• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Teoria: Frodo & Gandalf

Ecthelion ¥

Usuário
Olá!

Bem, primeiramente, gostaria de dizer que não achei outro tópico sobre esse assunto, se já houver, podem trancar esse meu.

Bem, eu estava pensando em uma coisa. Não sei se todo mundo sabe, ou se é uma coisa óbvia no Mundo de Tolkien. Não sei pois não acabei de ler todos os livros. Lá vai:

Por que será que Gandalf sempre está ao lado de Frodo quando este acorda, quando dormia por um longo tempo? Em Valfenda é assim, e quando ele volta de Mordor também.

Será que tem algo haver de Gandalf (Olórin quanto Maia) ser o Senhor dos Sonhos como é citado no livro? Às vezes, por ele ser o Senhor dos Sonhos ele sabe quando este vai acabar, portanto, sabe a hora em que a pessoa vai acordar.

Será que tem algo incomum nisso? Ou é pura coincidência?

Aguardo respostas :D

Até mais!!
 
8O
Isso é uma puta obervação... nuca pensei nisso...
Gandalf conversa com Pippin durante os sonhos dele também, e usa esse artíficie pra descobrir verdades e enteder situações.
Lórien é o Senhor dos Sonhos, não? E Gandalf, Olórin, habitava os jardins de Lórien quando estava em Valinor.
 
Osanwe-kenta é um texto de Tolkien encontrado nos HoME e fala sobre comunicação mental.
pode ser encontrado aqui
 
Gil-Galad o Elfo disse:
Por que será que Gandalf sempre está ao lado de Frodo quando este acorda, quando dormia por um longo tempo? Em Valfenda é assim, e quando ele volta de Mordor também.

Até mais!!

No meu ponto de vista a única relação que acho que poderia ter sentido é que Gandalf dá maior "atenção" a Frodo, devido ao fardo que este carrega. É normal de se esperar que ele atraia mais atenções do que os outros, e portanto Gandalf se encontrava mais facilmente com ele do que com alheios. Não penso que exista nenhuma relação de Gandalf ser um "servo" (não consigo achar palavra melhor) de Lórien e de ele acordar sempre perto de Frodo.
 
Bem, mas Gandalf sempre falava que Sam não saíra do lado de Frodo o tempo todo.

Não acho que Gandalf não saía de seu lado, pois devia conversar com Elrond, Aragorn, Glorfindel e outros.

Acho que aí tem coisa....Mesmo porque, no Silmarillion diz que Olórin é o Senhor dos Sonhos e que é amigos de Lórien(essa última parte acho que não influencia).

Vou ler o texto da HoMe mais tarde.

Até!
 
Gil-Galad o Elfo disse:
Por que será que Gandalf sempre está ao lado de Frodo quando este acorda, quando dormia por um longo tempo? Em Valfenda é assim, e quando ele volta de Mordor também.

Será que tem algo haver de Gandalf (Olórin quanto Maia) ser o Senhor dos Sonhos como é citado no livro? Às vezes, por ele ser o Senhor dos Sonhos ele sabe quando este vai acabar, portanto, sabe a hora em que a pessoa vai acordar.

Qual seria exatamente a relação entre o sono de Frodo e a presença de Gandalf, "o senhor dos Sonhos"? Que o Gandalf saberia quando o Frodo ia acordar? :o?:
 
Ou simplesmente ele tem uma maior paciência do que o Sam e efetivamente FICA ao lado do Frodo o tempo todo, então quando o hobbit acorda tá lá o mago. 8-) A resposta mais simples tende a ser a verdadeira.
 
Qual seria exatamente a relação entre o sono de Frodo e a presença de Gandalf, "o senhor dos Sonhos"? Que o Gandalf saberia quando o Frodo ia acordar? :o?:

Bem, por Gandalf ser o Senhor dos Sonhos, ele talvez conseguiria entrar na mente das pessoas, assim, saberia quando Frodo ia acordar.

Suponho que ele não seja o Senhor dos Sonhos só pra ter um título...Alguma função isso deve ter.
 
Gil-Galad o Elfo disse:
Qual seria exatamente a relação entre o sono de Frodo e a presença de Gandalf, "o senhor dos Sonhos"? Que o Gandalf saberia quando o Frodo ia acordar? :o?:

Bem, por Gandalf ser o Senhor dos Sonhos, ele talvez conseguiria entrar na mente das pessoas, assim, saberia quando Frodo ia acordar.

Suponho que ele não seja o Senhor dos Sonhos só pra ter um título...Alguma função isso deve ter.

E qual é uma importância relevante em saber quando Frodo ia acordar? :o?: Se ele quisesse era só cutucar o pobre Portador do Anel que ele já acordava oras....
 
Gil-Galad o Elfo disse:
Bem, a importância não importa. O que importa é que ele sempre estava do lado de Frodo, suponho.

Nem sempre. Gandalf não estava junto com frodo quando ele sonhou com a própria partida da Terra Média na casa de Bombadil, por exemplo.

E agora eu tou com mais uma dúvida. O Senhor dos Sonhos não era Irmo? Parece que no Valaquenta dizia que sim. Onde que tá dito que Gandalf era o Senhor dos Sonhos? :o?:
 
Exato Swan! Irmo é o senhor dos sonhos e das visões.

Gandalf, melhor, Olórin era um Maia de Irmo, não? Talvez possa haver aí alguma relação, mas mesmo assim, é forçar a barra.
Outra coisa, eu também não lembro de um trecho que diga explicitamente que Gandalf era o senhor dos sonhos.

Gil-Galad o Elfo disse:
Bem, a importância não importa.
Sensacional! :lol:
 
Gandalf era apenas um "seguidor" de Irmo, nada a mais. Quanto à questão original do tópico, acho que foi uma simples coincidência, sem falar que foram apenas duas vezes que Gandalf acordou ao lado de Frodo, não é um número muito considerável. Além disso, acho que ele não poderia saber que hora Frodo poderia acordar, ele é maia dos sonhos, não do sono, são assuntos de certa forma independentes, embora relacionados.

Erunámo Lótuion disse:
Gil-Galad o Elfo disse:
Bem, a importância não importa.
Sensacional! :lol:

hauhau.gif
 
Erunámo Lótuion disse:
Gandalf, melhor, Olórin era um Maia de Irmo, não?

Não, Námo, Gandalf era um maia de Manwë: Carta 200 e ensaio sobre os Istari no Contos. No Valaquenta só diz que ele morava em Lórien e que ele frequentava a casa de Nienna.

E a relação de Gandalf com sonhos é incidental. Olos- se refere a visões belas que não precisam ser necessariamente sonhos (Contos).
 
Swanhild disse:
Erunámo Lótuion disse:
Gandalf, melhor, Olórin era um Maia de Irmo, não?

Não, Námo, Gandalf era um maia de Manwë: Carta 200 e ensaio sobre os Istari no Contos. No Valaquenta só diz que ele morava em Lórien e que ele frequentava a casa de Nienna.
Isso é bom, assim eu paro de puxar as coisas de memória e começo a olhar nos livros... :|


Swanhild disse:
E a relação de Gandalf com sonhos é incidental. Olos- se refere a visões belas que não precisam ser necessariamente sonhos (Contos).
Perfeito, como sempre. :wink:
 
Gandalf costumava ir aos jardins de Lórien, mas não era um maia deste. Segue um trecho que achei no livro que conta isso...Tem outro ,mas não o encontrei:

"Já de Olórin essa história não fala;pois embora ele amasse os elfos, caminhava invisível em seu meio ou na forma de um deles, e eles não sabiam de onde vinham as belas visões ou as sugestões de sabedoria que ele instilava em seus corações."

Bem, se Olórin não aparecia para eles, por onde que viriam as belas visões? Nos sonhos, claro.

Por isso acho que Gandalf consegue entrar nos sonhos das pessoas, e saber quando estas vão acordar.

Gandalf não estava junto com frodo quando ele sonhou com a própria partida da Terra Média na casa de Bombadil

Como ele pode estar do lado de Frodo se ele não estava lá? :o?:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo