• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O que diferencia um homem de um elfo?

As diferenças físicas não se limitam apenas à visão aguçadae orelhas pontudas.

"Imortais eram os elfos, e sua sabedoria crescia de uma Era para a outra, sem que nenhuma enfermidade ou pestilência lhes trouxesse a morte. Seus corpos eram na verdade da matéria da Terrae podiam ser destruídos; e naquela época eram mais parecidos com os corpos dos homens, pois não haviam sido habitados tanto tempo pelo fogo de seu espírito, que os consome por dentro com o passar das eras. (...)Depois, quando, em deocrrência do triunfo de Morgoth e satisfazendo seu maior desejo, elfos e homens vieram a se desentender, aqueles indivíduos da raça élfica que ainda viviam na Terra-média definharam e empalideceram, enquanto os homens usurparam a luz do Sol. (...)" (O Silmarillion, Dos homens)

Este trecho sugere que, na Terceira Era, os elfos, apesar de ainda mais resistentes à morte do que os Edain, eram ainda assim menos formidáveis físicamente: menos fortes e resistentes. Há outro trecho que sugere algo semelhante:

"Ali Maedhros com o tempo sarou, pois a chama de vida era forte dentro dele; e sua resistência era do mundo antigo,(...)" (O Silmarillion, Da volta dos noldor)

Isso nos diz que Maedhros tinha um traço que estava perdido à época em que sua história era contada, de acordo com a visão dos elfos. Ou seja, com o desenrolar das eras, o Povo Élfico se tornava cada vez mais 'frágil', e seus corpos mais fáceis de destruir. Isso também se observa nos elfos que se recusaram a fazer a viagem para Valinor, e permaneceram na Terra-média. Eles lentamente definhavam até não serem nada mais do que espíritos assombrando os lugares de beleza em Endor.
 
É uma grande pergunta. Acho que as diferenças fisicas estavam em poucos detalhes, como nós mesmos nos diferenciasmos uns dos outros fisicamente em poucos detalhes.
Mas a grande difereça está na personalidade e outras coisas mais minunciosas
 
Hum... realmente as diferenças estão mais concentradas na personalidade e em outras características não visíveis fisicamente... Mas acho que só de olhar para os dois, lado a lado, seria possível diferenciá-los na hora! Não só pelos olhos e pelas orelhas, mas há algo de encantador nos elfos, que é único neles (e são mais bonitos tb, isso são!!).
 
Minha opinião eh iagual a da Mina Murray!
Axo que as diferenças fisicas seriam pouco perceptiveis, seria mais na personalidade.. mas se colocassemos um elfo e um homem lado a lado axo que daria pra diferenciar ja que os elfos tem um aspector mais encantador..
 
Na Terceira Era, claramente os elfos seriam diferenciáveis pelo porte físico também, pelo menos os que estão aí desde a Primeira Era, como Elrond, Glorfindel, e especialmente Círdan. Eles definham lentamente com o passar do tempo, e começam a "desaparecer", não partindo para Valinor, mas no sentido físico mesmo.
 
Bom...pra começar temos a imortalidade, que só poderia ser percebida depois de passados vários anos, também temos a beleza, enquanto os homens eram belos de um modo mais "terreno" os elfos tinham um beleza mais...podemos dizer...angelical!! É claro que tinha homens que reuniam essas duas belezas pois eram descendentes de ambas as raças, como Aragorn. Outra coisa seria a sabedoria, os humanos eram sim muito sábios, mas os elfos tinham um entendimento mais profundo do mundo e enxergavam com mais clareza os propósitos de Eru e dos Valar. Seria basicamente estas as maiores diferenças.
 
Acho eu que uma das diferenças era que os homens eram bem mais fortes fisicamente, digo mais robustos, Já um elfo era mais sultil.
 
Haviam muitas diferenças , as orelhas pro exemplo, a pele, cabelo e olhos dos elfos eram mais claras. Os homens tinham expressoes mais robustas e rigidas. Mas existiam tambem diferenças em outros aspectos como a imortalidade e q os elfos era bem mais ageis e tinha os sentidos mais apurados alem do contato bem maior com a natureza.
 
Talvez , a pele , os olhos , as orelhas pontudas e tbem a beleza ...

acho que essa podem ser as possiveis diferenças fisicas ...



^^
 
Haviam muitas diferenças , as orelhas pro exemplo, a pele, cabelo e olhos dos elfos eram mais claras. Os homens tinham expressoes mais robustas e rigidas. Mas existiam tambem diferenças em outros aspectos como a imortalidade e q os elfos era bem mais ageis e tinha os sentidos mais apurados alem do contato bem maior com a natureza.

Bem passo, a descrição que o SDA faz do elrond contradiz isso ao dizer que o elfo tinha os cabelos escuros como a noite.
Essas diferenças estão muito e claramente descritas nos olhos. e ai que a diferença se torna real e visivel.
Fisicamente não dava pra ver quase nenhuma....
Mas so de se ouvir a voz de um elfo da pra se saber que ele o é........
 
O que diferencia um Elfo de um Homem é;

Sabedoria, a majestade de outrora dos primogênitos de Iluvatar.
A descendência mais próxima dos Valar e Maiar.
O amar e saber usar os recursos provindos de Yavanna.
O modo de criação de pedras preciosas com grandes poderes e beleza.
A criação de navios e embarcações como também o modo de velejar.

Em outras palavras, não gostando muito de colocar esta mais que diz muita coisa, "o poder".
 
Tem sim diferenças físicas entre elfos e Homens, mas a grande diferença, a ponto de se realmente o que faz um elfo ser chamado de elfo e um Homem ser chamado de Homem é a natureza deles, o propósito pelo qual Eru (= Deus) criou cada uma das raças.<?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" /><o:p></o:p>
<o:p></o:p>
Os Elfos foram feitos para serem imortais dentro do mundo, mas só dentro do mundo, e enquanto o mundo durar.<o:p></o:p>
<o:p></o:p>
Os Homens morrem com o passar do tempo, naturalmente. E quando eles morrem eles saem do mundo, seguem um destino desconhecido.<o:p></o:p>
<o:p></o:p>
Ou seja, os elfos pertencem ao mundo, são como que parte dele, enquanto os Homens não têm essa ligação tão forte com essa existência.<o:p></o:p>
<o:p></o:p>
Existem fontes disso mais simples e diretas nas Cartas, mas eu estou sem o meu livro aqui. Um texto excelente, mas um pouco mais complicado, é o [URL="http://www.valinor.com.br/artigos/textos-de-tolkien/comentario-sobre-o-athrabeth-finrod-ah-andreth/"]Comentário sobre o Diálogo de Finrod e Andreth[/URL]; um trecho é esse aqui:<o:p></o:p>
<o:p></o:p>
2. Há na Terra criaturas "encarnadas", elfos e homens: estes são feitos de uma união de hröa e fëa (aproximadamente, mas não exatamente, equivalentes a "corpo" e "alma"). Este, ele diria, era um fato conhecido a respeito da natureza élfica e, portanto, poderia ser deduzido quanto à natureza humana a partir do parentesco próximo de elfos e homens. <o:p></o:p>
<o:p></o:p>
3. Hröa e fëa, diria ele, são completamente distintos, e não no "mesmo plano de derivação de Eru", (Nota do Autor 1) mas designados um para o outro, para permanecer em harmonia perpétua. O fëa é indestrutível, uma identidade única que não pode ser desintegrada ou absorvida por qualquer outra identidade. O hröa, entretanto, pode ser destruído e dissolvido: este é um fato de experiência. (Em tal caso, ele descreveria o fëa como "exilado" ou "desabrigado".) <o:p></o:p>
<o:p></o:p>
4. A separação de fëa e hröa não é "natural", e acontece não pelo propósito original, mas pela "Desfiguração de Arda", que deve-se às operações de Melkor. <o:p></o:p>
<o:p></o:p>
5. A "imortalidade" élfica está restringida dentro de uma parte do Tempo (que ele chamaria A História de Arda) e, logo, deveria ser chamada preferencialmente de "longevidade seqüencial", cujo limite máximo é a extensão da existência de Arda. (Nota do Autor 2) A conseqüência disto é que o fëa élfico também está limitado ao Tempo de Arda ou pelo menos confinado dentro dele e incapaz de deixá-lo enquanto este dure. <o:p></o:p>
<o:p></o:p>
6. A partir disto seguiria-se pensando, se não fosse um fato de experiência élfica, que um fëa élfico "desabrigado" deve ter o poder ou oportunidade de retornar à vida encarnada, se ele possui o desejo ou vontade para assim fazê-lo. (Na verdade, os elfos descobriram que seus fëar não possuíam este poder neles próprios, mas que a oportunidade e os meios eram fornecidos pelos Valar, pela permissão especial de Eru para a correção do estado não natural do divórcio. Não era permitido aos Valar forçar um fëa a retornar; mas eles podiam impor condições e julgar se o retorno deveria ser realmente permitido e, em caso afirmativo, de que modo ou após quanto tempo.) (Nota do Autor 3)<o:p></o:p>
<o:p></o:p>
7. Visto que os homens morrem, sem acidente e querendo eles ou não fazê-lo, seus fëar devem possuir uma relação diferente com o Tempo. Os elfos acreditavam, embora não possuíssem qualquer informação exata, que os fëar dos homens, caso desencarnados, deixavam o Tempo (mais cedo ou mais tarde), e jamais retornavam. (Nota do Autor 4)<o:p></o:p>
<o:p></o:p>

Aliás, todas as outras características, como os elfos serem mais "poéticos" e não ficarem doentes, por exemplo, são consequência disso aí. :yep:
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo