• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Qorpo Santo

Clara

Perplecta
Usuário Premium
attachment.php

"Nem todos os mortos são ao mesmo tempo - defuntos"
Qorpo Santo

Um escritor a frente do seu tempo.
Qorpo Santo é talvez o único autor brasileiro (e um dos poucos no mundo) a merecer essa definição.
Já disseram que foi percursor do Teatro do Absurdo de Alfred Jarry, e de Eugene Ionesco; já o professor Eudinyr Fraga, no livro "Qorpo-Santo - Surrealismo ou Absurdo" considera o autor gaúcho um percurso do Surrealismo.
Não importa, não sabia de nada disso quando por curiosidade (quriosidade?) emprestei na biblioteca o livro "Miscelânea Quriosa" e fiquei gratamente surpresa em descobrir que um dia existiu um autor assim aqui no Brasil.

José Joaquim de Campos Leão, mais conhecido por seu pseudônimo Qorpo-Santo (1829-1883) nasceu em Triunfo, Rio Grande do Sul, e percorreu várias localidades do interior antes de se estabelecer em Porto Alegre. Adotou o nome Qorpo-Santo por razões místicas que não explica muito bem – em seus escritos, compara-se a Jesus Cristo e afirma encontrar-se, pelo fenômeno da "transmigração das almas", com o espírito de Napoleão III. A grafia de "Qorpo" obedece à ortografia criada pelo autor, que assim desejava simplificar a escrita em português.
Torna-se professor primário e passa a lecionar em escolas públicas, fixando-se na capital da província. Também chega a exercer a função de delegado de polícia. Em 1862, as autoridades escolares passam a suspeitar de sua sanidade mental, e Qorpo-Santo é obrigado a internar-se. Em 1868 é considerado inapto para continuar lecionando e também para a administração de seus bens e família.
A extensão e a natureza de seus problemas mentais não são claras. Os médicos que o examinaram no Rio de Janeiro, em 1868, declararam que estava apto para administrar negócios e família. Porém, de volta a Porto Alegre, no mesmo ano, foi interditado pela Justiça. Conseguiu montar uma gráfica, em 1877, para imprimir uma estranha série de livros intitulada Ensiqlopédia, ou Seis Mezes de huma Enfermidade.
As 17 comédias que escreveu percorrem universo de erotismo e sensualidade, com histórias às vezes escatológicas, outras que mexem com tabus da época. Foram escritas em cinco meses, entre janeiro e junho de 1866, passaram um século no anonimato e agora estão de volta às livrarias no volume Teatro Completo — Qorpo-Santo, com introdução do professor Eudinyr Fraga. Fraga pertenceu à Escola de Comunicação e Artes (Eca), da Universidade de São Paulo, e era especialista na obra de Campos Leão. Escreveu "Qorpo-Santo: Surrealismo ou Absurdo" (1988), que questiona a tese de que o autor é precursor do teatro do absurdo.

Segundo o professor, as peças estão mais próximas do surrealismo de André Breton, autor do Manifesto Surrealista, do que do absurdo de Eugène Ionesco. Um dos argumentos é a presença das divagações dos chamados ‘‘fluxos de consciência’’, método que aparece no surrealismo do início do século 20 como ‘‘automatismo psíquico puro’’. A enxurrada de palavras aparece em diferentes textos, entre os quais As Relações Naturais. Mas também há elementos do absurdo. ‘‘Ele criou comédias totalmente nonsense em pleno século 19. Tem esse mérito e um valor artístico inegável’’, afirma a pesquisadora Denise Espírito Santo, organizadora do Poesia — Qorpo-Santo (1999).

Obras

* Certa identidade em busca de outra
* Eu sou vida eu não sou morte
* Um credor da Fazenda Nacional
* As relações naturais
* Hoje sou um; e amanhã sou outro
* Um assovio
* Um parto
* Hóspede atrevido ou O brilhante escondido
* A impossibilidade da santificação ou A santificação transformada
* Dois irmãos
* A separação de dois esposos
* La
* Lanterna de fogo
* Marinheiro escritor
* Marido extremoso
* Mateus e Mateusa
* Elias e sua loucura bíblica

Fontes:
Portal São Francisco
e Site do Itaú Cultural
 
Muito, muito interessante! :pipoca:

Eu não acredito que nunca tinha ouvido falar dele. Já estou na estante virtual, comprando a edição mais antiga que achei. :happyt:
 
Acabei de ler três de suas comédias e fiquei realmente impressionada com a habilidade de Qorpo Santo em escrever diálogos e criticar as instituições e comportamentos sociais.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo