• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dragões de Éter - Caçadores de Bruxas (Raphael Draccon)

Eu parei em qual página, mesmo? Acho que bloqueei a informação, de tão traumático que foi o início da experiência de leitura.

O Galo ainda vai me matar com essas promessas. Francamente. E nem adianta eu dizer que não vou mais fazer promessas absurdas por causa do Galo. Sei que farei.

Página 12 você
Página 20 eu

Página 20 é a melhor de todas, barriga doeu de tanto rir.
 
Eu realmente não entendi todo esse apedrejamento. Li um capítulo aqui e parece bem normal. Será que to lendo a coisa certa? O capítulo é mesmo sobre o lobo, a avó e a neta? Porque se for, não vi nada tão tenebroso assim que justifique todo esse nojo desse tópico. É só por causa do jeito que ele escreve os diálogos (como naquele post do facebook, que começa com "caraca")? No capítulo que eu li não teve nenhum diálogo.

Além disso todos os comentários fora daqui foram positivos, blogs ou revistas, elogiando o cara.

Alguém poderia fazer uma resenha séria explicando porque achou tão ruim assim?
 
Só queria - não, não queria! - ter os livros aqui comigo pra demonstrar melhor o problema deles. No geral, são estilisticamente porcos. Para um romance, soa mais como um pai contando uma história de ninar pro filho e tendo problemas para manter coesão na história - sabe o grosso do enredo mas quando vai pros detalhes, mete os pés pelas mãos. É tão anacrônico quanto uma esquete de Monty Python sobre grupos anarquistas-comunais durante o reinado de Artur. A voz das personagens nos diálogos demonstra que a única voz que ele consegue captar é de enlatado americano de péssima qualidade, tanto que a maior parte das falas são chavões. As analogias repetidamente dão chabu - vide a Estrela de Cobain. As situações enfrentadas pelas personagens não são topoi, são redundantes e desnecessárias mesmo. Boa parte da narração procurar culpar o leitor caso a história não pareça convincente - vide que ele insiste muito que o leitor "tem o poder", ou seja, se a história não te chama a atenção, o problema pode estar com você, e esse é um argumento pífio e covarde. As referências pop servem mais para momentos eu-sei-do-que-ele-está-falando-viva-eu-sou-muito-inteligente do que para reforçar um ponto na trama ou fazê-la avançar.
 
Olha o que eu achei aleatoriamente pela web: uma típica resenha paga-pau. Contrapondo alguns pontos:

Você pode me dar um livro com uma capa preta que, pela narrativa dele, vou saber que é do Draccon. Essa individualidade é importante e tem ligação com o que disse no parágrafo anterior: carisma. Mas, aqui, a literária. Então, o que você pode esperar de Cemitérios de Dragões é: tiradas engraçadas, algumas reflexivas, ação (muita!), referências à cultura pop/nerd e fantasia. E o saldo, para mim, foi bem positivo.

Os capítulos curtos, com uma narrativa mais ágil caiu como uma luva para o livro, que possui diversos pontos de vista. No início, estranhei um pouco até me acostumar, mas, ao passar do quinto capítulo já sabia sobre qual personagem focava aquele pdv. Isso é resultado de personagens bem desenvolvidos, com características claramente delineadas, sem deixar espaço para confusão entre as muitas vozes que há no livro.
[...]
As referências à cultura pop/nerd são várias: Harry Potter, Kill Bill, Power Rangers, Star Wars etc etc etc. Elas se encaixaram muito bem no contexto da história e não saltam aos olhos, como “Oie! Sou uma referência!”. Pelo contrário, são sutis, e, para quem gosta, vai ser uma diversão ficar descobrindo quais são. É como se o livro tivesse alguns “easter eggs”.

Quem já viu aquelas printscreens dos livros dele sabe que as referências não são nada discretas. Citar Street Fighter e hadouken, falar de CEO da Nintendo, estrela Cobain e herói chamado Axl... Francamente!


Mas o que resume o Draccon é isto:

Sinceramente, acho que daria uma ótima HQ ou animação.

Sim, porque ele parece escrever cada cena pensando em como seria num filme. Aliás, ele escreve um roteiro de cinema mas publica como se fosse romance. :lol:


Fonte: http://murmuriospessoais.com/resenha-cemiterios-de-dragoes-raphael-draccon-editorarocco/
 
ao que me parece draccon como narrador é mediano(exceto quando expõe sua própria opinião com relação a algo:https://www.facebook.com/NovaLiteraturaFantasticaBrasileira/photos/a.707419315985859.1073741828.707416605986130/781003075294149/?type=1&permPage=1 .se continuar a apertar a sétinha para a esquerda vai se deliciar com a opinião dele a respeito de mulheres)porem quando se trata de diálogos a coisa complica,não apenas no "dragões de éter",mas em todos os livros dele (o que é irônico considerando que ele quer ser roteirista de filmes).
 
E a que vcs atribuem o fato de existirem tantos reviews positivos?
suborno,contas falsas,ou é o mesmo grupo de pessoas que gostam de crepúsculo e 50 tons,crianças de 5 a 13 anos iriam gostar bastante da linguagem e do fato de serem contos de fadas recontados e outros milhões de motivos,mas você gostou?

venhamos e convenhamos o povo daqui (inclusive eu)não gostou principalmente por ser mal escrito.o publico mais "jovem" prefere coisas mais simples,a linguagem simplista é vista com bons olhos e como ponto positivo,enquanto escrever como o machado hoje em dia seria considerado pedante.J.K Rowling é um exemplo,draccon outro.um livro no qual os personagens dizem coisas como "Caraca!" e fazem referencias a cultura pop são o sonho de consumo dos "jovens" de hoje.
 
Eu só li um capítulo, mas achei legal sim.

Tenho pouco tempo livre (e leio muito devagar), então penso muito antes de arriscar num livro que pode ser muito ruim, quando tem outros tantos na fila... Ainda mais uma trilogia tão longa. Mas fiquei curioso como aqui apedrejaram o livro, mas quando fui pesquisar outros lugares, 100% das críticas foram positivas. Foi muito estranho encontrar opiniões tão distintas. Outro fato que chamou a atenção é que as críticas positivas tinham exemplos e explicações, e aqui, não tinha visto os motivos de acharem o livro bom só pra acender fogueira.

Pelo que entendi depois das respostas, ainda fiquei com as possibilidades:

- ou por inveja do sucesso repentino (li que ele é relativamente novo), igual fazem com Justin Bieber.
- ou é pura implicância para mostrar que gostam de coisas mais sofisticadas. Não sei se por medo do que pode parecer confessar que gosta de algo que ainda não está consolidado.
- ou é por talvez por muito conservadorismo (li que ele tem um estilo bem diferente, que não deve agradar quem só gosta de um gênero ou foge de mudanças).
- ou o livro é tipo o "transformers" dos cinemas: realmente é um lixo, mas mesmo assim agrada muita gente que não se importa com o filme/livro ser raso, contanto que forneça entretenimento enquanto estão vendo/lendo. Muito provavelmente porque nunca viram/leram coisa melhor, ou porque não ligam mesmo.

Acho que terei que morrer com essa dúvida, porque não pretendo ir tão fundo para descobrir.
 
- ou o livro é tipo o "transformers" dos cinemas: realmente é um lixo, mas mesmo assim agrada muita gente que não se importa com o filme/livro ser raso, contanto que forneça entretenimento enquanto estão vendo/lendo. Muito provavelmente porque nunca viram/leram coisa melhor, ou porque não ligam mesmo.

Acho que aqui você resumiu bem.
Pelo menos essa é minha opinião. :lol:
Nem todo mundo tem paciência pra descobrir coisas, ir a fundo de algo (gênero literário, música, cinema).
Ficam ali, molhando a bunda na marolinha e acham que aquilo é alto mar. =/

Agora, "inveja" é discutível.
Escritores ou ou aspirantes a escritores costumam ter inveja de Dostoiévski, de Poe, de Faulkner e de Charles Dickens.
Se é o caso de invejar o sucesso então têm inveja do Gaiman e do Stephen King.

E comparar o Dracon com o Justin Bieber acho que não foi muito certeiro, não?
Ou foi? :think:
 
Eu só li um capítulo, mas achei legal sim.

Tenho pouco tempo livre (e leio muito devagar), então penso muito antes de arriscar num livro que pode ser muito ruim, quando tem outros tantos na fila... Ainda mais uma trilogia tão longa. Mas fiquei curioso como aqui apedrejaram o livro, mas quando fui pesquisar outros lugares, 100% das críticas foram positivas. Foi muito estranho encontrar opiniões tão distintas. Outro fato que chamou a atenção é que as críticas positivas tinham exemplos e explicações, e aqui, não tinha visto os motivos de acharem o livro bom só pra acender fogueira.

Pelo que entendi depois das respostas, ainda fiquei com as possibilidades:

- ou por inveja do sucesso repentino (li que ele é relativamente novo), igual fazem com Justin Bieber.
- ou é pura implicância para mostrar que gostam de coisas mais sofisticadas. Não sei se por medo do que pode parecer confessar que gosta de algo que ainda não está consolidado.
- ou é por talvez por muito conservadorismo (li que ele tem um estilo bem diferente, que não deve agradar quem só gosta de um gênero ou foge de mudanças).
- ou o livro é tipo o "transformers" dos cinemas: realmente é um lixo, mas mesmo assim agrada muita gente que não se importa com o filme/livro ser raso, contanto que forneça entretenimento enquanto estão vendo/lendo. Muito provavelmente porque nunca viram/leram coisa melhor, ou porque não ligam mesmo.

Acho que terei que morrer com essa dúvida, porque não pretendo ir tão fundo para descobrir.
não pretende continuar o livro?
como eu disse no post acima acho que o estilo de escrita dele atrai alguns e afasta a outros,se você for procurar no skoob as resenhas variam de 5 a 1 estrelas.ao meu ver (pode ser coisa da minha cabeça) as resenhas mais positivas dão motivos muito genéricos,as resenhas negativas me parecem mais "verdadeiras"(claro,pode ser tudo da minha cabeça mesmo).

Edit:sim,hoje eu to sem nada para fazer :p
 
Acho que aqui você resumiu bem.
Pelo menos essa é minha opinião. :lol:
Nem todo mundo tem paciência pra descobrir coisas, ir a fundo de algo (gênero literário, música, cinema).
Ficam ali, molhando a bunda na marolinha e acham que aquilo é alto mar. =/

Agora, "inveja" é discutível.
Escritores ou ou aspirantes a escritores costumam ter inveja de Dostoiévski, de Poe, de Faulkner e de Charles Dickens.
Se é o caso de invejar o sucesso então têm inveja do Gaiman e do Stephen King.

E comparar o Dracon com o Justin Bieber acho que não foi muito certeiro, não?
Ou foi? :think:

Falou o que eu penso, eu estou escrevendo meu livro e não tenho inveja nenhuma do Draccon, busco me inspirar em escritores bem melhores

não pretende continuar o livro?
como eu disse no post acima acho que o estilo de escrita dele atrai alguns e afasta a outros,se você for procurar no skoob as resenhas variam de 5 a 1 estrelas.ao meu ver (pode ser coisa da minha cabeça) as resenhas mais positivas dão motivos muito genéricos,as resenhas negativas me parecem mais "verdadeiras"(claro,pode ser tudo da minha cabeça mesmo).

Edit:sim,hoje eu to sem nada para fazer :p

concordo, as críticas parecem mais verdadeiras e bem escritas porque são feitas por pessoas que estão acostumadas a ler livros melhores e sabem desenvolver melhor sua opinião sobre uma obra
 
não pretende continuar o livro?
como eu disse no post acima acho que o estilo de escrita dele atrai alguns e afasta a outros,se você for procurar no skoob as resenhas variam de 5 a 1 estrelas.ao meu ver (pode ser coisa da minha cabeça) as resenhas mais positivas dão motivos muito genéricos,as resenhas negativas me parecem mais "verdadeiras"(claro,pode ser tudo da minha cabeça mesmo).

Edit:sim,hoje eu to sem nada para fazer :p

Acho que não. Só achei o primeiro capítulo na internet num site que queria fazer tipo uma propaganda ou trailer do livro.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo