• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Católicos: Nosso Papa está partindo.

Droga, não estou no meu computador e esse aqui tá terrível, então perdoem-me pelos quotes mal feitos.

Lordpas escreveu:
Anigel escreveu:

Eu esqueci de dizer. A Igreja também é contra métodos anti-concepcionais não-naturais. Faz parte dos seus ensinamentos. Logo também não seria coerente ela pregar a camisinha com esse fim.



Eu sei . Sexo sem prazer.


De onde você tirou isso?

A partir do momento que a Igreja admite métodos anti-concepcionais ela admite o sexo por prazer.

Umm, desculpe, acho que realmente falei besteira então... Eu não sou um amplo conhecedor dos dogmas católicos, mas tinha quase certeza de já ter ouvido algo do tipo, mas se não, ok, retiro o que disse. =]

É mesmo? Engraçado, mais de 90% dos jovens que conheci ao longo da minha vida pregavam (e praticavam) a fidelidade.

No entanto, vamos apenas supor que isso não fosse verdade. A Igreja prega os ensinamentos de Cristo. O que ela deveria fazer? Lançar uma versão "cyber" da Bíblia onde Jesus pregaria algo tosco como "Aeh kara, vc podi ateh trai sua muleh soh naum podi iskec a camisinha"?

Nussa! 8O A mioria que conheço não. Jovens em geral não gostam de se amarrar, fidelidade breve e momentanea, namoros que não duram muito e tudo isso gerando um troca-troca de casais.

E eu nunca me referi a uma nova igreja admitindo o adultério. :)

Uma pena que você ache que a fidelidade e a moralidade sejam conceitos "ultrapassados", mas tornarei a repetir: a Igreja, e a maioria dos católicos concordam com esse conceito.

Não. Eu me fiz entender mal. É ultrapassado que o sexo ocorra só dentro do casamento. Me diga agora que quase 1 bilhão de fiéis praticam isso em sua juventude? Que só tem um parceiro sexual na vida e assim por diante... Quem hoje casa virgem? Não se trata de eu achar ou não certo, mas sim do que acontece no mundo real... Foi basicamente a isso que me referi. Por mais que a Igreja pregue isso....

Como você pode perceber lendo a definição da palavra coerência a Igreja e o Papa são extremamente coerentes. Sacou?

Eu sei sim o que é coerência.
:|

É exatamente a isso que eu me refiro. Na minha opinião pessoal não é coerente que a Igreja continue arcaica e alheia a fatores que são importantes e estão abalando o mundo. Mas isso é estritamente pessoal. Uma mudança dentro de alguns aspectos de dentro da Igreja é essencial e coerente, IMO.

Acho que é direito da Igreja como instituição religiosa não querer difundir o sexo livre.

De novo entramos em conflito de opinião pessoal. Eu já disse que não vejo o uso da camisinha como um anúncio de "vamos fazer sexo!". E mais ainda não vejo de que forma a Igreja pode ajudar pregando o não uso da mesma... pelo contrário... já disse que é muito mais fácil usar camisinha do que esperar que o povo tenha um parceiro sexual por vida.

Vivemos no planeta Terra e estamos tratando do que significa para a Igreja a salvação da alma dos católicos. É um ponto onde ela não pode de maneira alguma vacilar. Ela precisa ser coerente.

Seria notório que ela se empenhasse mais em lutar antes pela vida.

Como eu disse antes, você tem o direito de não concordar, de não achar certo ou racional "em pleno ano 2005". No entanto, você não pode dizer que não é coerente. O Papa sempre foi extremamente coerente.

Calma, acho que agora a coisa vai. :mrgreen:

É coerente com o atual conservadorismo, que por sua vez (na minha opinião) não é coerente com a época em que vivemos. "Pregar no vazio", eu diria.

Como eu já disse alguns posts atrás o Papa acreditava estar fazendo o melhor para seus fiéis. Estar indicando o melhor modo de se protegerem de DSTs.

E está adiantando?

Em tempo: Estou me sentindo meio órfã com a morte do Papa. Acho que desde São Pedro não houve um Papa tão bom e carismático.

Respeito seu sentimento em relação a ele... apesar de na minha concepção ele ter muito mais valor político. =]

6) Chegamos a minha parte preferida. O Papa é pra mim um ícone sem razão. tchanam. Mas isso é estritamente pessoal, afinal não sou católico, não creio que ele tenha algum poder em especial e assim por diante...


Nenhum católico, nem mesmo os cardeais e arcebispos acham q ele tenha algum poder especial.

Aliás, delegar poderes especiais ao Papa é inclusive contrário a fé católica.

O Papa era um líder, não um enviado de Deus... ele tem o mesmo poder q um presidente com a excessão q ele lida com um povo espalhado no mundo inteiro.

Certo Fingol, poder "especial" eu me referia a alguns (como minha vó :mrgreen: ) que dizem que o Papa é enviado de Deus, etc...

Não sou contra a camisinha, mas acho q incentivar o uso dela é um dever do governo, enquanto da igreja deve se ocupar em instruir a mente de seus fiéis para um fim benigno a todos.

Eu já vejo de um modo um pouco diferente. A igreja pode instruiir.... existem inúmeras missões na África, por exemplo, de irmãs que lá podem exercer um papel muito importante. Afinal lá não existe governo efetivo e participante na maioria dos casos.

"Fazer o "bem" no Terceiro Milenio de maneira efetiva" foi isso que ouvi um padre falando esses dias na rádio, e é isso que a instituição católica tem que buscar. Instruir de todas as maneiras, inserir-se no mundo atual e não ficar aos poucos para trás... Lembrando mais uma vez: IMO
 
Anigel disse:
um bocado de coisas e respostas

E na prática, até concordo um pouco com ela. Apesar do bom senso de alguns (eu incluso) efetivar que toda instituição suficientemente poderosa deveria se guiar de acordo com o melhor para a humanidade no decurso de suas ações, levando em conta especialmente aquela lógica básica de mercado (avaliação da realidade e caminho mais lucrativo e imediatista possível), as opiniões destas mesmas instituições não são unânimes.

A Igreja prega uma solução efetiva a longo prazo, que segundo bases históricas até hoje só teve sustentabilidade em períodos anteriores (muito fraca, ainda por cima) através do medo, preconceito e discriminação das gerações passadas. Acreditar que ela terá poder de influência suficiente pra conter impulsos basicamente humanos é um tanto quanto difícil, especialmente na atualidade...

E talvez até seja certo culpar a igreja de irresponsabilidade por viver o que poderia ser classificado como uma utopia, visto o modo como as coisas caminham ultimamente. Mas a própria realidade futura é uma coisa completamente incerta, levando em conta todo tipo de turbulência social que pode vir a ocorrer (vide guerras, lutas ecônomicas, etc); e que são verdadeiras alavancas para a manipulação efetiva de populações.

Mas além desses pontos, há justamente a questão da coerência com as próprias bases. A igreja prega uma série de valores morais derivados de interpretação direta de certas passagens da biblía, sem levar em conta uma série de outros fatores. Se formos levar em conta que um dos atuais alicerces da igreja é o bem de todos, relevando até credos diferentes em prol do ideal humano, a igreja é, além de incoerente consigo mesma, hipócrita por não remoldar seus valores morais de acordo com outras passagens para algo mais próximo de nós, humanos...

Só que isso requer um trabalho muito grande, e provavelmente de risco e tal. Então, na prática, eles não tem interesse mesmo, e aí eu me volto pro lado do Lordpas :P
 
Skylink disse:
Se formos levar em conta que um dos atuais alicerces da igreja é o bem de todos, relevando até credos diferentes em prol do ideal humano, a igreja é, além de incoerente consigo mesma, hipócrita por não remoldar seus valores morais de acordo com outras passagens para algo mais próximo de nós, humanos...
Uma crença de tamanha importância no Mundo atual, que pretensamente busca o "Bem" para a Humanidade (sejá lá o que isso signifique), mas que, no entanto, ignora as mudanças dos tempos, agarrando-se a dogmas criados numa outra época, será sempre incoerente.

INCOERENTE:
2.
Ilógico, contraditório.


Uma religião imposta a ferro e fogo neste país, às custas da destruição de culturas milenares; firmou-se, infelizmente, como a religião mais forte.

Eu não sinto absolutamente nada com a morte daquele homem; foi-se aquele, virá outro, devidamente doutrinado em sua fé cristã.

Será que o Bem da Humanidade inclui os bolsões de miséria do Mundo, onde milhares de seres humanos abraçam o crime e a violência por falta de perspectivas? Será que o Bem da Humanidade inclui o respeito pela cultura alheia?

Se o Cristianismo é hoje a religião mais forte, deveria preocupar-se em familiarizar consigo todos seus fiés, sejam brancos, negros ou índios.
 
Pois é... Isso me lembra uma daquelas historinhas que contavam quando eu era mais novo.

"Um menininho ao entrar na Igreja pergunta pra Madre porque tanta pomposidade, para que tanto brilho!? E ela responde prontamente que era para louvar a Deus e a seu filho, oras! E o menino com o ar inocente e confuso diz: eu pensei que Deus não ligasse pra isso, afinal seu filho nasceu em uma estrebaria."

De qualquer forma, dogmas foram quebrados dentro desses séculos, se construiram outros, sendo muitos originários de uma época aonde a palavra-chave para designar Papas e a Igreja era "intransigencia".

Aí volto pra um dos pontos que citei no post da outra página: Assim observamos o quanto a Igreja quer e está reparando seus supostos erros ao longo da história.
 
Po mais só uma pergunta, quam aqui segue o que o Papa diz?
Vcoês, na hora do sexo, vão ficar pensando "o que o papa faria?" ?
E a maioria da Africa é cátolica ou tem acesso a Tv para ver o que o Papa fala?

E mais, o Papa tinha seus defeitos, mais sempre luto pela paz falando alto contra grandes lideres....
 
Ka Bral o Negro disse:
Se o Cristianismo é hoje a religião mais forte, deveria preocupar-se em familiarizar consigo todos seus fiés, sejam brancos, negros ou índios.

podia definir isso melhor pra mim?


O alicerce da Igreja é a fé na Palavra, gente. Por favor, não tenham desgosto por isso. Antes de acusá-la por ser imutável ao tempo (o que não é, é só ver as Campanhas da Fraternidade no Brasil e a Ecumenia vigente hoje no mundo) reparem que ela se baseia naquela mesma fé que Cristo pregou. Acreditem ou não, é claro :D
Para o Cristão, pareça anti-histórico ou não, a Verdade não muda. Ela é úncia o tempo todo, e é a chave da religião; assim como quase toda a crença.
 
Imrahil de Dol Amroth disse:
Ka Bral o Negro disse:
Se o Cristianismo é hoje a religião mais forte, deveria preocupar-se em familiarizar consigo todos seus fiés, sejam brancos, negros ou índios.

podia definir isso melhor pra mim?

Ele quis dizer que não há nenhum motivo suficientemente plausível para até hoje não termos visto um único ser de olhinhos puxados ou cabelos pixaim no topo da igreja católica.

O alicerce da Igreja é a fé na Palavra, gente. Por favor, não tenham desgosto por isso. Antes de acusá-la por ser imutável ao tempo (o que não é, é só ver as Campanhas da Fraternidade no Brasil e a Ecumenia vigente hoje no mundo) reparem que ela se baseia naquela mesma fé que Cristo pregou. Acreditem ou não, é claro :D
Para o Cristão, pareça anti-histórico ou não, a Verdade não muda. Ela é úncia o tempo todo, e é a chave da religião; assim como quase toda a crença.

A verdade depende simplesmente da interpretação, e o que igreja católica faz é dar a sua.

Eu posso simplesmente quebrar um monte de estigmas e preconceitos usando como base que "Deus deseja a felicidade de todos" (algo que está na bíblia) e aliando isso ao "bom senso geral" (aquilo de limitar não destruir a felicidade do outro com a sua, etc). Muitas das coisas classificadas como pecados hoje são apenas convenções de antigamente, e não necessariamente uma causa de malefício a outra pessoa...
 
Lordpas disse:
"Um menininho ao entrar na Igreja pergunta pra Madre porque tanta pomposidade, para que tanto brilho!? E ela responde prontamente que era para louvar a Deus e a seu filho, oras! E o menino com o ar inocente e confuso diz: eu pensei que Deus não ligasse pra isso, afinal seu filho nasceu em uma estrebaria."
Talvez Ele (se é que existe...) não ligue, mas os homens sim; construíram-se templos imensos para lembrar aos homens o quanto elessão insignificantes perante o Senhor.

Skylink disse:
Ele quis dizer que não há nenhum motivo suficientemente plausível para até hoje não termos visto um único ser de olhinhos puxados ou cabelos pixaim no topo da igreja católica.
Também - embora deva-se sepre escolher o "mais qualificado"... :roll:

Os dogmas de uma religião européia são familiares a um africano? Eram familiares aos índios massacrados?

A imagem dum Cristo loiro de olhos verdes confere com uma pessoa nascida no Oriente Médio?!?

Skylink disse:
A verdade depende simplesmente da interpretação, e o que igreja católica faz é dar a sua.
O que é verdade para mim não necessariamente o é para você e nem para ele. Logo, a Verdade não existe, pois ela não engloba todos os seres humanos do Mundo.

Se o Cristianismo é a Verdade, então todos os demais sistemas religiosos estão errados?
 
Lordpas disse:
Pois é... Isso me lembra uma daquelas historinhas que contavam quando eu era mais novo.

"Um menininho ao entrar na Igreja pergunta pra Madre porque tanta pomposidade, para que tanto brilho!? E ela responde prontamente que era para louvar a Deus e a seu filho, oras! E o menino com o ar inocente e confuso diz: eu pensei que Deus não ligasse pra isso, afinal seu filho nasceu em uma estrebaria."

Ok, vc provaria que a Igreja errou durante 1000 anos devido a desonestidade de seus gananciosos líderes.


A questão da camisinha pra mim é que a Igreja não precisa ser prática, não precisa se adaptar ao homem a não ser em coisas que não são pertinentes a moralidade, exemplo:

No I concílio do Vaticano foi instituido que os padres não precisariam mais de rezar as missas em Latin e poderiam rezá-las virada para o povo e não mais para o altar.

No II Concílio do Vaticano estabeleceu-se que a Batina do Padre bem como o Hábito das Freiras seriam opcionais, excetuando, no caso dos padres, no momento em que ele conduz a missa.

Isso são adaptações da Igreja que não mexe em nada com suas crenças, dogmas ou conceitos de moralidade.

Pode ser que o próximo Papa acabe com o celibato dos Padres e até mesmo faça um avanço maior em prol de se adaptar a sociedade nos termos q vcs pedem, que é aceitar o divórcio.

No entanto, ao mudar seus conceitos morais a Igreja não está apenas se adaptando ao que o povo pensa, ela está simplesmente deixando de lado coisas que ela acha importante para obter mais fiéis. Se o mundo caminha pro lado errado o dever da Igreja não é ser prática e aceitar a liberação sexual do século 21 mas sim tentar resgatar nos fiéis de alguma forma os valores morais que ela considera importante, esteja isso funcionando ou não. Oq ela pode tentar é outros métodos de fazer a mesma coisa, mas mudar no meu pensamento seria um erro. Seria não só aceitar a derrota como ainda ser incoerente com oq pregou por tantos anos.

A Igreja não diz q vc vai pro Inferno se vc transar de camisinha ou nada, ela apena aconselha que os cristãos não o façam.

A igreja católica, bem como quase toda religião, tem a função de conscientizar e instruir o povo a viver de acordo com os meios culturais, sociais e morais que ela acredita e não aos meios culturais, sociais e morais que a sociedade impõe.

A igreja serve para pregar aquilo q ela acredita. Se vc pensa diferente vc tem a liberdade de procurar uma outra religião que o satisfaz melhor ou até mesmo crer q isso não é importante e continuar sendo católico obedecendo os demais dogmas que é basicamente oq fazemos.

As religiões são criadas para defender uma idéia e não para satisfazer ou arrecadar fiéis.

Skylink citou que a Igreja prega que Deus quer o bem de todos.

Em 1o lugar, ela prega o livre arbítrio de cada um. Deus deixa vc escolher o melhor caminho pro q vc define como bem. Todos os dogmas católicos se resumem a 1 - "Ame ao próximo como a ti mesmo". A Igreja, hoje, considera esse como o resumo de tudo que Jesus pregou. Jesus não falou sobre camisinhas ou ditou regras morais. Ele apenas pediu que amasse o proximo e agisse assim. Se vc for uma pessoa que preza e age sempre para o bem estar das pessoas(e não apenas dos seus amigos) vc atingirá o paraíso sendo de q religião for(não vamos confundir com a idéia medieval da Igreja q dizia ser o único caminho da salvação, isso já não existe mais, apenas na cabeça de algumas pessoas).

Em 2o lugar oq a Igreja prega com relação aos conceitos morais vizam sim o bem de todos. O Homem é que escolhe não seguir aquilo e por isso EXIGE da Igreja outra solução.

Veja bem, se vc não quer aceitar isso, se vc quer usar a camisinha pq vc precisa que a Igreja diga q é ok? Essa aceitação não é necessária. A Igreja é como um pai q dá um conselho, vc pode seguir aquilo ou não. A igreja não irá de punir se não seguir.

Uma solução é dada, aquela q ela acredita ser a melhor de acordo com seus dogmas. Se vc concorda ou não, aceita ou não é problema seu. Não é seu direito exigir q a Igreja seja moldada de acordo com sua cabeça.

Como eu já disse anteriormente Religiões são criadas para defender idéias que creem ser do bem estar maior, sejam elas atualmente aceitas pelos homens ou não.
 
Certo, este último post do Fingol me pareceu como o mais coerente dos que defendem a Igreja.

Considerando que para mim as Religiões são sistemas filosóficos, e não "verdades", esse último post é válido às minhas concepções.
 
O problema é que eu considero que a Igreja tem um dever moral maior que tudo isso que você citou Fingol. O dever moral da Igreja no século XXI é exatamente começar a agir em busca de sua redenção.

Entretanto eu não peço que a Igreja vá de encontro ao Credo, não peço isso pq sei que a palavra de Deus é a verdade absoluta para eles e deste modo é imprescindível que determinados pontos de conduta sejam conservados.

Mas ao mesmo tempo muito já foi quebrado ao longo desses anos e muito ainda é quebrado sob uma faxada hipócrita e ilógica. Eu pergunto o porquê de não termos nada nesse estilo para simplesmente defender a vida. A moral da Igreja nunca pode ser deixar de fazer o "bem", mas até que ponto ela consegue usar de todo o seu poder para pregar dogmas em que nem eles acreditam ou tem credibilidade? Como poderia hoje uma paróquia estadunidense pregar o sexo com fidelidade, a virgindade dentro do casamento e assim por diante diante de padres acusados de pedofilia?

Ou seja, em contraponto ainda temos que falar de uma moral falida, de uma moral de igualdade (???) mas que igualdade??? Saca? O que quero dizer é que a instituição é perfeitamente capaz de praticar as mais terríveis mancadas, mas não é capaz de usar suas 400 missionárias em Moçambique para pregar além do não ao sexo livre, o uso da camisinha.

Concordo plenamente com o que vc disse, estou pregando contra dogmas da Igreja pela minha cabeça, pq EU os acho nocivos na medida que impedem que eles façam algo realmente efetivo (sabendo que assim o podem).
 
Padres pedófilos, inquisição, venda de indulgencia... sim... a Igreja é uma instituição falha que tem inúmeros erros. Ela pode até não agir de acordo com oq prega, mas isso torna tais conceitos mais ou menos errados, apenas torna a mesma errada perante seus próprios ensinamentos.

Achei que aqui estávamos discutindo a validade dos ensinamentos da Igreja dentro do ponto de vista da mesma e não a validade da Igreja em si.
 
Paulo disse:
Eu não entendo porque tornam isso uma polêmica tão grande.

É uma mensagem para os católicos, então se você tem outra religião (ou não tem nenhuma), não faz a menor diferença se o Papa aprova ou não o uso da camisinha.

E pra Igreja Católica não existe sexo fora do casamento, então pra que aprovar o uso da camisinha, um símbolo da liberação sexual?
naum.....naum foi uma mensagem apenas para os católicos......
a partir do momento em q se diz q a camisinha naum tem efeito de prevenção sobre a AIDS de forma "cientifica", sai dessa esfera de ser apenas para catolicos.....

naum tenho NADA contra o q a Igreja instrui a seus fiéis......desde q naum instrua nada pra prejudicar otros q naum fazem parte deste grupo, tá tudo beleza.....
se ela naum ker q homossexuais casem em Igrejas, ela tem todo o direito......afinal é um local catolico......q se casem civilmente.....
se ela naum ker q seus fiéis façam sexo antes do casamento, ela tem todo o direito......kem naum concordar q saia desse grupo.....tão simples.....

agora......ela tem q ver q ela SÓ tem esse direito sobre esse grupo liderado por ela......naum pode kerer começar a interferir com kem naum ker nada com ela......
e isso inclui saber q existem pessoas q mesmo q naum se considerem catolicos, respeitam ela como uma instituição "de bondade" e q naum mentiria assim tão descaradamente......


PS: esse tópico meio q fugiu do Papa, neh? mtas dessas ações nem foram feitas por ele, apesar de q teoricamente ele deve ter dado aval à maioria delas.....
 
Ka Bral o Negro disse:
Uma crença de tamanha importância no Mundo atual, que pretensamente busca o "Bem" para a Humanidade (sejá lá o que isso signifique), mas que, no entanto, ignora as mudanças dos tempos, agarrando-se a dogmas criados numa outra época, será sempre incoerente.

Um desses dogmas (leia-se crenças), criado em oura época e pouco em voga hoje é o amor ao próximo. Deviam atualizar esse também?

Ka Bral o Negro disse:
Uma religião imposta a ferro e fogo neste país, às custas da destruição de culturas milenares; firmou-se, infelizmente, como a religião mais forte.

As vezes parece que você posta sempre pensando em que relação com a cultura negra tem o assunto do tópico.

Enfim, o Brasil sempre foi um país com grande liberdade religiosa. Eu gostaria que você ilustrasse essa imposição "a ferro e fogo" do catolicismo no país.

Ka Bral o Negro disse:
Eu não sinto absolutamente nada com a morte daquele homem (...)

Eu não sou católico, e nem por isso deixo de me comover com a morte de um homem que lutou tanto pela paz.

Fico curioso pra saber se aqueles que você admira fizeram tanto pela humanidade, duvido muito disso.

Ka Bral o Negro disse:
Será que o Bem da Humanidade inclui os bolsões de miséria do Mundo, onde milhares de seres humanos abraçam o crime e a violência por falta de perspectivas?

De onde você tirou que tudo isso e culpa da Igreja católica? :eek:

Ka Bral o Negro disse:
Será que o Bem da Humanidade inclui o respeito pela cultura alheia?

Algo que sempre foi defendido pelo Papa.

Ka Bral o Negro disse:
Se o Cristianismo é hoje a religião mais forte, deveria preocupar-se em familiarizar consigo todos seus fiés, sejam brancos, negros ou índios.

Eu acho que não estamos falando do mesmo Cristianismo. O que eu conheço faz isso e se esforça para fazê-lo cada vez mais.

Ka Bral o Negro disse:
Considerando que para mim as Religiões são sistemas filosóficos, e não "verdades", esse último post é válido às minhas concepções.

Hum.

Deixa eu adivinhar: Você "criou" a sua religião pegando conceitos de várias outras? :lol:

[F*U*S*A*|KåMµ§ disse:
]naum.....naum foi uma mensagem apenas para os católicos......
a partir do momento em q se diz q a camisinha naum tem efeito de prevenção sobre a AIDS de forma "cientifica", sai dessa esfera de ser apenas para catolicos.....

Quando foi que o Papa disse que a camisinha não funciona como método de prevenção a DST's?

Até onde eu sei ele apenas não aprova que católicos a usem.
 
Só eu fui citado? Mesmo concordando com o Fingolfin? Hmm...

Paulo disse:
Um desses dogmas (leia-se crenças), criado em oura época e pouco em voga hoje é o amor ao próximo. Deviam atualizar esse também?
Não.

Paulo disse:
As vezes parece que você posta sempre pensando em que relação com a cultura negra tem o assunto do tópico.
Uma opinião sua, a qual talvez se intensifique com minha resposta abaixo. Coincidência.

Paulo disse:
Enfim, o Brasil sempre foi um país com grande liberdade religiosa.
Pode-se dizer que hoje há liberdade oficial, embora haja preconceitos... os quais não são assunto deste tópico, pelo visto.

Paulo disse:
Eu gostaria que você ilustrasse essa imposição "a ferro e fogo" do catolicismo no país.
O português chegou, viu o índio adorando outros deuses, e então os jesuítas ensinaram-lhes que isso era errado; os índios que desobedeceran foram punidos ou mortos; o negro aqui trazido à força fora ridicularizado enquanto religioso ("Nada de adorar paus e pedras!"), e os que foram desobedecidos foram chicoeteados ou mortos. Ou escondiam suas crenças de seus senhores.

Lembrando que não há vítimas ou carrasco, e sim uns que se deram melhor que outros.

Acredito que o dogma cristão não ensine a punir pessoas de outras religiões, mas assim foi feito por ação do homem, o que não tem a ver com a crença em si.

Também é curioso notar que a totalidade dos sistemas religiosos admite a existência de um Espírito Criador acima de todos os outros. Parece que todos falam a mesma língua, só que cultivados em sociedades diferentes em épocas diferentes.

Paulo disse:
Eu não sou católico, e nem por isso deixo de me comover com a morte de um homem que lutou tanto pela paz.

Fico curioso pra saber se aqueles que você admira fizeram tanto pela humanidade, duvido muito disso.
Admiro minha mãe, que me criou. :)

Paulo disse:
De onde você tirou que tudo isso e culpa da Igreja católica?
É "culpa" dos homens, ricos e pobres; referi-me a questões demaior urguência, ao meu ver, onde a Igreja deve agir com maior vigor. Neste aspecto, eu prefiro sim um Seu João fervoroso e crente, embora pobre e trabalhador, do que um Zé Mané sem perspectivas e com um ferro na mão. Para este propósito, a Religião é muito importante, qualquer que seja ela.

Paulo disse:
Algo que sempre foi defendido pelo Papa.
Ok.

Paulo disse:
Eu acho que não estamos falando do mesmo Cristianismo. O que eu conheço faz isso e se esforça para fazê-lo cada vez mais.
Que o Cristianismo de hoje continue melhorando, cada vez mais.

Paulo disse:
Hum.

Deixa eu adivinhar: Você "criou" a sua religião pegando conceitos de várias outras?
Sim. :)
 
Ka Bral o Negro disse:
Paulo disse:
Eu gostaria que você ilustrasse essa imposição "a ferro e fogo" do catolicismo no país.
O português chegou, viu o índio adorando outros deuses, e então os jesuítas ensinaram-lhes que isso era errado; os índios que desobedeceran foram punidos ou mortos; o negro aqui trazido à força fora ridicularizado enquanto religioso ("Nada de adorar paus e pedras!"), e os que foram desobedecidos foram chicoeteados ou mortos. Ou escondiam suas crenças de seus senhores.

É verdade. Inclusive os santos católicos foram usados para ilustrar os Deuses do Candomblé. São Jorge é Exu e por aí vai... tudo isso pra poder manter sua religião apesar do ferro e fogo católico sim.
 
Olha... num so católico, sou simplesmente cristão, mas vou lançar minha opinião.

fico muito triste pois ele morreu, pois ele era uma definição boa (não ideal, pois ideal não existe) do que um cristão deve ser. As pessoas que nao o conheciam diziam que ele vivia "mamando nas tetas da igrejas". Isso porque não sabem o quão dificil era a jornada que ele colocou pra sí.

Entretanto tambem fico feliz, pois ele estava velho e seu corpo agora era uma gaiola que o prendia. O que adianta as maiores regalias do mundo se ele não tinha a liberdade de fazer nada sem a ajuda de alguem?

Fico com a Frase que Paulo escreveu: "morrer é lucro, viver é Cristo". Essa foi uma bela deficição de João (Discipulo do amor) Paulo (Discipulo da sabedoria) II.

Meus pesames a todos os católicos
 
Ka Bral o Negro disse:
Só eu fui citado? Mesmo concordando com o Fingolfin? Hmm...

Não, o Fusa também foi.

Quotei vocês dois porque foram os que falaram as maiores incongruências.

Ka Bral o Negro disse:
Paulo disse:
Um desses dogmas (leia-se crenças), criado em oura época e pouco em voga hoje é o amor ao próximo. Deviam atualizar esse também?

Não.

Ué, pelo seu post anterior parecia que esses dogmas antigos eram todos incoerentes com a realidade atual.

Ka Bral o Negro disse:
Paulo disse:
Enfim, o Brasil sempre foi um país com grande liberdade religiosa.

Pode-se dizer que hoje há liberdade oficial, embora haja preconceitos... os quais não são assunto deste tópico, pelo visto.

Preeconceitos existem em qualquer lugar e sobre qualquer coisa - até mesmo com o catolicismo - mas mesmo assim é um país que respeita bastante as opções e a pluralidade religiosa.

Ka Bral o Negro disse:
Paulo disse:
Eu gostaria que você ilustrasse essa imposição "a ferro e fogo" do catolicismo no país.

O português chegou, viu o índio adorando outros deuses, e então os jesuítas ensinaram-lhes que isso era errado; os índios que desobedeceran foram punidos ou mortos; o negro aqui trazido à força fora ridicularizado enquanto religioso ("Nada de adorar paus e pedras!"), e os que foram desobedecidos foram chicoeteados ou mortos. Ou escondiam suas crenças de seus senhores.

A catequese de povos indígenas aconteceu em vários países, e era uma característica da Igreja naquela época.

Mas os índios não foram obrigados a se submeterem a cataquese, na verdade grande parte ia para as missões por que eram locais que ofereciam proteção.

Veja A Missão.

Mas mesmo que a religião católica tenha sido introduzida no país de forma tão violenta, isso suja de forma tão grave a imagem da Igreja até hoje? Será que as gerações atuais devem pagar pelos erros das passadas?

Ka Bral o Negro disse:
Paulo disse:
De onde você tirou que tudo isso e culpa da Igreja católica?

É "culpa" dos homens, ricos e pobres; referi-me a questões demaior urguência, ao meu ver, onde a Igreja deve agir com maior vigor.

E não e a Igreja uma das grandes responsáveis por projetos assistencialistas em todo o mundo?

Ka Bral o Negro disse:
Neste aspecto, eu prefiro sim um Seu João fervoroso e crente, embora pobre e trabalhador, do que um Zé Mané sem perspectivas e com um ferro na mão.

Eu não consegui entender o que você quis dizer com isso.

Ka Bral o Negro disse:
Paulo disse:
Hum.

Deixa eu adivinhar: Você "criou" a sua religião pegando conceitos de várias outras?

Sim. :)

Então você devia dar um nome e começar a arrebanhar fiéis pra ela. :wink:

Fingolfin disse:
É verdade. Inclusive os santos católicos foram usados para ilustrar os Deuses do Candomblé. São Jorge é Exu e por aí vai... tudo isso pra poder manter sua religião apesar do ferro e fogo católico sim.

O negro era oprimido por ser escravo, não por ter uma religião diferente.
 
Paulo disse:
Quando foi que o Papa disse que a camisinha não funciona como método de prevenção a DST's?

Até onde eu sei ele apenas não aprova que católicos a usem.
até onde me lembro houve uma carta onde dizia q o latex da camisinha possuia poros suficientemente grandes para q o virus da AIDS pudesse passar e por isso o uso da camisinha em nada serviria pra previni-la.....
naum sei por onde vc andou, mas isso foi uma polemica fudid* a poco tempo atras.....

se num me engano naum era do Papa, era de um bispo......
mas se num me engano tb, tinha aval do vaticano......q presumo seja o Papa kem dê.....
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo