• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Fëanor , Brilhante ou Estúpido?

Sem duvidas Fëanor era brilhante, inteligente e habilidoso, afinal ele criou as Silmarils, mas acho que tudo isso 'subiu a sua cabeça' -com uma ajudinha de Melkor, claro- tornando-o um tolo, arrogante, estúpido e egoísta!
 
Última edição:
Mas Fingolfin não queria roubar o trono de Feanor.
Isso é apenas mais uma das mentiras de Morgoth.
Em momento algum Fingolfin fala ou dá a entender que queria roubar o trono do primogenito de Finwë

Isso não é bem verdade. Fingolfin, um pouco depois da hoste dos Noldor sair de Tirion, muda o seu nome para Finwë Nolofinwë e se autoproclama Rei dos Noldor. O próprio nome de Fingolfin é o correspondente Sindarin dessa mudança: Fin (Finwë) + ñgol (sábio) + Fin (Finwë).

Fingolfin had prefixed the name Finwë to Nolofinwë before the Exiles reached Middle-earth. This was in pursuance of his claim to be the chieftain of all the Noldor after the death of Finwë, and so enraged Fëanor HoME XII, The Shibboleth of Fëanor.
 
Última edição:
Isso não é bem verdade. Fingolfin, um pouco depois da hoste dos Noldor sair de Tirion, muda o seu nome para Finwë Nolofinwë e se autoproclama Rei dos Noldor.


Ha Ha
Sabia dessa não. Nunca li as Home e no Silmarillion não lembro de ter lido nada a respeito
 
Ha Ha
Sabia dessa não. Nunca li as Home e no Silmarillion não lembro de ter lido nada a respeito

Eu só não sei se a versão é canônica ou não. Mas realmente esse fato não está no Silmarillion. Mas o The Shibboleth of Fëanor foi um dos últimos escritos de Tolkien sobre lingüística.
 
Eu só não sei se a versão é canônica ou não. Mas realmente esse fato não está no Silmarillion. Mas o The Shibboleth of Fëanor foi um dos últimos escritos de Tolkien sobre lingüística.
Acredito que seja canônica sim. Não me lembro de nada que o contradiga, nem inconsistências com o resto da história.
 
Essa discussão vai longe... Não li tudo, mas se bem que a conversa já não está mais no tópico principal, se Fëanor era O Cara, ou um total panaca... xD
Ele não era uma "flor que se cheire". Fato. Mas teve grandes feitos que o fizeram ser lembrado... E aqui no fórum, fez ele ser amado e odiado.
Só para constar minha opinião, eu já ouvi falar tão mal dele, entretanto não acredito que alguém seja feito de pura maldade e sim que tem objetivos e opiniões que convergem de outros. E dizer se tal ato é bom ou ruim depende da visão de mundo de cada um.
 
Eu tava reparando
Fëanor é tão odiado quanto Fingolfin é amado

Será que Tolkien tinha isso em mente?
Tipo, fazer do Fëanor o cara odiado e Fingolfin a amado ou será só coicidencia?
 
Eu tava reparando
Fëanor é tão odiado quanto Fingolfin é amado

Será que Tolkien tinha isso em mente?
Tipo, fazer do Fëanor o cara odiado e Fingolfin a amado ou será só coicidencia?

Não sei bem quanto a isso, mas acho que ele nunca planejou certo personagem para ser odiado e outro para ser amado. Fëanor tem o seus talentos e deslizes, Fingolfin tem os dele. Eu particularmente gosto dos dois praticamente da mesma maneira, e acho que é uma questão particular gostar ou odiar determinado personagem. Com certeza Tolkien não gostava de Melkor, mas há muita gente que gosta dele. Também acho que os sentimentos e o orgulho que moviam Fëanor estavam em Fingolfin em iguais proporções, mas diferente de Fëanor ele soube tomar decisões mais cautelosas.
 
Mas se reparar(como ja deve ter reparado) verá que os feitos nobres de Fëanor quase não aparecem assim como os atos ruins de Fingolfin

É quase fácil se esquecer que Fingolfin também matou teleri nos portos diante do romantismo que é colocado em seus feitos como a luta contra Morgoth e a travessia de Helcaraxë

A mesma coisa acontece com os Filhos de Fëanor

Maedhros e Maglor não são "mals", Caranthir teve atos ruins pois era extremamente parecido com o pai, mas mesmo assim ainda teve atos bons, Amrod e Amras supostamente agiram influenciados pelos irmãos mais velhos.
Sobram só Celegorn e Curufin como "mals" pois seus atos nobres não são mostrados.
 
Li só esse último diálogo:lol:. Se o trecho apresentado é canônico ou não, não sei, mas não li nada sobre isso no Silmarillion.
Bem, falando do tópico. Por incrível que pareça, gosto mais de Fëanor que de Fingolfin, talvez pela inteligência que ele possuía e pela retórica contundente. Ele foi um tolo? Não, apenas foi um instrumento de Morgoth aos seus objetivos. Acho que Tolkien quis mostrar através da figura de Fëanor que a intelectualidade pode ser convergida para o mal quando usada sem sabedoria, haja vista que Fëanor injuriado persuadiu os Noldor a deixar Aman. Mas ainda assim, se o Quenta Silmarillion merece um protagonista, esse é Fëanor, porque toda a história gira em torno de seus feitos e das suas criações. A meu ver, Fëanor foi um gênio, mas acabou sendo persuadido pelas mentiras semeadas por Melkor.
 
Tenho a impressão que Tolkien quis mostrar que mesmo sendo de uma linhagem pura, nobre etc, etc, basta ter coração ardente e poder para que alguém comece a fazer coisas não tão politicamente corretas...e se não fossem os atos dele, que eram inesperados para os Senhores, muitas histórias de coragem e luta daquele povo não nos seriam apresentadas...

Eita ccgimli! vi agora que você fala quase a mesma coisa que eu falei...quando eu desci a pagina, pulei sua postagem (pc lento, deu um tiltizinho) desculpe qualquer coisa!
 
Última edição:
Tenho a impressão que Tolkien quis mostrar que mesmo sendo de uma linhagem pura, nobre etc, etc, basta ter coração ardente e poder para que alguém comece a fazer coisas não tão politicamente corretas...e se não fossem os atos dele, que eram inesperados para os Senhores, muitas histórias de coragem e luta daquele povo não nos seriam apresentadas...

Eita ccgimli! vi agora que você fala quase a mesma coisa que eu falei...quando eu desci a pagina, pulei sua postagem (pc lento, deu um tiltizinho) desculpe qualquer coisa!

Que nada! vc só fez ratificar!:mrgreen:
 
Morgoth fala...

Também acho que os sentimentos e o orgulho que moviam Fëanor estavam em Fingolfin em iguais proporções, mas diferente de Fëanor ele soube tomar decisões mais cautelosas.

Ah não! Comparar o melhor com o pior não dá!! hehehe Fingolfin tinha a cabeça no seu devido lugar. Mas sim (é horrível admitir), Fëanor era um gênio, mas não um gênio incompreendido... era um gênio mimado dos infernos, a mula dos Noldor (coitada da mula hehe).

É quase fácil se esquecer que Fingolfin também matou teleri nos portos diante do romantismo que é colocado em seus feitos como a luta contra Morgoth e a travessia de Helcaraxë

Hummm desculpe, eu sei que tenho mesmo uma visão romântica do Fingolfin, mas aqui, quem deu o primeiro passo na matança foi a Casa de Fëanor e eu duvido que Fingolfin e os seus tinham a intenção de fazer o que Fëanor fez. Mas uma vez consumado o ato, acredito que os noldor de Fingolfin atacaram também para se proteger e proteger os seus, pois os teleri agora não iriam querer saber de Casa nem nada, mas viriam com sangue nos olhos, clamando vingança... Fingolfin agiu em legítima defesa po!! humpft! :)


A mesma coisa acontece com os Filhos de Fëanor

Maedhros e Maglor não são "mals", Caranthir teve atos ruins pois era extremamente parecido com o pai, mas mesmo assim ainda teve atos bons, Amrod e Amras supostamente agiram influenciados pelos irmãos mais velhos.
Sobram só Celegorn e Curufin como "mals" pois seus atos nobres não são mostrados.

Celegorm e Curufin eram podres e acho que os atos nobres dos dois não foram mostrados porque nunca existiram... Curufin é ainda pior pois partiu pra cima da Lúthien com intenção de matá-la... é uma besta que nem o pai; os dois o são na verdade. Pior é que esses nem podem ser chamados de gênios hehehe

Mas OK, o culpado maior por estes dois ainda é ainda, como sempre, o gênio-mor das cagadas: Fëanor hehehe
 
Última edição:
Ah não! Comparar o melhor com o pior não dá!! hehehe Fingolfin tinha a cabeça no seu devido lugar. Mas sim (é horrível admitir), Fëanor era um gênio, mas não um gênio incompreendido... era um gênio mimado dos infernos, a mula dos Noldor (coitada da mula hehe).
e

As decisões sábias de Fingolfin foram durante a guerra e em relação ao inimigo. Mesmo assim, Fingolfin levou seu povo para o tormento de Helcaraxë e para o exílio; desdenhando, assim como fez Fëanor, da vontade dos Valar. E fez isso simplesmente para mostrar encontrar Fëanor e tirar-lhe uma satisfação. Dos Filhos de Finwë, o único que possuía a cabeça no lugar era Finarfin. Tanto Fëanor quanto Fingolfin acreditaram nas mentiras ditas por Melkor. Ambos se tornaram orgulhosos (mais do que já eram) e tementes por seus bens. Enquanto Fëanor falava em revolta e em levar os Noldor de volta para a Terra-média, Fingolfin temia por sua posição e foi falar contra o irmão perante Finwë (mesmo Fëanor não ter lhe dirigido nenhuma ameaça). Fingolfin é um herói sem dúvidas, ao passo que Fëanor é simplesmente Fëanor.
 
Última edição:
Fingolfin é um herói sem dúvidas, ao passo que Fëanor é simplesmente Fëanor.

Fëanor era impulsivo, mas ele era um gênio. :mrgreen: Negar isso é negar a parte do Silmarillion que conta sua história. Sem dúvida ele foi o maior dentre os Noldor, mas foi também aquele que mais foi atingido e "infectado" pelas mentiras de Morgoth; o próprio Tolkien deixa isso explícito no Quenta Silmarillion.
Quem criou as Silmarils? Fëanor. Se não fosse ele, talvez outro não as faria. A perdição de Fëanor foi ter ido atrás de Morgoth e levar parte dos noldor a Beleriand. Quanto a Fingolfin, acho que ele possuiu apenas momentos de heroísmo, mas ele foi tolo ao seguir Fëanor; nesse caso, foi pura inconsequência.
Sem dúvida Fëanor foi simplesmente Fëanor, porque foi brilhante.:yep:
 
Não estou com muita paciência para explanar sobre Fëanor(talvez eu volte depois, quando consertar meu computador)... então vou resumir a minha opinião:

Fëanor, Brilhante e Estúpido.

Os motivos pelo seu brilhantismo, todos sabem, e está bem explícito no Silmarillion, assim como a sua estupidez.

E usando um ditado popular, em defesa e acusação dO Elfo: "O prego que se destaca , leva a martelada". Mas o que se deve levar em conta é ... a necessidade da martelada, e como deve ser batido o martelo.
 
Última edição:
Admiro as criaçãos de Fëanor e a força de seu espírito. Acho que nunca houve nenhum outro elfo que tivesse essa coragem meio cega que ele teve, mas o "cega" também significa tola.
Eu entendo muitas coisas que ele fez, até porque, como ele, também acho que os Valar eram muito acomodados quando o assunto era Melkor e a situação da Terra-Média (ou mesmo Valinor). Não gosto muito de como os Valar se comportam em várias situações e para mim grande parte das atitudes imbecis de Fëanor era uma tentativa de resposta a isso, talvez porque tenho certa dificuldade em conceber "divindades".

Apesar de toda a genialidade de Fëanor, considero que três de suas atitudes o transformaram em uma espécie de gente que me deixa arrepiada. Primeiro foi quando negou as silmarils depois da morte das duas árvores e ainda que ele estivesse magoado com os Valar (o que de certa forma, pra mim, faz muito sentido) havia muito mais em jogo, era a questão do bem comum. O Fatricídio é o pior de tudo, o mais abominável e daquele momento em diante ele se tornou uma das piores criaturas do mundo de Tolkien, nada justifica aquilo, quase sozinho, usando mal todos os talentos que ele tinha, foi capaz de levantar uma maldição sobre sua casa o que alcançou também seus irmãos. A queima dos barcos é o que o coroa como um filho da puta sem tamanho, depois de tudo, de levar seus povo e seus irmãos com ele, de fazer com que as casas de Fingolfin e Finarfin também se envolvessem no Fatricídio ele ainda foi capaz de trair quem ainda o seguia.

Analisando tudo isso, considero Fëanor um gênio do mal e como tal, merecia um final muito mais trágico.
 
Morgoth fala...

Hummm desculpe, eu sei que tenho mesmo uma visão romântica do Fingolfin, mas aqui, quem deu o primeiro passo na matança foi a Casa de Fëanor e eu duvido que Fingolfin e os seus tinham a intenção de fazer o que Fëanor fez. Mas uma vez consumado o ato, acredito que os noldor de Fingolfin atacaram também para se proteger e proteger os seus, pois os teleri agora não iriam querer saber de Casa nem nada, mas viriam com sangue nos olhos, clamando vingança... Fingolfin agiu em legítima defesa po!! humpft! :)

A Casa de Feanor também agiu em legitima defesa nesse caso. Veja bem, se reler essa parte no Silmarillion vai perceber que foram os Teleri que atacaram os pobres noldor. Tudo bem que eles estavam roubando os barcos. Mas não somos ensinados a não reagir a assaltos? E ainda mais, quem estava usando noldor como isca de tubarão?
Viu só, a Casa de Feanor agiu em legitima defesa tanto quanto a Casa de Fingolfin.
E outra, Fingolfin e sua hoste chegaram depois do festa começar, podiam ter deixado a coisa rolar. Mas não, eles não eram muito chegados da Casa de Feanor e mesmo assim sairam matando Teleri por atacado.

Fingolfin é tão ruim quanto Feanor.
A diferença é que Fingolfin teve tempo pra redimir seus atos(da maneira mais estupida possivel) e Feanor não.
Quanto aos filhos de Feanor, os unicos que não fizeram nada de bom foram Celegorm e Curufin. Amrod e Amras eram caçadores, Curufin salvou o povo de Haleth, Maedhros e Maglor eram a linha de frente da defesa oriental contra Angband.

Falem mal de Feanor o quanto quiserem(eu até ajudo), mas não inocentem Filgolfin e sua Casa como se tudo que fizeram fossem só coisas boas
 
A Casa de Feanor também agiu em legitima defesa nesse caso. Veja bem, se reler essa parte no Silmarillion vai perceber que foram os Teleri que atacaram os pobres noldor. Tudo bem que eles estavam roubando os barcos. Mas não somos ensinados a não reagir a assaltos? E ainda mais, quem estava usando noldor como isca de tubarão?
Viu só, a Casa de Feanor agiu em legitima defesa tanto quanto a Casa de Fingolfin.
Peraí, se eu reagir a um assalto quer dizer que o bandido vai estar certo ao me matar? Quem estava agindo em legítima defesa dos seus bens eram os Teleri. Afinal, Fëanor não tinha direito nenhum sobre os barcos. Fëanor agiu em sua defesa sim, mas essa não foi de modo algum legítima.


Falem mal de Feanor o quanto quiserem(eu até ajudo), mas não inocentem Filgolfin e sua Casa como se tudo que fizeram fossem só coisas boas
Isso eu concordo. Fingolfin não tinha uma auréola na cabeça não.
 
Peraí, se eu reagir a um assalto quer dizer que o bandido vai estar certo ao me matar? Quem estava agindo em legítima defesa dos seus bens eram os Teleri. Afinal, Fëanor não tinha direito nenhum sobre os barcos. Fëanor agiu em sua defesa sim, mas essa não foi de modo algum legítima.

QUOTE]

Ora, mas defender a propria vida(mesmo nesse caso) não é defesa?
Concordo que os Noldor agiram mal, são culpados nisso, mas se os Teleri não tivessem sido tomados pelo ORGULHO, assim como os Noldor foram nada disso teria acontecido.
Não digo que os Teleri deviam ficar quietos(apesar de que seria muito sabio essa decisão). Acontece que disseram por aí que Fingolfin não tinha culpa no fratricidio dizendo que ele agiu em legitima defesa. Eu só disse que Feanor e os seus também agiram para defender seu bem mais precioso, a vida
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo