• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Sauron e Morgoth

de fato.
Ele basicamente se tornou um escravo a vontade de seu senhor. duvido que o relacionamento vá muito além de um típico mestre e seu servo. Mas acredito que Sauron é poderoso o suficiente pra se igualar a Morgoth, ou então não teria lhe servido.

Não, creio que nunca, por mais poderoso que Sauron se torne, este será mais poderoso que o Primeiro Senhor do Escuro. Melkor, quando criou as dissonâncias nos temas de Eru, era o mais poderoso, se não, mais poderoso que todos os outros Valar juntos. Imagine, ele foi capaz de criar uma dissonância sozinho perante o tema que todos os Ainur estavam "cantando".
 
Não, creio que nunca, por mais poderoso que Sauron se torne, este será mais poderoso que o Primeiro Senhor do Escuro. Melkor, quando criou as dissonâncias nos temas de Eru, era o mais poderoso, se não, mais poderoso que todos os outros Valar juntos. Imagine, ele foi capaz de criar uma dissonância sozinho perante o tema que todos os Ainur estavam "cantando".
O Sauron da Segunda Era erasim virtualmente mais poderoso que o Melkor do fim da Primeira Era. Não tanto pelo crescimento de Sauron, mas por causa da dissipação do poder de Melkor. Vide essa passagem no HMe X:
Sauron was 'greater', effectively, in the Second Age than Morgoth at the end of the First. Why? Because, though he was far smaller by natural stature, he had not yet fallen so low. Eventually he also squandered his power (of being) in the endeavour to gain control of others. But he was not obliged to expend so much of himself.
(...)
Sauron, however, inherited the 'corruption' of Arda, and only spent his (much more limited) power on the Rings; (...)
 
O Sauron da Segunda Era era sim virtualmente mais poderoso que o Melkor do fim da Primeira Era. Não tanto pelo crescimento de Sauron, mas por causa da dissipação do poder de Melkor.

O que seria esse virtualmente?
 
Quase mais poderoso....

Quem sou eu para duvidar do que o Professor disse.

Mas eu gostaria de expor uma reflexão que acabou de me ocorrer:

Melkor, após ter "dividido" seu poder com seus servos e com a própria Arda, estava realmente mais fraco que nunca esteve (ele que já foi o mais poderoso abaixo de Eru). Tanto isso é fato que o nosso amigo Fingolfin conseguiu enfrentar o todo-poderoso Morgoth de "homem-a-homem". Ele ganhou o "duelo"? Não. Mas ele foi o ser mais corajoso (mesmo que com um pouco de estupidez, se é que me permitem falar isso) da Terra-Média¹. Isso nos mostra que, mesmo um elfo (por mais puro que seja) foi capaz de lutar (mesmo que não completamente em pé de igualdade) com um Vala. Essa luta mostra que, de fato, o poder de Melkor já estava bastante diminuído.

Seria demais pensar que Sauron poderia ter tido um desejo (por mais ínfimo que tenha sido) de derrotar seu Mestre (isso supondo que Sauron não soubesse que derrotar Morgoth traria a destruição de grande parte da TM) e assumir o comando de toda Utumno?

Ele teria percebido que, em tal momento, ele estaria quase tão poderoso quanto o próprio Melkor?
Vale lembrar que, mesmo quando Sauron estava em seu apogeu, este foi derrotado por Elfos e Homens. Assim como eu já bati nessa tecla em outras oportunidades, repito: Sempre que Sauron lutou diretamente com seres que tinham certo poder (leia-se Huan, Luthién e Elendil e Gil-Galad), este não saiu vitorioso.

Fica aí minha humilde opinião.

Nota 1: Luthién e Beren merecem destaque pois tiveram a coragem de ir até Utumno frente-a-frente a Melkor.
 
Última edição:
Tanto isso é fato que o nosso amigo Fingolfin conseguiu enfrentar o todo-poderoso Morgoth de "homem-a-homem".
Mas mesmo assim, nas obras de Tolkien deuses (Valar) nunca foram postos como sendo invencíveis. Claro, um Vala como Morgoth era sim muito poderoso, mas não seria algo The Flash de se lutar, apenas um grande lutador. Eu acho que Fingolfin poderia até ter morrido sem fazer as feridas em Morgoth caso este estivesse com toda sua força, mas não por ser incapaz de causar ferimentos, e sim por ser incapaz de ganhar a luta.
 
Mas mesmo assim, nas obras de Tolkien deuses (Valar) nunca foram postos como sendo invencíveis. Claro, um Vala como Morgoth era sim muito poderoso, mas não seria algo The Flash de se lutar, apenas um grande lutador. Eu acho que Fingolfin poderia até ter morrido sem fazer as feridas em Morgoth caso este estivesse com toda sua força, mas não por ser incapaz de causar ferimentos, e sim por ser incapaz de ganhar a luta.

Eu entendo que Tolkien nunca usou parâmetros de força em si, mas eles eram as forças de Arda. Não digo que Morgoth teria vencido a luta instantâneamente, mas daí a demorar e ainda ser ferido, ele deveria estar muito fraco. Claro que essa é minha concepção.

Ah, aproveitando, Tolkien já usou a expressão magia para definir a arte e poder? Não estou me lembrando agora. Ele não falou disso a respeito de Gandalf, que eu me recorde agora.
 
Me lembro de em algum momento no Silmarillion, eu ter visto Tolkien falar algo sobre Arien, que quando esta estava conduzindo a nave do sol, em sua plenitude, nem mesmo Melkor ousava desafiá-la. Se Morgoth naqueles tempos não conseguia enfrentar um maia, penso eu o quanto seu poder havia decaído, me pergunto se Huan, em sua fúria, também não pudesse ter ferido Melkor, assim como fez com Sauron, já que qualquer servo dos Valar já apresentavam uma grande ameaça pra o Senhor do Escuro na Primeira-Era...
 
Me lembro de em algum momento no Silmarillion, eu ter visto Tolkien falar algo sobre Arien, que quando esta estava conduzindo a nave do sol, em sua plenitude, nem mesmo Melkor ousava desafiá-la. Se Morgoth naqueles tempos não conseguia enfrentar um maia, penso eu o quanto seu poder havia decaído, me pergunto se Huan, em sua fúria, também não pudesse ter ferido Melkor, assim como fez com Sauron, já que qualquer servo dos Valar já apresentavam uma grande ameaça pra o Senhor do Escuro na Primeira-Era...
Sim, Tolkien diz isso. Mas é mais por causa da covardia de Melkor e seu medo do esplendor de Arien do que por causa do poder dela, IMO. Morgoth não havia decaído tanto no começo da Primeira Era.
 
Agora fiquei curioso, ele não poderia ter tentado derrubar a Lua e o Sol?
Bem, tentar ele podia, é claro. Assim como ele destruiu as Duas Árvores. Morgoth pode até ter pensado em fazer isso (e creio que ele pensou), mas o esplendor de Arien foi demais. Ele não suportaria chegar perto dela.
 
é, essa caracteristica humana é marcante
e tolkien sempre destacou as caracteristicas negativas do homem para frisar a perfeição dos elfos
mas ele era muito pior do que isso em sua essência
 
Lealdade como alguns já disseram creio que era de ambos os lados, até nas partes que se diziam “ficavam cheios de pensamentos sinistros...” e eram ambos persistentes.
Mas então com Sauron as vezes me parecia que estava muitas vezes querendo “agradar” Morgoth de alguma forma, lembro de Luthien quando ele pensou em capturar ela e entregar como “presente” para o Melk...srsrs sendo por interesse ou não (claro que ele pensava em recompensas) mas era bem mutuo ao meu ver Morgoth, deixando o comando de uma guerra nas mãos de Sauron, quer dizer, mesmo que talvez não fosse tão importante, tipo patrão e empregado, o outro sempre esperando um salário, mas babava ovos pro “chefe” tipo: Quero ser igual ou melhor! hehehe XD

E quanto ao poder, sempre foi muito enfatizado em todo o decorrer da historia o quanto ele era poderoso.
Do livro:
...um feiticeiro de poder tremendo, mestre das sombras e dos espectros, torpe na inteligência, cruel na força, deformando tudo o que tocava, confundindo o que governava, senhor de lobisomens. Seu domínio era um tormento...
Huuuu tormento, ele era :cool:

Era descrito como uma sombra de Morgoth apesar de que era menos “maligno” que ele, como diz no próprio Silma por muito tempo ele serviu a outro e não a si mesmo, mas era de muita importância para Morgoth, já que tinha um dedinho dele em quase tudo, ou tudo...não me recordo agora:think:

Era apenas um maia, sei que não é a palavra certa, mas comparado com Melkor, e praticamente sozinho dominou quase tudo, depois da queda de seu senhor...claro que ele tinhas os próprios servos, mas eram imensamente inferiores em poder e etc... foi engenhoso quanto aos aneis, e ele praticamente dominou e saiu tocando terror na TM, não era pouca coisa, e Morgoth sabia bem disso também, muito antes.

Mas sou muito suspeita pra falar deles...*agitando bandeirinhas de torcida* adoro deles, sou do contra >.>
 
é, essa caracteristica humana é marcante
e tolkien sempre destacou as caracteristicas negativas do homem para frisar a perfeição dos elfos
mas ele era muito pior do que isso em sua essência

Pois é, Tolkien engrandeceu tanto os elfos no "Senhor Dos Anéis", que eu levei um baita susto ao ver como eles realmente "são", quando li o "Silmarillion" pela primeira vez (seres dotados de livre arbítrio têm propensão tanto para o bem como para o mal, Melkor, Sauron, uma multidão de outros maiar, Feänor - e seus filhos - e Saeros que o digam...).

Quanto a Melkor e Sauron, digo que é um caso típico de "herança", onde o "herdeiro" é mais capaz do que o antecessor. Ex: Sauron jamais contaria com Ungoliant como auxiliar (lembrem-se de que Melkor quase foi vítima dela), ele (Sauron) fazia questão de manter seus servos em rédea curta (melhor exemplo: Nazgûl). Assim sendo, Sauron acabou sendo mais eficiente do que seu mais poderoso, porém caótico, mestre.
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.464,79
Termina em:
Back
Topo