• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Católicos: Nosso Papa está partindo.

Anna Cwen disse:
Se fosse só uma questão de casamento (ou relação estável, com confiança e amor, para ser mais ampla) eu seria capaz de concordar. Mas, mais do que isso, Cinthia, a Igreja acha que o sexo só deve ser feito com fins de procriação. Ou há algum outro motivo para TODOS os métodos anticoncepcionais serem proibidos?

A Igreja não proíbe os métodos considerados naturais (tabelinha etc).
 
Anna Cwen disse:
Outro post apenas para organizar as idéias.

Não entendi o seu ponto. De novo aquela história da camisinha? Você quer dizer que se o Papa orientar aos católicos para não utilizarem camisinha porque o sexo só deve ser feito dentro do casamento as pessoas menos esclarecidas irão seguir esse conselho (só fazer sexo dentro do casamento)?

Depois de ler o que eu escrevi cheguei a conclusão que vocês consideram a Igreja extremamente responsável. Ela pensa na salvação da alma de seus fiéis (afinal é o trabalho dela) e ainda de quebra resguarda esses mesmos fiéis do risco de doenças.

Se fosse só uma questão de casamento (ou relação estável, com confiança e amor, para ser mais ampla) eu seria capaz de concordar. Mas, mais do que isso, Cinthia, a Igreja acha que o sexo só deve ser feito com fins de procriação. Ou há algum outro motivo para TODOS os métodos anticoncepcionais serem proibidos?


Engraçado isso, na Idade Média realmente havia essa mentalidade que o sexo era só com fins de procriação, mas apesar dessa idéia ter caído a algum tempo as pessoas ainda pensam que a Igreja pensa dessa maneira.

A Igreja condena os métodos concepcionais não-naturais pois os considera abortivos. Uma forma de impedir uma nova vida. Se ela achasse que o sexo é apenas para fins de procriação proibiria também os métodos naturais.


Anna Cwen disse:
É isso que, eu diria, é uma posição socialmente (e, pq não, ecológicamente) irresponsável. Pessoas dão luz a filhos que não têm condições de sustentar porque o Papa diz que evitar filhos é pecado;

Como já expliquei para a Igreja evitar filhos não é pecado.


Anna Cwen disse:
e para completar, com o mundo superpopuloso do jeito que está, o Arcebispo Emérito do RJ ainda dá uma declaração de que "cuidar do Meio Ambiente é importante, mas devemos lembrar que Deus criou o mundo e tudo que existe para uso e bem do Homem". No mínimo presunçoso achar que toda a criação de Deus foi feita pra destruirmos ela, não?

Acho que ele quis dizer que devemos nos preocupar mais com o próximo e menos com o meio ambiente.

Sabe uma coisa que me irrita profundamente? Pessoas que eu chamo pejorativamente de "eco-chatos" preocupados em alimentar os pobres pombinhos (ratos com asas) e nada preocupados com as doenças que eles transmitem.
 
Anna Cwen disse:
Ou em qualquer lugar. Basta que um espertinho agnóstico do século IV fizesse um "Evangelho de Maria" colocando as idéias dele e pronto, feita a confusão.

Da forma como vc coloca, parece que se SABE que foram os próprios apóstolos que escreveram os Evangelhos. Talvez você não saiba, mas a maioria dos historiadores acredita que na verdade eles foram escritos anos mais tarde, por seguidores destes apóstolos, de acordo com o que seus mestres lhes havia ensinado (fonte : "Os Segredos do Código", coletânea de textos das mais diversas fontes).

O que sabemos é que os Evangelhos são de fato bastante antigos sendo que o mais tardio, o de João, dataria de no máximo do ano 120. Não sabemos quem são os autores, com exatidão, pois os escritos mais antigos referenciando os Evangelhos são do Bispo Iraneus, que viveu no final do século II, mas temos razoável certeza de que a maioria absoluta dos ditos Apócrifos são bastante tardios (assim como algumas cartas... uma das de Pedro é datada de meados do século III) e que com certeza não poderiam ter sido escritas por pessoas que conviveram com Jesus.

Os Evangelhos e boa parte das Cartas do Novo Testamento são antigas o suficiente para que tenham sido escritos pelos apóstolos ou pessoas que conviveram com eles, embora o texto mais antigo do Novo Testamento seja considerada Tessalonicenses, de Paulo, aproximadamente do ano 55, já seja de mais de duas décadas após a crucificação. Existem pistas razoáveis de que existira um evangelho primitivo que servira de fonte (no sentido de referência) a Marcos - o evangelho mais antigo - e Mateus - embora alguns considerem que essa fonte não seja nada além da versão em Aramaico do próprio Mateus.

Resumidamente essa é a razão pela qual a maioria absoluta dos Apócrifos é desconsiderada, seja por quais divisão dos Cristãos: não são antigos o suficiente para terem sido escrito por pessoas que viveram no período de Jesus e seus apóstolos (ou mesmo período próximo a).

:think:
 
Não encontrei nessa frase algo relacionado com destruição.
Talvez não tenha ficado tão clara por estar fora de contexto, e nem ao menos ser uma transcrição perfeita :wink: mas vou procurar a fonte e volto a postar aqui.
Até porque a destruição do meio ambiente não seria nada bom pro homem.
Sério? :roll: Como eu disse, não pareceu ser a posição do cara...

A Igreja condena os métodos concepcionais não-naturais pois os considera abortivos. Uma forma de impedir uma nova vida. Se ela achasse que o sexo é apenas para fins de procriação proibiria também os métodos naturais.

Como um processo que impede a fecundação pode ser abortivo? qual a diferença entre isso e a tabelinha? Eu até entendo (embora não concorde) com este argumento para a pílula do dia seguinte, por exemplo, mas para o diafragma? para a camisinha? para o DIU?

aliás, dúvidas : então fazer ligadura de trompas ou tirar os ovários é pecado tb?

Acho que ele quis dizer que devemos nos preocupar mais com o próximo e menos com o meio ambiente.

Não foi a minha interpretação, até pq foi resposta a alguém e tal. mas como disse ou procurar a fonte.

Sabe uma coisa que me irrita profundamente? Pessoas que eu chamo pejorativamente de "eco-chatos" preocupados em alimentar os pobres pombinhos (ratos com asas) e nada preocupados com as doenças que eles transmitem.

Eu tb me irrito com isso, se vc me visse na aula de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Mas isso não justifica a visão de alguns que que o mundo foi feito pra gente usar e abusar dele, até não sobrar nada.

EDIT : para responder ao seu post, deriel, vou precisar ir mais fundo nas minhas fontes. volto a falar disso qdo pegar meu livro de volta :wink:
 
A Igreja condena os métodos concepcionais não-naturais pois os considera abortivos.
A igreja condena esses métodos pq preserva a idéia de um único parceiro sexual, ñ por considerá-los abortivos.
 
Desculpe a demora em te responder Ana, mas essa semana foi meio confusa...

Anna Cwen disse:
Como um processo que impede a fecundação pode ser abortivo? qual a diferença entre isso e a tabelinha? Eu até entendo (embora não concorde) com este argumento para a pílula do dia seguinte, por exemplo, mas para o diafragma? para a camisinha? para o DIU?

Qualquer método que impeça uma nova vida pode ser considerado abortivo sob determinado ponto de vista.

Esclarecendo especificamente sobre o DIU e a pílula do dia seguinte:

Conceito de gestação para a medicina: "Manter em útero ou fora dele o produto da concepção e manter com ele intercâmbios metabólicos."

Conceito de gestação para a religião: É mais amplo, basta que o ovócito seja fecundado pelo espermatozóide.

Por essa diferença de conceitos é que para a medicina o DIU e a pílula do dia seguinte são considerados métodos anti-concepcionais (que impedem a gravidez) e não métodos abortivos.

Esses dois métodos impedem a nidação (implantação do mórula na parede uterina).

No entanto, do ponto de vista religioso desde a formação do zigoto a mulher já está grávida.


Anna Cwen disse:
aliás, dúvidas : então fazer ligadura de trompas ou tirar os ovários é pecado tb?

Mais ou menos. É uma mutilação que você sofre e a não ser que você tenha um bom motivo não é aconselhável. Conheço bons casais católicos em que um dos dois fez uma esterilização por algum motivo e não deixaram de ser católicos.

Sobre a ligadura de trompas uma experiência pessoal: Quando eu fazia estágio em uma maternidade pública era comum ver mulheres com dois ou mais filhos procurando o serviço para fazer a laqueadura. Elas passavam por várias avaliações físicas, psicológicas e sociais até estarem aptas a se submeterem a cirurgia.

Também era comum ver o processo inverso. Várias procuravam o serviço querendo reverter a laqueadura. Essas também haviam passado por todo esse processo e depois tinham se arrependido por um motivo ou outro...
 
E eu também me enrolei e demorei a te responder, Cintia... :mrgreen:

Conceito de gestação para a religião: É mais amplo, basta que o ovócito seja fecundado pelo espermatozóide

Então a camisinha não é método abortivo, pois a gestação não é iniciada. O mesmo se pode dizer para o diafragma e alguns outros métodos. Qual a explicação para que TODOS sejam rechaçados?

Quanto a laqueadura, eu não a estava apresentando como uma boa idéia ou coisa assim, só levantei uma questão simples : se a pessoa faz QUALQUER COISA com o intuito de impedir um gravidez, ela não estaria cometendo o mesmo pecado que um casal (casado na Igreja) que use camisinha - que como vimos não é abortiva?

Na verdade, o que eu estou "defendendo" é que a Igreja tenha uma visão mais "ecológica" do mundo, no sentido em que compreenda que, se matar é pecado, dar a vida a milhões e milhões de pessoas, até que o planeta não seja mais capaz de suportar tanta gente e morramos todos, deveria ser visto como um pecado tão grande quanto.

Ao mesmo tempo, é irreal imaginar um mundo de celibatários. Até quando a Igreja vai ignorar o fato de que o sexo não é apenas procriação, mas faz parte do envolvimento emocional entre um homem e uma mulher?


Varatar disse:
A igreja condena esses métodos pq preserva a idéia de um único parceiro sexual, ñ por considerá-los abortivos.
Não, isso que vc falou é válido para a camisinha e uns poucos outros. Afinal, o que a pílula teria diretamente a ver com ter vários parceiros? :wink:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo