• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Seleção Brasileira

Se ele jogar contra uma seleção européia organizada será mais ou menos como aquele jogo entre SAntos e Barcelona... quando o Muricy acordou, estava 4 a 0.
Mas não aconteceu isso durante os jogos contra Inglaterra, Itália e França nesses últimos amistosos.

O Felipão não está bem e até ele já percebeu isso, tanto que estava super irritado na última entrevista pós-jogo. Agora basta saber como ele irá encarrar isso daqui para a frente no comando da Seleção. Ele precisa de resultados e nada como a Copa das Confederações para mostrar isso.

Engraçado que muitos jornalistas tiveram uma super paciência com o Mano e com o Felipão não está acontecendo o mesmo. Já ficou mais do que na cara que a Seleção perdeu 2 anos de preparo, pois mesmo que digam que ela estava se acertando, o Felipão já mudou tudo e é essa a Seleção que irá para a Copa. Vai ser difícil e a última chance do Felipão como técnico, ou seja, ele precisa aproveitar mais do que nunca isso.
 
Problemas da Seleção (Relatório de Abril/2013):

- O Paulinho não é nem sombra do que foi no ano passado. Tá muito mais lento, e tá bem abaixo tecnicamente. Acho que não dá mais pra ele ser titular nessa seleção.
- Não dá pra continuar com um Centro Avante e com um camisa 10. O Mano já havia chegado a essa conclusão no final dos seus trabalhos, e agora o Felipão regride alguns passos. É Fred ou Ronaldinho, é Leandro Damião ou Kaká. As duas opções não dá. Eu pessoalmente prefiro o Neymar mais próximo do gol. Por isso abriria mão do centro-avante.
- Se for pra levar o Ronaldinho, sem a bola chegar no pé dele, é melhor não levar. Tudo o que sobrou do Ronaldinho é o talento. Ele não corre mais. Se for utilizar ele, tem que estar tudo certinho pra ele não precisar ter que buscar a bola. Tem que entregar a bola bonitinha no pé dele, tem que ter um meio de campo que supra a ausência dele na marcação, que aí ele pode fazer a jogada diferenciada, fazer um truque que coloque o Neymar na cara do gol. É assim que o Cuca usa o Ronaldinho no Galo.
- Eu acho que ficou claro que o Pato é muito melhor do que o Leandro Damião. Acho até bem superior ao Fred. Se for ter um Centro Avante, que seja o Pato, que tem o domínio diferenciado, que sabe tocar bem a bola de primeira.
- Tamo precisando de cara que saiba jogar bola nas posições de volante. Ralf não é o primeiro volante que precisamos, e tampouco esse Fernando. David Luiz é a última opção de primeiro volante.
- Réver tá jogando demais. Tem que arrumar lugar pra ele no time.

Atualização das minhas formações ideais:

Opção 1
Júlio César

Daniel Alves --- Thiago Silva --- Réver --- Marcelo

David Luiz
Oscar -------- Hernanes

Ronaldinho
Lucas ------------------------------- Neymar​

Opção 2
Júlio César

Daniel Alves --- Thiago Silva --- Réver --- Marcelo

David Luiz
Oscar -------- Hernanes

Lucas ------------------------------- Neymar
Pato​
 
Thor, só não concordo com o ponto do Paulinho. Acho que ele assim como todo o meio de campo do Brasil caiu de produção na mão do Felipão, no Corinthians ele continua voando e não tem porque estar jogando mal no Brasil. Diferente do Neymar, por exemplo, que vive mau momento tanto no Santos quanto na seleção.

E eu investiria mais no Ralf sim, acho que ele é o mordedor que via ser importante pro Brasil exatamente pela falta de qualidade que temos hoje.
 
Problemas da Seleção (Relatório de Abril/2013):

- O Paulinho não é nem sombra do que foi no ano passado. Tá muito mais lento, e tá bem abaixo tecnicamente. Acho que não dá mais pra ele ser titular nessa seleção.
Aquele Gustavo, volante do Bayern parece ser muito bom! Gostaria do Felipão testando ele ali junto com o Dante. Eles até possuem um bom entrosamento por conta de jogarem no mesmo clube.

- Não dá pra continuar com um Centro Avante e com um camisa 10. O Mano já havia chegado a essa conclusão no final dos seus trabalhos, e agora o Felipão regride alguns passos. É Fred ou Ronaldinho, é Leandro Damião ou Kaká. As duas opções não dá. Eu pessoalmente prefiro o Neymar mais próximo do gol. Por isso abriria mão do centro-avante.
Por mais que você queira e ache certo, o Felipão não irá concordar com você. A marca do Felipão é ter um jogador camisa 9 ali na frente. Em 2002 tínhamos o Ronaldo, que foi ótimo, mas hoje em dia não temos esse camisa 9. Apesar do Fred ser um bom atacante, eu me pergunto se a camisa 9 não é muito para ele. Tem horas que eu acho isso.

- Se for pra levar o Ronaldinho, sem a bola chegar no pé dele, é melhor não levar. Tudo o que sobrou do Ronaldinho é o talento. Ele não corre mais. Se for utilizar ele, tem que estar tudo certinho pra ele não precisar ter que buscar a bola. Tem que entregar a bola bonitinha no pé dele, tem que ter um meio de campo que supra a ausência dele na marcação, que aí ele pode fazer a jogada diferenciada, fazer um truque que coloque o Neymar na cara do gol. É assim que o Cuca usa o Ronaldinho no Galo.
Eu sinceramente achei que o Ronaldinho G. estaria indo para a reserva do Kaká. Nesse ponto eu sempre achei muito mais interessante, sendo que ele pode entrar no segundo tempo e decidir em uma bola parada ou algo do tipo, enquanto bota o Kaká para correr no primeiro e início do segundo tempo, que ele aguenta bem. Não entendi muito essa do Felipão de falar que pode somente um dos dois.

- Tamo precisando de cara que saiba jogar bola nas posições de volante. Ralf não é o primeiro volante que precisamos, e tampouco esse Fernando. David Luiz é a última opção de primeiro volante.
David Luiz tem jogado bem assim no Chelsea. Ontem até fez um gol jogando nessa posição. Foi de falta, mas jogou bem durante a partida.

- Réver tá jogando demais. Tem que arrumar lugar pra ele no time.
Clubismo falando alto. :lol:

Ele não tem lugar ali. David Luiz, Dante e Thiago Silva não saem para nenhum.

Felagund disse:
Thor, só não concordo com o ponto do Paulinho. Acho que ele assim como todo o meio de campo do Brasil caiu de produção na mão do Felipão, no Corinthians ele continua voando e não tem porque estar jogando mal no Brasil. Diferente do Neymar, por exemplo, que vive mau momento tanto no Santos quanto na seleção.

E eu investiria mais no Ralf sim, acho que ele é o mordedor que via ser importante pro Brasil exatamente pela falta de qualidade que temos hoje.
Clubismo. :lol:
 
Uai, pq clubismo Turgão? O Paulinho tá bem mesmo no Corinthinas! O desempenho dele caiu depois que o Felipão entrou, assim como o de todos os jogadores...

E o Ralf é o unico volante "mordedor" que eu vejo forte brigando pela vaga. Tem o Lucas Leiva também, mas sei lá, não boto muita fé na bola dele...
 
Clubismo falando alto. :lol:

Ele não tem lugar ali. David Luiz, Dante e Thiago Silva não saem para nenhum.

Sim, mas enfim, Réver talvez caiba como o nº 4 do grupo.

Esses três estão incontestáveis. O Thiago Silva se autolegitima, David Luiz deve começar a ser testado como 1º volante ou mesmo o retorno do líbero. E Dante anulou o Messi.

De zaga, a Seleção tá consistente, e quase que só isso.

Não grado do Fernando como 1º da Seleção. Ele não compromete, mas passa todos os jogos do Brasil tocando bolas fáceis e interceptando lances igualmente fáceis. Não há aquele toque em profundidade providencial nem aquele corte na hora do aperto. Não compromete, mas também não cria nada de diferente, e isso fá-lo ser aquém do nível Brasil.
 
Opção 1
Júlio César

Daniel Alves --- Thiago Silva --- Réver --- Marcelo

David Luiz
Oscar -------- Hernanes

Ronaldinho
Lucas ------------------------------- Neymar​

Opção 2
Júlio César

Daniel Alves --- Thiago Silva --- Réver --- Marcelo

David Luiz
Oscar -------- Hernanes

Lucas ------------------------------- Neymar
Pato​


Gostei muito da opção 2 e não entendi uma coisa na 1.
Ronaldinho e Oscar no mesmo time não seria redundância?

Acho difícil ele tirar o Ramires pra coloca o Hernanes.
E pra mim Davi Luiz tem que ser volante, não gosto dele como zagueiro além de que Dante ta mitando no Bayern.

Eu já gosto da ideia de um centro avante de referencia, só que tem que ter um meio campo que joga, o que não está acontecendo. Esse trio de Lucas e Neymar nas pontas e o Pato no centro pode ser matadora, mas não estou muito confiante no Neymar.

E Fela, sei não, achei que o Ralf foi bem abaixo da média no ultimo jogo e o Paulinho não fez nada demais e pra mim David Luiz > que os dois. Um deles pode ser reserva.
 
Se colocar Oscar e Ronaldinho juntos, o Oscar jogaria de 8, e o Ronaldinho de 10. Oscar sabe marcar muito bem, já reparei isso. Hernanes também. Por isso acho que se colocar os dois juntos, supre a ausência de um Paulinho ou de um Ramires.

E, tipo. O Hernanes tá jogando tanta bola na Lazio, que acho que o momento dele é melhor do que o do Ramires, que é um jogador que eu gosto muito. Certamente teria ele como opção no banco, mas acho que o que tá mais faltando na Seleção é cara que saiba tocar bem a bola. Oscar e Hernanes na saída de bola, creio que resolveria o problema.
 
Acho que Hernanes e Ramires deveriam jogar juntos, com um 1º volante atrás (pode ser o David Luiz, ou o Lucas Leiva, que não passa do meio de campo desde que foi jogar no Liverpool), e o Oscar mais na frente. No ataque, juro que tentaria Hulk e Neymar. Ou Lucas e Neymar, se o Lucas estiver jogando avançado no PSG.
 
Eu não entendo uma coisa no senso comum do futebol brasileiro:

Todo mundo quer que o 1° volante, aquele cabeça-de-área marcador, tenha habilidade e apareça nos espaços vazios do ataque.
Mas quando se pede que o camisa 10 corra o campo todo, ajudando na marcação e buscando o jogo no nascedouro da jogada, é um escândalo!

Nesse ponto evoco as palavras do Felipão: "Volante goleador só é bonito pra imprensa, mas para o técnico não."

Não quero defender o Felipão. Mas também não vou defender quem acha que só porque o cara joga do meio pra frente não precisa correr!
O futebol mudou e o Felipão, assim como esse camisa 10 clássico, ficaram pra trás. Não existe isso de "dono do time", "receber bola no pé" ou só atuar restrito a 2/3 do gramado. Ronaldinho perdeu espaço na Europa porque não se atentou a isso.

Eles se modernizaram e mandaram as peças de museu pra cá...
 
Nesse ponto evoco as palavras do Felipão: "Volante goleador só é bonito pra imprensa, mas para o técnico não."

Andrea+Pirlo+qNh8g0hOwX7m.jpg
36854_ori_yaya_toure.jpg
Sergio-Busquets.jpg

Ilkay-Gundogan-1.jpg
Bastian-Schweinsteiger.jpg
alonso_2247947b.jpg

É por essa e por outras que o Felipão não entende mais nada de futebol. Volta Mano!
 
Última edição:
Andrea+Pirlo+qNh8g0hOwX7m.jpg
36854_ori_yaya_toure.jpg
Sergio-Busquets.jpg

Ilkay-Gundogan-1.jpg
Bastian-Schweinsteiger.jpg
alonso_2247947b.jpg

É por essa e por outras que o Felipão não entende mais nada de futebol. Volta Mano!

Ai tb é demais hein.

Inclusive pq o Yaya, Gundogan e o Schweinsteiger são segundo volante. Pirlo joga atrás mas com funções ofensivas (ou seja, quem marca são outros). Xabi e o Busquets fazem o serviço "sujo" mas não fazem gol.

Sua comparação não teve lógica.
 
Última edição:
O futebol mudou e o Felipão, assim como esse camisa 10 clássico, ficaram pra trás. Não existe isso de "dono do time", "receber bola no pé" ou só atuar restrito a 2/3 do gramado. Ronaldinho perdeu espaço na Europa porque não se atentou a isso.
O caso do Ronaldinho G. é outro. Ele não é mais aquele jogador que foi no Barcelona. Se estivesse no mesmo nível daquela época, ele teria espaço em qualquer time da Europa hoje.
 
Ai tb é demais hein.

Inclusive pq o Yaya, Gundogan e o Schweinsteiger são segundo volante. Pirlo joga atrás mas com funções ofensivas (ou seja, quem marca são outros). Xabi e o Busquets fazem o serviço "sujo" mas não fazem gol.

Sua comparação não teve lógica.

Onde está o problema na lógica?

1. Se o problema foi quando eu rebati a fala do Felipão, então eu não estava falando apenas de 1º volante. O Felipão não especificou "1º volante".
2. Se o problema foi em rebater o argumento do Paraíba, então eu não estava falando necessariamente de "volante-goleador", já que ele reclamou de 1º volante que joga, que aparece na frente. E acredito que, dentre os meus exemplos, todos joguem.
 
Ontem no Bem Amigos o Mano disse que nós deveriamos olhar pro futebol europeu e repensar o que estamos fazendo por aqui.
O Parreira retruca dizendo que não temos que imitar europeus.

Eu acho que teve um retrocesso no comando da seleção sim.

Mesmo porque nós estamos imitando os europeus de décadas de 80 pra trás desde os anos 90, enquanto que os europeus aprenderam a nos imitar hoje o que fazíamos nos anos 70, 80.

Olhar pra Europa não seria nem pra "imitar europeus", mas pra enxergar como nós regredimos no futebol que fazíamos de excelência em décadas anteriores.
 
O fato é que o elenco do Brasil do meio pra frente é fraco. Muito inferior ao que sempre teve nas Copas passadas. Hoje eu não consigo ver o Neymar quebrando uma defesa da Alemanha, Itália ou outra Seleção forte durante uma Copa do Mundo.

E é fácil o Mano chegar agora e falar mal. Acontece que ele teve 2 anos no comando e não fez nada.
 
Thor, como eu disse no meu post, não defendo essa lógica do Felipão.
Apenas usei a sua fala para evidenciar que ele parou no tempo e interliguei com o fato de que algo semelhante acontece em relação aos jogadores ofensivos.
A postura tática e a condição física dos jogadores de ataque mudou muito e, no Brasil, ainda não abrimos os olhos pra isso.
Ainda valorizamos e estimulamos o estilo que Ronaldinho Gaúcho não abriu mão de manter.
É esse tipo de mudança que as potências europeias já colocaram em prática e precisamos incorporar.

Turgon, vale a pena a gente tentar entender o porquê de RG não ser mais o mesmo jogador.
Ele foi astro numa época de transição. O futebol mudou e ele deveria acompanhar...
Provavelmente, foi exigido dele no Barcelona muito mais do que ele entregava. Isso demandava mais empenho nos treinamento e uma condição física superior à que ele tinha.
Como ele não conseguiu atingir o nível que se esperava dele, foi desprestigiado.
 

Tópicos similares

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo