• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Por que Gandalf nunca disse que era um Maia?

The Dark Elf

Usuário
poucos personaagens sabia q Gandalf, de fato, era um maia... Saruman sabia, Sauron tmb, Elrond, Galadriel e Bilbo (sim, Bilbo viu Gandalf enquanto usava o Um, sendo assim, é bem provável q ele tenha visto Gandalf em sua forma "angelical")

Na terceira era (fim dela, na guerra do anél), naum era costume de elfos, homens, anoes, ou qualquer outra raça livre "louvar" eru e os "semi-Deuses". Me parece q o povo q viveu nakela época naum tava nem ligando pra Eru ou qualquer outro Vala, talvez pq os povos livres achassem q os Vala tinha virado as costas a eles,

mas se Gandalf dissesse abertamente q era um Maia enviado a terra-média pelos Vala para ajudar q os povos livres continuassem livres, naum teria sido diferente a religiosidade das pessoas nakela epoca?

E eh essa a discução q proponho, pq gandalf nunca disse abertamente q era um Maia, ou mesmo q soh estava la por intervenção dos Vala... e olha q gandalf teve vaaaarias oportunidades pra dizer algo do genero...

Naum teria sido mais facil Gandalf ter dito isso ( e provado, eh claro 8-) )
 
Os Elfos louvavam Varda em hinos como o Elbereth Gilthoniel. A gente nao tem exemplos de hinos cantados entre os humanos, mas talvez eles tambem cantassem. Os Gondorianos tinham o Standing Silence antes das refercoes, em que eles se referiam a Eldamar, a Numenor e a Eru ("o que ha alem de Eldamar, e que sempre existira"). Havia sim alguma consideracao dos povos livres com os Valar e com Eru.

Gandalf nao declararia jamais seu status, isso seria uma maneira dele revelar seu poder (nao mostrando esse poder,mas dando uma ideia do que ele seria capaz de fazar, como um Maia).
 
Depende. As reações poderiam ser tanto boas quanto desastrosas. Se elas fossem boas, que bom! Imagino que se fosse assim todos os povos iriam aceitar a forma de Gandalf e de bom grado aceitar sua ajuda. Mas será que o hröa, que o limitava, não seria uma barreira para que ele provasse essa condição? Pois não sei se ele conseguiria fazer encantos mais poderosos do que aquele quando ele lutava contra o balrog em Moria. Especulações... E seria mais fácil se ele se revelasse apenas para os elfos, os quais tinham mais afinidade com a magia e podemos dizer que esta estava em seu cotidiano. Eles, mais vividos e sábios, aceitaram a condição de Gandalf-Maia perfeitamente.

Grande parte da população da Terra-Média não conhecia magia, e todos tememos o que desconhecemos. Imaginem agora alguém que vem e começa a fazer magia para provar que é algo maior do que todos pensavam? Lógico, muitos aceitariam, mas a maioria ficaria com medo e não gostaria de ter contato com um "bruxo". Talvez fosse melhor ele ser apenas alguém de grande sabedoria e poder do que se declarar algo divino.

Talvez não esteja bem claro o que eu quis passar, mas bem, deixe a discução rolar que eu venho e complemento! :mrgreen:
 
acho q eh por isso que o cara de cima disso: a populaçao pdoeria reagir mal e até (quem sabe) fazer tipo uma caça ao bruxo hehehehe akeles que nao simpatizavam-se com ele.

mas acho que apesar de sua limitaçao com o corpo conseguiria impressionar a todos. talvez com essa demonstraçao muitos formariam uma antipatia por ele ou medo, talvez seja esse o motivo

ps: afinal.... gandalf usou o Um????? nao me lembro disso
 
Mas tem que se ter em mente que Bilbo muito pouco provavelmente entendeu o que ele deve ter visto no Gandalf. Dificilmente ele viu a forma angelical do Maia. Isso porque o Um Anel não é como se fosse um óculos de raio X que permitia ao portador ver o fëa de um ser qualquer. Quando o Frodo viu Glorfindel com o Um Anel, ele viu a luz das árvores que emanava do elfo e não o fëa dele. Então muito provavelmente o Bilbo deve ter visto o Gandalf do mesmo jeito que viu Glorfindel, uma forma branca e iluminada. E muito pouco provavelmente Bilbo questionou Gandalf sobre o incidente, já que se o fizesse Gandalf iria desconfiar que aquele era de fato o Um Anel. Os dois nunca devem ter falado muito sobre o Anel.
Agora eu tb duvido que ele falaria ou mesmo tentaria explicar para o hobbit o que ou quem ele era.
 
Não sei porque ele não falou. Mas será que é por medo de não ser creditado? Ou simplesmente por isso ser uma ordem dos Valar, para que as pessoas confiassem nele apesar de ele ser um Maia.
 
Lembram qual era a missão dos magos (istari): Fazer com q os povos livres se rebelarem contra Sauron e eles (homens, elfos, hobbits) lutassem pela vitória. Seria extremamente complicado para o Gandalf falar sobre Eru, o poder de um maiar, mostrá-lo e depois dizer q não poderia lutar pois a guerra é dos outros.... :eek: :tsc: Não era para o Gandalf lutar contra Sauron, ele tinha q organizar a resistência....
 
Faz tempo que eu li o Contos, mas lembro que tava escrito que na época do Sda o passado dos Istar e a natureza Maia era algo como uma lembrança remota para eles. É isso mesmo? To sem o livro para conferir. :?
 
Está certo, Pearl. Mas não chegava ao ponto por exemplo de o Gandalf não se lembrar que ele era um Maia. Ele disse para o Faramir qual era o seu nome e de onde ele tinha vindo.
 
O Fato do próprio Saruman não dizer q era um Maia me deixa meio surpreso... ele poderia mtu bein ter dito isso, e mistrurando essas palavras com o encanto de sua voz... mesmo quando estava prisioneiro em sua torre, em Isengard (pra dizer a verdade, naum me lembro como c escreve orcthank), ele poderia ter dito isso (e provado), e isso com certeza forçaria Gandalf a dizer algo parecido... e caso Gandalf naum dissese, Saruman teria ganho aquela batalha sozinho... seria um bom jeito de se mostrar superior a todos, dizendo q ele era um Maia e q c a vontade dele naum fosse feita, Os Vala destruiriam tudo... imaginem o medo q tais palavras causariam nos homens.

Falta saber se Saruman lembrava q era Curunir...
 
Não era designio dos Istari revelarem sua origem. É descrito nos Contos Inacabados que eles vieram para a Terra Média com a missão de ajudar com aconselhamentos e não no confronto direto, e reaprender muitas coisas, e limitados em corpo e espírito... E Gandalf, o único que não se desviou da missão, não era excessão. Ele não declarou que era maiar por motivos que podem incluir prudência, falta de necessidade, ou mesmo porque não mais se sentia na condição de um maiar... E Saruman? Ele era vaidoso e esperto demais para revelar todas as suas forças, vide os uruks...

E me pergunto se não era de conhecimento de alguns poucos entre os elfos da luz na 3 era quem era Ólorin, ou quem era Curumo? Pensem bem, eles conviveram com alguns desses elfos, vide Galadriel, em Aman.

ps: Se os povos da Terceira Era não venerassem a mim, Eru Ilúvatar, eu ia mostrar uma lição a eles. O que eu fiz em Numenor, por causa das heresias de Pharazon, ia ser pinto comparado com o estrago que eu ia fazer de Eriador ao Leste... Bush Jr. ia morrer de inveja! :lol:
 
Nenhum dos istari podia mostrar sua verdadeira forma de maia, mas não sei se os outros magos que fundaram ordens (provavavelmente), os marrons, não revelaram a seus alunos ou descendentes que eram maiar.
 
Myamoto Musashi disse:
Nenhum dos istari podia mostrar sua verdadeira forma de maia, mas não sei se os outros magos que fundaram ordens (provavavelmente), os marrons, não revelaram a seus alunos ou descendentes que eram maiar.

Bom, não se pode dizer que os outros magos, os AZUIS, fundaram ordens porque não existem provas disso. Na vardade não se sabe quase que absolutamente nada sobre eles, somente seus nomes, suas cores, os Valar a que eram fiéis e algumas outras coisinhas. O resto são somente suposições isoladas.
Radagast, o Castanho até o fim da Terceira Era pelo menos não fundou nada, e muito pouco provavelmente se misturaria com homens e elfos pois era um amante dos animais.
 
Pra mim todos os elfos que sabiam o que eram maiar sabiam o quê eles eram, é até meio óbvio, ainda mais vindo do Oeste. Alguns dos humanos de Gondor também deveriam saber.
Eles não revelaram porque eles deveriam oferecer ajuda, não se impor como líderes. Veja que Gandalf não se pôs como o líder da guerra, deixou esses papéis para quem deveria lutar. Acredito que os Valar haviam decidido deixar os humanos livres na TM, não deveriam interferir mais. Se Gandalf se mostrasse ele estaria tirando em grande parte o direito de escolha. Aquela terra era agora dos humanos, eles deveriam lutar, não os maiar.
 
Isso que o Ringil lembrou é bem verdade. Os humanos estavam para assumir o domínio sobre a Terra Média. A hora deles lutarem tinha chegado. Não era uma boa hora para um maia aliado deles chegar e declarar sua condição de maia, isso faria com que a coisa toda ficasse um pouco ridícula. Imaginem o que os homens poderiam pensar, por exemplo no ataque ao Morannon: "Pô, nós nos esfalfando nesta guerra e esse cara aí, que poderia acabar com essa porcaria toda rapidinho se quisesse, fica só olhando, não faz nada?!" Esse é o problema, Gandalf não poderia se declarar como um maia e ficar à margem da luta. Ele ia ter que entrar nela, usando todo o seu poder oculto.

Sobre Saruman, para que ele se declararia como um maia? Para intimidar os seus inimigos. Isso me parece uma tática um pouco truculenta, que não bate com o espírito dos livros. O que aconteceria se ele e Gandalf se declarassem como Maiar? No mínimo teria que haver uma luta entre os dois magos, como no filme; eles não poderiam dizer uma coisa assim e deixar por isso mesmo. Poder declarado tem que ser exercido (né seu Bush? :x ). A maneira dos personagens do SdA agirem é mais sutil do que isso.
 
Pode parecer cliche, mas eu acho q o Gandlf nunca falou q era maia pq ninguem perguntou pra ele. Ele devia achar a coisa mais normal do mundo ser maia, e nunca foi d se vangloriar.
 
bom Gandalf apesar de nunca se declarar maia , ele naum escondia o q era, por exemplo qdo ele voltou como o Branco, ele disse q fikou 3 dias fora do tempo e depois sentiu q a vida voltava a ele, ou seja, foi quase como ele dizer, meu hröa foi saiu do meu corpo "deu uma voltinha" :lol: e depois voltou
mas tb ele naum podia dizer q era poderoso e era maia, pq ai os homens iam ficar mt confiantes no gandalf, iam pensar: ah num tem problema qualquer coisa o gandalf acaba com esse exercito de orcs. 8-)

eh mais ou menos por essas razões q ele naum podia se mostrar...
 
TelconTar, só tem uma coisa... Gandalf deixou o hröa (corpo físico) pra trás, viajando com o seu fëa (espírito) até Aman, ou saiu de Arda, e do tempo de Arda, para fora dos círculos do mundo, e para dentro dos Salões de Eru. Depois, ele voltou com um NOVO corpo. Não acredito que ele tenha reusado o seu hröa, pois essa transformação seria complicada demais. O corpo, essencialmente, mudaria pelo lado de fora e pelo lado de dentro completamente. Acredito que o hröa de Gandalf tenha ficado lá pelas Montanhas de Moria, encoberto de neve. OU o corpo dele simplesmente desapareceu, para que ele pudesse viajar com o seu fëa. De qualquer maneira, tanto faz. Ele voltou com um fána, e tudo mais.

Agora, sobre se declarar um Maia... Existe o fato de que ele não lembrava ao certo de onde ele vinha, além do fato de que era lá pro oeste. Ele sabia o nome dele, mas não sabia muito mais não.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo