• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Moradias na Terra-Média

Pandatur

Usuário
Thranduil, Finrod e Thingol viviam em palácios encravados na rocha. Os anões também o faziam. Theoden morava em um palácio que era nada mais que uma espécie de mansão talvez. Minas Tirith era uma cidade fantástica, com suas muralhas e portões, mas nada perto da poderosa Gondolin de Turgon, que antes aliás, vivia em Vinyamar, um castelo sobre o Monte Taras. Em Valfenda, Elrond morava em uma "casa grande", e em Lórien, Galadriel e Celeborn habitavam um flet sobre uma árvore.
Agora vocês perguntam: "Aonde ele quer chegar com isso?"
E eu digo que o que mostro aqui, é como as moradas variavam na Terra-Média. Mas as informações que temos é sobre onde viviam os "Grandes". Tudo bem que os grandes palácios poderiam habitar centenas (talvez milhares de elfos), mas sempre fui curioso em saber em que tipo de habitação viviam os elfos. Em Lórien eram os Flets, mas e em outras regiões? Os elfos moravam em casas com suas famílias, como os homens, ou construíam casas maiores, habitando várias famílias? Como funcionava? Isso é algo me me percegue...
 
Uma coisa é certa sobre moradias élficas: os elfos tinham preferências diversas. Eles não moravam em todos esses lugares com a mesma apreciação, e nem todos eles gostavam dos mesmos tipos de moradia. Em cavernas, por exemplo, eles só habitavam quando se sentiam ameaçados (é o caso dos três exemplos que o Pandatur citou). No caso de cidades o gosto variava, uns não gostavam (Legolas não gostou do Forte da Trombeta), outros sim (os Noldor construíram Tirion e Gondolin). Os flets de Lórien (e de modo geral, a vida nos bosques ao ar livre) parecem ser mais do gosto dos Teleri, enquanto que casas e cidades fazem mais o gosto dos Noldor (e Vanyar?).

Os laços familiares e de amizade parece que eram fortes nos elfos, eles deviam viver em grupos grandes. Elfos vivendo sozinhos (ou apenas com a sua mulher e seus filhos) em geral têm alguma coisa errada, como pex Eöl e Fëanor.
 
Eu acredito que, como a Swanhild disse, os elfos habitavam em grupos, e não sozinhos. Acho que isso quer dizer a divisão de "casas" dos Elfos, e podemos tomar como exemplo as Sete casas de Gondolin. Eu não entendo muito, mas acredito que essas casas deveriam ser as famílias élficas. Eles habitavam num "condomínio" vivendo mutuamente.
Outra dúvida, existiam elfos ricos? Ou toda a sociedade vivia numa igualdade constante? ou os elfos não valorizavam tanto assim os bens materiais?
 
Os Noldor pelo menos valorizavam os bens materiais mais do que os homens e anões somados.... :lol: :lol:

Eu diria que os Vanyar são os menos materialistas de todos.
 
Acredito que o hábito da vida em grupos grandes, entre os elfos, possa ter sido uma herança dos tempos da sombra, anteriores a grande marcha, quando se afastar do grupo implicava em enorme risco de ser capturado pelas criaturas de Melkor.

Quanto as preferências, variavam conforme a linhagem dos elfos. Os nandor e os silvan gostavam da vida em bosques, ao ar livre. Mesmo seus palácios eram mais rústicos ou se valiam mais da natureza ao redor como base para estruturá-los (lembrem-se que na floresta Tenebrosa, haviam vias de escoamento de mercadorias diretamente erguidas por sobre o rio). Os teleri e os sindar que ficaram nos Portos Cinzentos se enamoraram do mar e viviam na costa. Os noldor gostavam de residir em edificações que representassem o primor técnico e artístico das suas casas. Mesmo as fortificações dos noldor exibiam ornamentações elaboradas e continham escrituras que aludiam para a sua sabedoria e perícias. Nesse ponto, pode-se dizer que a organização dos noldor em muito remetia a dos naugrim, em palácios fortificados e comandados pelas casas dos grandes reis do povo, embora seus gostos distintos resultassem em diferentes noções de arte e perícia. As moradias dos hobbits são exaustivamente descritas na introdução de O Hobbit e do Senhor dos Aneis e não carecem de discussão.

Minha curiosidade se volta mais para as habitações de orcs, já que em muito variam. Alguns residem em cavernas, outros em instalações militares, mas a falta de grupos organizados de orcs como sociedades impedem uma análise do que seria uma "cidadela orc"...

E os beornings? Será que há outros para além das fronteiras da casa de Beorn?

Sobre os homens, como seriam as residências do povo de Harad, e do de Umbar?

É isso aí. Sem mais o que postar por enquanto...
 
concordo com o Eru, nos tempos antes da escuridão os elfos devem ter habitado casas com mtos elfos pra sua propria defesa, iss talvez tenha sido mantido pelas gerações futuras
 
Eru disse:
Minha curiosidade se volta mais para as habitações de orcs, já que em muito variam. Alguns residem em cavernas, outros em instalações militares, mas a falta de grupos organizados de orcs como sociedades impedem uma análise do que seria uma "cidadela orc"...

Sendo os orcs o que eles são, acho que eles não necessitavam de uma "moradia". De dia, quando eles não podem se expor ao Sol, eles deviam se amontoar em cavernas enlameadas ou buracos no chão. De noite, eles deviam sair e ficar vagando por aí, guerreando, caçando ou brigando entre si, sem necessidade de um lugar pra ficar.
 
Os orcs vivem em sociedades organizadas sim, é claro que não tão organizadas quanto as das outras raças mas eles se dividiam em povos e coisas que poderiam se assemelhar a reinos. Eles eram criaturas tribais que pareciam ser razoavelmente fiéis uns aos outros ou a um líder escolhido ou auto-imposto.
Provavelmente não moravam em cidades, mas com certeza em pequenas tribos, talvez com cabanas e coisas do tibo, muito no estilo do que homens primitivos viviam.
 
se os orc´s eram fieis eh por puro amor a sua cabeça, q seria destroçada se eles naum obedecessem o mais forte, e os orientais seriam capazes de erguer grandes cidades? :osigh:
 
The Heir disse:
se os orc´s eram fieis eh por puro amor a sua cabeça, q seria destroçada se eles naum obedecessem o mais forte, e os orientais seriam capazes de erguer grandes cidades? :osigh:

Acho que sim, eu acho que os reinos dos homens de Harad eram reinos muito ricos e ornados de ouro, veja por exemplo o chifre dos olifantes ou mumakil......
 
Tuor de Gondolin disse:
The Heir disse:
se os orc´s eram fieis eh por puro amor a sua cabeça, q seria destroçada se eles naum obedecessem o mais forte, e os orientais seriam capazes de erguer grandes cidades? :osigh:

Acho que sim, eu acho que os reinos dos homens de Harad eram reinos muito ricos e ornados de ouro, veja por exemplo o chifre dos olifantes ou mumakil......
Só gostaria de lembar que os reinos de Beleriand e de Eriador sofreram muita influência dos Calaquendi, que tiveram influência, por sua vez, dos Valar. Os orientais com certeza não tinham reinos tão belos quanto os do Oeste da Terra Média.
 
Com certeza não eram belos como os reinos élficos, mas nada impede que fossem muito bonitos. O que o The Heir disse sobre os Olifantes e seus chifres ornamentados ccom ouro é bem verdade.
 
mas naum eh nada comparada com Gondor, pelo menos em beleza, em força e capacidade de resistência eh outra coisa....e eu acho q soh seria rica pelo fato de os orientais serem "beligerantes", ou seja, pela guerra e conquista de territórios eles poderiam ajuntar uma grande quantidade de riquezas e capital
 
The Heir disse:
mas naum eh nada comparada com Gondor, pelo menos em beleza, em força e capacidade de resistência eh outra coisa....e eu acho q soh seria rica pelo fato de os orientais serem "beligerantes", ou seja, pela guerra e conquista de territórios eles poderiam ajuntar uma grande quantidade de riquezas e capital
É provavél que as terras Orientais fossem também muito ricas em materiais como Ouro.
Um Oriental poderia até ter habilidades parecidas as Gondorianas...mas se quiser comparar um Oriental a um Numenóriano... :roll:
 
concordo, comparar um numenoriano com um oriental eh como comparar uma ferrari com uma brasilia.
ps.: msg numero 100! :D
 
hmmm talvez os Orientais morassem em ocas ou em casas comunitárias e os únicos com casas separadas fossem os chefes... =) n sei to chutando
 
mas se morassem em ocas como poderiam ter cidades ricas??? naum faz mto sentido.
ps.: td bem q as duas ideias sao possibilidades
 
eu tinha me eskecido desse detalhe.. bom de qq jeito a teoria de casas comunitárias não foi derrubada.. talvez eles se reunissem tipo num clube para beber toda a noite ou talvez eles morassem ali mesmo não esto certo... o fato é que tem q ver se a riqueza deles era pessoal ou comunitária.. se for pessoal dificilmente eles morariam em uma casa comunitária =)
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo