• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

TV [HBO] Game of Thrones (4ª Temporada)

Ontem vendo a reprise do segundo episódio, na HBO2, vi quando Oleena retira a pedra do colar de Sansa. O que não se percebe é o momento em que a mesma é colocada na taça de vinho do rei Joffrey.
 
Confesso que até hoje não entendi a lógica desse plano dela. Muito complexo. Parece o plano dos anões de O Hobbit pra fazer a estátua de ouro gigante e afogar Smaug.
 
Plano da Olenna

O plano é Margaery ser rainha.
Só que Joffrey era um monstro, como Sansa confessou. Agora Margaery casa com Tommen e pronto, pode fazer o que quiser como rainha.
 
Confesso que até hoje não entendi a lógica desse plano dela. Muito complexo. Parece o plano dos anões de O Hobbit pra fazer a estátua de ouro gigante e afogar Smaug.
Me perguntei isto recentemente. Por que dar o item para a Sansa e correr vários riscos se ela poderia carregar consigo mesma?

Será que ela assumiu estes riscos para dar a Sansa o gosto de ter participado na morte do Rei e consequentemente na vingança de sua família?
 
Plano da Olenna - Parte 2 (SPOILER DOS LIVROS)

Nos livros (na série não) os sintomas do veneno poderiam passar como se Joffrey tivesse engasgado, uma morte acidental. Caso houvessem suspeitas, os Tyrell precisavam de um bode expiatório. Dois no caso: Tyrion e Sansa, que por acaso são casados e tem motivos para odiar Joffrey. A luta dos anões foi pensada para instigar em Tyrion uma briga com Joffrey, enquanto Sansa recebeu o colar para, obviamente, ser associada ao veneno.
 
Plano da Olenna - Parte 2 (SPOILER DOS LIVROS)

Nos livros (na série não) os sintomas do veneno poderiam passar como se Joffrey tivesse engasgado, uma morte acidental. Caso houvessem suspeitas, os Tyrell precisavam de um bode expiatório. Dois no caso: Tyrion e Sansa, que por acaso são casados e tem motivos para odiar Joffrey. A luta dos anões foi pensada para instigar em Tyrion uma briga com Joffrey, enquanto Sansa recebeu o colar para, obviamente, ser associada ao veneno.
eu acho que na série também a ideia era de que ele pudesse ter se engasgado, até porque é isso que a Margaery grita quando ele não para de tossir: ele se engasgou e a Olenna pede ajuda, como se alguém pudesse fazer algo naquele momento, tudo poderia ter sido levado pra esse lado, se a Cersei não tivesse berrado acusando o Tyrion na mesma hora
 

Vine da Aimee Richardson (Myrcella Baratheon): https://vine.co/v/MJp2KxmPei1/embed/simple

eu acho que na série também a ideia era de que ele pudesse ter se engasgado, até porque é isso que a Margaery grita quando ele não para de tossir: ele se engasgou e a Olenna pede ajuda, como se alguém pudesse fazer algo naquele momento, tudo poderia ter sido levado pra esse lado, se a Cersei não tivesse berrado acusando o Tyrion na mesma hora

É que na série tem aquele efeito de sangramento, como foi com o Meistre Cressen. Fica bacana visualmente mas não condiz com sufocamento.
 
@leoff e @*Erendis*

Desculpa gente, mas esse plano é excessivamente complexo e não faz sentido.

1) A luta dos anões foi pensada? Por quem? Se foi Oleena que planejou a luta (isso é mencionado nos livros), talvez faça sentido. De qualquer forma, com ou sem o veneno no colar/renda de cabelo de Sansa, ela e o anão seriam os suspeitos principais.
2) Pq diabos o colar/renda de cabelo era necesário? O plano só faria sentido se Oleena não precisasse fazer nada durante o casamento. Só que ela precisou pegar o veneno do colar/renda de cabelo para depois colocar na taça de Joffrey. Ou seja: O plano não diminui em NADA o risco de Oleena.

A minha conclusão é que foi uma ideia bem atrapalhada de Martin.
 
Livros 3 e 5
Mindinho contratou os anões, ele confessa pra Sansa. A Penny/Merreca até cita o fato pro Tyrion, embora nenhum deles tenha percebido que era Mindinho.

O veneno na rede/colar não era para facilitar a vida da Olenna, era para incriminar a Sansa além de qualquer dúvida. No livro é incerto quem realmente colocou o veneno, pode ser Olenna ou o Garlan. É incerto se os Tyrell sabiam que Sansa iria fugir da capital durante o casamento. O lance da rede/colar com a jóia faltando perde sentido se ninguém flagrou Sansa com ele. Eu acho que Mindinho tirou Sansa de lá por conta própria, sem avisar os Tyrell.
 
Livros 3 e 5
Mindinho contratou os anões, ele confessa pra Sansa. A Penny/Merreca até cita o fato pro Tyrion, embora nenhum deles tenha percebido que era Mindinho.

O veneno na rede/colar não era para facilitar a vida da Olenna, era para incriminar a Sansa além de qualquer dúvida. No livro é incerto quem realmente colocou o veneno, pode ser Olenna ou o Garlan. É incerto se os Tyrell sabiam que Sansa iria fugir da capital durante o casamento. O lance da rede/colar com a jóia faltando perde sentido se ninguém flagrou Sansa com ele. Eu acho que Mindinho tirou Sansa de lá por conta própria, sem avisar os Tyrell.

Concordo!
 
@leoff

Concordo sobre a questão da contratação dos anões. Não lembrava disso.

Mas eu discordo...

... sobre o colar. Continuo não vendo a lógica - e posso ter esquecido de algum detalhe do livro. Em algum momento descobrem que Joffrey foi envenenado por uma pedra que estava escondida no colar de Sansa? Juro que não lembro disso. Acredito que a revelação sobre o plano de Oleena é feita por Mindinho para Sansa. E só.

Em que momento o colar/renda de cabelo vira uma prova contra Tyrion e Sansa? É verdade que Mindinho tirou Sansa da cidade antes de qualquer acusação, mas não vejo como poderiam provar que o veneno era uma pedra do colar de Sansa.
 
@leoff

Concordo sobre a questão da contratação dos anões. Não lembrava disso.

Mas eu discordo...

... sobre o colar. Continuo não vendo a lógica - e posso ter esquecido de algum detalhe do livro. Em algum momento descobrem que Joffrey foi envenenado por uma pedra que estava escondida no colar de Sansa? Juro que não lembro disso. Acredito que a revelação sobre o plano de Oleena é feita por Mindinho para Sansa. E só.

Em que momento o colar/renda de cabelo vira uma prova contra Tyrion e Sansa? É verdade que Mindinho tirou Sansa da cidade antes de qualquer acusação, mas não vejo como poderiam provar que o veneno era uma pedra do colar de Sansa.
A parte do provar bastaria eles mandarem algum criado informar a Cersei que havia visto a Sansa conversando com alguém sobre a renda/colar de maneira incriminadora.
 
As outras pedras do colar poderiam conter veneno também. Se Mindinho tivesse deixado Sansa ser capturada...
 
Galera, no primeiro episódio dessa temporada, o Varys tenta comprar a Shae para abandonar Porto Real. A prostituta questiona Tyrion sobre isso e ele alega não ter conhecimento do fato. Somente depois disso que a empregada da Cersei vê Shae saindo do quarto do Tyrion e conta para Cersei, logo a rainha não tinha conhecimento de Shae até então, tampouco Tywin. Nesse segundo episódio o Varys fala com Tyrion sobre tirar Shae da cidade e o anão a "obriga" a partir.

Dúvida: Se não foi Tyrion, Cersei, nem Tywin quem tentou pagar Shae para ela deixar Porto Real através do Varys no primeiro episódio, quem foi?

Será que foi o Varys agindo por conta própria?
 
Outro detalhe é que seria muito mais arriscado a Ollena sair andando com um frasquinho e dai derramar no calice muito mais fácil de ver. Com uma pedra (comprimido) a possibilidade de fazer um movimento rápido sem levantar muita suspeita e deixar cair a pedra no vinho sem ser pego é maior.
 
Galera, no primeiro episódio dessa temporada, o Varys tenta comprar a Shae para abandonar Porto Real. A prostituta questiona Tyrion sobre isso e ele alega não ter conhecimento do fato. Somente depois disso que a empregada da Cersei vê Shae saindo do quarto do Tyrion e conta para Cersei, logo a rainha não tinha conhecimento de Shae até então, tampouco Tywin. Nesse segundo episódio o Varys fala com Tyrion sobre tirar Shae da cidade e o anão a "obriga" a partir.

Dúvida: Se não foi Tyrion, Cersei, nem Tywin quem tentou pagar Shae para ela deixar Porto Real através do Varys no primeiro episódio, quem foi?

Será que foi o Varys agindo por conta própria?
Isto foi na temporada passada, não?

Para mim ficou claro que era uma atitude vinda do próprio Varys. Ele afirma que ela estava atrapalhando o potencial de Tyrion sendo um ponto fraco para ele diante de seus inimigos. Isto de certa forma deve atrapalhar os planos que ele tem para Tyrion, daí a atitude.
 
Outro detalhe é que seria muito mais arriscado a Ollena sair andando com um frasquinho e dai derramar no calice muito mais fácil de ver. Com uma pedra (comprimido) a possibilidade de fazer um movimento rápido sem levantar muita suspeita e deixar cair a pedra no vinho sem ser pego é maior.

Ué, e daí? Pq ela própria não estava usando o colar com a pedra envenenada? Pq se dar ao trabalho de tirar a pedra do colar de Sansa. Sei lá. Eu acho que foi um tropeço do Martin. Quis elaborar demais o plano.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo