• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Expansão Espacial

Isildur

Oh, no... More Porcelaine!
Bom, gostaria de saber a opinião de vocês sobre nossa obsessão em colonizar a Lua e outros corpos celestes! Será que não devemos nos concentrar um pouco mais aqui na Terra, antes de nos preocuparmos com o que está lá fora? Ou será que lá fora nós podemos encontrar alguma solução pra acertar as coisas por aqui? Faz parte do ser humano esse ímpeto expansionista, mas será que isso não estaria nos prejudicando de alguma forma?
Ah, só pra deixar claro, não sou contra a expansão espacial, apenas gostaria que o pessoal mais informado exclarecesse se ela é realmente válida e o por que.
 
A grande jogada na exploração espacial muitas vezes não é a exploração propriamente dita :roll: mas sim os avanços que são necessários para desenvolvê-la...

Muitas coisas extremamente banais são necessárias para construir algo complexo, e nem precisa chegar ao ponto de um ônibus espacial... Veja por exemplo um carro comum: quantos parafusos, porcas, chaves de fenda, chaves de boca, chaves philips são necessárias... e tudo isso precisou ser inventado...

Na pedagogia esses são os "Temas Paralelos": pra estudar, por exemplo, Ciências, você tem que estudar um pouco de história, geografia, matemática, etc....

É claro que existem muitas ferramentas e processos nesses campos técnicos que uma pessoal leiga nunca verá, e se ver talvez nunca entenda, mas foram necessárias milhares de "Horas/Homens*Bunda na Cadeira" :mrgreen:


Eu trabalho com uma máquina que aparentemente não tem a ver com exploração espacial, mas é fruto de pesquisas paralelas. Na época que os satélites espiões começaram a transmitir imagens para as bases via rádio, era necessário passar esses dados para o papel, ou seja criar uma fotografia em papel (ou filme especial, depende do caso), nessa época foram criados os primeiros "Raster Fotoplotters " (plotadores a Rastro numa tradução tosca :mrgreen: )

O que eles faziam era reconstruir a imagem que o satélite enviou, num filme, para depois ser analizado. A McDonell Douglas (aquela dos aviões) foi a pioneira e criou os padrões que são quase os mesmos usados até hoje.

Os Fotoplotters a Laser (são os que eu trabalho) e as Fotocompositoras são descendentes desses primeiros equipamentos, então qualquer revista, livro, TV, rádio, telefone, computador, bem, qualquer impresso ou equipamento eletrônico em geral precisou, para sua produção o trabalho de um fotoplotter ou fotocompositora...
 
Não sou muito informado sobre isso, mas..
bom, concordo com a sua visão de que devemos melhorar as coisas por aqui. Se não sabemos cuidar do nosso próprio planeta, será que saberemos cuidar de outro?
Hmmm.. talvez sim, no caso de já termos aprendido o que é certo e o que é erado - aqui devemos ter aprendido tarde demais não?

Mas é fato também que a expansão espacial pode ser bem demorada, e muita coisa pode dar errado... a nossa tecnologia, atualmente, acredito não estar preparada pra isso. Bom, primeiro vamos pensar em Marte....
 
Se houver um programa de colonização interplanetário, meu nome será o primeiro na lista de pretendentes.
 
Acho q é uma questão de: "Pq não?"
Percebe? Pq é diferente a expansão espacial da vontade q temos de conhecer lugares do mundo q não conhecemos? Todo mundo tem vontade de conhecer lugares q não conhecem, é esse o lance, tem o lado financeiro, social, etc, mas o ser humano é curioso por natureza :D
 
Eu não diria bem curioso... diria conquistador... Nossa ganancia a maioria das vezes não conhece limites, e esse é o problema! Por isso que eu questionei: Seria realmente interessante para nós como civilização, uma busca incessante em nos expandir, enquanto que nosso próprio habitat está sendo cada vez mais destruido por nós mesmos? Acho o ponto de vista do Mentor é totalmente válido, e concordo com vc! Mas cito um célebre caso em que a NASA gastou milhões para desenvolver uma caneta que escrevesse de cabeça pra baixo e em ambientes sem gravidade... Enquanto isso os russos usavam o que??? Nosso bom velho amigo Lápis!!! É uma evolução nas canetas??? Sim... Mas a pergunta é: esse dinheiro não poderia ser melhor investido??? :o?:
 
Bom, realmente as tecnologias paralelas são muito importantes aki para a terra(no centro cultural de são paulo, na entrada da gibiteca, tem uma lista de coisas que a exploração espacial nos trouxe, mto legal) E com certeza isso nos ajudou.

Na parte filosofica, eu acredito que sim, o homem é curioso... e isso é bom.. muito bom até certo ponto, ela não pode se tornar gananciosa, como Isildur nos disse, imaginem o q seria de nós sem a curiosidade de nossos ancestrais?

E partindo pra ficção cientifica, um dia a terra vai acabar, seja por resfriamento, aquecimento, meteoro, ou qualquer coisa... seria um fim muito triste e ruim para um raça tão próspera como a nossa

Sou totalmente a favor
Mesmo que isso possa custar vidas, seja de bravos astronaltas, ou pessoas que morrem de fome, que isso tenha fim.
 
O raciocínio do smeágol está perfeito e é a justificativa para tudo. O planeta Terra não é eterno, mas a raça humana quer ser. Portanto, ou a raça humana torna eterno o planeta que lhe serve de casa, ou a expansão espacial é inevitável (ainda que, hoje, possa parecer desnecessária).
 
Isso me fez lembrar uma citação de um cientista:

"Os Dinossauros só foram extintos porque não tinham um Programa Espacial."

:mrgreen:
 
O raciocínio do smeágol está perfeito e é a justificativa para tudo
vlw

eu acho isso mesmo gente, estas são as 2 contribuições da exploração especial, pra que a gente possa trazer melhorias aki pra baixo, e para que em um futuro distante (eu espero) a gente possa continuar como raça para todo o sempre não precisando depender de um lugar para isso

entretanto a gente tem muito... (aqui lê-se muito mesmo!) o que aprender... e oq fazer antes do fim... não vai ser facil, mas quem sabe a gnete consegue
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.464,79
Termina em:
Back
Topo