• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Pra quê serve o Horário de Verão?

FÚRIA Da Cidade disse:
Com todo respeito, depois de vc se dar ao trabalho de colocar um post "kilométrico" com argumentos alguns discutives e outros pouco consistentes para justificar o horário de verão, não dá pra discutir com um cidadão ou cidadã que diz uma asneira dessas. :roll: Essa conseguiu ser ainda pior que a do Omykron.
:rofl:
argumentos pouco discutiveis ou priguiça de interpretação?
Não da para discutir um uma pessoa que se acha melhor que as outras, ou melhor, ainda bem que existem pessoas como você que sana todos os problemas do horario de verão. faça isso, mantenha seu horario normal, e culpe o governo, aquele maldito que você colocou na camara dos deputados ou faça com que o mesmo apresente a sua idéia inovadora de concientização em massa

FÚRIA Da Cidade disse:
Apesar que dos 14 aos 20 trabalhei como eletricista, mas independente disso não justifica em nada a besteira que vc escreveu. Ainda que estou sendo bonzinho, porque se vários profissionais da minha área virem um comentário desses nao irão te perdoar nem na proxima reencarnação :)
que bom para você heim? que tal agora você e seus amigos serem mais flexiveis e apresentarem algo alem de "eu sei o que eu tou falando e você não, que tal ficar calado" e vir apresentar TUUUUUUUUDO que você ta falando, mas não mostrou nada até agora

FÚRIA Da Cidade disse:
Fiz uma crítica ao governo que nesse aspecto merece ser criticado, mas em nenhum momento isentei o cidadão comum que mesmo numa situação normal com sobra de energia, se ele fizer de forma voluntária (e não sob pressão de alguém) o mínimo de economia, não haverá risco de sobrecarga e a quantidade de energia economizada que cada um fizer por si só já dispensa a necessidade dessa muleta.
http://www.camara.gov.br/ vc tem um representante no congresso, você tem de ser ouvido, pq vc eh uninanime, você é o sabe tudo :amem:

FÚRIA Da Cidade disse:
E outra.. se temos boas campanhas contra a AIDS e tabagismo, se o governo fizer bem sua parte com campanhas neste setor, por menos que possa parecer ajuda e muito... e isso é estimular e conscientizar e não forçar a barra como faz com a população obrigando todos a adiantar o relógio. A forma como o governo faz não é nada democrática. Se isso tivesse sido um resultado de um plesbicito feito a mais de 50 anos onde por maioria de votos a maioria da população desejou isso, aí sim o governo teria um argumento muito forte a seu favor.
não existem campanhas contra a AIDS, e sim campanhas contra proliferação de DSTs, o brasil tem é o melhor programa de COMBATE a AIDS entre a população.
campanha anti-tabaco, pqp, essa me fez morrer de rir. sério, vou até acender meu cigarro só para continuar a rir.
o brasil é um dos paises com o preço do cigarro mais baixo do mundo. GRAAAAAAAAAAANDE CAMPANHA!

você conhece o site da camara senhor sabetudodeeletronica? que tal fazer o seu direito de democracia e sair dessa demagogia de falar falar e não apresentar nada?
leve um projeto que supra 170milhões de consumidores e ensine eles a economizar, ai as empresas vão perder o lucro, e ganhar o direito de aumentar a tarifa...

FÚRIA Da Cidade disse:
Não é o caso, a grande a maioria dos estudos técnicos feitos por grandes profissionais da área elétrica e medica condenam o horário de verão, mas a grande mídia em especial a Rede Globo faz e sempre fará vistas grossas a isso.
você poderia apresentar esses fatos com algum link ou voce ouviu dizer?

FÚRIA Da Cidade disse:
Pra mim só o fato do Brasil ter mais a maior parte de seu território na zona tropical e equatorial com um dos maiores (senão o maior) potenciais hidrelétricos do mundo já basta. O resto é conversa fiada e incapaz de mudar minha opinião.l
o circulo das mesmas respostas continuam.... :zzz: :zzz: :zzz:
 
:lol:

Fúria, tá bravo com quem? :lol:

Quando você souber com quem você está bravo, aí você conversa melhor, OK? :wink: Pelo que eu pensei, a gente só estava discutindo um assunto. Do jeito que você fala parece até que é pessoal. Claro que isso é muito normal ultimamente. Parece até que confrontar o que uma pessoa sabe significa ameaçar a psique dessa pessoa (e ela toma posição defensiva, como leão acuado, etc.).

(Se bem que se me disser o porque você acha que estou tirando sarro de você, ou denigrindo sua imagem, ou coisa do gênero... :obiggraz:)

Também estou falando coisas com embasamento que posso. Com todo respeito pelos seus 14 a 20 anos de eletrônica, (e não em eletricidade, vale a pena frisar), então poderia pedir também um pouco de seu respeito em ler o que eu escrevi sem achar que está falando com uma idiota que não compreende o que você quer dizer, e refletir sem esse sangue fervendo na sua cabeça? Bom...

O que eu falei, fiz em base em conversas informais, já que não é minha área. Mas estou em contato com pessoas que estão nas áreas. Acho que este fórum é um ótimo exemplo de como é bom o intercâmbio de idéias.

Pois bem, como é normal da informalidade, eu fico só escutando. Não que está documentado em algum site, ou jornal.

Minha formação, devo admitir é somente Bacharel em Física, mestre em Ciências, em vias de terminar meu doutorado em Fisica (materiais magnéticos). Acho que quem melhor pode discutir coisas energéticas fosse Lupippin... :think: No entanto, sim, me interesso pelas áreas energéticas quando posso, e tento não ficar "alienada" (o que é complicado, já que também estou investindo em ensino ultimamente e o tempo ficou meio curto. Bem, mais uns culpados seriam o Fuad, Dib, Yassuko por me contaminarem com isso :lol:)

Talvez isto sirva um pouco para que não perca a paciência comigo pensando que sou apenas mais um patricinha sem nada na cabeça e que não lê jornais e dá palpite. :grinlove: E espero que sirva de explicação para eu usar um linguajar curto grosso e tão objetivo quanto podia no outro post (com devaneios, claro... tenho de culpar o prof. Fleming por me contagiar com essa mania enquanto falamos sobre um assunto)

Bem, estando neste meio acadêmico, tive chances de vez em quando de ouvir de soslaio algumas conversas de alguns professores, principalmente no que diz respeito a pesquisas e tendências do CNPq. (e nesse ponto me lembrei do falecido prof. Leite que ainda hoje a gente fala como se estivesse envolvido nos projetos)

E não raro converso muito com engenheiros elétricos, e meu grupo tem um histórico de interação com empresas. Exatamente para evitar o alienamento tão frequente. (ser experimental ajuda :P)

Se eu falei uma bobagem, talvez eu devesse perguntar novamente para o dr. Shiroma (que foi quem mencionou sobre coisas sobre geração, manutenção de energia que eu não sabia e nunca li em lugar nenhum).

Mas já que eu não gostaria de incomodar ele (e ao prof. Leite menos ainda) por conta desta conversa de fórum, e como você já está aqui talvez você pudesse ser gentil em repartir comigo o que sabe, tanto quanto eu reparti contigo o pouco que eu "sabia".

(pois sendo um modelo, como disse Feynman "a gente aprende uma coisa para logo em seguida desaprender, porque está errado"... isso que é o legal da física, se a experiência contradiz a teoria, então temos de pensar numa nova teoria)

Mas se você estiver de saco cheio, tudo bem. Eu sempre posso perguntar para o Mayoros, ou pro Engethor, que são engenheiros e devem saber melhor que eu.

Só gostaria que parasse de agir dessa forma agressiva e intolerante. Já que existe algo que saiba, o melhor não é compartilhar? Pois infelizmente como o Omykron notou, você disse que eu falei bobagem, mas não contra-argumentou.
 
ahhaha. pra inicio de conversa sr. Omykron, "atropelador" eu não dei meu precioso voto pro atual presidente que está hoje no poder e muitos desses parlamentares.

Como profissional de minha área, no que diz respeito a economia de energia sei fazer bem minha parte e dentro das minhas limitações como cidadão ajudo e auxilio as pessoas. Agora se vc está contente achando tudo o que o governo tem feito todos esses anos é maravilhoso e fica aí fazendo pose problema seu. Continue com esse joguinho provocativo e não chegará a lugar algum senão estragar mais e mais o tópico.

(Isso já responde a pergunta da Primula na ultima mensagem)

Não sou sabe-tudo até porque a area elétrica é uma das mais dinâmicas da atualidade.

Agora vou dar responder a Primula, pois no horário em que dei a minha primeira resposta, limitado pelo fator tempo não pude responder da forma como gostaria e só estou dando sequência a discussão justamente pela a atenção e o trabalho que teve..

De fato peguei forte contigo em relação ao tema elétrica/eletrônica, ainda reflexo que o nosso amiguinho postou alguns dias atrás mas como foi a única pessoa que se propôs a discuitir o assunto de forma séria e justa, vamos lá.

É claro e óbvio que são carreiras com suas particularidades. Quem está na area elétrica estuda geração, transformação e conservação de energia com muito mais profundidade que o profissional eletrônico, mas nem por isso o eletrônico fica totalmente alheio e ignorante a isso, pois ainda que em forma de noções básicas ele aprende estes assuntos.

Entre uma universidade e outra, as grades curriculares dos cursos de engenharia elétrica e eletrônica apresentam algumas variações nas disciplinas técnicas, mas via de regra não tem como um profissional ou outro ficar sem ter aprendido ao menos noções elementares de temas que são comuns as duas carreiras. Daí haver varias semelhanças e pontos comuns e isso não dá e nem pode ser ignorado.

Até mesmo entre medicina e enfermagem, não se pode generalizar. Aprendi bem isso depois que passei a ter uma enfermeira na minha familia.

Retomando o tema.
Eu tive oportunidade de estudar um pouco sobre Franklin no curso técnico. Indiscutivelmente a realidade da época pra alicação do horário de verão era bem diferente, mas pra quem acha ou achou até agora que sou um ferrenho opositor do horário de verão, vou procurar de forma objetiva chegar ao x da questão. De que país ele é? EUA. Onde está localizado os EUA geograficamente? Na América do Norte com a maior parte de seu território a mais de 30° da latitude.

Aí que está o detalhe que faz a diferença e não vi desde o inicio do tópico ninguém comentar...

Quem está em altas latitudes naturalmente é favorecido com muito mais luz solar. Acima de 30° uma cidade nessa posição geográfica em pleno verão consegue ter um amanhecer antes das 5 da manhã. Como nessa faixa de horário são poucas as pessoas que estão acordadas e na rua saindo pra trabalhar, subtrair uma hora pra remaneja-la na parte da tarde não traria tanto prejuízo. Horário de verão pra países nessa situação é até viável.

Não é o caso do Brasil que tem menos de 5% do seu território abaixo do paralelo 30° onde está Porto Alegre. Com tantas cidades em baixas latitudes, sem luz solar as 6 da manhã, horário que várias empresas iniciam seu expediente, acaba acontecendo um considerável consumo de energia.

Essa pra mim é a razão n° 1 que eu não apoio o horário de verão no Brasil, a posição geográfica. Já o elétrico vem em parte como consequência direta disso.

No caso das grandes empresas existe uma regulamentação das concessionárias de fiscalizar o fator de potência e cobrar tarifas diferenciadas, (até multas se for o caso) de acordo com o horário que a empresa mais consome energia. Isso ocorre o ano inteiro independente da época.

Sobrou quem? o consumidor residencial, aquele que consome numa parcela bem menor a anterior. Sem essa "cobrança" que as grandes empresas tem, ele só começou a praticar economia na época do racionamento.

E aí quando vejo aquele percentual de economia extremamente baixo como resultado disso todo ano, vejo o quanto é inutil o esforço que brasileiro faz pelo deslocamento de 1 hora que pra muita gente biologicamente faz diferença.

E respondendo a outra pergunta, a minha indignação é por tudo isso, mais o fato da população nem ao menos ter sido consultada na forma de um plebiscito.

Fico por aqui hoje.. Se faltou alguns pontos vou repassando em outras oportunidades.
 
FÚRIA Da Cidade disse:
ahhaha. pra inicio de conversa sr. Omykron, "atropelador" eu não dei meu precioso voto pro atual presidente que está hoje no poder e muitos desses parlamentares.
[

Aqui acho que posso meter o bedelho. :P

Mesmo que você não tenha votado, você ainda tem o direito de expressar sua indignação para com os parlamentares e presidentes que estão por lá.

Não sou sabe-tudo até porque a area elétrica é uma das mais dinâmicas da atualidade.

Todas as áreas são dinâmicas. Reflexo da interdisciplinaridade. Da mesma forma que você tem um certo conhecimento, e devemos respeita-lo por isso, o "parco" conhecimento meu e de Omykron deve ser respeitado.

Se não você não consegue transmitir suas idéias. (fato é que só agora - década de 80 - o ensino começou a lidar com os "conceitos espontâneos" que qualquer ser humano tem da natureza. Qualquer tentativa de ensinar algo passando por cima dos conceito "naturais" de uma pessoa vai resultar em fracasso educacional)

Senão você agirá como o professor que tira sarro do que os alunos não sabem e se torna um professor medíocre. Ou seja, se torna o que odiou.

... achou até agora que sou um ferrenho opositor do horário de verão, vou procurar de forma objetiva chegar ao x da questão. De que país ele é? EUA. Onde está localizado os EUA geograficamente? Na América do Norte com a maior parte de seu território a mais de 30° da latitude.

Aí que está o detalhe que faz a diferença e não vi desde o inicio do tópico ninguém comentar...

Quem está em altas latitudes naturalmente é favorecido com muito mais luz solar. Acima de 30° uma cidade nessa posição geográfica em pleno verão consegue ter um amanhecer antes das 5 da manhã. Como nessa faixa de horário são poucas as pessoas que estão acordadas e na rua saindo pra trabalhar, subtrair uma hora pra remaneja-la na parte da tarde não traria tanto prejuízo. Horário de verão pra países nessa situação é até viável.

Não é o caso do Brasil que tem menos de 5% do seu território abaixo do paralelo 30° onde está Porto Alegre. Com tantas cidades em baixas latitudes, sem luz solar as 6 da manhã, horário que várias empresas iniciam seu expediente, acaba acontecendo um considerável consumo de energia.

Essa pra mim é a razão n° 1 que eu não apoio o horário de verão no Brasil, a posição geográfica. Já o elétrico vem em parte como consequência direta disso.

Bem, todos nós (brasileiros) estamos mudando os polos do Sul-Sudeste para vários lugares do Brasil. Em conjunto, também há vários projetos que forçam o contingente de pesquisadores a irem para fora do eixo Rio-Sampa-Sul do Brasil.

Mas ainda estamos com um problema enorme de Sul Sudeste sobrecarregado, como notou o Deriel.

Até que haja uma distribuição igualitária de indústrias (e por conseguinte de gente, residencias, facilidades, etc..) para fora desse eixo, essa economia mínima faz diferença. Mesmo que seja apenas no sentido educacional. (o que a meu ver é bom, já que todo mundo acha que educação é só na escola) Como eu disse, se não há uma necessidade, ninguém quer abdicar de conforto, ou mesmo se esforçar um pouco para aprender algo no sentido econômico ou ecológico.

No caso das grandes empresas existe uma regulamentação das concessionárias de fiscalizar o fator de potência e cobrar tarifas diferenciadas, (até multas se for o caso) de acordo com o horário que a empresa mais consome energia. Isso ocorre o ano inteiro independente da época.

Sobrou quem? o consumidor residencial, aquele que consome numa parcela bem menor a anterior. Sem essa "cobrança" que as grandes empresas tem, ele só começou a praticar economia na época do racionamento.

E as empresas também são feitas de pessoas. :)

Indiscriminadamente eu vejo que pessoas de 8 a 80 anos (e velhinhas que deviam dar exemplo) não tem muita responsabilidade para consigo mesmas.

Nas indústrias, comércio, isso é ainda pior. Não raro, as pessoas se tornam gastadeiras de água, de luz e de outras coisas só porque "não é ela quem vai pagar". Bem, pra começar a empregada doméstica :mrgreen:

Como você disse, as grandes empresas já tem uma cobrança. Mas o consumidor "normal" nunca parou para pensar. E esse consumidor normal, quando trabalha, também é fonte de gastos, de desperdício. Ele não vê que isso refletir-se-á em possível falência da empresa, desemprego, etc.. Um dia de blecaute para a maioria de nós é um dia de folga, e não um dia em que a fábrica não vai gerar lucros e vai pesar na hora de pagar os funcionários.

Claro que há programas educacionais em empresas e instituições para conscientizar o funcionário de sua responsabilidade e de como sua irresponsabilidade pode influir mais tarde no próprio emprego. Mas em geral, não dá para vencer com essas medidas pontuais.

E aí quando vejo aquele percentual de economia extremamente baixo como resultado disso todo ano, vejo o quanto é inutil o esforço que brasileiro faz pelo deslocamento de 1 hora que pra muita gente biologicamente faz diferença.

E respondendo a outra pergunta, a minha indignação é por tudo isso, mais o fato da população nem ao menos ter sido consultada na forma de um plebiscito.

Fico por aqui hoje.. Se faltou alguns pontos vou repassando em outras oportunidades.

Se tivesse sido consultada por plebiscito, agiriamos como os americanos que não querem o Tratado de Kyoto. Talvez na ideologia até simpatizem com a preservação do meio ambiente, mas na prática, não somos tão bonzinhos assim.

Na verdade, ninguém é mau ou bom... tentamos ser bons, mas fazemos cagadas. E quando alguém que tem mais visão propõe algo diferente para o futuro, poucos vão ser os que vão entender. Talvez quando você vir mais resultados práticos daqui a uns vinte ou 30 anos, possa apreciar melhor isso tudo. É como a Revolta da Vacina que tivemos no começo do século XX: apesar de todo mundo ficar xingando Oswaldo Cruz, e ninguém entender porque tinha de tomar aquela porcaria de vacina, blablabla, hoje temos menos tragédias com a Variola do que teríamos se ele não fosse teimoso para obrigar toda a população a tomar aquela "coisa estranha e amedrontadora"

E essa desconfiança contra coisas desagradáveis é boa, também... senão haveria holocausto e nazismo a toda hora.

Mas eu não sou a única que fala com cuidado durante esta discussão. É só que você tem de tomar cuidado com a pressão para não ver ataques pessoais contra você onde na verdade é apenas uma idéia diferente da sua. Só vieram os ataques depois que você foi também meio ríspido.
 
Eu me desculpo a você que reiniciou a discussão de forma aberta e plena, o mesmo não digo de seu amigo que não respondeu meu comentário de 15 dias atrás e de forma oportunista usou a sua presença pra me atacar.

E retalhando com tantos "quotes" visualmente não fica elegante a discussão. Por isso evito ao máximo esse expediente.

Retomando o assunto já que o ponto que mais lhe interessou é a sobrecarga do sistema, como já falei do caso das industrias onde o consumo ja é regulamentado, analisemos os demais.

É possível evitar o risco de sobrecarga com outras medidas racionais que um simples deslocamento no relógio? Sim. Nossa sociedade hoje vive mais na zona urbana que a rural. Atualmente já existe uma certa flexiblidade de horário de trabalho no comércio e na Industria.

No entanto com a crescente demanda de energia, paralelamente ao trânsito intenso nas grandes cidades, penso que seria muito importante a sociedade novamente sentar, discutir e reavaliar os horários de trabalho e estudo. Assim de uma forma mais organizada e racional evitaríamos este problema, com uma margem de folga até mais expressiva do que se imagina. Conheço alguns sindicalistas que a algum tempo vem lutando por isso.

Quanto ao plebiscito acho fundamental a sociedade ser ouvida, discutir e poder expressar o direito de votar a favor ou não. Respeito sua opinião, mas pra mim de forma alguma, arriscaria um prognóstico de que o brasileiro agiria igual ao norte-americano em relação ao protocolo de Kyoto.

Mas não vejo necessidade alguma de esperar 30 anos :? Do que venho acompanhando anualmente pra mim os resultados praticos são bem convincentes. Não posso e não consigo ver o deslocamento de uma hora no relógio como uma vacina que resolve todos os problemas de uma sociedade urbana dinâmica que a cada ano que passa vai se especializando mais e mais em suas atividades.
 
para descontar os minutos que todos os dias têm a mais do que 24h apenas.... :lol:

sei lá... é td confuso. pra mim não faz diferença
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo