1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Falecimento da Alia Atreides

Tópico em 'Comunicados, Tutoriais e Demais Valinorices' iniciado por Deriel, 6 Set 2017.

  1. Deriel

    Deriel Administrador

    Copio abaixo mensagem de Cleonice Machado‎ no Grupo Valinor do Facebook, informando do falecimento da usuária @Alia Atreides


     
    • Mandar Coração Mandar Coração x 14
  2. :(
    Tenho ela na minha lista de "Meus seguidores" na Valinor até hoje. Embora ela não tenha participado tanto do fórum (207 posts apenas), quando o fez, me recordo bem que ela foi bem simpática e trocamos até um razoável número de mensagens.
    Descanse em paz!
     
    • Ótimo Ótimo x 1
  3. Eriadan

    Eriadan Oromë Aldaron Usuário Premium

    Mais uma que é levada pela depressão ao suicídio. :sad: Em dois anos, é a quinta conhecida (dois eram amigos), e a segunda que era usuária do fórum. Que doença maldita.
     
    Última edição: 6 Set 2017
  4. Bilbo Bolseiro

    Bilbo Bolseiro Bread and butter

    Que coisa triste ler mais uma notícia sobre esse terrível acontecimento que aflige tantas pessoas. Meus pêsames aos amigos e familiares dela.
     
    • Ótimo Ótimo x 1
  5. Gerbur Forja-Quente

    Gerbur Forja-Quente Defensor do Povo de Durin

    Puxa, depressão e suicídio são coisas muito tristes.

    Fico muito alarmado com isso, porque a morte virá para todos nós independentemente. Então quando alguém resolve abreviar a existência, portanto diminir algo que já é limitado, que vai acabar de qualquer jeito, abrindo mão de boa parte da vida, isso é alarmante.

    Que essa moça descanse em paz.

    Fiquei chocado quando Robin Williams se suicidou também, ano passado, se não me engano. Quando o palhaço resolve se matar, quer dizer que o nosso mundo realmente está muito cruel.

    Acho que o mundo está muito crítico, muito combativo, muito mimimi, muito direitos e poucos deveres.

    As pessoas têm que criticar menos e abraçar mais.

    Competir menos e cooperar mais.

    Exigir menos direitos e ajudar mais quem precisa.

    Em qualquer meio o Combate é muito presente.

    Aqui no fórum mesmo tem usuário que não pode postar nada que logo vem enchurrada de bullying (sei lá como se escreve isso).

    O botão "Fail" e o botão "Péssimo" também são ferramentas de bullying. Eu, se fosse o @Deriel tirava isso, porque são coisas que geram ódio. Ganhar um "fail" ou um "péssimo" te inspira a ser um troll e atacar a pessoa que fez isso contigo. Então para quê um botão desse?

    Essas coisas eu digo para as pessoas em geral.

    Para quem sofre de depressão e tem pensamentos suicidas eu diria o seguinte:

    _ Vá à igreja. Idependente de qual for, ajuda muito exercitarmos nossa espiritualidade, entrar em contato com Deus. Muito se fala de exercitar o corpo, cuidar da saúde, se alimentar direito. Pouco se fala em exercitar a nossa espiritualidade. Isso ajuda, gente. Dá forças. Encontramos Respostas. Sentimos que não somos gado no abate. Como diria mestre Yoda: "Seres iluminados somos nós, não essa rude matéria". Então, vamos praticar, treinar e exercitar nossa alma, nossa mente, aquilo que nos distingue dos animais e nos aproxima do Criador. Vá a igreja.

    _ Faça caridade. Ajudar quem tem mais dificuldades que você também é muito bom. Uma porque você está ajudando alguém, segundo que você percebe que você não tem problema. Que tem gente que tem muito mais problemas que você e que daria tudo para levar a vida que você leva. Ajudar é muito bom porque paramos de olhar apenas para nós e percebemos um mundo maior, mais necessitado que nós. E aí começamos a ver que na verdade Deus nos cobre de muitas bênçãos todos os dias.

    _ Pare de reclamar. Reclamar é uma doença. Se sobra reclamação na sua vida, então talvez esteja faltando gratidão. Pare de reclamar e comece a agradecer. Agradeça pela comida na sua mesa todos os dias. Agradeça o banho quente que você toma. O cobertor nas noites frias, o ar condicionado ou ventilador nas quentes. Pare de reclamar e comece a agradecer. Você vai perceber que tem muito mais a agradecer do que a reclamar.

    Acho que essas 3 dicas são um bom começo e podem ajudar muito a qualquer pessoa.

    Desculpe se ofendi alguém, só estou querendo ajudar.
     
    Última edição: 11 Set 2017
    • Gostei! Gostei! x 2
    • Fail Fail x 2
    • Ótimo Ótimo x 1
    • Bobo Bobo x 1
  6. Neoghoster Akira

    Neoghoster Akira Brandebuque

    Bem toca bastante a questão de oferecer alívio e esperança para dar propósito (que tem sido pervertido na mídia para oferecer pão e circo). Que aquilo que desejamos passa necessariamente por descobrir a fonte daquilo que preencherá a nossa vida.

    Por exemplo, a respeito do amor. Um pastor aposentado dizia para mim que o amor pode não vir das pessoas, mas através das pessoas, usando-as como uma ponte. A pessoa ou objeto que escolhemos não escolheu ser criada, ela foi criada por outros e quem desfruta disso é quem recebe o amor. A mesma coisa as roupas, sapatos, tudo é trabalho de outros que usufruimos que vem por meio daquilo ou daqueles que amamos. As outras emoções também são assim, alegria, tristeza, raiva... A nossa escolha pessoal é só uma parte do que nos pode ser concedido ou não, porque o amor (no cristianismo que acredito, vem de Deus) pode vir pelos outros e não deles.

    Muitos se iludem pensando que encontrando amigo, parente, companhias amorosas vão resolver o problema da carência mas estão fadados a sofrer porque o sucesso (seja emoções, bens ou pessoas) não fica numa caixa no supermercado.

    Muitos coders que trabalham hoje em empresas como Facebook não tem relações humanas de verdade e muitos dos que dizem ter na verdade possuem uma rede falsa de relações e fomentam confusões intencionais entre popularidade e amizade, muitos tem essa noção egocêntrica de emoções que todas vem diretamente de um usuário conectado. Esse tipo de coisa tem proliferado para todo lado e é um risco para quem trabalha com Ciências Humanas hoje em dia.

    Que a pessoa possa encontrar a luz.
     
    • Ótimo Ótimo x 1
  7. Eriadan

    Eriadan Oromë Aldaron Usuário Premium

    @Gerbur Forja-Quente, que doideira você se queixar que o mundo tá com muito mimimi e depois reclamar dos botões Fail e Péssimo.

    E no geral acho que você está com uma ideia equivocada sobre depressão. Sua última dica, principalmente. Cuidado ao dar conselhos assim para uma pessoa deprimida.
     
    • Ótimo Ótimo x 2
    • Gostei! Gostei! x 2
  8. Amadenaro Grandrago

    Amadenaro Grandrago Fabio Scherer

    Meus pêsames aos familiares, descanse em paz.
     
  9. Mercúcio

    Mercúcio Well-Known Member

    Que notícia triste!
    Meus sentimentos aos amigos e familiares... :(
     
    • Ótimo Ótimo x 1
  10. Morfindel Werwulf Rúnarmo

    Morfindel Werwulf Rúnarmo Geofísico entende de terremoto

    Faço eco ao que Eriadan falou. Pqp! Só faltou dizer que depressão é falta de deus, pera, e que depressão é mimimi.
     
    • Gostei! Gostei! x 1
  11. Gerbur Forja-Quente

    Gerbur Forja-Quente Defensor do Povo de Durin

    Porque doidera? Eu não disse que não podemos nunca fazer nenhuma crítica. Podemos fazer críticas pontuais e construtivas.

    O que eu disse é que atualmente as pessoas de maneira geral reclamam de tudo e excessivamente. Isso é o mimimi.

    Minha crítica pontual e construtiva aos botões Fail e Péssimo é isso. Eu nunca critiquei esses botões (essa foi a primeira vez), nem excomunguei o Deriel pela existência deles. Apenas expressei minha opinião que eles não contribuem para um mundo construtivo, ao contrário, eles geram sentimentos destrutivos. E na minha opinião, são desnecessários.

    Quanto a minha última dica (Parar de Reclamar), é realmente um exercício espiritual muito difícil. Teve um dia que fiz esse exercício e toda vez que eu ia falar, percebia que era uma reclamação e não falava. Aí vinha outra idéia em minha mente eu ia falar, mas era outra reclamação e eu me calei novamente. Resultado: fiquei muitos minutos em silêncio até conseguir falar coisas boas e construtivas. E a reclamação é uma doença como o alcoolismo ou às drogas, nos acostumamos a reclamar, nos viciamos nisso, e aí tudo o que olhamos vemos sob um prisma negativo que só vai levar a gente ainda mais para o fundo do buraco. Por isso temos que parar de reclamar e agradecer, isso vai nos dando força, nos mostrando a saída no fim do túnel, isso vai gerando construção e não destruição. Penso ser uma dica válidas para todos.

    Eu sei que depressão é uma doença da mente. Ninguém se suicida por mimimi. A pessoa quando faz isso está devastada. Penso que a dor dela deve ser tão grande, mas tão grande, que a pessoa começa a ver na morte uma saída, uma solução para os seus problemas, para o término de seu sofrimento. Eu sei de tudo isso. E isso é muito, muito triste.

    Só dei dicas que se não vale para você, siga sua vida e seja feliz. Ninguém é obrigado a viver sob a filosofia dos outros. Só dei dicas que acho que pode ajudar muita gente. Ter Deus no coração ajuda muita gente, pode ter certeza. Mas o próprio Deus não nos obriga a aceitá-lo, cada um é livre para viver como bem entende, e acreditar no que quiser.
     
    • Ótimo Ótimo x 2
  12. Meneldur

    Meneldur We are infinite.

    Mas você não tem depressão, né? Dizer isso pra alguém que tem é igual pedir pra alguém com câncer pra parar de multiplicar suas células.
     
    • Gostei! Gostei! x 2
  13. Gerbur Forja-Quente

    Gerbur Forja-Quente Defensor do Povo de Durin

    Por isso que eu disse que é um exercício, Meneldur. E é um exercício difícil até para quem não sofre de depressão.

    Mas acho que é uma dica válida. A pessoa tem que tentar. Todos temos. se ela se entregar a pensamentos mórbidos e suicidas o que você acha que vai acontecer?

    A pessoa tem que lutar contra isso! Com todas as armas que ela tiver à sua disposição: psiquiatra, psicólogo, igreja, livro de auto-ajuda, o que tiver à disposição dela e ajudar está valendo. O que a pessoa não pode é se entregar.

    Mesmo quem tem câncer ou qualquer outra doença tem que lutar contra ela, se ele se entregar ele morre.
     
    • Ótimo Ótimo x 2
    • Péssimo Péssimo x 1
    • Fail Fail x 1
  14. Meneldur

    Meneldur We are infinite.

    Eu já estive quase deprimido uma vez (e olha que foi QUASE, hein), e te digo que falar isso pra alguém deprimido não serve nada e só faz a pessoa se sentir uma merda ainda maior. Um fraco.

    Tem muitas maneiras melhores de se ajudar alguém deprimido.
     
    • Ótimo Ótimo x 2
    • Gostei! Gostei! x 1
  15. Fëanor

    Fëanor Fnord Usuário Premium

    O ponto na verdade é: a pessoa com depressão sabe sobre o "pensar positivo", o "parar de reclamar", a necessidade de "lutar contra a doença". A questão é que em geral ela não consegue, justamente por causa da depressão. E isso porque, como diz o Andrew Solomon, "o contrário de depressão não é felicidade, mas vitalidade". Depressão não é sobre "tristeza". É sobre não conseguir sair da cama, às vezes sequer conseguir comer ou tomar banho (em rigor, isso também vale para a tentativa de tirar a própria vida, que tende a acontecer em momentos de mania (euforia), característicos de transtorno bipolar). Para uma pessoa que não consegue fazer essas coisas básicas, "pensar positivo" é só uma frase no vento. E por mais que exista todo um campo profissional que se desenvolveu muito nas últimas décadas para tratar da depressão e doenças relacionadas, simplesmente não há fórmula mágica ou remédio garantido. Cada pessoa reage de maneiras bastante distintas aos tratamentos (que são de muitos tipos e intensidades), e às vezes não reage bem a nenhum. Mas ainda assim, o acompanhamento profissional é a melhor coisa que temos, e é o que mais deve ser incentivado. Inclusive um bom profissional sempre te indicará uma abordagem multidimensional ao problema.

    ---

    Sobre o falecimento da @Alia Atreides, é realmente uma notícia tristíssima. Que familiares e amigos encontrem força e conforto.
     
    • Ótimo Ótimo x 9
    • Péssimo Péssimo x 1
  16. Morfindel Werwulf Rúnarmo

    Morfindel Werwulf Rúnarmo Geofísico entende de terremoto

    Acabei de ver uma notícia relacionada

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    On Sept. 7, 2017, kickboxer Andrew Tate tweeted that "depression isn't real."
    "You feel sad, you move on," he wrote to his 26,000 fans and followers. "You will always be depressed if your life is depressing."

    Deve ser difícil pra quem dedica anos estudando seu campo de interesse, sociologia, filosofia, psicologia, artes etc e qualquer um com acesso a internet achar que a opinião idiota dele vale mais que seus anos de estudo.
     
    • Gostei! Gostei! x 1
  17. Elring

    Elring Depending on what you said, I might kick your ass!

    Minha nossa... 30 anos. Mesmo não tendo trocado mensagens com ela, é triste saber que alguém tenha tomado essa decisão extrema. Será que algum dia haverá uma forma de abordar o tema do suicídio? Como conversar sobre isso com alguém sem ser taxado de louco ou doente?
     
    • Gostei! Gostei! x 2
  18. Gerbur Forja-Quente

    Gerbur Forja-Quente Defensor do Povo de Durin

    Pois é, é um tabu, né?

    Antigamente o tabu era o Sexo. Não se podia falar de sexo. Mas os antigos não tinham tanto problemas com a morte. Tanto que os velórios aconteciam na casa das pessoas. As crianças participavam. A abertura com relação a morte era maior.

    Hoje é o inverso.

    Fala-se o que quiser sobre sexo. Mas a morte é um tabu. Envelhecer é um tabu. Suicídio... assuntos proibidos.
     
    • Ótimo Ótimo x 3
  19. Se é tabu, não deveria ser.
    Não bastasse isso, se fizermos uma pesquisa rápida em qualquer buscador, encontraremos vários links apontando que infelizmente o suicídio está entre as três maiores causas de morte entre jovens no país. Um dado que infelizmente é muito triste e preocupante.
     
  20. Seiko-chan

    Seiko-chan Retardada

    @Gerbur Forja-Quente apenas expôs a necessidade de lutarmos contra nossos próprios monstros.
    Pode não ser um conselho válido para todos, mas pode ser para muita gente. Apenas isso. Paz, pessoal.

    Muito triste ver que perdemos mais essa batalha para a depressão. Segundo membro do fórum. Lamentável.
     
    • Ótimo Ótimo x 2

Compartilhar