• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

A Economia na Terra-Média!!!!!

Galaek

Usuário
Ae pessoal!!!!!! eu estava aki a pensar.......como era realizada a cultura economica na TM?? digo, Tolkien especificou algo em relacao a isso???
Eu acredito que a economia (qndo digo economia me refiro mais ao comercio) era realizada atraves do escambo(lembram....o esquema de eu te dou um peixe e vc me da 100 g de feijao)......pq eu axo que nao existia nenhuma moeda corrente....ou entao eles usavam ouro e prata pra pagar as coisas....sei la.......respondam!!!!

obrigado!!!
 
Eu tinha a mesma dúvida e uma vez perguntei isso na Valinro Obras. Não lembro de tudo q responderam mas disseram que devia ser escambo em certas partes. que podia haver o pagamento de alguns suprimentos em "serviços" (ex: os anões pagavam com seus trabalhos em pedra etc; os elfos pagavam com o trabalho de seus artífices...). Pode até ser que, como vc disse, se usasse ouro e prata nos lugares mais desenvolvidos (em Gondor, por exemplo). Mas acho q em lugares mais isolados, como o Condado, era escambo mesmo...
Espero ter ajudado :wink:
 
eh ajudou!!!!!eh eu tbm acho isso........tipo vc tem meios de pagar....se vc nao tem nada pra dar em troca, vc oferece seus serviços, assim como no exemplo de filmes: a pessoa vai no restaurante, mas no fim das contas, nao tem como pagar.Dai essa pessoa vai lavar pratos pra pagar a conta!!!!!!eh mais o menos isso......
 
Eu me lembro de citações sobre o comércio no livro....eu acho que esta era a maior atividade econômica.....
 
Tem uma parte que cita direitinho o fato de existirem "moedas" cunhadas. Quando Thrór volta para Moria, e é assassinado por Azog; Azog fala com Nár uma coisa do tipo "Aqui está sua paga, medigo barbudo" e lhe atira uma pequena bolsa com medas de pouco valor. Posteriormente, na Guerra dos Anões contra os Orcs, depois de Dáin Pé-de-Ferro matar Azog, os anõs fincam a cabeça do orc numa estaca e enfiam a bolsa na boca dele.
 
Se minha memória não me falha, quando os hobbits chegam na estalagem do pônei saltitante em Bree, eles pagam Cevado com moedas. Talvez os hobbits as ultilizassem em viagens, dentro do Condado não vejo porque.

As grandes cidades e centros como a Alatáriel mencionou deviam ter moeda corrente sim, só lembrar que a caminha de Smaug era um monte delas, além de outros tesouros... acho que no Hobbit isso também é citado, no comércio que os homens do Lago tinham com os elfos da Floresta das Trevas, os elfos deviam pagar pelo vinho. :think:
 
No Condado devia ser por escambo, pois o Fumo da Quarta-Sul era um dos melhores da Terra-média e eu acho que os Hobbits não ficariam estocando uma erva-de-fumo tão boa apenas para eles, mesmo que fossem um povo que não gostavam de se relacionar com o mundo de fora.
 
No ci o turin fala em compenscao pela morte do filho do mim,e fala q pagara qdo tiver condicao ou seja qdo tiver dinheiro,eu acho...
 
Poxa...a uns 4 meses atras fiz um tópico igualzinho a este era a minha mesma duvida...

Alguns lugares devia ser através de escambo, outros, mais complexos, devia adotar as moedinhas...

E eu diria mais! creio que em alguns lugares devia ser através de escambo , outros , mais complexos , devia adotar as moedinhas ...!
 
Eles usavam moedas de ouro para pagar. Em Bri, os hobbits pagam, se não me engano, umas quinze moedas de ouro pra Samambaia para poderem comprar Bill. Essas moedas não tinham um "nome" específico, como centavo, Dolar, Real. Eram simples moedas. E, como já foi dito, o Azog jogou pra Nain um saco com moedas.

No ci o turin fala em compenscao pela morte do filho do mim,e fala q pagara qdo tiver condicao ou seja qdo tiver dinheiro,eu acho...

Acho que a expressão não queria dizer exatamente isso. Quer dizer, você não estaria interessado em dinheiro se o seu filho morresse, estaria? Era um outro tipo de "pagamento". Pagar com favores, essas coisas....
 
Se minha memória não me falha, quando os hobbits chegam na estalagem do pônei saltitante em Bree, eles pagam Cevado com moedas. Talvez os hobbits as ultilizassem em viagens, dentro do Condado não vejo porque.

As grandes cidades e centros como a Alatáriel mencionou deviam ter moeda corrente sim, só lembrar que a caminha de Smaug era um monte delas, além de outros tesouros... acho que no Hobbit isso também é citado, no comércio que os homens do Lago tinham com os elfos da Floresta das Trevas, os elfos deviam pagar pelo vinho. :think:


Sim mas acho que era só por aí mesmo e em cidades maiores com Rohan, como já foi citado. No condado o negócio certamente era escambo, pelo menos quando o assunto era presentes :lol:
 
Eu acredito que a economia (qndo digo economia me refiro mais ao comercio) era realizada atraves do escambo(lembram....o esquema de eu te dou um peixe e vc me da 100 g de feijao)......pq eu axo que nao existia nenhuma moeda corrente....ou entao eles usavam ouro e prata pra pagar as coisas....sei la.......respondam!!!!

obrigado!!!

Creio que seja escambo mesmo, as sociedades não aparentavam ser tão desenvolvidas para já terem um sistema monetário, exceto em Gondor que me pareceu ser bem mais avançada que outras "cidades", inclusive Rohan, mas mesmo assim acho que ouro e prata já por ter seu valor já servia como troca, aliás como Frodo e os Hobbits iriam pagar sua estada no Pôney Saltitante???
 
As moedas são citadas em algumas partes do SdA e d'O Hobbit, mas não há um aprofundamento sobre essa questão, pelo menhos não nessas duas obras.

Fico pensando em uma economia rural para o Condado, onde a moeda circulasse pouco mesmo e o escambo fosse a forma de realizar um tipo de 'comércio' entre eles.

Para os Elfos eu acredito que não havia esse tipo de coisa, visto que eles são seres mágicos e vivam nas e das florestas.

Acredito que seja mais ou menos isso, mas posso estar enganada.
 
Um exemplo incrivelmente visível é o de Smaug e seu tesouro, além dos ''túneis recheados de moedas de ouro'' (ou algo do gênero) n'O Hobbit e SdA.A moeda é usada, sem dúvidas.
 
Os hobbits de fato pagaram Carrapicho com moedas, e eu acho que o comércio usando moedas aconteceria também dentro do próprio Condado. Lembremos que o Condado foi criado na época dos reis de Arnor, e os hobbits eram súditos deles. Como provavelmente os dúnedain do Norte comercializassem bens com o uso de moedas. É certo que esse costume sobreviveu em Bri, e no Condado também. Saruman, por exemplo, comprava erva-de-fumo de Lotho Sacola-Bolseiro usando ouro (Contos Inacabados, Os Istari).

Já o escambo seria utilizado em partes menos civilizadas da Terra-média, como em Forochel, ou em Rhûn e Harad.
 
Os hobbits de fato pagaram Carrapicho com moedas, e eu acho que o comércio usando moedas aconteceria também dentro do próprio Condado. Lembremos que o Condado foi criado na época dos reis de Arnor, e os hobbits eram súditos deles. Como provavelmente os dúnedain do Norte comercializassem bens com o uso de moedas. É certo que esse costume sobreviveu em Bri, e no Condado também. Saruman, por exemplo, comprava erva-de-fumo de Lotho Sacola-Bolseiro usando ouro (Contos Inacabados, Os Istari).

Já o escambo seria utilizado em partes menos civilizadas da Terra-média, como em Forochel, ou em Rhûn e Harad.

Você fez uma boa explicação, mas não concordo com a afirmativa de que Rhûn ou Harad fossem menos civilizadas. Eram reinos que tinham culturas (usos e costumes) diferentes se compararmos com Gondor ou Rohan.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo