• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Pra quê serve o Horário de Verão?

Dark Light disse:
Deriel disse:
Não é pra economia de energia e sim pra evitar sobrecarga nos sistemas durante os horários de pico durante o verão.

mas pq no verão teria mais picos que no inverno?

Ventilador, ar-condicionado, geladeira na potência máxima, muita gente de férias coçando em casa...
 
Deriel disse:
Não é pra economia de energia e sim pra evitar sobrecarga nos sistemas durante os horários de pico durante o verão.


Até porque a economia de energia global é apenas uma merrequinha: modestos 0,5%.

Ou seja pagamos sempre pela incompetência do governo que há 2 anos nos fez passar por aquele racionamento ridículo.

Eu acho um esforço pra lá de desnecessáfio fazer isso com a população já que aqui não é a EUROPA, AMÉRICA DO NORTE ou ÁSIA SETENTRIONAL onde dependendo do país tem luz Solar até quase meia-noite. Se tivesse isso aqui no Brasil, haveria um nível de vadiagem recorde sem precedentes.

Respondendo a pergunta do tópico

É uma forma engana-trouxa que o governo inventou pra iludir a população mais desinformada que o dia está mais longo. E pode ter centeza que muita gente por incrivel que pareça acredita nisso.
 
A economia de energia nem é tão grande.. eu estava falando sobre isso com meu tio e ele comentou q a maior parte da energia consumida no Brasil é pelas fábricas... e eles não diminuem a carga de horário... ou seja, quem paga o pato é agente... pra economizar menos de 5%...

Mas tb serve pra evitar sobrecarga em horários de pico...
 
Horário de verão é ótimo pra pessoas assim como eu, q acordam tarde (geralmente a partir das 11, ultimamente tem sido entre 13-14h). Q diferença q o sol da manhã faz pra gente? Só se for o raiar do sol, indicando hora d ir dormir...


Por mim seria horário de verão o ano inteiro.
 
Até porque a economia de energia global é apenas uma merrequinha: modestos 0,5%.
pq não é global. é local. 0,5% que são desviados 1h mais cedo das cidades do nordeste, e de outras regiões que realmente o uso de ar condicionado é elevadissimo. imagina se esse 0,5% ficasse só em uma hora unica, a chance de queda de luz ia ser maior.


Ou seja pagamos sempre pela incompetência do governo que há 2 anos nos fez passar por aquele racionamento ridículo.
reclame você, que não fez um abaixo assinado a 10 anos cobrando mais investimentos na area de energia, não dependendo apenas da boa vontade de são pedro.

Eu acho um esforço pra lá de desnecessáfio fazer isso com a população já que aqui não é a EUROPA, AMÉRICA DO NORTE ou ÁSIA SETENTRIONAL onde dependendo do país tem luz Solar até quase meia-noite. Se tivesse isso aqui no Brasil, haveria um nível de vadiagem recorde sem precedentes.

É uma forma engana-trouxa que o governo inventou pra iludir a população mais desinformada que o dia está mais longo. E pode ter centeza que muita gente por incrivel que pareça acredita nisso.
eu ainda vou entender o pq disso mas... vc poderia me explicar então pq do raiar do sol ao por do sol, o dia no verão dura +/- 14h em brasília?

o governo não engana ninguem... a diferença eh que na região sul sudeste e no centro oeste a incidencia de luz no verão é maior que no inverno.

no inverno, aqui o sol nasce as 5:40, 5:45 e se põe as 18:40
no verão ele iria raiar as 4:40 e se por as 19:30-20 (ajusta o horario de verão ai e você vai ver).
Há sim uma incidencia maior de raios solares nas regiões que tem horario de verão no Brasil.
 
Uma das utilidades do Horário de Verão é que o Ano Novo sempre chega 1 hora antes da realidade. Nos últimos anos, aqueles que passaram nas zonas do horário receberam o ano novo sempre com 1 hora antes do que era para acontecer. Que coisa. :think:
 
o governo não engana ninguem... a diferença eh que na região sul sudeste e no centro oeste a incidencia de luz no verão é maior que no inverno. Há sim uma incidencia maior de raios solares nas regiões que tem horario de verão no Brasil.

É claro que é maior! Aonde disse que não é.
A diferença é que adiando o por do sol em 1 hora cria-se a ilusão na população mais desatenta que o dia fica ainda maior, se aproximando de um típico dia de verão europeu, quando na verdade houve só um adiamento.

Só que o governo usa isso como muleta pra falta de investimento em energia e no turismo e com o apoio maciço da Rede Globo que mais faz propaganda deste horário, bastando ver que toda vez quando esse horário inicia tem sempre que mostrar reportagens e entrevista nas ruas com pessoas alegres e felizes. O curioso é que nunca mostra alguém contra. Nunca entrevistaram alguém que tenha reclamado que o seu filho nasceu de entre as 23:59 e 23:00 do um mesmo dia, o dia em que se atrasa os relógios. Coisa mais BIZARRA que isso. impossível!


Omykron disse:
reclame você, que não fez um abaixo assinado a 10 anos cobrando mais investimentos na area de energia, não dependendo apenas da boa vontade de são pedro.

Não tem coisa que mais me irrita discutir contra tamanha ignorância.. por isso que esse país não vai pra frente :roll:

Eu sou formado em eletrônica e existe dezenas de formas racionais de economizar energia. O horário de verão é menos eficiente de todas.

Além disso, 5 fusos horários dificulta mais os negócios entre as cidades. Uma pessoa que está no ACRE e precisa ligar ou viajar pra SP, precisa somar 3 horas de diferença pra não correr o risco de perder o compromisso. Quanto menos fusos horarios um país tiver melhor.

Contiue ignorando achando que economizar energia dessa forma resolve todos os problemas do país. Um país-continente com tamanho e o potencial hidrelétrico e turistico que tem o Brasil se fosse bem administrado JAMAIS teria esse tipo de problema

Abaixos-assinados nunca deixei de assinar, tanto que nos ultimos anos houve uma gradativa redução do numero de estados participantes, mas ainda boto fé que em mais alguns anos ficará restrito apenas ao Sul até definitivamente ser extinto.
 
FÚRIA Da Cidade disse:
É claro que é maior! Aonde disse que não é.
A diferença é que adiando o por do sol em 1 hora cria-se a ilusão na população mais desatenta que o dia fica ainda maior, se aproximando de um típico dia de verão europeu, quando na verdade houve só um adiamento.
a diferença que nessas areas o tempo a mais de sol melhora as regiões

FÚRIA Da Cidade disse:
Só que o governo usa isso como muleta pra falta de investimento em energia e no turismo e com o apoio maciço da Rede Globo que mais faz propaganda deste horário, bastando ver que toda vez quando esse horário inicia tem sempre que mostrar reportagens e entrevista nas ruas com pessoas alegres e felizes. O curioso é que nunca mostra alguém contra. Nunca entrevistaram alguém que tenha reclamado que o seu filho nasceu de entre as 23:59 e 23:00 do um mesmo dia, o dia em que se atrasa os relógios. Coisa mais BIZARRA que isso. impossível!


FÚRIA Da Cidade disse:
Não tem coisa que mais me irrita discutir contra tamanha ignorância.. por isso que esse país não vai pra frente :roll:
se quer reclamar, reclame com uma sujestão já apresentada.

FÚRIA Da Cidade disse:
Eu sou formado em eletrônica e existe dezenas de formas racionais de economizar energia. O horário de verão é menos eficiente de todas.
e pq não é só o brasil que adota o horario de verão? bom que você é formado em eletronica, agora apresente um belo projeto que facilite a vida das pessoas, economize energia e agrade gregos e troianos!! até lá eu fico com o horario tá?

FÚRIA Da Cidade disse:
Além disso, 5 fusos horários dificulta mais os negócios entre as cidades. Uma pessoa que está no ACRE e precisa ligar ou viajar pra SP, precisa somar 3 horas de diferença pra não correr o risco de perder o compromisso. Quanto menos fusos horarios um país tiver melhor.
os americanos que o digam né? 6 fusos horarios + horario do havaii... dificulta tudo mesmo...já sei. vamos deixar a terra com angulos a cada 15º e proibir a formação de nações que tenham extenção territorial maior que 15º!!!! bem melhor né?

FÚRIA Da Cidade disse:
Contiue ignorando achando que economizar energia dessa forma resolve todos os problemas do país. Um país-continente com tamanho e o potencial hidrelétrico e turistico que tem o Brasil se fosse bem administrado JAMAIS teria esse tipo de problema
e seria bem administrado com pessoas que votam em pessoas que prestam! Ó. então o problema eh da demagogia de falar d+ e fazer d-!!!

FÚRIA Da Cidade disse:
Abaixos-assinados nunca deixei de assinar, tanto que nos ultimos anos houve uma gradativa redução do numero de estados participantes, mas ainda boto fé que em mais alguns anos ficará restrito apenas ao Sul até definitivamente ser extinto.
isso na sua visão né? realmente eu fico muito estressado com a mudança de fuso, mas eh bem mais vantagem para mim, e para muitas outras pessoas. sobra mais tempo no fim da tarde inicio da noite com sol. assim como muitas coisas, apenas uma questão de habituação. e sim, o horairo de verão é mais vantagem para a pessoa do que para os lucros.
 
Débora Elbereth disse:
pra mim o horario de verão tá sendo um saco. Eu tenho q acordar mais cedo mas continuo a dormir no mesmo horário q antes, porque sinto sono na mesma hora q sentia antes. vou dormir lá pra meia noite, uma hora....

Bom, uma coisa que me consola é pensar q hora não existe, é só uma coisa criada pelo homem pra controlar a vida. É a minha forma de me rebelar contra as imposições :evil:
:lol:
Pra mim tanto faz
Eu durmo mais nos onibus do que em casa.
 
Omykron disse:
pq não é só o brasil que adota o horario de verão? bom que você é formado em eletronica, agora apresente um belo projeto que facilite a vida das pessoas, economize energia e agrade gregos e troianos!! até lá eu fico com o horario tá?

Primeiro nem queira comparar o Brasil a outros países pq a maior parte do Brasil está em entre a linha do Equador e o Trópico de Capricórnio, ou seja baixas latitudes. Este horário só teria utilidade se o pais tivesse em altas Latitudes. Quanto mais alta a latitude maior a diferença de luminosidade.

E quanto a enconomizar energia a exceção dos sulistas, não sei aonde vc mora) o resto do país aprendeu bem a economizar energia com a expeiência vivida naquele racionamento, mas o mais interessante foi que logo após o término, mesmo sem a obrigação a ANEEL registrou indices de economia voluntária em torno dos 10%, percentual muito mais significativo em um mês do que os minguados 0,5% nos quatro meses de horário de verão.

Então não é preciso dar aula e ter conhecimento eletricidade, quem tem bom senso sabe economizar, praticando desde as atitudes das simples como não tomar banhos demorados e sem precisar fazer muito esforço dá muito mais resultado do que mexer com o relógio. Agora acreditar nessa muleta do governo é assinar o atestado de ignorância e burrice.


"os americanos que o digam né? 6 fusos horarios + horario do havaii... dificulta tudo mesmo...já sei. vamos deixar a terra com angulos a cada 15º e proibir a formação de nações que tenham extenção territorial maior que 15º!!!! bem melhor né?

Não força, os EUA é muito mais extenso no sentido longitudinal que o Brasil e está em altas Latitudes, onde se pode aplicar o horário pra todos os estados sem o prejuízo da existência de 1 fuso a mais como acontece aqui. É o que postei na primeira mensagem, só acho útil esse horário pra paises com estas caracteristicas pois adiar uma hora o pôr do Sol não prejudica o amanhacer deles por que nessas latitudes no verão o Sol nasce bem antes das 5 da manhã, horário que poucas pessoas estão acordando. Tirar uma hora dessa faixa de horário no caso deles não prejudica tanto como ocorre aqui.

isso na sua visão né? realmente eu fico muito estressado com a mudança de fuso, mas eh bem mais vantagem para mim, e para muitas outras pessoas. sobra mais tempo no fim da tarde inicio da noite com sol. assim como muitas coisas, apenas uma questão de habituação. e sim, o horairo de verão é mais vantagem para a pessoa do que para os lucros.

Esse sobrar tempo é pura ilusão, pois como vc mesmo se contradiz fica estressado. Um sacrificio que mexe com o organismo das pessoas, até favorece algumas profissões no final da tarde como o vendendor de picolé na praia, mas prejudica outros que acordam e trabalham bem cedo no inicio da manhã. Então não despreze e ignore aqueles que são os mais prejudicados.

Então no final das contas não existe mágica, acrescenta 1 hora em um extemo, faltará outra em outro, por isso que não se aplica aqui, só em paises de latitude alta.
 
Rosalinda disse:
Eu acho o horário de verão bom pq parece q o dia dura mais :obiggraz:


Desculpa a grosseria, mas tenho q fazer essa pergunta. Vc mora perto da praia?

Bom se nao mora sorte sua. Nos sabados, domingos e feriados é um transtorno sair de casa devido ao dia claro. Com o horario de verão isso aumenta o transtorno mais ainda. Ainda tem outras desvantagens, tenho q acordar mais cedo, ou seja, eu acordava as 5:30 hs, agora tenho q acordar as 4:30. O verão ja tem mais horas de sol do q de noite. Com isso tenho q suportar o calor infernal mais tempo.

Pra mim é uma pessima ideia e so serviu pra me irritar e me chatear.


Horario de verão é bom pra que esta de ferias e nao estudando e trabalhando. :disgusti:
 
Sr. Cachopardo disse:
Uma das utilidades do Horário de Verão é que o Ano Novo sempre chega 1 hora antes da realidade. Nos últimos anos, aqueles que passaram nas zonas do horário receberam o ano novo sempre com 1 hora antes do que era para acontecer. Que coisa. :think:
Na verdade, como o ano terrestre tem 365 dias (é isso?) e SEIS HORAS, só um ano a cada 4 q a virada realmente acontece a meia noite (ou 1 da manhã). É pra corrigir isso que existe o dia 29 de fevereiro.

Inclusive eu já fiz uma conta uma vez, pra saber o horário exato do meu aniversário em cada ano... mas vou ter q parar pra pensar dnovo pra lembrar, e estou com preguiça agora.
 
Ah, eu destesto o horário de verão. Eu tenho que acordar sempre às 5:30h, o que dá 4:30h no horário antigo! :x E estou acostumada a ir dormir lá pelas dez horas, justamente p/ poder acordar cedo... Mas acontece que, no horário de verão, eu tenho que ir deitar às 9:00h da noite, e jura que eu consigo dormir nesse horário... :roll:
O único lado bom é que eu posso comemorar quando acaba. :lol:
 
Cara adoro o Horário de Verão acho o máximo chegar em casa antes do escurecer... é mais tranquilo e fico mais descansado com este fato.

Tenn' omentielva ento!
 
... eu fico todo perdido com esse horario... e quando eu me acostumo... eles mudam de volta :eek: :evil:
 
Senhor fúria, vide isto aqui.

http://www.poli.usp.br/Ensino/PosGraduacao/Aluno/PosGraduacaoDisciplina.asp?nomabvset=PEA

Teria de perguntar especificamente em qual matéria um amigo meu viu isso que o Deriel falou (e que você citou mas não sei porque não entendeu/ignorou)

Deriel disse:
Não é pra economia de energia e sim pra evitar sobrecarga nos sistemas durante os horários de pico durante o verão.

No caso, pelo que meu amigo me explicou, uma das matérias explicou que o simples acender de uma lâmpada requer uma engenharia e arquitetura de toda a rede elétrica para que o refluxo não detone Itaipu.

Ou seja, posso ser leiga, mas ligar um aparelho poderia dar tanto blecaute quanto o nível das águas. (se não for bem arquitetado de forma a calcular mais ou menos quanto refluxo tem em que horas do dia... ainda mais nos picos)

Mas concordo que o horário de verão não serviria para nada se não há conscientização da população em economizar, ser racional (afinal cada usina implica em muita floresta destruída, gerando gás carbônico com a decomposição, etc)

E como você está irritado, você deve perceber que o efeito irritadiço é muito semelhante ao que acontece quando estamos em aula. (afinal marcamos mais os professores ruins na cabeça que os bons)

Há a "desculpa" de se conscientizar a população (inclui-se donos de fábricas) nesses momentos. Se não há necessidade, ninguém dá muita bola, porque "tem mesmo para que economizar?".

A partir do momento que há o espectro da falta, ainda vai haver os desperdiçadores, mas há uma tendência da população de vigiar a si própria (meu se você gasta demais depois num tem pra ninguém, nem para mim).

É utilizando-se da característica egoísta comum do ser humano que temos melhor desenvolvimento educacional. Nossa cultura e conhecimento não surgiu porque estávamos confortáveis. Ao contrário: o fato de estarmos desconfortáveis a ponto de isso ameaçar nossa sobrevivência é que forçou o ser humano a construir ferramentas. Tudo para ficarmos mais confortáveis. Essa é a meta final de todo ser humano.

Sentimentos mais elevados surgem mais tarde. Mas só surgem se está garantido o seu.

O ponto é que independente de você ficar irritado (sendo isso um reflexo de que há a conscientização/educação como falei), a tendência com esse puxão de orelhas todo ano é ir conscientizando a população. Dando uma folga porque ninguém aguenta puxão de orelha/castigo toda hora.

Sem esse "lembrete" dificilmente a população se conscientizaria como você tanto quer. Afinal, você deve saber que isto não se faz num passe de mágica, não é mesmo? :aham:







Quanto aos paises da Europa e EUA (aliás, foi Benjamin Franklin quem instituiu o horário de verão nos EUA. Mas na época não havia energia elétrica :P) o maior fator de consumo é o aquecimento das casas. Eu me lembro que essa conta de luz para cada pessoa é tão grande que se torna parte das despesas urgentes de qualquer família que more em locais que ficam abaixo de zero graus Celsius no inverno. Literalmente as pessoa se desesperam se não conseguem pagar a conta de luz.

Instituindo-se o horário de verão, a meu ver é para que as pessoas não "baixem a guarda" e abusem durante o verão, já que sendo uma facilidade de primeira necessidade no inverno, provavelmente a manutenção mais pesada é feita no período em que menos se precisa da mesma.

Por outro lado, se no inverno é necessário aquecimento, no verão as pessoas ligam o ar condicionado. Ou seja, teoricamente QUANDO é que teria a tal folga nos sistemas?

Nenhum sistema aguenta ficar perto da capacidade máxima o tempo todo, como você sabe.

Mas como disse que você trabalha com eletricidade... perdão! Eletrônica não é eletricidade. Você mexe com o que fazer com a energia elétrica, e não como manter e produzir.

De qualquer forma, voltando ao titio Franklin (um cara muito inteligente que ainda teve tempo de se meter na política e fez muita coisa, vocês devem saber. Além de empinar pipa, o experimento mais famoso, mas que teve pouca informação e muito perigo), na época dele não havia energia elétrica. O aquecimento era feito com madeira e carvão mesmo, e a iluminação era com lâmpadas de óleo. Óleo de baleia.

Independente dos fatores ecológicos, já que não existia o Greenpeace na época, o óleo de baleia já era muito caro. (Ser baleeiro era bom negócio) E combustível para o aquecimento também não é muito fácil de ficar armazenando.

Nesse caso, também percebemos (ou sou só eu quem percebe?) que adiantando o relógio teria mais luz no final do dia, e a pessoa acordaria enquanto estava ainda escuro. Em termos práticos novamente a economia de óleo seria mínima (mas ainda assim, seria boa desculpa para conscientizar as pessoas). O ganho real ser manter as pessoas menos tempo possível com o aquecedor ligado dentro de casa.

Na época ninguém entendia direito esse negócio de intoxicação de monóxido de carbono. Mas com certeza, entendiam que uma pessoa acordada necessita MENOS aquecimento que uma pessoa dormindo.

Se no começo da noite a pessoa chega em casa e ainda tem um pouco de calor e luz do dia, economizaria nesse quesito até a hora de dormir. E novamente porque acordaria ainda escuro, não necessitaria tanto aquecimento quanto precisaria estando letárgico.

Definitivamente, Franklin usou da RACIONALIDADE para propor isso mais tarde quando virou político. E claro, as pessoas não gostaram muito.

Então imagine como seriam os gastadores dos americanos que não aderiram ao tratado de Kyoto ameaçando o futuro de nosso planeta, se não houvesse essa conscientização desde a época da independência dos EUA. Se já os acha insuportáveis (a política externa deles, não eles pessoalmente falando, que podem ser gente fina), você acharia que o demônio era simpático sem esse nível de educação que eles atingiram.

Sim, eles são educados e até conscientes. Até o Curunir que tanto metia pau neles, ao CONHECER o povo americano teve de admitir que estava errado.

Então eu reconheço que os efeitos de titio Franklin, desde o século final XVIII estão fazendo algum efeito hoje. Considerando-se que não dá para mandar as pessoas pararem de ser idiotas (senão seria ditadura), há a necessidade de ir conscientizando aos poucos. Aos poucos o número de sem-noção diminui.

Por que digo isso? Pensando em termos de sem-noçãozice americana que elegeu o Bush (entre outros, como o Senhor da Guerra que não gostava de crianças), vemos que antigamente (pouco antes da Guerra Civil), os "cidadãos" que eram apenas os brancos proprietários de alguma coisa, tinham como maioria os escravagistas. A minoria era comerciante e ia aumentando (note que negros não tinham direitos políticos, mesmo depois de libertos. E essa mentalidade se estendeu a tal ponto que aconteceu aquela revolta em Los Angeles nos anos 80, mas mesmo nos anos 60 era comum a política de escolas para brancos e escolas para negros, negros que não podiam subir em ônibus, negros que não podiam entrar na Academia, mesmo quando indicados para o Oscar, etc.)

Se pensarmos dessa forma, é REALMENTE incrível que hoje o quadro de sem-noçãozice esteja competindo com os sensatos (52% de sem noção contra 48% de sensatos é um bom número) hoje em dia. Ou seja, de uma maioria escravagista de 90% houve uma evolução real. Aumentou a proporção de pessoas sensatas comparado com antigamente.

O ponto é que não dá para sermos uma ditadura para botar juizo na cabeça das pessoas. Elas ficam revoltadas em criar juizo e ficam piores, só por ficar (vide escola). Devemos fazer coisas sutis como Horário de Verão, como propôs tio Ben que aos poucos sem que o aluno perceba vai conscientizando.

É como a dengue. Se não houvesse o perigo de ficar doente, alguém ia se preocupar com saneamento básico na própria casa? (sim, tem gente que acha isso luxo e que não é necessário)

Afinal, nem todo mundo tem obrigação de continuar indo na escola. Aliás, muita gente depois que sai da escola acha que não precisa mais aprender! 8O





Agora pensemos em termos de se tivessemos energia à vontade, se o governo tivesse feito um monte de hidroelétricas e termo-elétricas e usinas vaga-lume (Angra é conhecida como pisca-pisca :P)

A tendencia nunca é diminuir o consumo. É sempre aumentar.

Qual o impacto disso no meio ambiente?

É fácil a gente pensar que o governo tem culpa. E realmente tem culpa em não estruturar as coisas de forma a propiciar um crescimento sem ameaçar nossa vida e recursos naturais (florestas também são recursos), e em não conscientizar todo mundo de que não pode ficar gastando à toa.

Mas então essa "falta" de energia elétrica surge para nos lembrar também que a geração dessa energia surge do sacrifício de inúmero hectares de floresta, terras, cidades, etc., que são inundados. Teoricamente isso é um desperdício também, já que consumimos terrras cultiváveis para gerar às vezes alguns míseros megawatts.

Existe um certo limite para que construamos hidroelétricas. Por exemplo, imaginem uma no amazonas, a calamidade que seria toda a planicie alagada para sempre. Inviável!

Surgem as expectativas de termo-elétricas. Mas estas visivelmente JOGAM FUMAÇA pelas chaminés. (Hidro joga CO2, mas pela decomposição... isso tá se tornando também um problema)

No passado, houve a previsão calamitosa de que não haveria comida para todos no século XX, pois a produção tinha crescimento aritmético e a população geométrico.

Não contavam com a tecnologia que dinamizou a produção.

Mas ainda há o limite que este planeta pode comportar de gente. Quanto mais gente, mais necessidade de energia. E gerar a energia compromete o meio ambiente.

E como barrar esse crescimento da necessidade de energia?

Hoje em dia precisamos de tantas pessoas assim no mundo?

Digo, no passado era necessário muitas pessoas para fazer uma coisa. Hoje em dia não! Tanto que o desemprego na verdade também é reflexo de excesso de gente.

Novamente, surge aqui o dilema: não dá para impedir as pessoas de terem filhos. Senão acontece o desastre que está a China (6 milhões de homens não vão poder casar e estão procurando noivas fora da China).

Parece idiotice, mas a conscientização aqui também está sendo feita aos conta-gotas. Porque de outra forma, o ser humano burro como somos, faz tudo do contra só para ser do contra.

Então acho que esse discurso "o governo não fez a parte dele" é muito perigoso. Dizem que ganhar o que se deseja é perigoso. Você perde algo precioso no processo: não mais terá o sonho, se o sonho se materializa. Você começa a querer outra coisa, e outra, e outra que é absurdo querer porque pode ser fatal pra você, mas mesmo assim quer. Como querer uma estrela. (vide Calígula)
 
Primula disse:
Senhor fúria, vide isto aqui.

Mas como disse que você trabalha com eletricidade... perdão! Eletrônica não é eletricidade. Você mexe com o que fazer com a energia elétrica, e não como manter e produzir.

Com todo respeito, depois de vc se dar ao trabalho de colocar um post "kilométrico" com argumentos alguns discutives e outros pouco consistentes para justificar o horário de verão, não dá pra discutir com um cidadão ou cidadã que diz uma asneira dessas. :roll: Essa conseguiu ser ainda pior que a do Omykron.

Apesar que dos 14 aos 20 trabalhei como eletricista, mas independente disso não justifica em nada a besteira que vc escreveu. Ainda que estou sendo bonzinho, porque se vários profissionais da minha área virem um comentário desses nao irão te perdoar nem na proxima reencarnação :)

Fiz uma crítica ao governo que nesse aspecto merece ser criticado, mas em nenhum momento isentei o cidadão comum que mesmo numa situação normal com sobra de energia, se ele fizer de forma voluntária (e não sob pressão de alguém) o mínimo de economia, não haverá risco de sobrecarga e a quantidade de energia economizada que cada um fizer por si só já dispensa a necessidade dessa muleta.

E outra.. se temos boas campanhas contra a AIDS e tabagismo, se o governo fizer bem sua parte com campanhas neste setor, por menos que possa parecer ajuda e muito... e isso é estimular e conscientizar e não forçar a barra como faz com a população obrigando todos a adiantar o relógio. A forma como o governo faz não é nada democrática. Se isso tivesse sido um resultado de um plesbicito feito a mais de 50 anos onde por maioria de votos a maioria da população desejou isso, aí sim o governo teria um argumento muito forte a seu favor.

Não é o caso, a grande a maioria dos estudos técnicos feitos por grandes profissionais da área elétrica e medica condenam o horário de verão, mas a grande mídia em especial a Rede Globo faz e sempre fará vistas grossas a isso.

Pra mim só o fato do Brasil ter mais a maior parte de seu território na zona tropical e equatorial com um dos maiores (senão o maior) potenciais hidrelétricos do mundo já basta. O resto é conversa fiada e incapaz de mudar minha opinião.l
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo