessoa dormir e se livrar de fatiga, pois se eu não me engano nessas duas vezes que o Gandalf estava com o Frodo e com o Sam ele dormiram dias, n me lembro ao certo...
 
Bem, mas vocês acreditam que Gandalf possa entrar nos sonhos das pessoas então?

Era isso que eu estava defendendo =)

PS: o que é esse CQD???
 
Não, você estava defendendo o poder de Gandalf de saber quando Frodo iria acordar. Já o fato que Gandalf possa manipular os sonhos das pessoas é fato comprovado.

Bom, nesse caso devemos usar a Navalha de Occam (chique!): qual é o mais simples, o mais provável: Gandalf saberia quando Frodo iria acordar através de seus poderes ou foi uma csimples oincidência, ou até mesmo uma "insistência" dele de estar lá na hora que Frodo acordaria?

Sem falar que é dito que os istari se lembravam muito pouco de sua vida na Valinor. Acho que isso pode ser usando nesse caso, talvez Gandalf mal se lembrava de suas visitas a Lórien. Porém, isso fica mais no "achismo" mesmo.
 
Haran Alkarin disse:
Não, você estava defendendo o poder de Gandalf de saber quando Frodo iria acordar.

Então, se ele entra nos sonhos das pessoas, ele sabe quando estes vão acabar, e consequentemente, a pessoa em questão iria acordar.

Você tem razão, o assunto do tópico era o poder do Gandalf em saber quando as pessoas acordam.

É que depois, as pessoas não acreditavam que Gandalf entravam nos sonhos, e passei a defender o seu poder.
 
Eu acho que Gandalf encontrava-se sempre á cabeceira de Frodo porque era seu amigo e preocupava-se com ele. O mesmo aconteceria com o Sam se pudesse. Em Rivendell Sam foi descansar por ordem de Gandalf, se não teria morrido de cansaço antes de frodo acordar, e mesmo depois de ele acordar o sam não o largou, por preocupação e amizade,e nos campos de cormallen estava a dormir ao lado de frodo pois tambem o merecia.
 
Quando Frodo estava dormindo em Valfenda Gandalf "conversou" com ele, pois quando Frodo acorda ele mesmo diz: "conversamos muito durante o seu sono" (ou algo parecido). Não acho que Gandalf tivesse o poder de manipular os sonhos das pessoas, mas sim o de entrar em suas mentes e ler coisas que de outra forma lá ficariam escondidas.
 
*Fëanor* disse:
Quando Frodo estava dormindo em Valfenda Gandalf "conversou" com ele, pois quando Frodo acorda ele mesmo diz: "conversamos muito durante o seu sono" (ou algo parecido). Não acho que Gandalf tivesse o poder de manipular os sonhos das pessoas, mas sim o de entrar em suas mentes e ler coisas que de outra forma lá ficariam escondidas.

Acho que quando ele falou isso se referia a ele e ao Elrond, ou alguém assim. :roll:
 
Alcalimë Alassë disse:
*Fëanor* disse:
Quando Frodo estava dormindo em Valfenda Gandalf "conversou" com ele, pois quando Frodo acorda ele mesmo diz: "conversamos muito durante o seu sono" (ou algo parecido). Não acho que Gandalf tivesse o poder de manipular os sonhos das pessoas, mas sim o de entrar em suas mentes e ler coisas que de outra forma lá ficariam escondidas.

Acho que quando ele falou isso se referia a ele e ao Elrond, ou alguém assim. :roll:

Não sei não...Ainda acho que Gandalf tinha o poder de enchergar dentro da mente das pessoas. Quando Pippin pega o Palantír ele faz com que o mesmo olhe dentro dos seus olhos e depois diz: Não havia mentiras nos olhos de Pippin. E quando ele vai à Minas Tirith Pippin observa uma "guerra" travada entre Gandalf e Denethor travada atráves de olhares, como se cada um estivesse vasculhando a mente um do outro. E também quando eles estão de volta para o Condado, antes de Galadriel e Celeborn se separarem do grupo, os dois juntos de Gandalf e Elrond estavam tendo uma conversa, mas não falavam nada, era tudo através de pensamento. :mrgreen:
 
*Fëanor* disse:
Não sei não...Ainda acho que Gandalf tinha o poder de enchergar dentro da mente das pessoas. Quando Pippin pega o Palantír ele faz com que o mesmo olhe dentro dos seus olhos e depois diz: Não havia mentiras nos olhos de Pippin. E quando ele vai à Minas Tirith Pippin observa uma "guerra" travada entre Gandalf e Denethor travada atráves de olhares, como se cada um estivesse vasculhando a mente um do outro. E também quando eles estão de volta para o Condado, antes de Galadriel e Celeborn se separarem do grupo, os dois juntos de Gandalf e Elrond estavam tendo uma conversa, mas não falavam nada, era tudo através de pensamento. :mrgreen:

Nenhum ser poderia ler a mente de um indivíduo se este quisesse fechá-la, nem mesmo Melkor. Gandalf não poderia ler a mente do Frodo. O texto que fala sobre isso é este: Ósanwë-kenta
Já quanto ao olhar de Pippin, mesmo atualmente, alguns estudiosos mentais (como psicanalistas, psicólogos) conseguem perceber quando alguém está mentindo devido as suas resações. :)
 
No SdA - SdA, no conselho de Elrond quando Gandalf fala de como foi aprisionado em Orthanc frodo fala que viu ele num sonho:

- Eu vi você! - gritou Frodo - Estava andando de um lado para o outro. A lua brilhava em seu cabelo.
Gandalf parou atônoto, e olhou para ele. - Foi apenas um sonho - disse Frodo - Mas que de repente volta à minha mente. Tinha me esquecido. Veio há algum tempo; depois que parti do condado, eu acho.
Então demorou a chegar - disse Gandalf - Como você vai ver.


Isso pode demonstrar os poderes de Gandalf que numa situação difícil apelou para todos que podia.
 
Eu achedito que sim Khelehir...Não me lembrava dessa parte.

Infelizmente, não temos materiais suficientes para afirmarmos qualquer coisa sobre a influência que Gandalf teve de Lórien.
 
Khelehir disse:
No SdA - SdA, no conselho de Elrond quando Gandalf fala de como foi aprisionado em Orthanc frodo fala que viu ele num sonho:

- Eu vi você! - gritou Frodo - Estava andando de um lado para o outro. A lua brilhava em seu cabelo.
Gandalf parou atônoto, e olhou para ele. - Foi apenas um sonho - disse Frodo - Mas que de repente volta à minha mente. Tinha me esquecido. Veio há algum tempo; depois que parti do condado, eu acho.
Então demorou a chegar - disse Gandalf - Como você vai ver.


Isso pode demonstrar os poderes de Gandalf que numa situação difícil apelou para todos que podia.

Eu discordo que tenha sido Gandalf que enviou este sonho (se isso poderia ser feito). O trecho fala que Gandalf ficou atônico o que demonstra supresa e caso fosse ele quem tivesse "mandado" o sonho não ficaria assim. :wink:
 
Frodo disse:
- Parece que você já sabe de muita coisa - disse Frodo - Não comentei com os outros sobre o Túmulo. Em primeiro lugar, foi horrível demais, e em segundo, havia outras coisas para pensar. Como é que você sabe sobre isso?
- Conversamos longamente durante seu sono, Frodo - disse Gandalf suavemente - Não foi difícil para mim ler sua mente e sua memória (...)

Parece que Gandalf tem livre acesso à mente das pessoas durante o sono: ele pode ver toda sua memória e conhecimento, e pode introduzir sonhos. Mesmo assim, acho que ele não poderia saber quando Frodo iria acordar: o sono é algo mais biológico, ligado ao hröa, uma necessidade do corpo; é algo distinto do sonho (que já é ligado ao fëa), embora ambas as coisas sejam relacionadas. Além do que, nem sempre sonhamos durante o sono.

Suponho que, além disso, Gandalf já deveria ter visitado Frodo outras vezes: apesar de Sam ficar muito tempo ao lado de Frodo, ele (Sam) precisava comer, banhar-se, fazer suas necessidades, e pelo menos estes dois últimos ele não poderia fazer naquele quarto, e muito menos ficar 24 horas lá. Durante suas visitas, Gandalf poderia examinar a mente de Frodo, e em uma dessas vezes, por acaso, ele acordou. Ou pode até ser que foi Gandalf, vasculhando a mente de Frodo, que acelerou seu despertar, o que eu duvido, já que o sono duraria até quando Frodo estaria pronto para acordar, até quando ele estaria parcialmente recuperado da lamina do Rei-Bruxo, a ponto de poder levantar. Além do que Gandalf não faria tal coisa, deixaria Frodo descansar.

Acho que apenas essas duas são possíveis: o despertar de Frodo naquela hora foi por acaso (possibilidade que aceito como verdadeira), ou Gandalf, de certa forma, o incomodava, causando certa hora o seu despertar (o que acho inválida, Gandalf não faria isso, e deveria ter o dom de não incomodar enquanto vasculhava). Agora, saber quando iria acordar, eu acho que não, já que isso é algo mais ligado ao hröa e ao ferimento do que ao fëa, que é onde Gandalf tem acesso mentalmente.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo