• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

A Economia na Terra-Média!!!!!

Bom tópico.
Principalmente na questão moeda genérica e moeda própria. É interessante refletir sobre isso, imagino que o reino de Gondor/Arnor unificaram o sistema monetário (se é que havia um) para moedas gerais.
 
É verdade, bem lembrado. Os produtos eram brinquedos e outros apetrechos com a marca Valle que Bilbo tinha encomendado há muito tempo.

Isso prova que havia uma economia em circulação na Terra média como bem disse Umbar. :yep:



Por favor senhores, poderiam colocar os trechos referentes do livro, se puderem....é que eu li SDA somente uma vez, então....minha memória anda falha....
 
Não sou especialista no assunto, mas nos jogos de RPG, existem moedas de Gondor.
Desculpem se nao pude ajudar muito.
 
Quase havia me esquecido que havia economia na TM xD
Bom tópico, E acredito que no Condado o sistema era o escambo, entretanto por não ser assim em outros lugares a circulação de mercadorias (como fumo) para outras regiões fazia com que houvesse pagamento e consequentemente moedas para os hobbits, como o início dos burgos (desculpe a comparação, foi inevitável xD) talvez não chegue a tanto.
 
Como o Condado vendia fumo para outras regiões,ele deveria receber moedas de ouro/prata,mesmo que essas moedas não pertençam exclusivamente de um sistema monetário ou uma região.
 
N'O Hobbit existem duas referências a existência de um sistema monetário no Condado.

1 - Quando Bilbo sai atrasado com Gandalf para encontrar os anões na estalagem do Pônei Saltitante no começo da aventura em busca do tesouro da Montanha Solitária ele diz que esqueceu sua capa, capuz, lenços e que não trouxe nenhum dinheiro.

2 - Quando volta de sua aventura para o Condado ele encontra seus pertences sendo leiolados (dúvido que em quilos de batatas) e diz que teve que comprar de volta a grande maioria das coisas.

Por causa disso acho difícil de acreditar que a economia de lá fosse baseada no escambo. Vale lembrar também que o Condado tinha uma "prefeitura" e serviços como correio, uma guarda e vigias de fronteira, o que revela um cenário de infra-estrutura desenvolvida onde caberia uma sistema monetário perfeitamente.
 
Última edição:
Por causa disso acho difícil de acreditar que a economia de lá fosse baseada no escambo. Vale lembrar também que o Condado tinha uma "prefeitura" e serviços como correio, uma guarda e vigias de fronteira, o que revela um cenário de infra-estrutura desenvolvida onde caberia uma sistema monetário perfeitamente.
Mas o Prefeito do Condado servia só pra presidir banquetes e gerenciar o correio. E os guardas estavam mais ocupados com velhasperdidas que com pessoas.

Eu creio que os hobbits tinham uma espécie de "dinheiro", mas algo bastante rústico mesmo. Só uma base de trocas comum.
 
No O'Hobbit existem duas referências a existência de um sistema monetário no Condado.

2 - Quando volta de sua aventura para o Condado ele encontra seus pertences sendo leiolados (dúvido que em quilos de batatas) e diz que teve que comprar de volta a grande maioria das coisas.perfeitamente.

Ainda o mesmo texto reforça a idéia dizendo que, por muitas coisas ele inclusive teve de pagar mais do que o valor dado no leilão. Lembro também de que no retorno de Frodo (SdA), Bolsão tinha sido escavada, pelos "novos donos", a procura do tesouro de Bilbo.
 
em varias partes, como ja mencionado, se fala em moedas
no entanto eu acho que cada lugar da TM tinha uma moeda diferente
e em muitos lugares se usava o escambo sim, tambem tem varias passagens que falam em trocas
como foi citado o comercio dos elfos de eregion e os anoes de moria, na verdade eles realizavam um escambo, uma troca
 
Tenho algumas dúvidas relativas à vida material dos reinos ocultos, como Nargothrond e Gondolin.

Como uma cidade como Nargothrond mantinha-se abastecida de gêneros? Se era uma cidade subterrânea, teria campos de cultivo na superfície? Esses campos não seriam facilmente identificáveis pelos espiões de Angband? Se a principal via de abastecimento fosse o comércio, não seria problemática a passagem de grandes carregamentos de gêneros por ali, tendo em vista que se precisava alimentar uma população que presumo fosse considerável?
Para o caso de Gondolin, a agricultura talvez fosse mais viável. Mas Nargothrond me intriga. :think:
 
^^^

Bom, no caso de Nargothrond minha teoria é de que todos elfos exilados se beneficiaram de algumas vantagens relativas quando se instalaram nas terras de cá. Além de possuírem olhos extremamente agudos (vindos de Aman) para encontrar locais ocultos e trilhas secretas (e camuflá-las com seu poder como as capas de Frodo e Sam) nesses tempos ainda havia lugares e campos livres do mal e sob encantamentos, protegidos por outros poderes (Valar e possivelmente também maiar).

Melkor e Sauron dependiam do fator tempo para obter sucesso nas investidas e sempre foram derrotados em casos de imaturidade e precocidade dos planos. Como Mandos havia previsto, a sina de cada um dos elfos que foram banidos estava lavrada para ser consumada no tempo certo e os reinos (juntamente da infra-estrutura que as matinha) só seria descoberta definitivavamente pelos inimigos quando o tempo chegasse. (elfos e poderes sempre foram muito influenciados pelo tempo)

Eles deviam ser extremamente eficientes no comércio e produção de alimentos uma vez que foram ex-habitantes de Aman, enriquecidos de sabedoria em um lugar que possuía os melhores espécimes de plantas, ferramentas e técnicas auxiliadas pelo poder sub-criativo.
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.464,79
Termina em:
Back
Topo