• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Falecimento do LuizWsp

Já tive muito desentendimento com ele aqui no fórum e nessas horas, quando me pego pensando nisso, bate aquele arrependimento, será que eu não devia ter tratado ele melhor nas discussões? (...)Se alguma vez tratei ele mal não foi pra ser zuero HUE BR, foi por mero descuido meu. E isso não diminui o fato de que possa ter tratado mal. Sendo muito arrogante e prepotente de minha parte e talvez desrespeitoso me leva a pensar que talvez aquela palavra mais agressiva pode ter ajudado, pouco que seja, na sua tristeza crônica.

Acredito que todos nós refletimos sobre nossas ações... não exclusivamente com o Luiz mas com todos os usuários do fórum...
Mais paciência, mais compaixão, mais COMPREENSÃO e menos ódio... Afinal, quem entra num fórum como esse só pode estar procurando o que falta na vida real, amigos que o aceitem, pelo menos, essa foi a razão que me fez voltar para o fórum há alguns anos atrás...

Depois de alguns dias, passado o choque inicial, posso dizer que essas duas frases resumem meus sentimentos.


Ele chegou a encontrar com o pessoal do fórum alguma vez?
Parece que ele se encontrou com algumas pessoas daqui.
Com o Feanor, com certeza (ele falou disso na primeira página) e se não me engano estava pensando ir no próximo nacional aqui em SP.
 
Ele chegou a encontrar com o pessoal do fórum alguma vez?

Sim. Ano passado, tivemos 3 oportunidades de vê-lo em encontros aqui em Beagá. Lembro-me bem do primeiro deles, quando ele chegou no Maletta completamente perdido, talvez procurando hobbits e elfos ali e, depois de deixá-lo em sua procura sem sucesso por alguns segundos, me apresentei e perguntei a ele se era o pessoal da Valinor que ele procurava. Nos divertimos aquele dia.

Ele era um cara que tinha boas histórias para contar e, hora ou outra, fazia observações pontuais que nos faziam rir um absurdo. Por vezes ele parecia distante, mas eu sempre atribui sua atitude ao cansaço. Até onde sabia, ele trabalhava e ainda fazia mestrado na UFMG, o que eu sempre admiti ser uma rotina um tanto quanto cansativa. Até quinta passada, isso parecia explicar muito bem o porque dele ficar aéreo, distante nestes momentos.

Foi difícil acreditar na notícia. Ele morava muito perto aqui na Pampulha, a primeira coisa que vem na cabeca foi porque não conversei mais com ele. Outros encontros podiam ter rolado, podia simplesmente tê-lo chamado para sair por aqui, ele era um cara fácil de conversar e assunto era certeza que não faltaria.

O que consola é o simples fato de tê-lo conhecido. De ter ouvido suas histórias, de ter rido das suas observações sagazes, de ter partilhado alguns bons momentos com ele. O Luiz se foi, as boas memórias do Luiz não irão. Espero que tenha ido em paz e em paz esteja, onde quer que seja.
 
:cry:

Cheguei a conhecer o LuisWSP muito brevemente em dois dos encontros referidos pelo LewsMorias . Como sempre cheguei atrasado e sentava do outro lado da mesa, interagi pouco com ele mas partilho as impressões já citadas aqui.

Embora dito à boca pequena, suicídio é um problema endêmico em Belo Horizonte ao ponto de falarem que "Belo Horizonte é a capital brasileira do suicídio".

Meus votos de que, caso tenha sido isso mesmo, que ele possa encontrar refrigério, guarida e paz que acaso lhe tenham sido negados no momento que ele atravessava em sua abreviada passagem por esse Vale de Lágrimas.:pray:

Descanse em Paz.:pray:
 
Última edição:
Ontem quando eu entrei aqui, desde terça que não entrava, tinha um lol dele num post aí, não sei porque me senti como senti, mas me senti estranho, triste por ter tido esse último contato assim. Mas ao mesmo tempo me senti bem. Mesmo sua depressão não o impedia de se divertir com o fórum, conosco.
 
Ele não se sentiu à vontade para se abrir aqui no fórum?

Pegando o gancho de sua pergunta.. Isso é algo que pode ser bastante simples e fácil pra alguns, mas também muito difícil e extremamente complicado pra outros.

E sendo a segunda situação é preciso da nossa parte ter muita paciência, compreensão, solidariedade e que a pessoa que está passando por isso se sinta a vontade e antes de tudo se sinta acolhida, seja o ambiente virtual ou real.

Do que eu lia das mensagens dele aqui, além das que troquei em particular com ele, em ambas ele sempre escreveu de um mesmo problema que é a dificuldade do trabalho dele. No mais, tirando algumas reclamações isoladas quando o tempo fica chuvoso demais onde mora, ele nunca me passou sinais que estivesse passando por uma forte depressão.

Nunca me passou pela cabeça que ele pudesse cometer suicídio e sendo bem sincero eu até era mais preocupado em relação a isso com outros dois usuários que tiveram no passado uma grande fase ativa por aqui, mas ambos não postam mais.
 
Imagino que se for como estava na notícia e se a depressão dele foi em grande parte subclínica/sub-evidente/escondida além de ser mais difícil de se detectar e de terem as barreiras sociais colocadas pela pessoa possa ter havido também o agravante da influência do mencionado clube de suicídio da namorada. No Japão, aonde esse tipo de grupo existe há um bom tempo, a depressão é organizada ao ponto de o grupo se especializar com grande eficiência tornando virtualmente impossível de se evitar um grupo de ir até o fim no planejamento seja em locais privados seja em locais públicos. O governo deles tenta evitar por meio de campanhas mas é um tipo específico de deprimido, com técnicas bem estudadas e bem planejadas para serem fatais. Infelizmente, o grosso da verba não consegue ainda uma solução muito diferente de buscar espalhar folhetos com telefone de ajuda, etc...

Nesse ponto, comunidades literárias e artísticas (tipo deviantart) são bem atraentes para pessoas sensíveis e introspectivas ou em casos mais intensos de dificuldade social que tem na arte um apoio (o meio literário e artístico é famoso por suicídios). Um outro exemplo no Japão são redes sociais e comunidades de otakus e hikikomoris aonde vira e mexe o staff também é deprimido.

De fato o trabalho de um psicólogo seria duro. Ele teria que penetrar a carapaça refletiva do ambiente que o cerca (um clube ou círculo social que tem muita força) e precisaria agir com rapidez. Pra ajudar seria como entrar em campo com um escudo e espada sem poder revelar que se está usando escudo e espada. Evitar uma dupla morte seria um caso bem complexo de se resolver.
 
Nossa... Que droga. Fiquei bem chateado com isso mesmo. Fico ainda mais triste por imaginar o que ele estava passando para chegar a essa conclusão. Me parecia um cara simples e bom mesmo do coração. É mesmo uma pena que as pessoas boas se vão desse mundo com uma frequência maior do que as pessoas ruins. Desejo muita força para a mãe e os familiares do Luiz, para que consigam suportar essa perda.
 
É sempre muito difícil tentar compreender a profundidade de um sentimento destes. Muito difícil também é estar do lado de cá da vida tentando fazer com que a outra pessoa a compreenda da maneira como você gostaria. Falo com conhecimento de causa. O peso na garganta é horroroso, mas realmente não há nada que você possa fazer além de ser o amigo que pôde e soube ser durante todo o período de sua convivência.
Então, meus sentimentos mais sinceros para quem o conhecia e está sentindo o peso da sua partida. De coração mesmo.
 
Saudações,

Viemos a saber, infelizmente, do falecimento do nosso amigo e usuário de longa data @LuizWsp esta noite em Belo Horizonte. Embora as informações estejam um tanto desencontradas, tudo confirma o ocorrido. As informações que temos no momento indicam suicídio, este imenso elefante que circula entre nós e que é pouco comentado. A reportagem referente ao acontecido pode ser vista aqui

Aqui temos a mensagem da mãe do Luiz, referente ao assunto, no Facebook

Sinceras condolências à família e que seja qual fosse a dor e vazio que Luiz estivesse sentido, não o esteja mais. Sua ausência será sentida.
 
Saudações,

Viemos a saber, infelizmente, do falecimento do nosso amigo e usuário de longa data @LuizWsp esta noite em Belo Horizonte. Embora as informações estejam um tanto desencontradas, tudo confirma o ocorrido. As informações que temos no momento indicam suicídio, este imenso elefante que circula entre nós e que é pouco comentado. A reportagem referente ao acontecido pode ser vista aqui

Aqui temos a mensagem da mãe do Luiz, referente ao assunto, no Facebook

Sinceras condolências à família e que seja qual fosse a dor e vazio que Luiz estivesse sentido, não o esteja mais. Sua ausência será sentida.

Saudações a todos

Sou o pai do LuizWsp.

Como vocês já devem saber, o Lipe, como o chamamos carinhosamente, carregava uma depressão endógena, que é provocada por fatores constitucionais, internos, de origem biológica, ou seja, que não depende de circunstâncias externas para estar presente. E desde o final da adolescência ela acompanhou o meu filho.

Mas, apesar disso, ele conseguia interagir com muita gente sem que as pessoas percebessem seu quadro. Só em casa e em alguns momentos é que percebíamos o quanto ele sofria com suas dores existenciais.

Em junho de 2015 ele já havia tentado desistir da vida, mas não conseguiu. Foi aí que percebemos o quão grave era a depressão dele. Tão grave que, mesmo tendo muita coisa boa em sua vida, ainda assim ele sentia imensa dor de viver. Ele tinha um bom emprego, trabalhava numa multinacional como engenheiro mecânico, estava fazendo mestrado na Universidade Federal de MG, falava fluentemente inglês (mesmo sem nunca ter feito curso de idiomas), havia sido promovido na empresa, participava de campeonatos internacionais de jogos eletrônicos (Tekken 7 Brasil), todos na família o amavam, os amigos gostavam muito da sua companhia. Também estava escrevendo um livro (Explendor), uma aventura fantástica, que parou no capítulo 38.

Mas se pensarmos na situação como uma balança, daquelas com dois pratos, um de cada lado, e se colocarmos todas essas coisas boas que ele tinha num prato, no outro a depressão ainda pesava mais ...

É incrível o poder que essa doeça tem para agir contra a própria pessoa, mesmo que as circunstâncias externas sejam favoráveis...e assim, ele se importava não com o que ele tinha, mas com o que lhe faltava.

Ele expressava o que sentia em vários textos, mas os textos O Cão Sem Coelho e Buraco negro, que ele postou em seu blog aqui, talvez seja aquilo que mais expressa o que ele sentia. Ele diz que não é sobre ele, mas eu sei que era, porque ele dizia que “não viver” seria sua liberdade. Ou seja, na verdade ele não queria morrer, ele só não queria viver com essa terrível inadequação ao mundo que a depressão o fazia sentir.

Depois que ele fez essa tentativa em junho/15, encontramos uma carta, que seria de despedida, onde ele cita, entre várias coisas, a Valinor. Grande fã de J. R. R. Tolkien, ele dizia na carta que se sentia bem ao interagir com as pessoas aqui, podendo expor os textos e pensamentos dele com liberdade, e onde todos se respeitavam, independentemente das opiniões. Sabendo disso, me cadastrei aqui também para ver as produções dele. Mas ele não postou mais depois disso...até o dia 18/02/16. Em sua concepção, ele se viu livre nesse dia. Mas pra nós que ficamos ainda presos aqui, a dor é real.

Continuamos o caminho tentando assimilar a perda com a ajuda de Deus, o Pai amoroso que entendeu os limites do Lipe e, por isso mesmo, o acolheu. Pra ele não há mais dor nem lágrimas agora...

Então, gostaria de agradecer a todos vocês que, de alguma forma, se relacionaram com o LuizWsp aqui, e também a todos aqueles que o citaram em seus comentários quando souberam que ele havia partido. Me fez muito bem saber que aqui era um dos poucos lugares onde ele se sentia bem.

Obrigado, de coração.
** Posts duplicados combinados **
Deixei isso no face a pedido e com ajuda do Deriel.

Ver anexo 69115
Saudações a todos

Sou o pai do LuizWsp.

Como vocês já devem saber, o Lipe, como o chamamos carinhosamente, carregava uma depressão endógena, que é provocada por fatores constitucionais, internos, de origem biológica, ou seja, que não depende de circunstâncias externas para estar presente. E desde o final da adolescência ela acompanhou o meu filho.

Mas, apesar disso, ele conseguia interagir com muita gente sem que as pessoas percebessem seu quadro. Só em casa e em alguns momentos é que percebíamos o quanto ele sofria com suas dores existenciais.

Em junho de 2015 ele já havia tentado desistir da vida, mas não conseguiu. Foi aí que percebemos o quão grave era a depressão dele. Tão grave que, mesmo tendo muita coisa boa em sua vida, ainda assim ele sentia imensa dor de viver. Ele tinha um bom emprego, trabalhava numa multinacional como engenheiro mecânico, estava fazendo mestrado na Universidade Federal de MG, falava fluentemente inglês (mesmo sem nunca ter feito curso de idiomas), havia sido promovido na empresa, participava de campeonatos internacionais de jogos eletrônicos (Tekken 7 Brasil), todos na família o amavam, os amigos gostavam muito da sua companhia. Também estava escrevendo um livro (Explendor), uma aventura fantástica, que parou no capítulo 38.

Mas se pensarmos na situação como uma balança, daquelas com dois pratos, um de cada lado, e se colocarmos todas essas coisas boas que ele tinha num prato, no outro a depressão ainda pesava mais ...

É incrível o poder que essa doeça tem para agir contra a própria pessoa, mesmo que as circunstâncias externas sejam favoráveis...e assim, ele se importava não com o que ele tinha, mas com o que lhe faltava.

Ele expressava o que sentia em vários textos, mas os textos O Cão Sem Coelho e Buraco negro, que ele postou em seu blog aqui, talvez seja aquilo que mais expressa o que ele sentia. Ele diz que não é sobre ele, mas eu sei que era, porque ele dizia que “não viver” seria sua liberdade. Ou seja, na verdade ele não queria morrer, ele só não queria viver com essa terrível inadequação ao mundo que a depressão o fazia sentir.

Depois que ele fez essa tentativa em junho/15, encontramos uma carta, que seria de despedida, onde ele cita, entre várias coisas, a Valinor. Grande fã de J. R. R. Tolkien, ele dizia na carta que se sentia bem ao interagir com as pessoas aqui, podendo expor os textos e pensamentos dele com liberdade, e onde todos se respeitavam, independentemente das opiniões. Sabendo disso, me cadastrei aqui também para ver as produções dele. Mas ele não postou mais depois disso...até o dia 18/02/16. Em sua concepção, ele se viu livre nesse dia. Mas pra nós que ficamos ainda presos aqui, a dor é real.

Continuamos o caminho tentando assimilar a perda com a ajuda de Deus, o Pai amoroso que entendeu os limites do Lipe e, por isso mesmo, o acolheu. Pra ele não há mais dor nem lágrimas agora...

Então, gostaria de agradecer a todos vocês que, de alguma forma, se relacionaram com o LuizWsp aqui, e também a todos aqueles que o citaram em seus comentários quando souberam que ele havia partido. Me fez muito bem saber que aqui era um dos poucos lugares onde ele se sentia bem.

Obrigado, de coração.
 
@Vilete
Acredito que nenhum de nós conseguirá qualificar e nem quantificar sua dor e de seus familiares e amigos próximos.

Aqui, o pouco que convivemos com ele foi de forma agradável e divertida. É realmente onde discutimos de tudo e sobre tudo e mesmo que as vezes as coisas fiquem acaloradas, a pessoa em si é respeitada.
Eu o chamava de Fulano, uma carinhosa brincadeira pela forma com a qual ele me adicionou no facebook sem se apresentar. Conversávamos pouco, mas sempre tínhamos alguma bobeira para falar um ao outro e rirmos. Ou umas discussões bestas também. Sentirei falta de seu filho, como muitos usuários.

Sinto muito por sua perda. Que a saudade seja repleta de lembranças boas e que a dor se amenize com o tempo.
 
Última edição:
Caramba, não conhecia ele muito bem, só por alguns tópicos e tals, mas confesso que ver uma notícia dessas sobre alguém de um fórum que você participa é impactante demais.

Espero que esteja em paz e desejo força pra família.
 
@Vilete
Acredito que nenhum de nós conseguirá qualificar e nem quantificar sua dor e de seus familiares e amigos próximos.

Aqui, o pouco que convivemos com ele foi de forma agradável e divertida. É realmente onde discutimos de tudo e sobre tudo e mesmo que as vezes as coisas fiquem acaloradas, a pessoa em si é respeitada.
Eu o chamava de Fulano, uma carinhosa brincadeira pela forma com a qual ele me adicionou no facebook sem se apresentar. Conversávamos pouco, mas sempre tínhamos alguma bobeira para falar um ao outro e rirmos. Ou umas discussões bestas também. Sentirei falta de seu filho, como muitos usuários.

Sinto muito por sua perda. Que a saudade seja repleta de lembranças boas e que a dor se amenize com o tempo.
Obrigado por suas palavras, @Indily
 
Tive conhecimento deste tópico só agora... Confesso que tem sido difícil ficar no fórum depois do ocorrido...
Meus sentimentos à família (apesar de eu já ter conversado com algumas pessoas em particular).

O Luiz era uma pessoa fantástica, e confesso que ainda não "caiu a ficha"... Vez ou outra a mente se pega pensando em o que poderia ter feito de diferente para que ele não tivesse partido...

Agradeço pela divulgação da carta, gosto de pensar que, de alguma forma, essas palavras vão chegar até ele...

No mais, sigo rezando para que ele tenha encontrado a paz que ele tanto buscava...
** Posts duplicados combinados **
@Vilete eu sou a Clarissa
 
Realmente ele escrevia muito bem, compartilhou alguns caps do livro dele com a gente e isso me deu até gás pra começar o meu!

Compartilhava as fics, era muito simpático mesmo, qdo vejo algumas mensagens dele no meu mural de mensagens ainda não acredito que se foi.

Depressão é terrível, como uma pessoa que já teve várias crises atesto que é uma das piores doenças que tem.

@Vilete , minhas condolências. Não posso medir a dor de alguém que perde a um filho dessa forma, mas posso deixar aqui a minha solidariedade.
 
Eu andei afastado do fórum nos últimos tempos e só vim a saber do ocorrido hoje...
Foi um choque! Muito triste...

Nunca fui próximo ao Luiz, mas o encontrei por diversas vezes em muitas discussões e em outras áreas mais "sociais" do fórum. Li cada uma das mensagens e me emocionei com o que muitos dos companheiros do fórum aqui escreveram e me emocionei, particularmente, com as palavras dos pais do Luiz. Tenho certeza que, onde quer que ele esteja, ele sente todo o amor de vocês a alcançá-lo.

Que Deus, em sua infinita misericórdia, os acolha e conforte os seus corações!
Minhas orações por vocês e pelo Luiz...
 
Eu , que desapareço sempre , só soube da notícia agora
NÃO CONSIGO ACREDITAR !!
nós sempre conversávamos sobre a morte , depressão e assuntos assim .... e ele sempre falava sobre se matar , ele foi a pessoa que eu mais conversei aqui , e tentei impedi-lo, mesmo não acreditando que ele fosse concluir o ato . sempre lembrarei das nossas conversas, a ultima coisa que conversamos foi sobre as gatas dele , ele estava escolhendo um nome . ELE ERA ÚNICO ! eu adorava ler tudo o que ele escrevia . infelizmente nunca tive a chance de conhecê-lo e ele deixará um vazio ENORME no meu coração ! que ele descanse em paz , um anjo que já se foi . não consigo acreditar , ele era tão incrível .... as lágrimas descem incontrolavelmente , espero que esteja em um lugar melhor do que esse mundo hostil do qual tanto criticávamos . tivemos boasconversas , mas poderíamos ter tido mais .... todo meu amor a @LuizWsp . VOCÊ DEIXOU UM BURACO NA MINHA ALMA .
essas lágrimas , são boas , são por você . nunca "conhecerei" alguém como você .
** Posts duplicados combinados **
meus pêsames a todos que conheciam essa pessoa extraordinária . eu sinto tanto ....
 
Me parece que, na análise final de nossas vidas, nosso maior inimigo é sempre nós mesmos. Isso é triste!

A batalha interna, seja ela a da depressão, seja a da culpa, é sempre a mais penosa. É aquela que nos acompanha ao dormir, e é ela que está lá pela manhã muitas vezes. Notícias como essa do tópico são sempre recebidas com choque e impacto, ainda que eu não conhecesse o Luiz Fellipe (meu chará aliás!).

Nesses momentos pedimos à Deus que, primeiro, esteja consolando a família e, segundo, aplicando sua infinita sabedoria e misericórdia para com o Luiz. Que ele agora esteja na morada celeste, é o meu verdadeiro desejo.

Para todos do fórum, que esse possa ser o momento de refletirmos sobre como temos tratados aqueles ao nosso redor. Que essa reflexão não seja pautada pela culpa do que fizemos ou deixamos de fazer mas sim pelo amor que poderemos demostrar àqueles que ainda estão conosco.

Não conheço ninguém daqui (ainda), mas fico feliz de ver a maturidade, o respeito e o carinho que o Valinor mostrou diante da triste notícia. Isso é um sinal claro do grande e importante papel que este fórum/site tem na vida de muitos.

Honremos aqueles que já se foram ao pensarmos naqueles que ainda virão.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo