• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

E se Melkor se arrependesse após ser lançado no Vazio?

Ana Lissë

Nazgûl boazinha
Pessoal, estava pensando nessa questão:

Melkor, agora no Vazio, estava finalmente vencido. Não era nem a sombra do que um dia ele foi. Perdeu tudo que tinha por sua própria culpa e não havia qualquer esperança para ele. Ele lutou por tanto tempo e perdeu tudo em vão sendo que, se tivesse ficado fiel a Iluvatar, teria tudo o que desejava, mas de uma forma positiva.

E se, vendo tudo isso, Melkor, claro, depois de muita briga consigo mesmo e de muito murro em ponta de faca, finalmente caísse em si? O qe mais doeria em sua consciência?

Vocês acham que Valinor iria se manifestar? Em caso positivo, qual Vala vocês acham que estenderia primeiro a mão ao irmão arrependido?

Ou será que Valinor iria deixar quieto?

E quais as possíveis mudanças que poderiam ocorrer em caso de Melkor sair do Vazio?

Lembrando que, nesta hipótese, Melkor está SINCERAMENTE arrependido, ok? ;)
 
Última edição:
Re: E se Melkor, se arrependesse após ser lançado no Vazio?

Bem, certa vez eu também me peguei esboçando como seria a reabilitação de Melkor.

Para isso penso que é preciso definir se haveria ou não intervenção direta de Eru, porque do ponto de vista de Iluvatar Melkor podia ser moldado e curado igual a massa de modelar através de uma ação direta rápida ou ao longo do tempo por meio de ações indiretas.

Então vamos supor que fosse uma recuperação motivada realmente por mérito próprio do ex-vala com sinceridade e humildade. Se assim fosse, então precisamos definir o que os elfos quiseram dizer com a expressão "vazio", uma vez que se especula que o vazio para o qual Melkor foi enviado não ficava realmente fora dos círculos do mundo (que seria o lugar dos palácios de Eru).

Esse ponto é interessante notar porque devido a decisão de Eru todos os Ainur que desceram estavam confinados aos círculos do mundo para "sempre" ou pelo tempo que durasse a manifestação da música dos sagrados que seguramente duraria uma enormidade eterna de tempo para nossos padrões. O que significa dizer Melkor pode ter sido banido para uma zona morta daquilo que o Silma considera como a torre dos Valar que crescia sem parar e se erguia a uma altura incomensurável. Uma área reservada para permanecer vazia dentro do mundo.

Sabendo disso podia ocorrer de um dia o vala caído encontrar uma porta ou um meio de entrar e caminhar ele mesmo até Valinor ou quem sabe ajudado por conhecidos de dentro que funcionariam como um contato ou conexão entre ele e os poderes oficiais.

Em caso de ele realmente ter sido banido para o espaço fora do mundo uma vez que Manwe realmente tinha uma procuração de Eru para agir em seu nome e chamá-lo para aquilo que fora definido no Ainulindale não valesse mais para Morgoth, então o próprio Melkor poderia procurar novamente os palácios de Eru e se reconciliar com ele.

A partir daí é preciso pensar em que aparência ele iria adquirir...

Para mim faz sentido que a inabilidade de agir sobre a memória do mundo era um sinal de que Melkor tinha problemas para lidar com a própria forma e a própria memória. E ele poderia tomar gosto pela idéia de assumir um rosto simples, marcado e cheio de cicatrizes e talvez o fizessem perder a memória de quem um dia ele fora para que se fosse piedoso com ele.

E Melkor poderia ser condenado a viver uma vida como humano simples por um tempo e depois outra vida como um elfo simples e adquirir novas memórias para encher aquilo que fora esvaziado pelo bem dele mesmo. Reconquistar tudo a partir do zero é uma idéia que poderia agradar aos poderes.
 
Última edição:
Re: E se Melkor, se arrependesse após ser lançado no Vazio?

Não acho que Melkor se arrependesse. Se ele se arrependesse seria a sensação do Vazio. Imagina ele mobilizando campanhas na porta de iluvatar pedindo para ser readmitido no círculo de amizade!!! Não sei, mas penso que iluvatar até o perdoaria mas o restante da muita gente que Melkor feriu e traiu seria para sempre um entrave em um possível desenvolvimento e aprimorar da sua alma. Poderíamos pensar em uma reencarnação para Melkor? O que acham?
 
Re: E se Melkor, se arrependesse após ser lançado no Vazio?

Voltarei depois pois agora no trabalho não dá para postar direito aqui. Mas eu volto!:joinha:
 
Re: E se Melkor, se arrependesse após ser lançado no Vazio?

Se ele aceitasse Eru como seu único e suficiente salvador, e se arrependesse e confessasse todos os seus pecados, será que ele seria salvo?

Ok, sem zueira: Não teria perdão de ninguém. Até porque aquela seria sua "terceira" chance. Nem rola.
 
Re: E se Melkor, se arrependesse após ser lançado no Vazio?

Não, não. Eu acredito que, da mesma forma que quando Melkor caiu nas sombras ele não podia mais mudar de forma (assim como todos os outros Valar) ele não pode mais voltar ao que "foi" antes.

E, assumindo então que Melkor sempre foi um menino mau? Desde a canção, ele sempre quis ter tudo do seu jeito e ser dono de tudo, ao que indica, ele é mau de sua própria natureza. Mudar a própria natureza é uma coisa que acho difícil, quase ou impossível :D
 
Re: E se Melkor, se arrependesse após ser lançado no Vazio?

Neithan?!:chibata:
(Não é "confessar os pecados" e sim carregá-los na sua cruz própria e rejeita-lo se tentados a ele.)

Então...
Se, mas "Se" ele verdadeiramente se arrependesse difícil seria encontrar um elfo que aceitasse conviver com ele como foi na outra vez, pois eles confiaram em Melkor e foram todos traídos. Traição já é difícil de aceitar e por uma segunda vez mais difícil ainda.
Mas façamos como foi pedido e os Valar aceitam o pedido de "Morgoth"... Nessa situação ele estaria bastante reduzido em poder, no caso, estaria digamos, com um nível de poder qual o de Sauron na época do Anel, sem o Anel. Poderia acontecer de alguns elfos serem tocados por Morgoth, acredito que aqueles que permaneceram em Valinor, que não viram de perto os feitos dele na TM e por isso ainda dariam ouvidos a alguma coisa vinda dele.

Olha, acho que a ingenuidade dos elfos não seria tão cega quanto da outra vez, mas eles poderiam se chegar a Morgoth pela curiosidade e sede de conhecimento. Esse é um trunfo que Morgoth tinha. Mas é complicado seguir por esse tipo de analise porque dependeria muito do quanto eles se arriscariam com Morgoth e se arriscariam perder o respeito dos demais elfos que os rejeitariam...
 
Re: E se Melkor, se arrependesse após ser lançado no Vazio?

.

Não adiantaria de muita coisa, fazê-lo drenar toda a energia negativa que espalhou pelo universo em geral, e Arda em particular, seria perigoso demais, pois isto restauraria grande parte de seu poder original, e seria tolice levar o arrependimento dele a sério nestas circunstâncias.

Deixar as coisas como estão e aturar um Melkinho (Copyright By Ilmarinen) penitente seria algo insuportável até para Mr. Zen (para não dizer letárgico) Manwë.

.
 
Última edição:
Re: E se Melkor, se arrependesse após ser lançado no Vazio?

Lembremos que mesmo no Vazio ele não estava impotente.

Ele reside no coração de cada homem e no próprio cosmos, a tudo apequenando, amesquinhando, deturpando e corrompendo. Sabemos em quem se inspirou Tolkien ao criá-lo.
 
Re: E se Melkor, se arrependesse após ser lançado no Vazio?

Minha sincera opinião é que quando Melkor foi preso uma parte dele ficou na Terra Media:toda a dor e sofrimento que ele infringiu.Alguma coisas que ele fez não seriam consertadas com o tempo.Mesmo que ele se arrependesse, esse sofrimento ainda existira. O sofrimento daria lugar ao ódio, o ciclo continuaria, desta vez com algum outro senhor dos escuro, um elfo talvez?
 
O qe mais doeria em sua consciência?

Hum... levando em conta todo o orgulho de Melkor, seria o fato de ter desperdiçado todo o seu poder e magnificência como o mais poderoso dos Ainur, tudo em vão.
E como o Akira disse, a melhor forma de Melkor se reconciliar (se realmente quisesse isso) seria procurar Eru e deixar Arda definitivamente, devido a todo estrago causado.

Vocês acham que Valinor iria se manifestar? Em caso positivo, qual Vala vocês acham que estenderia primeiro a mão ao irmão arrependido?

Não creio que ninguém em Valinor se manifestaria, mas se de fato houvesse talvez Nienna estenderia a mão, já que é o trabalho dela.:mrgreen:
 
Não consigo imaginar Morgoth arrependido. Afinal, se há seres humanos que, na vida real mesmo (nem precisa ir pra ficção! :lol: ) não dão o braço a torcer nem ferrando, imagino o Morgoth, que era simplesmente o ser mais maléfico de toda Arda.
 
Creio eu que a chance de morgoth bauglir se arrepender seria maior que a chance de sauron fazer isto . Pois eu ainda vejo um pingo de consiencia nos olhos melkor.
 
Ummm...creio que ele se arraependeria pedindo Eru para por um fim na existência dele (já que foi sem propósito o que ele fez)

Ou Eru diria

"Para de choradeira...minha história precisa de um vilão! Vai ser ele!"

Ou Melkor perceberia isso e...faria nada e tentaria adquirir seu poder de volta para ficar eternamente inerte (assim ele melhor irrita Papai)
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo