• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Qual a importancia do cajado na vida de um mago?

Deriel disse:
O cajado serve pros Istari conseguirem andar numa boa, afinal, são todos bem velhinhos.

.... Deriel, o pensador, hehehhehe

Bom, o cajado de Gandalf possibilitou q ele travessassem Moria na boa graças a iluminação por ele feita... mas o poder em si, eh claro, partia de Gandalf

e concordo com a parte de humilhação (apesar de Gandalf nunca ter precisado provar nada pra ninguem).. ele quebro o cajado de saruman com seu poder... soh pra mostrar mesmo quem era o Branco de uma vez por todas
 
A intenção dele ao quebrar o cajado de Saruman não era primariamente humilhá-lo, mas sim uma maneira de Gandalf mostrar que Saruman estava expulso da Ordem dos Magos. Humilhar os outros não é da índole de nosso Gadulfo, o Gosmento.
 
Ainda assim, eu acho que tinha algo mais além de servir simbolicamente ou como apoio. Talvez, como dito acima, pra canalizar os poderes...
 
Eles devem transmitir um pouco do seu poder para o cajado, assim como Sauron fez com o Um Anel....
Aliás, se eles transmitissem boa parte do sue poder pro cajado, eles só iriam morrer se o cajado fosse destruido, não é? :mrgreen:
 
Nemesis disse:
Eles devem transmitir um pouco do seu poder para o cajado, assim como Sauron fez com o Um Anel....

axo dificil acreditar nisso, pq, como ja foi postado anteriormente...
se tal fato fosse verdade, Tolkien o descreveria e faria varias citações sobre isso... do mesmo jeito q falou sobre o anel e sobre o ouro... q era "materia Morgoht"

e se fosse assim, gandalf naum quebraria o cajado de saruman apenas com o "pensamento" algum ato fisico deveria ser feito...
 
Como já disseram e eu reforço: cajado era pra representar sua posição, porém algo de importante para o mago ele representava, mais que um símbolo, se não os istári andariam sem seus cajados para serem mais discretos oras! :lol:

Elen síla lúmenn' omentielvo! :beer:
 
Eu reconsiderei minha opinião, não acho mais que o cajado fosse nescessário e um objeto imbuído de poder. Continuo achando que fosse útil no direcionamento do poder. Acho que a quebra do cajado de Saruman foi realmente simbólico, mas discordo de que todo o episódio o fosse. Considero que Gandalf realmente quebrou a vontade de Saruman e retirou dele assim seu poder.
 
Olha, eu acho que a explicção mais provável é que os magos eram representados por seus cajados, afinal, ninguem mais os usava. Gandalf quebrou o cajado de Saruman, mostrando que ele não era mais um istar oficialmente, apesar de ainda ter seus poderes.
 
acho que os cajados era para representar a posição do mago no conselho branco...
mas tb acho que eles serviam para direcionar o poder deles...
acho que não devia servir so de enfeite né...... :o?:
:x :twisted: :x :twisted:
 
acho que os cajados eram para representar os istari.....mas nao somente como simbolico....acho que os cajados estao para os istari assim como a varinha esta para os bruxos....ele seria uma forma de canalizar a energia e solta-la mais facilmente contra os inimigos....

tb acho que quando gandalf quebrou o cajado de saruman foi simbolicamente....como dizendo para ele "a partir desse momento voce nao faz parte do conselho branco....".....nao acho que saruman tenha perdido poderes depois disso....
 
O Cajado é um canalizador de poder...nao tem poder algum, mas ele o usa para soltar suas magias mais facilmente...

Tanto é, que acredito que se qquer ser nao magico pegar o cajado de algum mago, nao vai ser de valia alguma...

Sobre a quebra do cajado do Sarumam, foi so para o Gandalf mostrar pra ele q estava mais poderoso

"Po, se o nego consegue quebrar meu cajado, ele pode qquer coisa sobre mim"
 
tb acho que o cajado eh um transmissor do poder dos istari! achu que eles naum podem usar seu poder sem ele! eh um canalizador memu!
e tb serve! eh claro! para mostrar que eles saum istari!!
 
Concordo com Ringil, o cajado é meramente simbólico, como a varinha de condão pra fada madrinha e o chicote pro Zorro. Ele não depende do cajado pra ter a força, o poder, que vem da luz interior.
 
Meu deus! É claro que Sauruman não perdeu os seus poderes com a quebra de seu cajado, ele era um Maia e não podia perder seus poder assim tão fácil, a não ser que o poder estivesse todo no cajado, o que não aconteceu.

A quebra do cajado foi uma representação de que Saruman estavafora da classe nobre dos Istari, pois sem o cajado ele não era mais um enviado dos Valar, e sim mais um Maia corrompido, assim como Sauron.
 
ola a todos...
eu acho que o cajado era um mero "material" para algumas "mágicas" dos istari. Gandalf as vezes comenta que necessita de algum material para fazer encatamentos. Por exemplo, para gerar a luz em Moria.
e também porque ele é um pelegrino, um caminhante.
tentem vcs, andar por dias inteiros. com um cajado, é muito mais fácil.
também acho que o cajado de Saruman, era mais bonito por causa de sua personalidade, de ser mesquinho, querer o poder, ser melhor que Gandalf.
ele não caçoava Gandalf por gostar de fumar, e ele mesmo não fazia isto escondido (isto esta no contos inacabados).
 
É verdade eu não lembrava disso, tem uma parte que eles pedem pro Gandalf fazer fogo e ele diz que não pode criar o fogo do nada, aí eles pegam um pedaço de madeira e ela queima. :mrgreen:
 
Meu deus! É claro que Sauruman não perdeu os seus poderes com a quebra de seu cajado, ele era um Maia e não podia perder seus poder assim tão fácil, a não ser que o poder estivesse todo no cajado, o que não aconteceu.

A questão não é essa mas se o cajado é nescessário no uso do seu poder, já que os istari estavam encarnados em corpos biológicos.

A quebra do cajado foi uma representação de que Saruman estavafora da classe nobre dos Istari, pois sem o cajado ele não era mais um enviado dos Valar, e sim mais um Maia corrompido, assim como Sauron.

Saruman já bem sabia que não estava mais como enviado dos valar, ele utilizava-se de orcs e maquinaria e isso com certeza não era permitido. Assim todos tb sabiam que ele não estava mais nessa posição. Todos sabiam que ele estava rebelado, e ele sabia, de forma que não seria Gandalf repreendendo-o que o faria parar com suas mágicas.
 
Saruman já bem sabia que não estava mais como enviado dos valar, ele utilizava-se de orcs e maquinaria e isso com certeza não era permitido. Assim todos tb sabiam que ele não estava mais nessa posição. Todos sabiam que ele estava rebelado, e ele sabia, de forma que não seria Gandalf repreendendo-o que o faria parar com suas mágicas.

Todo mundo podia até já saber, mas o ato de Gandalf foi para oficializar o negócio, ele destruiu o principal símbolo istar de Saruman, o cajado. E também ele o fez porque Saruman podia ter se arrepndido e voltado a seu objetivo inicial (incitar os homens e elfos a destruir Sauron) então ele quebrou o cajado como se fosse: "Agora não tem mais jeito, se você quiser voltar não dá mais não".

Entendeu meu pensamento?
 
Esse assunto do cajado é algo que cada um vai ter uma opinião e nunca vai se chegar a nenhuma conclusão. Tem horas que os magos usam o seu cajado como apoio (coisa que eu acho ridícula, pois se um mago é tão poderoso até parece que ele não vai ter força nas pernas hehehehe), hora como arma para atacar o seu inimigo (como aocnteceu na briga de Gandalf e Saruman na Socidade do Anel) mas em alguns casos o mago continua com a sua força e soltando as suas magias mesmo estando sem o seu cajado. Então isso é algo muito complicado a ser discutido e chegado à uma conclusão.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo