• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Brasil é o principal exemplo de sucesso na redução do desmatamento

ricardo campos

Debochado!
In Memoriam
image.jpg


PUBLICADO EM 05/06/14 - 12h31
DA REDAÇÃO
Um relatório divulgado nesta quinta-feira (5) na reunião da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre mudanças climáticas, destacou o Brasil como exemplo de sucesso na redução do desmatamento e das emissões de gases de efeito estufa. Produzido pela Union of Concerned Scientists (UCS), com sede nos Estados Unidos, o documento intitulado "Histórias de sucesso no âmbito do desmatamento: nações tropicais onde as políticas de proteção e reflorestamento deram resultado” traz um capítulo dedicado ao Brasil, apresentado como o país que fez as maiores reduções no desmatamento e nas emissões em todo o mundo.

Outros 16 países da África, América Latina e Ásia também são citados como exemplos de sucesso na proteção às florestas. O relatório indica que o governo brasileiro reduziu o desmatamento na Amazônia, a maior floresta tropical do mundo, por meio da criação de áreas de proteção ambiental a partir da segunda metade da década de 1990, com grande intensificação neste século, e as moratórias acordadas com empresas privadas sobre a compra de soja e carne de áreas desmatadas. “As mudanças na Amazônia brasileira na década passada e a sua contribuição para atrasar o aquecimento global não têm precedentes”, diz o documento.

De acordo com o principal autor do trabalho, Doug Boucher, o caso brasileiro mostra que o desenvolvimento econômico não é prejudicado pela redução do desmatamento. “Por exemplo, as indústrias de soja e de carne bovina no Brasil prosperaram apesar das moratórias evitando o desmatamento”. O relatório avalia que a derrubada da floresta, “vista no século 20 como algo necessário para o desenvolvimento e uma reflexão do direito do Brasil de controlar seu território, passou a ser vista como uma destruição de recursos devastadora e exploradora daquilo que constituía o patrimônio de todos os brasileiros”.

O estudo destaca o papel desempenhado pelas reservas indígenas na conservação da floresta amazônica, iniciativas estaduais e a ação de promotores públicos, “um braço independente do governo, separado do poder executivo e legislativo, e com poderes para processar os responsáveis pela violação da lei”. Também é citado o apoio internacional, como o acordo celebrado com a Noruega, que já repassou US$ 670 milhões em compensação pelas reduções das emissões. O documento é considerado de natureza não apenas financeira, mas também política e simbólica, mostrando o compromisso em apoiar os esforços dos países tropicais.

Em relação ao futuro, no entanto, o relatório informa que duas mudanças em 2013 levantaram dúvidas sobre a continuidade do sucesso do país na área climática: as emendas ao Código Florestal Brasileiro que anistiam desmatamentos anteriores e o aumento de 28% na taxa de desmatamento entre 2012-2013 na comparação com o período 2011-2012. A avaliação do documento é que ainda é muito cedo para prever se este crescimento será uma tendência, mas ressalta que, embora o desmatamento tenha aumentado 28% no ano passado, em relação a 2012, ele foi 9% menor ao registrado em 2011 e 70% inferior à media entre 1996 e 2005.

“O Brasil inscreveu seu plano para reduzir o desmatamento em 80% em 2020 na lei nacional, mas para que haja um progresso continuado será necessário redobrar os esforços para reduzir as emissões” afirma o documento. “Nesse meio tempo, a redução do desmatamento da Amazônia já trouxe uma grande contribuição no combate à mudança climática, mais do que qualquer outro país na Terra”, finaliza.

Agência Brasil
FONTE: http://www.otempo.com.br/capa/brasi...e-sucesso-na-redução-do-desmatamento-1.858759
 
Não duvide: todos os donos de terra no interior de Minas reclamam do rigor da fiscalização dos órgãos ambientais quanto ao desmatamento.
 
Não consigo evitar uma certa desconfiança.

Com um bombardeio diário só de notícias ruins sobre o Brasil, a desconfiança pode ser considerada normal.



Não duvide: todos os donos de terra no interior de Minas reclamam do rigor da fiscalização dos órgãos ambientais quanto ao desmatamento.


Realmente. Conseguir licença ambiental hoje em dia é muito mais complicado do que antes e a fiscalização está bem mais rigorosa em relação ao desmatamento de áreas. As multas são pesadas e os órgãos de defesa do meio ambiente estão bem mais atuantes. Converso muito com o pessoal que atua na área ambiental e o que tem de gente "chorando por um desmate" não está escrito.
 
Pelo menos numa região que visto com grande frequência que é o Vale do Ribeira na região sul do Estado de SP que faz divisa com o Paraná onde está uma das maiores, senão a maior concentração do que ainda resta da nossa escassa Mata Atlântica, a fiscalização contra o desmatamento naquela região nos últimos 20 anos melhorou muito e hoje pra derrubar uma árvore que seja em sua propriedade é uma dor de cabeça enorme com o Ibama local.

É claro que não se pode relaxar e continuar avançando para que daqui alguns anos não falemos mais de desmatamento e sim de avanço no reflorestamento.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo